Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    Colocado por: Fernando Gabriel
    Colocado por: Gonçalouma delas desenhada pelos irmãos Aires Mateus-que até nem são maus de todo.


    mostre lá então, e por acaso os aires e mateus são regulares são(na minha opinião)...mas se não percebeu não é em todos os casos que essa disposição não funciona, mas são raras excepções.

    Colocado por: GonçaloTenho pena que digam que os alçados são pobres, mas que não dêem qualquer ideia para os enriquecer (tirando o Giba).


    quem faz isso é quem o contratou, um alçado não deixa de ficar pobre por lhe dizer, "olhe alargue as janelas, ponha palas" não é assim certamente, caso não saiba um alçado bem formado é das situações mais dificeis de conseguir, e não é com uma ou outra dica que vai lá, como costumo dizer é ai que se vê quem domina e está à vontade com o desenho e a arquitectura.

    Colocado por: GonçaloQuero agradecer a todos as vossas opiniões sobre o wc do R/C. Quem diria que uma casa de banho iria dar pano para mangas para 3 págs. de fórum. Pessoalmente acho que não vou mudar a entrada do hall. Tenho outras duas casas em que existe lavabo no R/C no hall (uma delas desenhada pelos irmãos Aires Mateus-que até nem são maus de todo...- e que é muito semelhante a esta agora projectada) enunca tive qualquer problema. Aliás, qualquer resíduo sólido que se queira largar, é sempre por norma despejado numa das casas de banho do 1º andar.
    Tenho pena que digam que os alçados são pobres, mas que não dêem qualquer ideia para os enriquecer (tirando o Giba).
    Giba, tem algum exemplo (foto na net, ou coisa que o valha) desses paineis em vidro e pedra e dessas palas (paineis em vidro já lá estão, penso eu, com aquelas janelas enormes da sala e quartos).
    bhp, obrigado pelo esquema da casa de banho partilhada no 1º andar. De facto é uma ideia que falarei com o arq.


    de resto deixo de comentar a sua casa :)...pois já vi que não aceita bem quem quer ajudar.
    cumps


    Fernando, ENGANA-SE PROFUNDAMENTE! Pelos vistos não tem lido as minhas respostas. Se o tivesse feito, veria que aceitei bem, de bom grado e agradecendo as alterações/ajudas do Pedro Barradas, Giba, bhp, etc.
    De facto não é grande ajuda dizer que é fraco e mau, mas não o justificar. Fico na mesma com essa "opinião" mas uma vez que acha que os Aires Mateus "são regulares", não me admiro que ache que este projecto seja um porcaria, deve haver pouca coisa que lhe agrade.
  2.  # 122

    -
  3.  # 123

    lembrei-me que estou com um projecto com a entrada do wc virada para o hall, mas como disse não são todos os casos, são raros e é preciso estuda-los para evitar problemas, neste caso é uma recuperação, numa construção de raiz é de evitar isso completamente pois há liberdade para isso.
    (esta imagem faz parte de um projecto a decorrer por isso foi cortada e só limitada ao que se fala aqui)
    o magenta é o estudo de estrutura
    o hall e a as portas nele são disfarçadas por paineis de madeira com pivot, portas de pivot, - hall forrado a laminado de madeira. (este é mais um cuidado para esconder a porta do wc e que se pode usar nestas situações, juntamente com o estudo da distancia entre porta de entrada e porta do wc, se estiverem muito perto dará sempre problemas)
    já agora a banheira não é para ficar assim.
    e o eixo da estrutura do lado esquerdo não está alinhada com a parede por enquanto, mas é para alinhar claro.
    as projecções das portas a compor conforme plano de acessibilidades
    • naar
    • 19 dezembro 2009

     # 124

    Boas Fernando Gabriel,

    Mas pode ser banheira ou tem que ser base de duche?
  4.  # 125

    Pode ser base de duche... mas tem de se prever espaço para banheira e para as respectivas barras, conforme consta na legislação.
    • naar
    • 19 dezembro 2009

     # 126

    Colocado por: Pedro BarradasPode ser base de duche... mas tem de se prever espaço para banheira e para as respectivas barras, conforme consta na legislação.


    Obrigado Pedro,

    Eu acho é que deveria ser SEMPRE base de duche plana e nunca banheira!

    Reformulei o wc do meu sogro que se encontra acamado e se tivesse colocado banheira novamente nunca ele conseguiria tomar banho, a não ser que tivesse um mecanismo elevatório de transferência.

    Com a base plana a cadeira de rodas entra dentro da zona de duche e a empregada já consegue dar-lhe banho.

    Eu acho que quem legislou achou que todas as pessoas que estão numa cadeira de rodas terão força nos braços o que nem sempre acontece!
    • Giba
    • 19 dezembro 2009 editado

     # 127

    "",têm de começar a ser mais exigente e só o são se conhecerem a realidade e as possibilidades.

    Gonçalo e demais participantes deste tópico já foi dito muita coisa sobre esta e outras matérias, esmiúcem para vosso benefício esta citação. Se for necessário leiam dez vezes, não importa, o importante é conseguir descodificar a mensagem.
  5.  # 128

    Colocado por: Giba
    "",têm de começar a ser mais exigente e só o são se conhecerem a realidade e as possibilidades.

    Gonçalo e demais participantes deste tópico já foi dito muita coisa sobre esta e outras matérias, esmiúcem para vosso benefício esta citação. Se for necessário leiam dez vezes, não importa, o importante é conseguir descodificar a mensagem.


    Giba, não é necessário ler 10 vezes, é necessário sim conhecer essa tal realidade e possibilidades e foi exactamente por não a conhecer que abri este tópico. Dizem-me: "isso tá muito fraquinho, vá falar com o arquitecto". Vou falar com o arquitecto: Eu: Ò arquitecto, isto tá muito fraquinho; Ele: Porque diz isso?; Eu:Olhe, boa pergunta... Isso é o mesmo que alguém me dizer: "Este quadro do Picasso está muito fraquinho"; Eu: Porquê?; "Ora porquê? Vá mas é falar com o Picasso e peça-lhe para melhorar isso"; Eu: Mas melhorar como?; "...".
  6.  # 129

    Colocado por: GonçaloLuís, digamos que tem a ver com a zona de implantação. Esses vãos, vão ter uma parede a 5 metros e/ou carros estacionados mesmo à frente. Não interessava serem maiores, além de que estão virados para uma zona "fria".
    Então, se a vista (na sala de jantar) não interessa mesmo, e pretende proteger a privacidade, aqui vai sugestão:
    meta vidros foscados a ácido (virado para o interior da caixa de ar) nesses vãos. Assim já pode aumentá-los à vontade.

    Peço desculpa por ter dito que os alçados eram fraquinhos sem dar soluções.
    Como já disse, sou «só» engenheiro. Não me atrevo a arquitecturar. :-)
    (e não sou sempre negativo. Ao comentar outros alçados aqui colocados recentemente só consegui escrever: uáu!)
  7.  # 130

    Colocado por: naarBoas Fernando Gabriel,

    Mas pode ser banheira ou tem que ser base de duche?


    em princípio será duche, está assim para melhor compreensao em plano de acessibilidades, em todo o caso se for banheira terei de iluminar zona, tenho dúvidas é se há problema em murar laterais, algo na legislação Pedro? em todo o caso à partida podia levar barras laterais de apoio para entrada e saída...como disse o Pedro tem de existir espaço para instalação de banheira futura.
    Cumps
  8.  # 131

    Colocado por: naar
    Colocado por: Pedro BarradasPode ser base de duche... mas tem de se prever espaço para banheira e para as respectivas barras, conforme consta na legislação.


    Obrigado Pedro,

    Eu acho é que deveria ser SEMPRE base de duche plana e nunca banheira!

    Reformulei o wc do meu sogro que se encontra acamado e se tivesse colocado banheira novamente nunca ele conseguiria tomar banho, a não ser que tivesse um mecanismo elevatório de transferência.

    Com a base plana a cadeira de rodas entra dentro da zona de duche e a empregada já consegue dar-lhe banho.

    Eu acho que quem legislou achou que todas as pessoas que estão numa cadeira de rodas terão força nos braços o que nem sempre acontece!


    Pois é o que sinto também, por vezes é muito mais eficaz duche com banco anatômico
    • naar
    • 20 dezembro 2009

     # 132

    Colocado por: Fernando Gabriel
    Colocado por: naar
    Colocado por: Pedro BarradasPode ser base de duche... mas tem de se prever espaço para banheira e para as respectivas barras, conforme consta na legislação.


    Obrigado Pedro,

    Eu acho é que deveria ser SEMPRE base de duche plana e nunca banheira!

    Reformulei o wc do meu sogro que se encontra acamado e se tivesse colocado banheira novamente nunca ele conseguiria tomar banho, a não ser que tivesse um mecanismo elevatório de transferência.

    Com a base plana a cadeira de rodas entra dentro da zona de duche e a empregada já consegue dar-lhe banho.

    Eu acho que quem legislou achou que todas as pessoas que estão numa cadeira de rodas terão força nos braços o que nem sempre acontece!


    Pois é o que sinto também, por vezes é muito mais eficaz duche com banco anatômico


    No caso do meu sogro nem com banco dá, tem mesmo que ser o espaço todo útil para entrar a cadeira de rodas, pois ele não se consegue mesmo mexer.

    As barras já deram jeito, agora infelizmente já nem essas servem para nada!
  9.  # 133

    Colocado por: naarNo caso do meu sogro nem com banco dá, tem mesmo que ser o espaço todo útil para entrar a cadeira de rodas, pois ele não se consegue mesmo mexer.

    As barras já deram jeito, agora infelizmente já nem essas servem para nada!


    :/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naar
  10.  # 134

    Colocado por: Fernando Gabrielem princípio será duche, está assim para melhor compreensao em plano de acessibilidades, em todo o caso se for banheira terei de iluminar zona, tenho dúvidas é se há problema em murar laterais, algo na legislação Pedro? em todo o caso à partida podia levar barras laterais de apoio para entrada e saída...como disse o Pedro tem de existir espaço para instalação de banheira futura.


    Fernando Gabriel, a colocação da banheira nessa situação torna dificil o acesso a uma pessoa normal quanto mais a uma pessoa com limitações. Repare que essa parte das banheiras normalmente tem um plano bastante inclinado
    o que obriga a quem tiver que entrar por ai a fazer muito esforço.
  11.  # 135

    ... pois teria de ser com a face do ralo para o pano de acesso à banheira. Mas o grande problema dessa situação é mesmo o coitado/a que tiver de limpar a dita banheira....
    Fernando quanto à banheira nessa posição (dentro do nicho)... apesar de não ser explicito na legislação.. é impossível fazer a transferência da pessoa com Mob. condicionada para e da mesma...
  12.  # 136

    Colocado por: Pedro Barradasé impossível fazer a transferência da pessoa com Mob. condicionada para e da mesma...

    Exactamente.
  13.  # 137

    Colocado por: Pedro Barradas... pois teria de ser com a face do ralo para o pano de acesso à banheira. Mas o grande problema dessa situação é mesmo o coitado/a que tiver de limpar a dita banheira....
    Fernando quanto à banheira nessa posição (dentro do nicho)... apesar de não ser explicito na legislação.. é impossível fazer a transferência da pessoa com Mob. condicionada para e da mesma...


    pois era isso que eu queria chegar, não está explicito na legislação, o que pode levar a estes casos, também me parece bastante dificil o acesso à banheira, mas não está na legislação, ou seja pode-se fazer isto para contornar o espaço futuro para banheira. e se fosse duche? seria menor o esforço, mas ainda dificultado?!
    em todo o caso se optar por isto, será expresso um acesso pela parede"" lateral/hall, completando mais um armário/porta, não posso fazer mais que isso mesmo, já dei voltas e voltas, recuperação-espaços minimos-espaços limitados, e tendo em conta que será duche mesmo o instalado.
  14.  # 138

    -
  15.  # 139

    Bem, pondo de lado as acessibilidades, quartos e bidés no R/C, que praticamente monopolizaram este tópico, alguém consegue dar mais alguma dica de melhora nas plantas e alçados (ou qualquer outra coisa)?
    Obrigado
  16.  # 140

    Vou então dar a minha opinião.

    Acessibilidades
    Não vou comentar o que já se disse. De facto a sala de jantar pode facilmente tornar-se num quarto caso haja necessidade.
    Já o mesmo não se passa com a WC no R/C.
    Porque não aumentar um pouco mais para dentro da sala de estar (alinhar á sala de jantar, por ex.) e colocar lá dentro uma base de chuveiro/poliban?
    A área perdida na sala de estar seria minima face aos ganhos futuros.
    Hoje não precisa mas amanhã não sabe... e uma queda pode facilmente a levá-lo para uma cadeira de rodas temporariamente...
    Mais uma razão. Não sei se vai cultivar algo no terreno ou se é adepto de desportos 4x4.
    Se entrar em casa bem sujo e precisar de um banho, saberá muito bem dar dois passos no hall (afinal a WC até está bem :-) ) e tomar um bom duche sem ter de atravessar a casa toda, subir escadas, deslocar-se à WC da suite e deixar um rasto de sujidade para trás.

    R/C
    O "open space" sala de jantar/estar/hall/escadas assim como está, parece-me muito grande e uma zona onde vai desperdiçar muito dinheiro para a tornar acolhedora (leia-se quentinha no inverno).
    Se estiver na sala de jantar pode colocar lá uns aquecedores a óleo por ex. mas a sala de estar ficará fria, e vice versa.
    Para mais, tem o acesso ao primeiro aberto que vai aumentar aínda mais o volume da divisão.
    A solução seria a inclusão de portas a dividir estes espaços, mudar a disposição dos espaços,.... ou apostar num aquecimento central.

    Tente aproveitar a parte de baixo das escadas com um armário extra.

    1 Andar
    A suite parece demasiado larga (5,71 x 2,90) e com área desperdiiçada (entre a cama e os armários).
    WC interior.

    Escada
    Já pensou mudar a localização das escadas para entre a cozinha e a sala de estar? Ao fazer isso, poderia colocar colocar a WC interiro do 1º Andar no sitio das escadas e assim colocar uma janela.
    Com a mudança de localização da escada poderia também fazer com que os quartos secundários tenham a mesma área e tornar a suite mais proporcional.
    No rés do chão, e com esta mudança, talvez resolvesse um pouco também a volumetria sala estar/jantar/hall/escadas.
 
0.0456 seg. NEW