Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Tenho projecto para construir uma moradia. No âmbito deste assunto, gostaria de saber se alguém tem algum sistema de aproveitamento de águas pluviais, e algumas ideias\valores que possam partilhar
    Obrigado
  2.  # 2

    Tem ideia da capacidade que pretende?
    Tanto lhe pode custar 1000€ como 10000€ dependendo da complexidade/volume
  3.  # 3

    Colocado por: rafahahaproveitamento de águas pluviais
    Qual a finalidade do aproveitamento? Isso vai ditar-lhe os custos em grande parte. Penso ter de respeitar mais ou menos trâmites legais consoante o uso que pretender requerendo autorizações e aprovações…

    Abr.
  4.  # 4

    Estava a pensar em 5000l, para águas sanitárias e rega.
    A câmara já aprovou o projecto da especialidade. Quanto à complexidade, o depósito será à superfície, com o respectivo sistema de filtragem e bomba.
    A minha maior dúvida diz respeito ao sistema de filtragem, propriamente dito, uma vez que a recolha será através de sistema de caleiras, passagem por sistema de filtragem e posterior armazenamento. por fim, a bomba para a distribuição. Poderei ter informação em falta, que claramente desconheço.
    Se puderem ajudar neste campo (filtragem) ou mesmo sistemas completos, ideias, orçamentos...
    Obrigado
  5.  # 5

    Com esse depósito acho que vai precisar de um sistema de circulação para não ganhar bactérias e afins.
    Acho que devia falar com empresas da área directamente.
    Dependendo do tipo de depósito recolhas e afins vai fazer grande diferença. Atenção que 5000 litros para incluir rega não é nada de mais…
    Se fosse só para rega diria ser mais simples e barato.
    Querendo para sanitários convinha alguns tratamentos para não ir manchando as peças.
    Valores lá está…. 1000-5000€… dependendo do que pretend€.

    Abr.
  6.  # 6

    Aqui no sul... Esses sistemas, com essa capacidade tão pequenina. Não servem para nada, servem para dar despesa, ocupar espaço e estar vazios, sem água, nas alturas que é necessário haver água disponível.

    Na net, encontra diversos esquemas de soluções DIY... Funciona em regiões com pluviosidades de ciclos frequentes...

    Já foi ver se vale a pena? Re injectar água não tratada para o circuito de água dedicado às sanitas, não é assim tão linear... Não vai poupar dinheiro, precisa de pré. Tratamento, tá. Bem irá ter água mais suja a correr nas sanitas, vai manchar... Vai usar mais detergentes... Etc...

    5000l, são 5m3.
    Eu em casa, 4pax, sem jardim, gasta-se cerca de 10m3/ mês. Ou seja, com taxas de resíduos, cerca de 10€/mês.
    Concordam com este comentário: Nostradamus
  7.  # 7

    rafahah, penso que este link poderá ajudar no dimensionamento do sistema/depósito.

  8.  # 8

  9.  # 9

    Colocado por: rafahahA câmara já aprovou o projecto da especialidade

    Aprovou com a introdução dessa água coletada no sistema da casa?

    Terá de ter vários tipos de filtragens e possivelmente um sistema de transbordo.
  10.  # 10

  11.  # 11

    Colocado por: rjmpires
    Aprovou com a introdução dessa água coletada no sistema da casa?

    Terá de ter vários tipos de filtragens e possivelmente um sistema de transbordo.


    Sim, o projecto contempla sistema com a água da rede e outro com o aproveitamento da águas pluviais
  12.  # 12

    Rafa... Tem noção dos valores que estão em causa... De consumos, precipitação local, etc...
  13.  # 13

    Nao fica mais barato um furo de agua?
    Se a agua da cobertura se infiltrar na terra depois com o furo “recupera” a agua, isso nao é considerado como solução ecológica? :S
  14.  # 14

    Colocado por: DR1982Nao fica mais barato um furo de agua?
    Se a agua da cobertura se infiltrar na terra depois com o furo “recupera” a agua, isso nao é considerado como solução ecológica? :S

    Agua que infiltra na terra não chega à profundidade de um furo. Os furos recolhem água de lençóis friaticos.

    Esta solução devia ser obrigatória em todo o lado, cada vez mais a água da chuva é preciosa.
  15.  # 15

    Colocado por: nortenho66Esta solução devia ser obrigatória em todo o lado, cada vez mais a água da chuva é preciosa.

    Com a quantidade de plásticos utilizados não sei se é uma solução ecológica.
  16.  # 16

    Colocado por: nortenho66
    Agua que infiltra na terra não chega à profundidade de um furo. Os furos recolhem água de lençóis friaticos.

    Esta solução devia ser obrigatória em todo o lado, cada vez mais a água da chuva é preciosa.
    Pode nao ser essa mas para algum lado a agua que se infiltra na terra vai!
    Em terrenos com jardins nunca percebi muito bem a necessidade da agua da cobertura ser encaminhada para redes de esgotos... Agua da chuva armazenada dentro de depositos a criar bacterias nao me parece grande coisa
  17.  # 17

    Colocado por: rjmpires
    Com a quantidade de plásticos utilizados não sei se é uma solução ecológica.

    Como assim?

    Colocado por: DR1982Agua da chuva armazenada dentro de depositos a criar bacterias nao me parece grande coisa


    Os meus pais têm depósito de água no sótão da casa para onde bombeiam a água do poço que abastece a casa, nunca ganhou bactérias.
  18.  # 18

  19.  # 19

    No dimensionamento da estrutura de armazenamento deve garantir-se um tempo de residência médio inferior a 24 horas, para evitar o desenvolvimento de microrganismos e a formação de maus odores.

    https://www.industriaeambiente.pt/noticias/reclicagem-de-aguas-cinzentas/
    • SrR
    • 11 agosto 2021

     # 20

    Qualquer produção de agua privada nao pode ser ligada a pontos de água de consumo humano caso exista agua da companhia a menos de 20mt do limite do terreno. Caso exista ambos, deve existir linhas independentes de transporte da agua e sem possibilidade de mistura entre ambas.
    Concordam com este comentário: gil.alves
 
0.0206 seg. NEW