Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Estamos a iniciar o projecto de construção de uma moradia num terreno com 320m².
    O terreno tem implantação máxima de 112m² e área total de construção até 150m² (alvará de loteamento).

    Partilho com vocês o primeiro esboço que nos chegou dos arquitectos para poderem opinar. O que menos nos agrada é o Open Space, achamos demasiado... Open :) no entanto o espaço não é muito.
    De forma a conter os custos e manter o budget a ideia de uma moradia de 2 pisos passou para para uma moradia térrea utilizando toda a área de implantação disponível com pé direito duplo na zona da sala/cozinha e uma mezzanine que servirá de escritório ou segunda zona de lazer.

    Toda a casa ficará virada para sul e na zona da mezzanine terá acesso a um terraço.
      IMG_20210806_211155.jpg
      IMG_20210809_171601.jpg
      IMG_20210809_171713.jpg
      IMG_20210809_171732.jpg
  2.  # 2

    Gosto.
    Uma moradia compacta e contida.
    Gosto do mezzanine e do espaço de terraço.

    Reparos
    Acho que talvez contida demais... :) mas voce saberá melhor se chega para a sua vivencia.
    Vai fazer-lhe falta um sitio para maquinaria e despensa...
    A iS "acessível" não me parece que cumpra. parqueamento e circunferência a passar pelo chuveiro naquele caso não é permitido. A porta não pode sobrepor à circunferência de manobra.
    Vai molhar-se todo quando sair da garagem até à porta de entrada.
    Se a zona dos quartos é a Sul/Poente aquela pala não serve para nada.

    Abr.

    P.S.
    Curiosidade.
    Qual a estimativa de custos para isso?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dalmonio
  3.  # 3

    gosto de casas com plantas contidas porque são muito mais desafiantes. Acho que tem ai um bom ponto de partida mas precisa de alguns retoques. A escada para o mezzanine está a ocupar bastante espaço que faz falta para ter um hall mais desafogado e talvez uma despensa, pode usar uma escada em espiral.
    Acho que o layout da cozinha, sala de jantar, sala de estar podia ser estudado noutras alternativas, não tenho a certeza se essa é a mais optimizada.

    P.s. os 3D / volumetria, não gosto nada, acho que tem uma forma demasiado forçada.
  4.  # 4

    Obrigado pelos comentários.

    De facto as áreas são contidas, damos mais importância à ligação com o espaço exterior e não a ter grandes áreas.

    A pala é mais estética que funcional :)
    O vão das escadas será a possível despensa mas toda a área do open space ainda está a ser pensada juntamente com os arquitectos de forma a tentar aproveitar da melhor forma.

    As máquina da roupa será para ficar no anexo /garagem, não será a opção mais prática mas acho que é uma questão de hábitos.

    Quanto ao budget estamos a trabalhar para os 150+iva de construção, sem terreno, projectos, etc
    Concordam com este comentário: Donasemcasa
  5.  # 5

    Eu acho que dia estudar a opção de a entrada da casa se fazer pelo lado da garagem. Com a área que tem, consigo imaginar 2 ou 3 layouts diferentes para a zona do open space que poderiam eventualmente resultar. Acho que está no bom caminho mas precisa de mais trabalho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dalmonio
  6.  # 6

    Colocado por: Anonimo09092021Gosto muito, e também da volumetria. Acho apenas que fazia a janela do mezanino a acompanhar a inclinação das águas da cobertura… De resto está uma casinha estilo apartamento optimizado e pensado com direito a jardim privativo, o que é perfeito!



    Obrigado. É mesmo essa a ideia! Por acaso já tinha pensado nisso do formato da janela, vou tomar nota para falar com o arquitecto.
    • DR1982
    • 9 agosto 2021 editado

     # 7

    Gosto, tambem acho que as áreas sao contidas, principalmente a sala/cozinha, mas a verdade é que chegar chega...
    Simulem os espaços na realidade, vejam moveis (sofas por exemplo) com as medidas que conseguirão ter para decidir em consciência, porque como disse antes chegar chega, mas é realmente pequeno
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dalmonio
  7.  # 8

    150 k+iva ??

    pois...trabalhe bem isso pois é um caso em que se pensa que tem apenas 112 m2 para fazer não será bem assim nesse tipo de casa
    é daqueles casos que até podia ter 100m2, a coisa vai sempre disparar.
    mais depressa conseguiria fazer 150 m2 sendo uma casa verdadeiramente de rc e gastar 150 k do que essa.
    tem área no open space que pode dar para fazer a escada de tiro, pois essa está-lhe a comer demasiada área. a entrada tambem não está famosa
    quanto pensa gastar na garagem ?
  8.  # 9

    Colocado por: marco1150 k+iva ??

    pois...trabalhe bem isso pois é um caso em que se pensa que tem apenas 112 m2 para fazer não será bem assim nesse tipo de casa
    é daqueles casos que até podia ter 100m2, a coisa vai sempre disparar.
    mais depressa conseguiria fazer 150 m2 sendo uma casa verdadeiramente de rc e gastar 150 k do que essa.
    tem área no open space que pode dar para fazer a escada de tiro, pois essa está-lhe a comer demasiada área. a entrada também não está famosa
    quanto pensa gastar na garagem ?


    Sim foi esse o valor que demos ao arquitecto, e o projecto de execução será feito para manter as coisas minimamente controladas.
    Escada de tiro não sei se me agrada, talvez a opção de uma escada caracol.... concordo que a parte da sala/cozinha precisa de algum trabalho, este foi o primeiro esboço. A garagem está incluída, assim como os muros.



    Colocado por: DR1982principalmente a sala/cozinha, mas a verdade é que chegar chega..


    Concordo.
    Uma solução pode passar por alterar a escada, chegar a cozinha para o canto Norte/Nascente e assim dá para maximizar o espaço (digo eu que não percebo nada disto). Já demos algum feedback ao arquitecto e vamos ver o que vem na segunda ronda.
  9.  # 10

    Eu colocava um vidro em caixilharia de ferro aaos quadrados 40x40cm na mezanino a fechar e porta tbm em ferro a condizer para abrir quando quiser
    Concordam com este comentário: dalmonio
  10.  # 11

    Colocado por: dalmonioA garagem está incluída, assim como os muros.
    Com muros e tudo, acho que vai ser impossível encaixar nesse orçamento.
    Contudo gosto da volumetria da casa, da planta, e até gosto da entrada. A cozinha é que acho pequena e pode resultar curta para o dia a dia.

    Atenção que o mezanino é giríssimo, mas implica que pense muito bem na climatização da casa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dalmonio
  11.  # 12

    Colocado por: RicardoPortoEu colocava um vidro em caixilharia de ferro aaos quadrados 40x40cm na mezanino a fechar e porta tbm em ferro a condizer para abrir quando quiser
    Concordam com este comentário:dalmonio



    Até gosto da ideia mas pelo menos inicialmente ficará aberto sendo que consoante a utilização que lhe dermos talvez seja uma opção para o futuro.



    Colocado por: HAL_9000Com muros e tudo, acho que vai ser impossível encaixar nesse orçamento.


    Esperamos manter o orçamento, apesar de haver margem de manobra e é por isso que estamos a balizar o orçamento para os 150k. O construtor já está escolhido e apesar de o atelier de arquitectura ser independente já faz trabalhos com este construtor há algum tempo e estão conscientes daquilo que está a ser pedido e do que dizem ser possivel fazer pelo valor que queremos gastar.





    Colocado por: HAL_9000Atenção que o mezanino é giríssimo, mas implica que pense muito bem na climatização da casa


    Sim tenho noção que a parte do pé direito duplo será mais complicada no que diz respeito à climatização (os quartos não terão esse problema). Acho que o facto de a casa ser toda virada a sul vai ajudar nesse sentido principalmente no inverno que será o pior. No verão até pode ser uma vantagem.
    Não mencionei porque não queria desviar o objectivo do tópico que é de discutir a planta, mas a casa será construída em LSF.

    Colocado por: HAL_9000A cozinha é que acho pequena e pode resultar curta para o dia a dia.


    Pois, é essa a nossa principal duvida neste momento.
    Na nossa casa actual praticamente só utilizamos a cozinha para cozinhar porque as refeições são sempre na sala, por isso a cozinha ser pequena não é o maior problema mas sim a dinâmica da restante parte da divisão sala de estar / sala de jantar.
  12.  # 13

    Também acho que a entrada e a escadaria poderia bveneficiar de mais algum cuidado. Já a volumetria, com terraços e cantos e recantos, não lhe vai permitir ficsar nesse orçamento (acho).
    A IS acessível, não está legal, mas com as dimensões que tem, pode tornar-se acessível. É só um pequeno exercício de redesenho.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dalmonio
  13.  # 14

    O isolamento na garagem é para o carro nao apanhar frio?

    E qual o interesse em aplicar isolamento naqueles muros/paredes salientes que saem para fora? So encarece a obra.

    Essa ilha com 60cm de profundidade é demasiado pequena. Se realmente optar pela pia de lavar a louça, isso vai ser uma chafurdice total.

    Áreas pequenas sao difíceis mas essa planta ainda esta verde, principalmente aquela parte do open space em catedral.
  14.  # 15

    Colocado por: NostradamusO isolamento na garagem é para o carro nao apanhar frio?

    E qual o interesse em aplicar isolamento naqueles muros/paredes salientes que saem para fora? So encarece a obra.


    A construção será em LSF, julgo que o isolamento faz parte do metodo construtivo. Não estou a ver como poderiam fazer as paredes sem aplicar o capoto.



    Colocado por: NostradamusEssa ilha com 60cm de profundidade é demasiado pequena. Se realmente optar pela pia de lavar a louça, isso vai ser uma chafurdice total.

    Áreas pequenas sao difíceis mas essa planta ainda esta verde, principalmente aquela parte do open space em catedral.


    Concordo, a pia não vai ficar naquela ilha. A manter a ilha será como balcão.
  15.  # 16

    O hall de entrada também não cumpre as acessibilidades, isto se for parte integrante do percurso acessível.
    A cozinha não está grande coisa...

    Não desgosto da volumetria e conceito da casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dalmonio
  16.  # 17

    Boa tarde a todos,

    Deixo aqui a atualização da planta de arquitetura, quase no ponto para dar seguimento ao processo.
      Piso 1 .jpg
      Piso 0 .jpg
      Planta Geral.jpg
  17.  # 18

    Os quartos não estão demasiado pequenos? Um dia quando precisar de camas de casal vai ser complicado. E na cozinha também não se lhe fará falta mais armários?
  18.  # 19

    Os quartos são mesmo muito pequenos...
  19.  # 20

    Colocado por: pvieira91Os quartos são mesmo muito pequenos...


    São quartos de solteiro, estão muito bem para mim.
    Concordam com este comentário: Donasemcasa
 
0.0234 seg. NEW