Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Será que alguém com conhecimentos na aplicação de isolamentos me poderia tirar algumas dúvidas?

    Estou a aplicar placas de XPS por cima da laje de um sótão mas apercebi-me que o nivelamento desta não é perfeito, o que deixa algumas zonas com 0,5 cm a 1 cm de folga por baixo das placas. Será que isto é problemático e haverá alguma forma de colmatar estas folgas?

    E devo unir as placas de alguma forma, utilizando por exemplo fita adesiva?

    Por último, para isolar os cantos basta encher com espuma de poliuretano?

    Anexo uma foto do local já com algumas placas colocadas.

    Agradeço desde já a ajuda,
    Pedro Barreto
      E0C658C7-B735-4CA6-910E-CF8D2FD3CC64.jpeg
  2.  # 2

    Em principio deve utilizar uma fita adesiva resistente elaminado todos os pontos térmicos incluindo utilizando a espuma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro.Barreto
  3.  # 3

    E deveria ter aplicado uma bpv por baixo para evitar condensação.
    Concordam com este comentário: Pedro.Barreto
  4.  # 4

    Colocado por: Costa53Em principio deve utilizar uma fita adesiva resistente elaminado todos os pontos térmicos incluindo utilizando a espuma.


    As fitas adesivas prateadas tipo americana são adequadas?

    E nas folgas na parte inferior das placas devo também aplicar a espuma? Isso não fará com que as placas levantem?
  5.  # 5

    Colocado por: pc ferreiraE deveria ter aplicado uma bpv por baixo para evitar condensação.


    Que problemas posso esperar no futuro por não ter colocado a barreira?
  6.  # 6

    Colocado por: pc ferreiraE deveria ter aplicado uma bpv por baixo para evitar condensação.
    Concordam com este comentário:Pedro.Barreto

    Totalmente desnecessário, uma laje em betão não é permeável ao vapor de água.
    • eu
    • 9 agosto 2021 editado

     # 7

    Colocado por: nortenho66uma laje em betão não é permeável ao vapor de água.


    Eu tenho uma situação semelhante a esta (laje em betão, XPS sem BPV) no sótão e na zona dos WC forma-se condensação na parte de baixo das placas XPS.

    Estou a pensar levantar todo o XPS e aplicar uma BPV.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  7.  # 8

    Mas a condensação vai existir a mesma nesse caso, não?

    em vez por baixo das placas de xps está por baixo da BVP

    Colocado por: eu

    Eu tenho uma situação semelhante a esta (laje em betão, XPS sem BPV) no sótão e na zona dos WC forma-se condensação na parte de baixo das placas XPS.

    Estou a pensar levantar todo o XPS e aplicar uma BPV.
    Concordam com este comentário: Beira Interior Power
  8.  # 9

    Que tipo de fita adesiva usariam? Fita de alumínio, fita tipo Tesa, etc?

    E quanto aos desníveis devo fazer alguma coisa? Ou basta isolar bem as juntas das placas com a fita e o cantos com espuma?
  9.  # 10

    Colocado por: eu

    Eu tenho uma situação semelhante a esta (laje em betão, XPS sem BPV) no sótão e na zona dos WC forma-se condensação na parte de baixo das placas XPS.

    Estou a pensar levantar todo o XPS e aplicar uma BPV.


    E acha que se tiver uma membrana a humidade não vai condensar entre a membrana e a laje? É que a temperatura entre o isolamento e a laje (onde condensa) vai ser a mesma, para funcionar em teoria, a membrana teria de estar no tecto da WC.

    Colocado por: BigmouseMas a condensação vai existir a mesma nesse caso, não?

    em vez por baixo das placas de xps está por baixo da BVP



    Exactamente, a única coisa a fazer é ter boa ventilação na WC.
  10.  # 11

    Colocado por: Pedro.Barreto
    E quanto aos desníveis devo fazer alguma coisa? Ou basta isolar bem as juntas das placas com a fita e o cantos com espuma?

    Isolar as juntas é suficiente, ideal seria usar duas placas e colocá-las com junta desencontrada.
    • eu
    • 9 agosto 2021 editado

     # 12

    Colocado por: BigmouseMas a condensação vai existir a mesma nesse caso, não?

    em vez por baixo das placas de xps está por baixo da BVP


    Colocado por: nortenho66E acha que se tiver uma membrana a humidade não vai condensar entre a membrana e a laje? É que a temperatura entre o isolamento e a laje (onde condensa) vai ser a mesma, para funcionar em teoria, a membrana teria de estar no tecto da WC.


    Pois, provavelmente têm razão.


    Colocado por: nortenho66Exactamente, a única coisa a fazer é ter boa ventilação na WC.


    Mesmo assim, passa sempre vapor pela laje de betão. Um leigo até deve estranhar, como é possível o vapor de água atravessar o betão? Mas é verdade, atravessa e bem...

    A primeira vez que vi o XPS todo molhado por baixo até pensei que havia uma fuga de água no depósito solar, mas depois reparei que a zona molhada formava um rectângulo perfeito, coincidente com o WC no piso em baixo.
  11.  # 13

    Colocado por: euMesmo assim, passa sempre vapor pela laje de betão. Um leigo até deve estranhar, como é possível o vapor de água atravessar o betão? Mas é verdade, atravessa e bem...

    A primeira vez que vi o XPS todo molhado por baixo até pensei que havia uma fuga de água no depósito solar, mas depois reparei que a zona molhada formava um rectângulo perfeito, coincidente com o WC no piso em baixo.


    Isso é realmente muito estranho. Vapor de água passa sempre (mesmo com bpv), a questão é em relação à quantidade. Que espessura tem essa laje? Tem abobadilha pelo meio?
    • eu
    • 9 agosto 2021

     # 14

    lage maciça, com uns 30 cm de espessura.

    Não é estranho, se até água passa através do betão, como é que o vapor (que é um gás) não haveria de passar?
  12.  # 15

    Colocado por: eulage maciça, com uns 30 cm de espessura.

    Não é estranho, se até água passa através do betão, como é que o vapor (que é um gás) não haveria de passar?



    Isso não funciona assim, caso contrário não haveria estanquidade ao ar numa casa em betão. Que espessura de isolamento colocou?
    Não tem nenhuma fenda no betão?
    • eu
    • 9 agosto 2021

     # 16

    Colocado por: nortenho66Isso não funciona assim, caso contrário não haveria estanquidade ao ar numa casa em betão.

    Claro que funciona assim, o betão deixa sempre passar algum vapor de água.

    No meu caso é o suficiente para deixar as placas de XPS molhadas, portanto é uma quantidade relevante.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  13.  # 17

    Colocado por: eu
    Claro que funciona assim, o betão deixa sempre passaralgumvapor de água.

    No meu caso é o suficiente para deixar as placas de XPS molhadas, portanto é uma quantidade relevante.

    Se acha que isso é normal... 👌 Sempre a aprender.
  14.  # 18

    Colocado por: Pedro.BarretoBoa noite,

    Será que alguém com conhecimentos na aplicação de isolamentos me poderia tirar algumas dúvidas?

    Estou a aplicar placas de XPS por cima da laje de um sótão mas apercebi-me que o nivelamento desta não é perfeito, o que deixa algumas zonas com 0,5 cm a 1 cm de folga por baixo das placas. Será que isto é problemático e haverá alguma forma de colmatar estas folgas?

    E devo unir as placas de alguma forma, utilizando por exemplo fita adesiva?

    Por último, para isolar os cantos basta encher com espuma de poliuretano?

    Anexo uma foto do local já com algumas placas colocadas.

    Agradeço desde já a ajuda,
    Pedro Barreto
      E0C658C7-B735-4CA6-910E-CF8D2FD3CC64.jpeg


    Para conseguir uma camada de forma perfeita e uma instalação perfeita, deveria:
    Aplicar autonivelante de forma a que a base ficasse plana;
    Aplicar uma membrana barreira para vapor;
    Aplicar o isolamento;
    Selar as uniões entre placas de isolamento.
    • eu
    • 9 agosto 2021

     # 19

    Colocado por: nortenho66Se acha que isso é normal... 👌 Sempre a aprender.

    Eu não estou a dizer se é normal ou não, estou a relatar factos concretos.

    Quanto ao "sempre a aprender", é algo que todos devemos assumir com humildade.
  15.  # 20

    Colocado por: Atlas EurobuildAplicar uma membrana barreira para vapor;


    Desnecessário, a barreira não impede o condensar.
 
0.0234 seg. NEW