Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Muito bom dia,
    Estou a construir habitação própria, no qual já entreguei a parte de pedreiro, o início da obra está previsto para início de setembro.
    O construtor para iniciar a obra pede uma revisão em alta ao orçamento dado pelo motivo do aumento do aumento dos materiais de construção em 2021. O orçamento foi adjudicado em início Fev 2021.
    A minha questão a quem puder ajudar, é saber o preço dos materiais de construção na data da elaboração do orçamento pelo construtor, e o preço atual, nomeadamente:
    Varão do ferro
    Betão
    Outros materiais que tenha havido aumento significativo em pedreiro.

Agradeço as ajudas,
  2.  # 2

Preço atual:http://www.jsoarescorreia.pt/wp-content/uploads/2021/06/2-a-VAR%C3%83O-BET%C3%83O-2021.06.22.pdf

Tenho ideia que no inicio do ano estava a cerca de 1000 €/tonelada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ruivo68
  3.  # 3

Colocado por: RUIOLIPreço atual:http://www.jsoarescorreia.pt/wp-content/uploads/2021/06/2-a-VAR%C3%83O-BET%C3%83O-2021.06.22.pdf

Tenho ideia que no inicio do ano estava a cerca de 1000 €/tonelada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Ruivo68

Temos um aumento este ano em cerca de 27% no ferro. Relativamente a outros materiais , tem conhecimento?
  4.  # 4

Colocado por: Ruivo68Muito bom dia,
    Estou a construir habitação própria, no qual já entreguei a parte de pedreiro, o início da obra está previsto para início de setembro.
    O construtor para iniciar a obra pede uma revisão em alta ao orçamento dado pelo motivo do aumento do aumento dos materiais de construção em 2021. O orçamento foi adjudicado em início Fev 2021.
    A minha questão a quem puder ajudar, é saber o preço dos materiais de construção na data da elaboração do orçamento pelo construtor, e o preço atual, nomeadamente:
    Varão do ferro
    Betão
    Outros materiais que tenha havido aumento significativo em pedreiro.

Agradeço as ajudas,

Números redondos anda nos 1200€ + iva a tonelada ou a 1,2€ o kg. Tem sido uma enorme escalada desde o ano passado, ou a coisa corrige com a construção toda vai rebentar. Materiais como alúminio, cobre, vidro e derivados, sofreram também gigantes subidas de preços no último ano. Construir neste momento só mesmo à empreitada, preço fechado o DO vai pagar bem caro, seja porque o construtor se protegeu bem, seja porque não o fez e rebenta ele.
  5.  # 5

Colocado por: d1000

Números redondos anda nos 1200€ + iva a tonelada ou a 1,2€ o kg. Tem sido uma enorme escalada desde o ano passado, ou a coisa corrige com a construção toda vai rebentar. Materiais como alúminio, cobre, vidro e derivados, sofreram também gigantes subidas de preços no último ano. Construir neste momento só mesmo à empreitada, preço fechado o DO vai pagar bem caro, seja porque o construtor se protegeu bem, seja porque não o fez e rebenta ele.
  6.  # 6

Colocado por: d1000

Tenho conhecimento que tem havido aumentos nos materiais de construção, e estou aberto ao diálogo com o construtor, quero é ter a certeza que não não há aproveitamento da situação.
    Normalmente um construtor quando elabora um orçamento incluí sempre uma pequena % para aumento de materias.
  7.  # 7

Colocado por: Ruivo68Tenho conhecimento que tem havido aumentos nos materiais de construção, e estou aberto ao diálogo com o construtor

Não só de materiais mas igualmente de mão de obra.
    Certamente que a empreitada implica a subcontratação de alguns trabalhos por parte do empreiteiro (pichelaria. eletricidade, impermeabilizações etc) é muito provável que o custo dessas subempreitadas seja agora bem diferente daquilo que ele estava a prever em fevereiro.
    • DR1982
    • 23 agosto 2021 editado

# 8

Então mas o COVID-19 não ia fazer baixar os preços? Pois...
  8.  # 9

Colocado por: zedasilva
    Não só de materiais mas igualmente de mão de obra.
    Certamente que a empreitada implica a subcontratação de alguns trabalhos por parte do empreiteiro (pichelaria. eletricidade, impermeabilizações etc) é muito provável que o custo dessas subempreitadas seja agora bem diferente daquilo que ele estava a prever em fevereiro.

O orçamento é apenas para Pedreiro.
  9.  # 10

Betão não aumentou.

O ferro aumentou uns 20% de fevereiro até agora, mas para isso tem que saber quantos KGS leva a sua obra e fazer contas.
  10.  # 11

Colocado por: Ruivo68O orçamento é apenas para Pedreiro.

Mesmo assim, se o empreiteiro não tiver grua pode ter que alugar uma. Pelo menos a instalação sanitária certamente que é alugada
    Se não tiver técnico para assumir a DT no quadro, os preços tb já aumentaram.
    Os serviços do técnico de HST tb aumentaram
  11.  # 12

Agradeço a ajuda e comentários, fiz bem em colocar o tema em discussão.
    O Pedreiro está a pedir um aumento do orçamento dado em 20%, e pelo que verifico não se justifica, tendo em conta que apenas o ferro aumentou nessa proporcionalidade, a grua faz parte do equipamento do pedreiro.

Conforme referi anteriormente estou aberto a discutir o tema com o empreiteiro, mas tenho a certeza que se houvesse uma baixa de preço nessa proporcionalidade não seria contactado pelo pedreiro, e com toda a certeza não iria baixar o orçamento.
    Neste caso está a pedir um aumento de 20% para todos os materiais e mão de obra, lamentável!
  12.  # 13

É o mercado...
  13.  # 14

Colocado por: Ruivo68Neste caso está a pedir um aumento de 20% para todos os materiais e mão de obra, lamentável!

Muito certamente, se não fizer a sua obra, consegue logo outra igual ou melhor com um acréscimo de 30% ou 40%, por isso neste momento os DO não terem muita margem negocial.
    Concordam com este comentário: DS86
    • RCF
    • 23 agosto 2021

# 15

Colocado por: zedasilva
    Muito certamente, se não fizer a sua obra, consegue logo outra igual ou melhor com um acréscimo de 30% ou 40%, por isso neste momento os DO não terem muita margem negocial.
    Concordam com este comentário:DS86

e a seriedade que se lixe...
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, Beto1980
  14.  # 16

Colocado por: RCFe a seriedade que se lixe...

Talvez por isso esteja só a pedir 20% ...
  15.  # 17

Não põe comida na mesa a seriedade infelizmente
  16.  # 18

Colocado por: zedasilvaneste momento os DO não terem muita margem negocial.

Pelo que se vai lendo por aqui, nunca tiveram. Então, com pagamentos adiantados ainda menos. Se não quiser renegociar em alta, arrisca a que o empreiteiro abandone a obra.

Isto como está, não será fácil encontrar substituto (e para 2022, quando as câmaras começarem a construir os milhares de fogos habitacionais que nós vamos pagar a 100%... então é que vai ser).

Também tenho que pedir um Alvará.
    Concordam com este comentário: zedasilva, RRoxx
    •  
      RRoxx
    • 23 agosto 2021 editado

# 19

Mais que isso, secalhar está a compensar já o preço que deu para ganhar a obra. Em vez de inventar trabalhos (des)necessários aproveita a onda dos aumentos. ou não..
  17.  # 20

Colocado por: RicardoPortoNão põe comida na mesa a seriedade infelizmente

Se for ao contrario já não conta, certo?
    Concordam com este comentário: jfsmoreira, Beto1980

0.0222 seg. NEW