Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: RagnaRock

    O que impede um particular de comprar, arranjar e vender? (legalmente)

    O unico senão que vejo sendo um particular é que vou estar na mão de um empreiteiro em vez de já saber de antemao os custos. Alem de que alguem ja com contactos deve conseguir negociar melhores preços.


    Nada.

    Os impostos, vulgo mais valias, são declarados e pagos.
  2.  # 2

    Colocado por: RagnaRockO que impede um particular de comprar, arranjar e vender? (legalmente)

    A lei, essa atividade está vedada a empresas inscritas no IMPIC, que são obrigadas a comunicar semestralmente as transações efetuadas.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  3.  # 3

    Colocado por: ApostadorNada.

    Quando não se sabe é melhor estar calado.
  4.  # 4

    Colocado por: Apostador

    Nada.

    Os impostos, vulgo mais valias, são declarados e pagos.


    eu também pensava que bastava declarar tudo... as obras contavam como despeza, logo nao eram contabilizadas como lucro e depois levo um corte de 28% nos lucros obtidos com a venda e pronto.

    (neste caso eu nem sei se vale a pena vender a casa, ha muito poucas casas para arrendamento em beja, deve render mais alugar do que ser mais um a tentar vender)
  5.  # 5

    Colocado por: RagnaRockum corte de 28% nos lucros


    Não é assim
    Calcula-se as mais valias
    50% desse valor entre em IRS, somando aos outros rendimentos e pagando a taxa em que ficar enquadrado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Brabus
  6.  # 6

    Colocado por: RagnaRock28%

    No caso de arrendamento paga tributação autónoma de 28%, ou faz englobamento
    • Brabus
    • 22 agosto 2021 editado

     # 7

    Colocado por: Picareta
    Quando não se sabe é melhor estar calado.


    O seu post encaixa-lhe na perfeição.
  7.  # 8

    Colocado por: Beto1980

    Não é assim
    Calcula-se as mais valias
    50% desse valor entre em IRS, somando aos outros rendimentos e pagando a taxa em que ficar enquadrado


    só pago 20% de imposto sobre 50% dos lucros e os outros 50% sao comtabilizados no irs? (isso pra mim era bom que estou no estranjeiro e nao tenho lucros em Portugal)
    Esta modalidade nao precisa de um requerimento especial? (tenho a ideia de ter lido algo sobre esse assunto mas depois ter achado mais seguro considerar os 28% sobre todos os lucros)

    Colocado por: Beto1980No caso de arrendamento paga tributação autónoma de 28%, ou faz englobamento


    tributacao autonoma
  8.  # 9

    Colocado por: BrabusO seu post encaixa-lhe na perfeição.

    A promoção imobiliária é uma atividade regulada e apenas permitida a empresas registadas no IMPIC.
    Se não sabe isto, é melhor estar calado.
  9.  # 10

    Use esta calculadora.
    Não falha muito, fiz uso dela em 2020

    https://www.doutorfinancas.pt/calculadora-de-mais-valias-imoveis/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RagnaRock
  10.  # 11

    Colocado por: Picareta
    A promoção imobiliária é uma atividade regulada e apenas permitida a empresas registadas no IMPIC.
    Se não sabe isto, é melhor estar calado.


    É vender o imóvel a titulo particular.

    Se não percebe ou não entende, não empate.
  11.  # 12

    Tive a ver por alto, por estar no estranjeiro pago 28% de imposto sobre mais valias, é uma talhada grande, mas nao há problema.

    Acho que mesmo que seja uma actividade regulada, um privado o pode fazer, se um gajo ve que tem o crédito mal parado ou se surge a possibilidade de vender, um privado tem de ter essa possibilidade.
    De qualquer das formas, acho que se avançar com alguma coisa é comprar apenas para arrendamento, para revenda nao vale a pena pois o lucro nao compensa, ha demasiada concorrencia na area a tentar vender.



    Recapitulando Quero é ter uma ideia de custos, voltando ao assunto base:

    3k para wc,
    5k para cozinha,
    2k para o chao da casa toda,
    2k renovar a parte electrica

    caso 1 - https://www.imovirtual.com/pt/anuncio/casa-terrea-t2-venda-beja-ID1665Q.html#049af5364b
    Neste caso quanto estimam de custos extra? projecto, licença e quanto para tratar as paredes?

    caso 2 - https://www.imovirtual.com/pt/anuncio/apartamento-t2-beja-ID15rym.html#dd1081c6d8
    Neste caso assumo nao ser preciso projecto, é só rebocar as paredes e pintar de extra, tou a esquecer de algo?
    •  
      RRoxx
    • 23 agosto 2021

     # 13

    Faça ao contrário. Como chega a esses números? É a sentimento?

    Não vai fazer águas e esgotos? Não tem ventilacoes? A cozinha é. O básico. Do básico? É o gás? Etc. Etc.
  12.  # 14

    Colocado por: RagnaRockNeste caso assumo nao ser preciso projecto, é só rebocar as paredes e pintar de extra, tou a esquecer de algo?

    Tem obras inacabadas, concerteza sem licença. Está coladoo à muralha, portanto tem SEMPRE de submeter projetos na CMB e parecer da DGPC... tem aí um bico de obra..


    Colocado por: RagnaRockNeste caso quanto estimam de custos extra? projecto, licença e quanto para tratar as paredes?

    Esse e a mesma coisa, é intra-muralhas. com o agravante que parece ter de ser reconstrução total ... com todos os custos e inconvenientes..

    Por último,o amigo não tem a minima noção do custos das coisas... nem das burocracias envolvidas e das consequencias.
    Para não ser enganado, querendo investir. Peça acessoria técnica a um arqutiecto ou engenheiro habituado a este tipo de edificios e aos tramites administrativos. Para o ajudar a escolher um imóvel que possa caber no seu budget... face o preço de aquisição, das obras necessárias e as complicações administrativas que possam existir.
  13.  # 15

    Colocado por: RagnaRockTive a ver por alto, por estar no estranjeiro pago 28% de imposto sobre mais valias, é uma talhada grande, mas nao há problema.


    Penso que agora já pode obter os mesmos direitos que os residentes (desde que declare cá o que ganha la, e pague algum eventual imposto), ou seja, é possivel ficar sujeito a taxa de IRS sobre 50% (mesmo com salario no estrangeiro), no entanto se compensa ou nao, depende muito do rendimento total no estrangeiro.

    Relativamente ao investimento em si, fazer obras para investimento como particular nao é muito compensador, e as faturas das obras terao de obedecer a determinadas condicoes, caso contrario as financas podem nao as aceitar. Acho que é muito mais compensador comprar imoveis que necessitem muito pouco de obras, ou nenhumas, e ai sim, é possivel fazer render o investimento como particular.
  14.  # 16

    Colocado por: RRoxxFaça ao contrário. Como chega a esses números? É a sentimento?

    Não vai fazer águas e esgotos? Não tem ventilacoes? A cozinha é. O básico. Do básico? É o gás? Etc. Etc.


    estes valores sao com base em renovacoes que fiz em casas em bom estado, incluido trocar a canalizacao.
    Mas nunca precisei de licenca, projecto, etc.

    Acredito que ambas as casas já tenham esgotos apenas precisem da canalizacao revista.
  15.  # 17

    Colocado por: Pedro Barradas
    Tem obras inacabadas, concerteza sem licença. Está coladoo à muralha, portanto tem SEMPRE de submeter projetos na CMB e parecer da DGPC... tem aí um bico de obra..



    Esse e a mesma coisa, é intra-muralhas. com o agravante que parece ter de ser reconstrução total ... com todos os custos e inconvenientes..

    Por último,o amigo não tem a minima noção do custos das coisas... nem das burocracias envolvidas e das consequencias.
    Para não ser enganado, querendo investir. Peça acessoria técnica a um arqutiecto ou engenheiro habituado a este tipo de edificios e aos tramites administrativos. Para o ajudar a escolher um imóvel que possa caber no seu budget... face o preço de aquisição, das obras necessárias e as complicações administrativas que possam existir.


    Eu sei que nao tenho nocao de muita coisa. Mas era isso que gostava que me dissesem

    algo do genero:
    vai precisar de 1000€ para pagar a um engenheiro
    mais 1000€ para um projecto/arquitecto devido a ser intra-muralhas
    mais 500€ de licenca,
    mais 2000€ para recuperar o tecto


    Algo relativamente concreto para saber em que pontos estou em falta e mais ou menos a ordem de valores dos mesmos.
    •  
      GMCQ
    • 25 agosto 2021

     # 18

    Colocado por: RagnaRock

    Eu sei que nao tenho nocao de muita coisa. Mas era isso que gostava que me dissesem

    algo do genero:
    vai precisar de 1000€ para pagar a um engenheiro
    mais 1000€ para um projecto/arquitecto devido a ser intra-muralhas
    mais 500€ de licenca,
    mais 2000€ para recuperar o tecto


    Algo relativamente concreto para saber em que pontos estou em falta e mais ou menos a ordem de valores dos mesmos.
    Porque não pergunta diretamente a essa malta? Pede uns orçamentos, ou antes, contacta um gabinete que o possa orientar nesse sentido? Seria mais fácil e obteria mais rapidamente uma resposta mais concreta.
    •  
      RRoxx
    • 25 agosto 2021 editado

     # 19

    uma obra legal nada tem a ver com custos de trazer por casa. 12k para remodelar é o basico do basico, uma obra licenciada dificilmente comportará custos tão baixos.

    mas isto digo eu, que nao pesco nada disto.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  16.  # 20

    Porque não pergunta diretamente a essa malta? Pede uns orçamentos, ou antes, contacta um gabinete que o possa orientar nesse sentido? Seria mais fácil e obteria mais rapidamente uma resposta mais concreta.


    Quem é essa malta? um arquitecto? um eng.civil? quem me pode auxiliar numa visita a casa?
 
0.0231 seg. NEW