Iniciar sessão ou registar-se
    • CRSA
    • 30 julho 2021

     # 1

    Boa tarde a todos,
    Fizemos vários contratos de mediação imobiliária sem exclusividade com varias agencias imobiliárias e entretanto recebemos uma proposta para vender de uma dessas imobiliárias. A minha questão é se tenho de esperar que os contratos com as outras imobiliárias terminem para poder materializara venda? Pergunto isto pois não queria pagar comissão a varias imobiliárias e queria fazer as coisas dentro da legalidade. Sei que temos de informar a agencia da nossa intenção de não renovar o contrato, no entanto não sei se temos de aguardar pela conclusão deste para finalizar a venda.
    Peço desculpa se a pergunta é muito básica, mas é primeira vez que fazemos mediação com agências imobiliárias.
  1.  # 2

    Colocado por: CRSABoa tarde a todos,
    Fizemos vários contratos de mediação imobiliária sem exclusividade com varias agencias imobiliárias e entretanto recebemos uma proposta para vender de uma dessas imobiliárias. A minha questão é se tenho de esperar que os contratos com as outras imobiliárias terminem para poder materializara venda? Pergunto isto pois não queria pagar comissão a varias imobiliárias e queria fazer as coisas dentro da legalidade. Sei que temos de informar a agencia da nossa intenção de não renovar o contrato, no entanto não sei se temos de aguardar pela conclusão deste para finalizar a venda.
    Peço desculpa se a pergunta é muito básica, mas é primeira vez que fazemos mediação com agências imobiliárias.


    Deve solicitar os registos de visitas a todas as imobiliárias com quem assinou contracto e verificar se o nome do comprador consta em algum registo de visita.
    Caso o nome do comprador não conste nos registo de visita das outras imobiliárias, basta enviar-lhes uma carta registada com aviso de receção a denunciar o contracto que assinou informando que vendeu o seu imóvel e por isso devem remover toda a informação que consta na agência e plataformas online.
  2.  # 3

    Não, se não tem exclusividade com nenhuma delas pode vender com a que quiser. Depois basta informar as outras que já vendeu o imóvel. Eu fiz o mesmo à cerca de 4 anos.
  3.  # 4

    Colocado por: fcouceloDeve solicitar os registos de visitas a todas as imobiliárias com quem assinou contracto e verificar se o nome do comprador consta em algum registo de visita.

    Nao estamos na Camara de Lisboa.
    Nao se pode facultar dados pessoais.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  4.  # 5

    Colocado por: pedrosslpNão, se não tem exclusividade com nenhuma delas pode vender com a que quiser. Depois basta informar as outras que já vendeu o imóvel. Eu fiz o mesmo à cerca de 4 anos.


    Claro que pode seguir esta opção e normalmente não dá problemas para quem assinou contractos sem exclusividade.
    No entanto, caso o comprador conste no registo de visitas outra imobiliária e essa imobiliária decida consultar a escritura PUBLICA mete logo o dpt jurídico a tratar deste tema e o dono do imóvel pode ter de pagar uma segunda comissão.
    A minha sugestão blinda melhor o proprietário de futuras chatices.
    Se o seu comprador constar noutro registo de visitas, informa a situação Às imobiliárias e pede para resolverem o problema depressa para não perder a venda. Rapidamente resolvem a situação pois querem ganhar a comissão.
    • CRSA
    • 30 julho 2021

     # 6

    Obrigado a todos pela ajuda.

    O comprador apenas visitou uma única vez o imóvel através da imobiliária que mediou o negócio, disso tenho certeza. Agora, será possível o comprador constar no registo de visitas de uma outra imobiliária (mesmo não tendo feito qualquer visita). Estes registos de visita não são apenas validos se tiverem a assinatura do proprietário do imóvel? Pergunto isto também para me salvaguardar de possíveis atos menos menos correctos.
    Obrigado
  5.  # 7

    Colocado por: CRSAObrigado a todos pela ajuda.

    O comprador apenas visitou uma única vez o imóvel através da imobiliária que mediou o negócio, disso tenho certeza. Agora, será possível o comprador constar no registo de visitas de uma outra imobiliária (mesmo não tendo feito qualquer visita). Estes registos de visita não são apenas validos se tiverem a assinatura do proprietário do imóvel? Pergunto isto também para me salvaguardar de possíveis atos menos menos correctos.
    Obrigado


    Os registos de visitas não precisam de ter a assinatura ou validação do proprietário.
    Se existir um registo de visita numa outra imobiliária com a assinatura do seu comprador, pode vir a ter problemas.

    Tive de me chatear com Castelhana e obrigá-los a apagar todos os meus dados do seu sistema pois disseram a um construtor com quem eu estava a negociar um imóvel que eu era cliente deles quando na verdade eu apenas tinha o meu email registado na sua mailing list.

    Muito cuidado com as imobiliárias, não vale a pena tentar passar-lhes a perna ou denunciar um contracto sem perceber se está a vender a um cliente que pertence a outra imobiliária.
  6.  # 8

    Esqueça as outras imobiliárias e venda a casa. Nem precisa de perder tempo com rescisão de contratos, se alguma telefonar diga que já está vendido.
    Concordam com este comentário: Ultrabasslx
    • imo
    • 30 julho 2021 editado

     # 9

    É preferível e de bom tom informar as outras imobiliárias da venda do imóvel, e até da assinatura de CPCV se for o caso.
    Uma questão de respeito pelo trabalho dos outros, e pelos outros potenciais compradores.
    Boa sorte
    Concordam com este comentário: Picareta
    • CRSA
    • 6 agosto 2021

     # 10

    Bom dia a todos,

    Obrigado pela ajuda. Optamos por ir pessoalmente a cada agencia imobiliária informar da venda da casa. Tivemos apenas uma experiência menos positiva onde nos questionaram incessantemente que imobiliária tinha vendido a casa, insinuando até que tínhamos algo a esconder. Optamos por não revelar qualquer detalhe pois entendemos que não lhes diz respeito, até porque a imobiliária em questão apenas levou um potencial interessado que nem proposta fez.
    Obrigado mais uma vez.
    Concordam com este comentário: joseduro
  7.  # 11

    Bom dia, o ano passado fui a uma agência para pôr alinha casa á venda.
    Eles esqueceram-se de me fazer o contrato de mediação imobiliária e agora eu não quero mais que eles tenham a casa á venda. Devo proceder normalmente e enviar uma carta registada com Ar e fazer a rescisão de um contrato que nunca assinei?
    Quero colocar a casa á venda numa outra agência.
    Ao longo deste ano em que eles tinham a casa á venda, nunca me fizeram um relatório de visitas (mesmo eu insistindo regularmente) nunca me informaram de nada. Propuseram-se a fazer coisas que nunca cumpriram e a cereja no topo do bolo cortaram as minhas Oliveiras. Aquando a limpeza do jardim cortaram-me as oliveiras. Ainda não apresentei queixa pois moro no estrangeiro, e nao sei se posso ser indemnizada por isso.
    Podem dar-me algumas luzes do procedimento a seguir?
    Cumprimentos
 
0.0165 seg. NEW