Iniciar sessão ou registar-se
  1. estou a falar das candidaturas antigas!!!
  2. Olá!
    Estou neste momento em processo de substituição de caixilharia e escolhi (por acaso) uma das empresas aderentes ao programa.

A caixilharia que tenho é de alumínio com corte térmico e vidro duplo, logo, supostamente, já seriam consideradas janelas eficientes... no entanto, a caixilharia tem vários defeitos, daí a troca.
    Mantendo-se as regras (caso o programa seja renovado), será que me poderei candidatar? Ou será factor de exclusão?
    Obrigado
  3. Se se mantiverem as regras, pode. São pedidas fotos do antes e depois, no fundo, para comprovar que o material foi de facto aplicado ali, não para "esmiuçar" os detalhes do material existente.
    Não se esqueça ver as regras actuais, pedir as etiquetas INDIVIDUAIS de cada janela, tudo certinho para não haver surpresas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Kronnuz
  4. Eu preferia que não houvesse novo programa e que dessem uma dedução no IRS para todos que instalassem equipamentos mais eficientes. Seria mais justo.
    Como está só favorece quem tem dinheiro para investir sem estar com receio que depois não venha o reembolso.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Kronnuz
  5. Na verdade os que mais precisam, nem se metem a elaborar candidaturas... porque não as sabem fazer, nem podem pagar a quem as faça...
    isto devia ser um trabalho de proximidade...
    dar realmente a quem precisa...
    meter as juntas de freguesia a trabalhar. a identificar quem precisa realmente e tratar da parte burocratica
    depois pros restantes podiam descer o imposto
    há tanta forma de fazer as coisas bem..
    o problema é que esse dinheiro passa pelas mãos erradas e não chega realmente a quem precisa
    Concordam com este comentário: rjmsilva, Kronnuz, pcspinheiro
  6. Colocado por: rjmsilvaComo está só favorece quem tem dinheiro para investir sem estar com receio que depois não venha o reembolso.

É um facto. Não só nisto, a forma como a maioria dos apoios são dados é mal amanhada. Mas é o que é, e é com isso que temos de viver.
    • eu
    • 12 janeiro 2023 editado
    Colocado por: fernandoFerreiraNa verdade os que mais precisam, nem se metem a elaborar candidaturas

É de facto um dos grandes problemas deste tipo de iniciativas.

Os mais necessitados nem sequer sabem que os apoios existem, já nem falo do capital necessário.
  7. Isto dos subsídiosinhos devia era acabar.

Então se eu estou a construir tenho que pagar, sem qualquer apoio (nem uma redução do IVA) os isolamentos térmicos e afins. Mas quem está a fazer obras já recebe subsídiozinho, mesmo que tenha rendimentos elevados?

E depois, como consequência, o mercado dos painéis solares, caixilharias, isolamentos térmicos é artificialmente inflacionado... e eu, se quero construir casa nova, acabo duplamente penalizado:
    - Sou negativamente discriminado, face aos cidadãos que recebem apoios para meter as mesmas caixilharias;
    - Tenho que pagar as caixilharias mais caras, porque os outros cidadãos (que recebem apoio) aumentaram brutalmente a procura por caixilharias.
    • eu
    • 12 janeiro 2023
    Colocado por: ricardo.rodriguessem qualquer apoio (nem uma redução do IVA)

Os painéis fotovoltaicos tiveram uma redução transversal de IVA.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
  8. Colocado por: ricardo.rodriguesEntão se eu estou a construir tenho que pagar, sem qualquer apoio (nem uma redução do IVA) os isolamentos térmicos e afins. Mas quem está a fazer obras já recebe subsídiozinho, mesmo que tenha rendimentos elevados?

Concordo que devia haver uma limitação a quem recebe apoios (são apoios, não são subsídios). Mas acho importantíssimo que se incentive o aumento da eficiência dos edifícios (podemos discutir se as categorias e os limites são ou não adequados, etc). Temos décadas de má construção, zero isolamento, janelas horrendas, ...
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  9. Colocado por: Bruno.AlvesMas acho importantíssimo que se incentive o aumento da eficiência dos edifícios

Pois bem, então que dêem exatamente os mesmos apoios a quem está a construir a sua habitação própria e permanente.
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Oliveirafabio
  10. Não tenho nada contra, antes pelo contrário. Agora dizer que estes apoios deviam era acabar é um bocado "não tenho por isso os outros também não podem ter".
    Concordam com este comentário: sky3205
  11. Colocado por: Bruno.Alvesnão tenho por isso os outros também não podem ter".

Note que estou longe desse sentimento de inveja.

Tenho é uma visão liberal, em que gostaria de ter menos intervenção estatal a provocar distorções no mercado.
  12. Colocado por: Bruno.AlvesNão tenho nada contra, antes pelo contrário. Agora dizer que estes apoios deviam era acabar é um bocado "não tenho por isso os outros também não podem ter".

Só acho que o governo devia oferecer as mesmas oportunidades a todos os cidadãos.
    Concordam com este comentário: eu
  13. Colocado por: Bruno.Alvessão apoios, não são subsídios

Ok.

Eu também tenho consciência da diferença entre taxas e impostos, entre furto e roubo, entre suplementos e prémios, entre arrendar e alugar...

Só que gosto de aplicar um tom depreciativo, com o termo "subsídiosinhos" (que, por vezes, nem são nada pequenos).
    • eu
    • 12 janeiro 2023
    Colocado por: ricardo.rodriguesPois bem, então que dêem exatamente os mesmos apoios a quem está a construir a sua habitação própria e permanente.

Por exemplo, o apoio aos painéis solares térmicos há 12 anos atrás também incluiu construção nova. Parece-me mais justo, de facto.

Na altura da construção da minha casa, instalei um sistema Norquente (o que partia os vidros dos painéis) abrangido pelo programa. E, milagre, continua a funcionar !
    • eu
    • 12 janeiro 2023
    Colocado por: ricardo.rodriguesTenho é uma visão liberal, em que gostaria de ter menos intervenção estatal a provocar distorções no mercado.

Também sou liberal, mas sou de opinião que por vezes é preciso um empurrão do estado para dinamizar ou dar escala a determinadas áreas da vida/economia.
  14. Colocado por: eudinamizar ou dar escala a determinadas áreas da vida/economia.

Dinamizava muito com incentivos (reduções) fiscais. Sobre as pessoas e sobre as empresas, se for para uma determinada área económica.

Por exemplo reduz imt e iva sobre a construção de habitações própria permanentes... colocar tetos máximos para os diversos custos de licenciamento..
    Concordam com este comentário: eu, rjmsilva
    • eu
    • 12 janeiro 2023
    Colocado por: ricardo.rodriguesDinamizava muito com incentivos (reduções) fiscais.

Por vezes é preciso ir além dos incentivos fiscais, pois isso não basta para que as pessoas decidam investir.
    • eu
    • 12 janeiro 2023
    Colocado por: ricardo.rodriguesPor exemplo reduz imt e iva sobre a construção de habitações própria permanentes

A construção de casa própria não paga IMT.

0.8434 seg. NEW