Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    Colocado por: HAL_9000Pois, por acaso divorciaram-se, mas imagine que até se entendiam os 3 e decidiam manter o arranjo, aí já seria uma vantagem a casa ser grande. Havia espaço para mais um :)


    Nos tempos que correm ja nada me espanta 🤣
  2.  # 122

    Colocado por: HAL_9000Ainda viu bem a tempo para colocar muitas fotos de modo a que possamos acompanhar a obra :).

    Já vi que é relativamente novo no fórum, por isso prepare-se que vai receber muitas críticas. Vai haver momentos em que acha que está a fazer tudo mal, mas isso faz parte da dinâmica do fórum, e no fim vai ver que retira muitas informações úteis que o vão ajudar a melhorar a sua obra. Por isso não esmoreça e vá postando a evolução da sua casa.


    ja reparei :D vou tentar é não me chatear com o empreiteiro e com o arquitecto.
  3.  # 123

    Colocado por: pvieira91caro luixmod,

    Os meus parabéns por avançar para a construção de uma casa e o meu obrigado por partilhar aqui o diário de bordo. Quem lê este fórum deve ficar como uma ideia muito negra sobre construir uma moradia. De qualquer forma, apesar de todo esse pessimismo, não leve nada a peito e aproveite bem os conselhos.

    Eu próprio vou construir uma moradia (espero que arranque ainda este ano). Será um T3+1(escritório), térrea e posso lhe dizer que tem cerca de metade da área da sua (160m área implantação s/ contar garagem):P Cada um deve fazer a casa que gosta e que pode pagar é claro. No nosso caso, não gostamos de casas grandes, os quartos têm entre 13 e 14m2, para nós está bom. Só tínhamos 2WC, mas acabamos por decidir dividir um a meio e assim ficamos com 3 (2suites + wc de serviço). O nosso exemplo é exatamente o oposto do seu, a casa dos meus sogros é um T3 com 2 suites e toda a gente vai à sua casa de banho :P - claro que para isso ajuda ser térrea. Em termos de privacidade também considero óptimo! Então agora que estamos temporariamente aqui a viver é excelente não ter de andar de toalha no corredor, ou preocupado com o tempo que se está no WC porque outra pessoa quer usar etc.

    Concordo, em parte, com o comentário do Italino. É certo que, quando avançamos para a construção de uma moradia, devemos acima de tudo procurar fazer uma coisa que nos agrade. Contudo, não nos podemos esquecer do enorme investimento que estamos a fazer. Por exemplo, quartos de 26m2 + closet acaba por ser um luxo e penso que é muito dificil um dia, se necessário, ter retorno desse investimento.



    obrigado, não estou com ideias negras, estou sim preocupado com a obra porque pode não ficar do meu agrado como pensava... isso é que me tira o sono. mas estou sempre atento a novos conselhos e oportunidades de melhorar a minha casa.
  4.  # 124

    Colocado por: luixmodA casa é suposto ser simples, sem grandes luxos, mas com uma boa eficiência térmica e energética e bastante automatizada, vamos ver se o dinheiro permite!
    Qualquer questão avisem,


    Olá...
    Antes de mais parabéns, se tem o projecto ao seu gosto, perfeito, isso é o mais importante.

    Acho muito bem que a moradia seja personalizada, caso contrário comprava algo feito standard e estava feito.
    Ainda assim, não deve assumir que a casa é um "gasto", mas sim um "investimento"... como diriam os financeiros.
    Deve adequá-la não só às suas vivências mas deixar alguma flexibilidade de adaptação futura.

    E nesse capitulo a moradia deixa muito a desenhar.
    Como sugestões diria (assumindo que o norte é para cima na imagem):
    - Faça as janelas maiores, terá zona demasiado escuras dada a exagerada profundidade dos espaços. A casa é demasiado grande, logo tende a ser mais fria e escura (nas zonas azuis da imagem anexa). Merece umas aberturas maiores.
    - A entrada formal tem pouco sentido, entrar em casa é uma sucessão estranha de 3 pequenos espaços sem nexo entre eles... (linha vermelha)... são desproporcionais face ao tamanho da casa e entram em conflito com o fluxo entre os quartos e o WC.
    - A entrada de cada dia (pela garagem) pior está... chego a casa e a primeira imagem que tenho da casa são umas catacumbas sem luz, com cheiro a detergente, com batatas pelo chão e a ração do cão, as grades de cerveja, sapatos pelo chão... sem ponta de luz natural... uma desgraça... com jeito ainda prego um susto a quem está a cozinhar porque não ouviu o carro a chegar... Ao sair pior é... se é aí que calço as botas e visto a gabardine nem sei se está a chover lá fora... falta algo (luz);
    - A lareira não serve quem está nos sofás, fica nas costas de quem está sentado, muito estranho... Deveria ser recolocada.
    - Mesa para doze pessoas? Qual é o apostolo que ficará de pé para deixar sentar o JC? Demasiada distância entre as coisas, torna-se algo desconfortável estar a jantar no armazém. Poderia ser melhorada a disposição das salas e cozinha... Poderia aumentar a largura do alpendre, diminuía um pouco a cozinha, rodava a mesa de jantar...

    Bem sabemos que se já iniciou a obra é sempre mais complicado, ainda assim, acho que poderia repensar o modo de entrar em casa, veja a 2ª imagem. Fazia um verdadeiro átrio de entrada, que poderia usar cada dia (em vez de ser só na páscoa)... os filhos deixavam de ter o conflito de ir de toalha ao WC e serem vistos por quem está na sala... closet maior, garagem maior, wc comum maior e com luz natural... átrio com luz natural, e ali no mesmo meio criava um "espaço rotunda" com uma claraboia (a vermelho) entre o atrio e as salas... para cortar um pouco a escuridão que se espera com esse tamanho. Os pilares mantêm-se todos no mesmo sitio, visto que já começou a fazer as sapatas isso não seria um problema. Pense nisso.

    Porque como está é um projecto sem sal, mas com salitre a mais.

    Começar sem impermeabilizar as sapatas foi uma saída em falso. Haja saúde.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982, luixmod
      planta3.png
  5.  # 125

    Boa sorte luixmod.
    A casa dos meus pais, com 40 anos, em Fermentelos, tb não tem problemas de salitre, mas tem cave com blocos de cimento e foi assente numa "cama" de telhas partidas (de uma demolição) e tem vários tubos de drenagem imbuídos nesta "cama" a drenar para um poço...
    na minha casa atual, com 15 anos, comprada já feita, tenho problemas de salitre e é algo que me arrelia bastante...

    As observações do N M Oliveira são 5*... Reflitam sobre a funcionalidade dos espaços...
    As vezes mais vale um passo atrás...

    Que corra tudo bem e fique tudo ao vosso gosto, com o mínimo de arrependimentos à posteriori, é o que interessa 😉
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luixmod
  6.  # 126

    independentemente de todas as observações válidas que foram feitas,
    esta casa peca por excesso de área, aquela largura dos quartos é excessiva e a da suite então nem se fala.
    isso bem aproveitado dava para fazer a suite, os quartos, uma wc comum, um escritório e uma pequena wc social (apenas lavatorio e sanita)
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luixmod
  7.  # 127

    Colocado por: marco1esta casa peca por excesso


    Concordo. É desproporcional. Tem muita área longe dos vãos (ventilação/luz natural)... Criando assim zonas frias e escuras. Ao abrir a torneira no WC da suite, primeiro que a água quente chegue à pia já desperdicei um balde de água... tal é a distância a percorrer desde a casa das máquinas...

    Não conhecendo os gostos dos donos de obra, a planta parece algo tosca, feita num par de horas, sem grande reflexão...

    Por vezes é preferivel dar um passo atrás e perder uns trocos do que aventurar-se numa obra que mais parece um poço sem fundo. Se a planta é assim e nem se ponderou impermeabilizar as sapatas, imaginamos o resto.

    Claro que não há milagres, se se gasta em m2 desnecessários, ter-se-á que poupar nos materiais, nas boas práticas, etc. Nada de novo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luixmod
  8.  # 128

    Ok! eu compreendo, que muitas pessoas achem a casa desproporcional em tamanho, mas eu e a minha mulher concordamos com a casa assim e gostamos da casa assim, neste momento o que estamos a analisar mudar é o layout da cozinha que realmente não fica prático como está. Em relação á água demorar a chegar a casa de banho, não vale a pena preocupar se com isso porque iriá ter recirculação de água quente pelos dois colectores. Em relação a alguns espaços escuros como o corredor não tenho problema com isso, será a lavandaria e o corredor dos quartos… são areas que em si já não precisam de grande luz solar, prefiro a luz solar nos quartos e na sala. A clarabóia realmente ja me tinha passado pelo cabeça, mas para a parte de cima. Para o corredor e casa de banho, um túnel de luz seria o mais apropriado, mas como referi não me preocupa essas zonas sem luz solar. O caso da lareira estar atrás do sofá é mesmo assim. Não quero a lareira virada para zonas de conforto como os sofás ou mesas, muitas vezes isso cria desconforto porque nem todos gostamos de estar em cima da lareira e quando estamos parados a comer ou no sofá pior. A ventilação da casa vai ser mecânica, por isso não me preocupo muito com isso neste momento.

    Quanto á impermeabilização das sapatas realmente foi uma coisa que não se fez e quando me avisaram já estava com betão marcado e pronto a encher… o empreiteiro questionou o arquitecto e engenheiro sobre o assunto e o mesmo disse que betão hidrofugo era melhor, embora mais caro… não sei que dizer mas neste momento já não posso fazer nada. O que posso fazer e vou fazer é impermeabilização da parede exterior onde irá encostar a terra, não sei se vai fazer diferença mas deve pelo menos ajudar um pouco a evitar humidades dentro dessa parede.

    A casa foi analisada por mim e pela minha mulher varias vezes, comparámos varias vezes com divisões na casa onde estamos e aceitamos a casa assim e gostamos dela assim, gostos!! que posso dizer mais!? 😅😅

    Agradeço a todos as sugestões relativamente à dimensão da casa mas não iremos mudar 😅 um pouco tarde para isso também 😂

    Outras sugestões que sejam ainda possíveis de fazer e mais criticas sobre a construção da casa tenho todo o gosto de as ler e pensar sobre elas… o objectivo de ter colocado a casa aqui foi sempre o intuito de aprender mais e melhorar a minha habitação…

    Eu sei que isto não começou bem mas não desanimem deste projeto… ainda tenho muito pela frente 💪
  9.  # 129

    para terem uma noção a habitação onde estou agora com a minha mulher tem um quarto de 22m2 com uma casa de banho de 9m2, não está muito longe da que planeie para a minha casa, a única coisa que falta é o closet, dai os 28m2. a casa parece grande mas do meu ponto de vista é o mesmo onde já estou a habitar, e o que noto mais é falta de espaço para tudo o que quero e tenho.
  10.  # 130

    Caro luisxmod:
    Penso que explicou bem as suas razões. Há muitas opiniões diferentes, e ainda bem, do que são áreas ideais - a diversidade é fundamental.

    Eu próprio tenho um projecto que dizem ter muita área mas foi tudo pensado em termos ergonómicos e não dava para reduzir muito mais! Entro em vivendas novas, mobiladas, e sinto-me claustrofobico. Tudo apertado. Tudo branco, sem vida, sem cantos que conferem alma. Para mim sao tudo casas de pombos; quadradas e apenas com um poiso para nos sentarmos a noite.

    Por favor envie-me um email. Queria trocar umas impressoes pessoais consigo por causa dos materiais que tenciona usar. Obrigado.

    Boa sorte para o seu projecto e que corra tudo bem
  11.  # 131

    Colocado por: luixmodA casa foi analisada por mim e pela minha mulher varias vezes, comparámos varias vezes com divisões na casa onde estamos e aceitamos a casa assim e gostamos dela assim, gostos!! que posso dizer mais!?


    Certo, mas não creio que entrar na casa pela zona dos quartos seja uma questão de gosto. Ter aquele cruzamento entre quartos e WC e entrada e salas não é uma questão de gosto. A casa é grande sim, mas não desfruta dessa grandeza verdadeiramente (à excepção das salas), o que é estranho é a organização, é um mero somatório de espaços, tudo muito mastigado. Casa fria ou escura não é por gosto certamente. Há muitos modos de fazer. O tamanho foi a causa, mas não é desculpa. Tode ter uma casa grande mas bem feita e salubre.

    Qual seria a critica que faria à 2a imagem do post #124? O alpendre de entrada é maior, o átrio de entrada é maior, o WC é maior, a garagem é maior, a despensa é maior, etc etc... Os pilares estão no mesmo sitio, o tamanho manteve-se, porque é que tudo ficou maior? Tem que ver com a organização, com a lógica da casa...
    Concordam com este comentário: Beto1980, dmatos, Joanna, pvieira91
  12.  # 132

    Colocado por: NielsBohrPenso que explicou bem as suas razões. Há muitas opiniões diferentes, e ainda bem, do que são áreas ideais - a diversidade é fundamental.


    Ainda bem que assim é. E também é natural que as necessidades e os gostos variem conforme passa o tempo. Sobre isso nada a dizer. Gostos não se discutem. O objectivo é pensar antes de fazer... Não significa que esteja mal, convém é estar-se confiante na opção que se toma.

    A noção de "grande" também é variável conforme a pessoa e a época. Eu próprio tinha 315m2 brutos como sendo a área ideal de uma casa (igual à casa onde vivia)... E hoje em dia o meu ideal desceu para os 110-120 por achar que não precisaria de mais... São ideias. Mas tanto numa como noutra situação, convém fazer as coisas o melhor possivel.
  13.  # 133

    luixmod, olhe com atenção para a sugestão do post #124, a casa melhoraria 200%, é que nem tem comparação sequer, mantem as grandes areas como quer mas passa a fazer sentido
  14.  # 134

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Certo, mas não creio que entrar na casa pela zona dos quartos seja uma questão de gosto. Ter aquele cruzamento entre quartos e WC e entrada e salas não é uma questão de gosto. A casa é grande sim, mas não desfruta dessa grandeza verdadeiramente (à excepção das salas), o que é estranho é a organização, é um mero somatório de espaços, tudo muito mastigado. Casa fria ou escura não é por gosto certamente. Há muitos modos de fazer. O tamanho foi a causa, mas não é desculpa. Tode ter uma casa grande mas bem feita e salubre.

    Qual seria a critica que faria à 2a imagem do post #124? O alpendre de entrada é maior, o átrio de entrada é maior, o WC é maior, a garagem é maior, a despensa é maior, etc etc... Os pilares estão no mesmo sitio, o tamanho manteve-se, porque é que tudo ficou maior? Tem que ver com a organização, com a lógica da casa...
    Concordam com este comentário:Beto1980


    Não tenho maneira de medir mas penso que o átrio aumentou bastante o que para mim é uma perda de espaço, para mim isso são áreas sem sentido… a ideia da porta do alpendre estar ali é para dar acesso ao escritório o objectivo não é dar acesso aos quartos ou sala. Daí a porta de correr nessa área para isolar do resto da casa.
    Eu percebo o seu ponto de vista e garanto lhe que perdi tempo a ler a sua opinião e o desenho que fez mas não vai em contra do que eu quero. Posso vir a arrepender me é verdade, mas não acredito. Em relação às áreas escuras não tenho escolha são áreas internas que não têm acesso a janelas logo vão ser escuras. Mas o principal que são as áreas importantes da casa vão estar com exposição solar todos os dias. O Norte é para cima como desenhou. Ter luz solar na lavandaria pouca diferença vai fazer para mim. A casa será bem isolada e terá piso radiante por isso acho que não vou ter problemas com o frio.

    Atenção quando você meteu clarabóia está a assumir que a casa não será de telhado, correcto?
    Pelo contrário a casa vai ter telhado e a placa superior e placa na inclinação do telhado.
  15.  # 135

    Colocado por: luixmodpara mim isso são áreas sem sentido… a ideia da porta do alpendre estar ali é para dar acesso ao escritório o objectivo não é dar acesso aos quartos ou sala. Daí a porta de correr nessa área para isolar do resto da casa.


    Se reparar bem, tinha isso tudo também... Acesso ao escritório, as portas de correr para isolar, etc. E ainda dava alguma luz aqueles espaços centrais caso a porta de entrada fosse em vidro.

    A vantagem é que tinha uma entrada apenas (e que usaria diariamente) em vez de duas. Pelo que diz, afinal a entrada principal da casa apenas serve o escritório, é isso?
  16.  # 136

    Colocado por: luixmodAtenção quando você meteu clarabóia está a assumir que a casa não será de telhado, correcto?
    Pelo contrário a casa vai ter telhado e a placa superior e placa na inclinação do telhado.


    Eu reparei no seu alçado, era a considerar o telhado inclinado sim. Uma coisa não impede a outra. A sua claraboia seria inclinada com uns 2m de profundidade. Como um tunel de luz mas maior.
  17.  # 137

    Colocado por: luixmodcasa será bem isolada


    A começar pelas sapatas eheheh :)
    Concordam com este comentário: gil.alves, GMMarques
  18.  # 138

    Colocado por: N Miguel OliveiraA começar pelas sapatas eheheh :)
      C2FF54A0-6ED6-4A26-8A3F-ADF3C7CD882F.gif
  19.  # 139

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    A começar pelas sapatas eheheh :)
    Concordam com este comentário:gil.alves



    Ok, eu mereço essa 😅😅
    Mas no isolamento térmico vai ser outra conversa prometo..
    se alguem quiser deixar algumas dicas do melhor isolamento para a minha habitação agradeço.. em geral vai ser capoto, tijolo termico (não me lembro do nome), pladur com lá de rocha.
  20.  # 140

    Colocado por: luixmodMas no isolamento térmico vai ser outra conversa prometo..
    Veja lá bem isso luis.
    Abr.
 
0.0416 seg. NEW