Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas, acabei de encontrar terreno para construir uma vivenda, e eu é que tenho preparado o projecto para a casa que vai ser "levantada". A minha questão é, estou dependente dum arquitecto da câmara para me aprovar a planta tendo em conta que a construção naquele bairro não é geminada? Ainda que aquilo tenha de ter uma garagem-modelo construida áparte da casa em todos os terrenos, o resto da arquitectura, exterior e interior, pode ser ao gosto proprietário certo?

    Cumprimentos,
  2.  # 2

    madsoiety:
    Os elementos que indica são insuficientes para responder à sua questão, mas posso dizer-lhe que através dos respectivos PDM (Plano Director Municipal), todos os concelhos indicam a possibilidade (ou não) de construir na área desse concelho, bem como as respectivas condicionantes (implantação, índices de construção, cércea, etc.). Assim sendo, basta consultar o PDM do município em que se situa o terreno.
    Permita-me um comentário:
    Quando diz que está a preparar o projecto, quer dizer que está mesmo a fazer o projecto? Pergunto porque,pelo teor da pergunta, presumo que exerce actividade profissional noutra área, não estando legalmente habilitado para a execução do projecto. Se me enganei, peço desculpa; se não me enganei, aconselho-o a contratar algém (arquitecto, engenheiro ou outro legalmente habilitado) que não só lhe tira todas as dúvidas como lhe executa como deve ser um projecto de um bem que, pelo menos para a maioria dos portugueses, é o mais valioso que cada um possui, em termos monetários, e deve por isso ser tratado por profissionais. Disso depende a qualidade de vida daqueles que dele vão usufruir por muito tempo.

    Cumprimentos
    José Cardoso
  3.  # 3

    Boas,

    Quando digo que sou eu que estou a realizar o projecto quero dizer que sou eu que estou a decidir a disposição das divisões e as áreas (de acordo com o que me é permitido). Presume e presume correctamente quando diz que não sou arquitecto, sou engenheiro, e as plantas que estou a fazer são um "esboço" que estou a inserir no Visio que ainda é o programa mais acessível para layouts simples e explícitos, não tenho paciência (nem tempo) para andar a fazer isto no Acad. Isto tudo, claro, será para entregar a um arquitecto que tenho conhecido que me fará o favor de traduzir do layout do Visio para uma base mais profissional, para então ir para aprovação na câmara. Mas este arquitecto só me poderá fazer o favor de passar as plantas para Acad porque parece que a aprovação está dependente dos arquitectos da câmara. Tenho conhecidos que tiveram de dar entrada de projecto na câmara umas três vezes até lhes ser aprovada a construção. A minha questão persiste, qual será o custo de levar esses projectos a aprovação na câmara?

    Cumprimentos,

    Tiago.
  4.  # 4

    O melhor será sempre contactar a própria Camara Municipal e perguntar quanto será o valor que lhe vão pedir, porque esses valores poderão variar entre camaras, normalmente são taxas que poderão variar dependendo do local e da construção.
    •  
      FD
    • 22 abril 2008

     # 5

    Tudo o que pergunta está regulamentado. Esses regulamentos encontra-os normalmente no site da Câmara Municipal.

    A casa tem que cumprir determinados pré-requisitos, tanto técnicos como estéticos, e aqui, como disse acima, tudo depende dos regulamentos. Há zonas "arquitectonicamente ou paisagisticamente protegidas" e nessas zonas a construção "diferente" pode ser mais complicada, mas a meu conhecimento não são muitas... Aliás, basta ver alguns mamarrachos que pululam em qualquer cidade portuguesa para ver que isso muitas das vezes nada tem a ver. Tudo depende da Camara Municipal, dos seus regulamentos e disto.

    Um exemplo em como a estética e o choque com as construções envolventes pode não ser motivo para o chumbo de um projecto:

    casa diferente aveiro

    Agora, os seus conhecidos tiveram que levar os projectos 3 vezes a aprovação, porquê? Por motivos estéticos ou técnicos?

    Qual é a Câmara Municipal a que pertence o seu terreno? Para lhe dar um exemplo, eis as taxas cobradas pela Câmara Muncipal de Sintra.
 
0.0115 seg. NEW