Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: DR1982O custo de vida de França e Portugal nao difere assim tanto, eu nao noto praticamente diferenca alguma, alias pago muita coisa mais cara nos mercados de Portugal por exemplo.
    Concordam com este comentário:pires1
  2.  # 2

Colocado por: snob

Tem toda a razão, mas cuidado, porque alguns parecem honestos e depois de avançar a obra revelam-se "diferentes"
    Um coisa pode ter a certeza, primeiro está sempre o interesse do empreiteiro, e só depois é que vem o interesse do dono da obra.
    Com a escalada de preços dos materiais, eles (empreiteiros) é que não podem sair a perder
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Nuno varanda

Pois claro que não.

Era só o que mais faltava que quem se levanta cedo para ir trabalhar ficasse a perder.
  3.  # 3

Colocado por: snobCom a escalada de preços dos materiais, eles (empreiteiros) é que não podem sair a perder

Você decide fazer uma casa, e o risco de subida dos preços tem que ficar do lado do empreiteiro?
  4.  # 4

Colocado por: Pickaxeo risco de subida dos preços tem que ficar do lado do empreiteiro

Por isso é que se chama chave na mão.

Eu quando tenho um contrato de um projeto para executar do tipo chave na mão, tenho o risco todo do meu lado. Teoricamente, poderia é, se o contexto mudar significativamente, denunciar o contrato.

Em rigor, na minha área de atividade, ainda não tive muitos desses.
    • sltd
    • 2 maio 2022 editado

# 5

5.  # 6

Você decide fazer uma casa, e o risco de subida dos preços tem que ficar do lado do empreiteiro?

Tenho um projeto em aprovação tipo chave na mão, e o que aconteceu com esta escalada de preços e falta de mão de obra, foi a necessidade de uma conversa "o mais sincera possível" entre nós e o construtor.
    Havia 3 caminhos a seguir… ou fincávamos o pé no valor inicial e ia-mos acabar por ser enganados de alguma forma, ou chegávamos a um meio termo, ou rescindíamos o contrato com os custos que isso acarreta e ia-mos à procura de outro.

Acabámos por chegar a um meio termo, dividindo o aumento dos materiais. Não queremos sentir que nos estão a ir ao bolso apresentando valores surreais, nem aldrabados na qualidade dos materiais colocados (como não somos expert, bem podemos aceitar gato por lebre), e como este construtor me foi referenciado por diversas pessoas, já vi construções dele e gostei resolvemos avançar com uma partilha de encargos adicionais…

Sempre me ensinaram que um negócio só é bom quando ambas as partes saem beneficiadas, e o que vemos a acontecer é que como há muito trabalho de construção a decorrer, a técnica é orçamentar valores bem mais altos, com a ideia de "se pegar maravilha, senão também não há problema pois tenho muito trabalho" (por agora…)
    Concordam com este comentário: jorgealves, Palmix
    • TFB
    • 2 maio 2022

# 7

Vou aproveitar este tópico para falar um pouco da minha experiência...
    Iniciei a minha construção em Março deste ano, processo que começou em Maio de 2021 com a aquisição do terreno e demorou até ao final do ano até ter o projeto concluído e o mesmo submetido a câmara, não me vou alongar nas entropias de todo esse processo pois não é o tema do tópico.
    Estou eu a ser o responsável pela contratação de tudo, desde a empresa de cofragem, o armador, a empresa de betonagem, a compra do ferro, etc...
    Estou neste momento á espera que terminem a cofragem para o enchimento final da cortina e apesar de muito trabalho/dificuldade/chatices que nesta conjuntura não ajuda muito, até acho que está tudo a correr muito bem e a valores muito abaixo dos valores discutidos aqui no fórum... Forum este que já acompanho à largos anos porque construir casa própria sempre foi um objetivo.
    Estou a construir no concelho do Seixal uma moradia de 2 pisos com 200m2, um projeto simples sem grande criatividade na arquitetura, mas exatamente o que queríamos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sdv08, Troino
  6.  # 8

Colocado por: TFBEstou a construir no concelho do Seixal uma moradia

Boa sorte "vizinho" 💪
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TFB
  7.  # 9

Colocado por: TFBVou aproveitar este tópico para falar um pouco da minha experiência...
    Iniciei a minha construção em Março deste ano, processo que começou em Maio de 2021 com a aquisição do terreno e demorou até ao final do ano até ter o projeto concluído e o mesmo submetido a câmara, não me vou alongar nas entropias de todo esse processo pois não é o tema do tópico.
    Estou eu a ser o responsável pela contratação de tudo, desde a empresa de cofragem, o armador, a empresa de betonagem, a compra do ferro, etc...
    Estou neste momento á espera que terminem a cofragem para o enchimento final da cortina e apesar de muito trabalho/dificuldade/chatices que nesta conjuntura não ajuda muito, até acho que está tudo a correr muito bem e a valores muito abaixo dos valores discutidos aqui no fórum... Forum este que já acompanho à largos anos porque construir casa própria sempre foi um objetivo.
    Estou a construir no concelho do Seixal uma moradia de 2 pisos com 200m2, um projeto simples sem grande criatividade na arquitetura, mas exatamente o que queríamos.

Interessante, não quer abrir um tópico a relatar essa experiência?
    Sei que é pedir muito a quem está com tal processo em mãos, mas acredito que ajudaria muita gente e provavelmente acabava com alguns mitos desta casa.

Cumps
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues, JotaP
    • TFB
    • 2 maio 2022

# 10

Muito sinceramente penso em abrir um tópico nesse sentido, mas após o começo das alvenarias, para não estar a expor a construção no momento em que está a ser executada... Tenciono fazer a reportagem fotográfica até terminar e depois com o avanço da obra início o tópico aqui no fórum.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Troino, t1ger
    • CJo
    • 2 maio 2022 editado

# 11

TFB, por quanto acha que consegue fazer a casa? Está a fazer por administração direta?
  8.  # 12

Colocado por: TFBEstou a construir no concelho do Seixal uma moradia de 2 pisos com 200m2, um projeto simples sem grande criatividade na arquitetura, mas exatamente o que queríamos.

Crie aí um tópico de diário de bordo, que a malta agradece e até pode ajudar a dar algumas dicas.

Criou uma empresa, ou tem um Alvará do construtor "principal" na Câmara?
    • TFB
    • 2 maio 2022

# 13

Colocado por: CJoTFB, por quanto acha que consegue fazer a casa? Está a fazer por administração direta?

Falar em valores sem dar uma especificação de todos os materiais envolvidos, as especificações, sem mostrar o projeto, vale o que vale, mas para lhe responder penso que a casa terá um valor final próximo dos 200k
    • TFB
    • 2 maio 2022

# 14

Colocado por: ricardo.rodrigues

Crie aí um tópico de diário de bordo, que a malta agradece e até pode ajudar a dar algumas dicas.

Criou uma empresa, ou tem um Alvará do construtor "principal" na Câmara?

Como disse no comentário acima, é algo que tenciono fazer quando a obra estiver num estado mais avançado, em que farei a devida reportagem a esta fase.
    O alvará de construção foi me gentilmente cedido pela empresa que iniciará a próxima fase.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues, Troino
  9.  # 15

Colocado por: TFBEstou eu a ser o responsável pela contratação de tudo, desde a empresa de cofragem, o armador, a empresa de betonagem, a compra do ferro, etc...

Você é empreiteiro?
  10.  # 16

Colocado por: TFB

Como disse no comentário acima, é algo que tenciono fazer quando a obra estiver num estado mais avançado, em que farei a devida reportagem a esta fase.
    O alvará de construção foi me gentilmente cedido pela empresa que iniciará a próxima fase.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Troino

Já partilhou info de grande relevância, que na opinião de alguns DOs, é a solução para evitar a loucura dos preços neste cenário atual.
    Ficarei a aguardar o diário possível desta sua aventura, e por favor não se deixe intimidar por alguns comentários.
    Boa Sorte.
    • CJo
    • 2 maio 2022

# 17

Colocado por: TFB

Falar em valores sem dar uma especificação de todos os materiais envolvidos, as especificações, sem mostrar o projeto, vale o que vale, mas para lhe responder penso que a casa terá um valor final próximo dos 200k

Sendo assim...até fico mais animada :)
  11.  # 18

Colocado por: TFBVou aproveitar este tópico para falar um pouco da minha experiência...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Troino

Aproveito e também partilho a minha experiência.
    Começamos a obra no inicio de abril. Acordei com o construtor toda a mão de obra de Pedreiro até ao final da construção. Os materiais sou eu que os pago. Ele vai dando-me contactos da confiança dele, peço orçamentos das especialidades e se me agradar fico com eles, senão escolho outros. Tem corrido bem. Os materiais da fase inicial (tirando o ferro e betão) estão a vir todos do mesmo sítio que nós até já tinhamos confiança antes da obra.

Foi a maneira que arranjamos de evitar a chaves na mão e tentar diminuir o custo da construção. Estão neste momento a levantar as paredes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sdv08, ricardo.rodrigues, FSantos0, Troino
    • TFB
    • 2 maio 2022

# 19

CJo, pode ficar animada com o valor, mas não se esqueça que há muito trabalho de pesquisa, muitas horas perdidas e algumas ajudas de contactos que possibilitam estes números e o avançar da obra, existem inúmeras questões e procedimentos que era totalmente ignorante... Perdi a conta aos orçamentos já pedidos e que 90% são ignorados ou exorbitantes.

FabCardoso, é basicamente o mesmo sistema que estou a adotar com o apoio de alguém do meio, sem isso este processo seria um desespero.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sdv08
  12.  # 20

Colocado por: FabCardoso

Aproveito e também partilho a minha experiência.
    Começamos a obra no inicio de abril. Acordei com o construtor toda a mão de obra de Pedreiro até ao final da construção. Os materiais sou eu que os pago. Ele vai dando-me contactos da confiança dele, peço orçamentos das especialidades e se me agradar fico com eles, senão escolho outros. Tem corrido bem. Os materiais da fase inicial (tirando o ferro e betão) estão a vir todos do mesmo sítio que nós até já tinhamos confiança antes da obra.

Foi a maneira que arranjamos de evitar a chaves na mão e tentar diminuir o custo da construção. Estão neste momento a levantar as paredes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ricardo.rodrigues

Olá! Seria possivel colocar-lhe algumas questões? Posso enviar-lhe o meu e-mail ou algo do genero? Obrigado

0.0978 seg. NEW