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    • RogerM
    • 13 agosto 2021 editado

     # 1

    Boa tarde.
    Estou interessado na aquisição de um jipe 4x4 de passageiros pós 2007, visando um projeto off-road. Como o valor de IUC para este tipo de viaturas, atinge quase valores absurdos, gostaria de o converter em viatura comercial de 2 lugares. Havia uns Patrol, que até os convertiam em pick-up, averbando como comercial de caixa aberta, removendo o hard top, e soldando um painel divisório para a área de carga.
    Alguém tem ideia se tal é possível e quais os valores em questão?
    Cumprimentos.
    • smst
    • 13 agosto 2021

     # 2

    Se o modelo do jipe 4x4 não existir em Portugal na versão comercial, nunca vai conseguir fazer essa alteração.
  1.  # 3

    Peça para cancelar a matrícula e assim não paga IUC nemIPO. Fica limitado é a fazer o OffRoad.

    Depois mais tarde se quiser vender é só voltar a activar a matrícula.

    Ah, e um Ferrari tem 2 lugares e não é considerado nenhum veículo comercial. É tudo veículos ligeiros de passageiros.

    Os únicos factores que importam para o cálculo são: combustível, ano da matrícula, capacidade cúbica do motor e poluição em CO2.
  2.  # 4

    Colocado por: smstSe o modelo do jipe 4x4 não existir em Portugal na versão comercial, nunca vai conseguir fazer essa alteração.


    Por exemplo, em outros países Europeus, como forma de contornarem as elevadas taxas aplicadas em 4x4 ligeiros de passageiros, existem bastantes a ser vendidos como veículos comerciais. Incluindo modelos como o Toyota Land Cruiser, o Nissan Patrol, ou o Mercedes-Benz ML. Dai essa questão que referi.
    • RogerM
    • 13 agosto 2021 editado

     # 5

    Aqui está o exemplo de uma conversão de um Mercedes-Benz ML para veiculo comercial, noutro país Europeu. Julgo até virem assim de fábrica.
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  3.  # 6

    Qual o jipe qual esta a pensar importar?
    Pos 2007 só me ocorre o wrangler e esses a maioria em Portugal sao de 2Lugares precisamente para pagar pouco de IUC
  4.  # 7

    Colocado por: NostradamusPeça para cancelar a matrícula e assim não paga IUC nemIPO. Fica limitado é a fazer o OffRoad.

    Depois mais tarde se quiser vender é só voltar a activar a matrícula.

    Ah, e um Ferrari tem 2 lugares e não é considerado nenhum veículo comercial. É tudo veículos ligeiros de passageiros.

    Os únicos factores que importam para o cálculo são: combustível, ano da matrícula, capacidade cúbica do motor e poluição em CO2.


    Vou dar uma olhadela no mercado Europeu, de alguns 4x4 já com a conversão feita. Depois é ver pelo Simulador ISV de Comerciais Mercadorias (https://impostosobreveiculos.info/isv/simulador-isv-comerciais-mercadorias/#Simulador) se compensa.
  5.  # 8

    Colocado por: DR1982Qual o jipe qual esta a pensar importar?
    Pos 2007 só me ocorre o wrangler e esses a maioria em Portugal sao de 2Lugares precisamente para pagar pouco de IUC


    Depende se compensa a legalização. Poderia ser mesmo no mercado nacional e faria a conversão. Noutros países Europeus, começasse a ver várias conversões de 4x4 para comerciais, mesmo com o painel divisório. Por cá não é tão comum ver.
    • RogerM
    • 13 agosto 2021 editado

     # 9

    Colocado por: DR1982Qual o jipe qual esta a pensar importar?
    Pos 2007 só me ocorre o wrangler e esses a maioria em Portugal sao de 2Lugares precisamente para pagar pouco de IUC


    Aqui está mais um exemplo de conversão para comercial de um Volkswagen Touareg.
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  6.  # 10

    Se for comercial paga pouco de importação...
    Se importar de france tem de ser voiature de societé para poder legalizar como mercadorias
  7.  # 11

    Colocado por: RogerM

    Aqui estão mais dois exemplos de conversões. Um Toyota Land Cruiser e de um Volkswagen Touareg.

    Um landcruiaer é uma coisa, touareg o mesmo o ML so se for para off road muito soft
  8.  # 12

    Esta conversão do Suzuki Jimny em pick-up, até ficou engraçada.
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  9.  # 13

    Colocado por: DR1982
    Um landcruiaer é uma coisa, touareg o mesmo o ML so se for para off road muito soft


    Eu sei disso. Apenas dei exemplos de conversões. Claro que teria preferência por um Toyota Land Cruiser ou Nissan Patrol.
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  10.  # 14

    Venho do mundo das pick-up, mas gostaria de ter um jipe mas mais recente, sem o IUC quase absurdo. Ainda para mais sem ter necessidade de mais de 2 lugares.
  11.  # 15

    Se forem os modelos longos, ira desvalorizar muito o carro ao transformar em 2 passageiros, tente arranjar um anterior a 2007/07 e pronto
    • RogerM
    • 13 agosto 2021 editado

     # 16

    Sei da existência do Jeep Wrangler e do Land Rover Defender nestas versões comerciais de dois lugares. Mas parecem demasiadamente valorizados, podendo ter uma fiabilidade algo questionável para o que estou habituado a pick-ups japonesas.
  12.  # 17

    Pick ups japonesas sao boas se nao pretende meter mais de 31” maximo dos maximos 33”
    E claro nao têm a resistência dos eixos rigidos
    Concordam com este comentário: RogerM
  13.  # 18

    Colocado por: DR1982Se forem os modelos longos, ira desvalorizar muito o carro ao transformar em 2 passageiros, tente arranjar um anterior a 2007/07 e pronto


    O que queria mesmo era estilo este, mas com o painel divisório.
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    • RogerM
    • 13 agosto 2021 editado

     # 19

    Colocado por: DR1982Pick ups japonesas sao boas se nao pretende meter mais de 31” maximo dos maximos 33”
    E claro nao têm a resistência dos eixos rigidos
    Concordam com este comentário:RogerM


    Hoje em dia o Jeep Wrangler é possivelmente o mais capaz em off-road disponível naquela faixa de preço, com eixos rígidos, "lockers", e um vasta gama de acessórios. Mas aqueles interiores e fiabilidade por vezes questionável, para os valores que pedem pelos mesmos, fazem me passar ao lado. No Reino Unido a Toyota vende um Land Cruiser Prado versão comercial van. O importador por cá deveria pensar em trazer o mesmo para cá. Competiria com o Wrangler que está quase sem concorrência pós saída de cena do Defender, o qual agora aparenta mais ser um Discovery.
    • RogerM
    • 13 agosto 2021 editado

     # 20

    Colocado por: DR1982Pick ups japonesas sao boas se nao pretende meter mais de 31” maximo dos maximos 33”
    E claro nao têm a resistência dos eixos rigidos
    Concordam com este comentário:RogerM


    Cá está a versão que falei.
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