Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    O condomínio onde vivo podia servir de inspiração para um guião tipo telenovela ‘mexicana’.
    Trata-se de um condomínio composto por 3 Blocos não ligados entre si. Uma parte das coberturas dos bolcos são terraços de uso exclusivo, os chamados e tão problemáticos terraços de cobertura. No total somos 18 e funcionamos desde sempre com Administração Externa e um Representante interno.

    Vou expor por pontos um dos muitos conflitos que estamos a viver para tornar a leitura mais fácil:
    2013
    Num dos blocos (B) verificou-se uma infiltração na casa de banho da fração que se encontra por baixo do terraço de cobertura e decidiu-se avançar com obras de impermeabilização em todos os terraços, incluindo os que não apresentavam infiltrações de forma a precaver o futuro.
    2014
    Ano em que a mega obra foi executada. Aparentemente tinha corrido bem.
    2015
    A fração do Bloco B informa que voltou a aparecer uma infiltração na casa de banho
    2015/2016
    Tenta-se acionar a garantia, mas segundo informação da Administração Externa, a empresa de construção ou empreiteiro que realizou a obra declarou falência e não pode ser chamado à responsabilidade.
    2016
    O proprietário da fração com infiltração (Bloco B) exige insistentemente resolução para o seu problema.
    2017
    O mesmo proprietário faz uma denúncia na Câmara Municipal
    A CM faz uma inspeção e identifica a infiltração na casa de banho. Notifica o condomínio no sentido de executar obras de reparação/manutenção
    Agosto 2018
    Obras de impermeabilização realizadas no terraço de cobertura. Foram apresentados 3 orçamentos e os Condóminos acabaram por votar no orçamento do empreiteiro da confiança da Administração Externa.
    2019
    Não sei precisar se foi ainda em 2018 ou já no inicio de 2019 que a CM voltou ao condomínio para inspecionar as obras e em seguida arquivou o processo.
    Julho 2020
    O proprietário da fração B (a tal da infiltração), ao fim de ter a casa há venda durante quase um ano consegue fechar a venda.
    Janeiro 2021
    Os novos proprietários informam a Administração externa que no decurso das suas obras de remodelação removeram o teto da casa de banho e depararam-se com um balde/tabuleiro com água afixado ao teto e escondido atrás do teto falso.
    (ver fotos)
    Fevereiro 2021
    A Administração envia o empreiteiro para verificação da situação. Este relata que não tinha conhecimento da infiltração na casa de banho e que o ponto de entrada deverá ser pela chaminé, área que não esteve no âmbito da intervenção.
    Março 2021
    A Administração Externa demite-se e não aciona a garantia.
    Abril 2021
    Os novos proprietários começam a bombardear os restantes condóminos com mails a exigir solução para o problema. Ameaçam não continuar a pagar as quotas enquanto o problema não for resolvido.
    (Quase que não me atrevo sair de casa, se me cruzo com eles o tema é a infiltração…
    Maio 2021
    A nossa Administração Interna aconselha os proprietários a fazer uma reclamação online no livro de reclamações da Administração Externa e no site do Empreiteiro. Ambos respondem à reclamação, alegando que esta não tem fundamento.
    A Adm. Externa afirma que fez tudo o que estava ao seu alcance e o Empreiteiro defende-se ao alegar que não tinha conhecimento da infiltração da casa de banho, uma vez que existia um balde de recolha encoberto por um teto falso.
    Junho 2021
    Elege-se uma nova Administração Externa. Quando confrontados com o problema, informam que acionar a garantia não leva a nada e pode demorar anos porque o mais certo é envolver tribunal. Segundo o Administrador, o melhor é voltar a fazer obras. Vários Condóminos partilham a mesma opinião.

    Até à data, já paguei no total 6000 Euros de comparticipação nas obras já realizadas e tudo indica que vou ter que pagar novamente. Não sei o que fazer. Na minha opinião o novo proprietário deveria resolver o assunto com o proprietário anterior, mas não sei o que diz a lei.

    Alguém consegue ajudar?
    • Nelhas
    • 29 julho 2021 editado

     # 2

    Colocado por: Paula RamosA CM faz uma inspeção e identifica a infiltração na casa de banho. Notifica o condomínio no sentido de executar obras de reparação/manutenção



    Colocado por: Paula RamosCondóminos acabaram por votar no orçamento do empreiteiro da confiança da Administração Externa.


    Colocado por: Paula Ramosdepararam-se com um balde/tabuleiro com água afixado ao teto e escondido atrás do teto falso.


    Colocado por: Paula RamosA Administração envia o empreiteiro para verificação da situação. Este relata que não tinha conhecimento da infiltração na casa de banho


    A sua história não faz muito sentido.
    Ou na forma como a conta ou como aconteceu.

    Então foi identificada uma infiltração.
    E contratado uma empresa para reparar.
    Mais tarde a empresa diz desconhecer a infiltração
    Então foi lá arranjar o que?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paula Ramos
    •  
      RRoxx
    • 29 julho 2021 editado

     # 3

    Colocado por: Paula RamosOs novos proprietários informam a Administração externa que no decurso das suas obras de remodelação removeram o teto da casa de banho e depararam-se com um balde/tabuleiro com água afixado ao teto e escondido atrás do teto falso.


    Desculpe, mas ja me parti todo a rir... pelo menos foi criativo para despachar a casa XD.

    Colocado por: Paula Ramos
    Até à data, já paguei no total 6000 Euros de comparticipação nas obras já realizadas e tudo indica que vou ter que pagar novamente. Não sei o que fazer. Na minha opinião o novo proprietário deveria resolver o assunto com o proprietário anterior, mas não sei o que diz a lei.

    Alguém consegue ajudar?


    Vou ser muito directo: Deixem de ser meninos e ir na conversa do(s) empreiteiro(s) e empresas de administração. Maior parte deles não percebe um boi do que anda a fazer e está em panelinhas com as administrações externas. Se tiverem um que conheçam e confiam e tenha provas dadas perante voces e valia tecnica, ja muda de figura.

    Procure tecnicos independentes (ou que trabalhem com os tais empreiteiros) que afiram a origem da infiltração, elaborem um mapa de trabalhos com a melhor solução possivel e a partir dai consultem empreiteiros que respondam ipsis verbis ao recomendado.
    Concordam com este comentário: Paula Ramos, Damiana Maria, mmarinho
  2.  # 4

    Não percebi.. esse balde foi deixado na altura da construção do prédio ou quando foram feitas reparações da infiltração?
  3.  # 5

    Colocado por: primaveraNão percebi.. esse balde foi deixado na altura da construção do prédio ou quando foram feitas reparações da infiltração?

    Foi colocado pelo proprietário antigo, após a primeira vistoria da Câmara Municipal. Como queria vender a casa, já não quis saber do resto.
  4.  # 6

    Colocado por: Nelhas








    A sua história não faz muito sentido.
    Ou na forma como a conta ou como aconteceu.

    Então foi identificada uma infiltração.
    E contratado uma empresa para reparar.
    Mais tarde a empresa diz desconhecer a infiltração
    Então foi lá arranjar o que?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Paula Ramos

    Segundo a informação do Empreiteiro, foram contratados para resolver uma infiltração no quarto de dormir e outra na escadas. A Câmara na notificação não confirmou estas infiltrações apontadas pelo proprietário na suite e na escadas. Fazem referência à situação, mas apontam problema de ventilação
    • Tjda
    • 29 julho 2021

     # 7

    Fds, o balde deu conta da infiltração? Esse teto falso devia ter porta para ir esvaziando o balde.

    Não há seguros?
  5.  # 8

    Colocado por: TjdaFds, o balde deu conta da infiltração? Esse teto falso devia ter porta para ir esvaziando o balde.

    Não há seguros?
  6.  # 9

    Colocado por: Paula Ramos
  7.  # 10

    Que tipo de seguro?
    Parece que sim. Pessoalmente apenas vi o balde em fotos. Não me constou que tivesse transbordado, mas o 'balde/tabuleiro' ainda é grande. Vou tentar juntar fotos
  8.  # 11

    Colocado por: Paula Ramoso teto da casa de banho e depararam-se com um balde/tabuleiro com água afixado ao teto e escondido atrás do teto falso.
    ahaha, esta é genial. Essa das infiltrações é lixado.

    Também comprei um apartamento com uma infiltração no teto da cozinha (pelos vistos o proprietário tinha uma guerra ha varios anos com o condomínio para a arranjar), mas depois de isolarem, voltarem a isolar, fazerem 30 por uma linha a verdade é que assim que veio chuva, lá levei eu com a água na cozinha. Como era inverno não houve nenhum técnico que aceitasse ir ao telhado ver a fonte do problema.

    Pois bem, fui lá eu, 1, 2, 3, 5 vezes, mas finalmente vi por onde entrava a água: O idiota que fez a chaminé do exaustor embutiu uma telha na para o interior do tubo da chaminé, e depois colou tela por cima. Ou seja quando chovia, escorria água pelas laterais da telha para o interior e depois espalhava no gesso da cozinha. Resolvi a questão em 2h e gastando 10 euros.

    Com isto quero dizer: paguem a um técnico que identifique a causa da infiltração e proponha uma solução para a mesma. Se andam a contratar empreiteiro, atrás de empreiteiro, estão a jogar na lotaria, ele pode corrigir diversas situações e nunca acertar com a causa.
    Concordam com este comentário: mmarinho, Damiana Maria
  9.  # 12

    Balde escondido
    • Tjda
    • 29 julho 2021

     # 13

    Terraço pertence ao prédio, ou a alguma fracção? Se for o último cenário há (devia haver) seguro contra terceiros do proprietário da fracção, se for do prédio, não sei se os seguros das áreas comuns cubram isso.

    Mas mesmo que não cubra, na minha antiga casa houve uma infiltração num apartamento, proveniente de uma tubagem do prédio, e foi accionado o seguro das áreas comuns de cada uma das fracções, todas possuíam um.
  10.  # 14

    Colocado por: TjdaTerraço pertence ao prédio, ou a alguma fracção? Se for o último cenário há (devia haver) seguro contra terceiros do proprietário da fracção, se for do prédio, não sei se os seguros das áreas comuns cubram isso.

    Mas mesmo que não cubra, na minha antiga casa houve uma infiltração num apartamento, proveniente de uma tubagem do prédio, e foi accionado o seguro das áreas comuns de cada uma das fracções, todas possuíam um.
  11.  # 15

    o problema não é os prejuízos que foram causados na fração, mas sim as obras que vamos ter que fazer pela 3ª vez
    • Tjda
    • 29 julho 2021

     # 16

    O seguro trata das obras, a não ser que seja por falta de manutenção, mas isso já não é a minha área.
    • size
    • 29 julho 2021

     # 17

    Colocado por: Paula Ramos
    Elege-se uma nova Administração Externa. Quando confrontados com o problema, informam que acionar a garantia não leva a nada e pode demorar anos porque o mais certo é envolver tribunal. Segundo o Administrador, o melhor é voltar a fazer obras. Vários Condóminos partilham a mesma opinião.

    Até à data, já paguei no total 6000 Euros de comparticipação nas obras já realizadas e tudo indica que vou ter que pagar novamente. Não sei o que fazer. Na minha opinião o novo proprietário deveria resolver o assunto com o proprietário anterior, mas não sei o que diz a lei.

    Alguém consegue ajudar?


    Está correcto, a nova administração deve fazer o que ainda não foi feito. Que é impermeabilizar, eficazmente, o terraço, de modo que a infiltração existente seja suprimida e não prejudique as fracções atingidas.

    Claro, terá que comparticipar nessas novas obras, uma vez que os restantes condóminos estão de acodo com as mesmas.

    O actual proprietário da fracção atingida, bem como o anterior proprietário, não tem que assumir, por si sós, a obrigação de terem que proceder a essa reparação. Sim. o condomínio, com os encargos inerentes a repartir por todos os condóminos actuais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paula Ramos
  12.  # 18

    Colocado por: Paula Ramos2015
    A fração do Bloco B informa que voltou a aparecer uma infiltração na casa de banho


    Colocado por: Paula Ramos
    2016
    O proprietário da fração com infiltração (Bloco B) exige insistentemente resolução para o seu problema.


    Colocado por: Paula Ramos
    2017
    O mesmo proprietário faz uma denúncia na Câmara Municipal
    A CM faz uma inspeção e identifica a infiltração na casa de banho. Notifica o condomínio no sentido de executar obras de reparação/manutenção


    Colocado por: Paula Ramos
    Na minha opinião o novo proprietário deveria resolver o assunto com o proprietário anterior, mas não sei o que diz a lei


    Também não sei o que a lei diz, mas estar 3 anos à espera que o condomínio se mexesse para reparar o a infiltração...bem fez ele em desenrascar-se para vender esse poço de problemas.
  13.  # 19

    Colocado por: size

    Está correcto, a nova administração deve fazer o que ainda não foi feito. Que é impermeabilizar, eficazmente, o terraço, de modo que a infiltração existente seja suprimida e não prejudique as fracções atingidas.

    Claro, terá que comparticipar nessas novas obras, uma vez que os restantes condóminos estão de acodo com as mesmas.

    O actual proprietário da fracção atingida, bem como o anterior proprietário, não tem que assumir, por si sós, a obrigação de terem que proceder a essa reparação. Sim. o condomínio, com os encargos inerentes a repartir por todos os condóminos actuais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Paula Ramos
  14.  # 20

    Eu compreendo, mas
    e a responsabilidade do proprietário antigo que camuflou a situação com um balde, não permitindo assim identificar em tempo útil que as obras foram mal executadas?

    e a responsabilidade do empreiteiro, como é que ele diz que não tinha conhecimento da infiltração se foi o único problema identificado pela Camara Municipal. A Administração Externa apenas avançou com a obra devido à notificação da Camara?

    e a Administração Externa que sabendo das queixas não acionou a garantia

    Os otários são sempre os mesmos. Os condóminos
 
0.0270 seg. NEW