Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    Por opção o escritório está perto da entrada para possível necessidade de reuniões pontuais com alguém externo à casa, mas com porta para a Sala para durante o fim de semana e noite se estiver a trabalhar não me sentir tão isolado.

    Desta forma resguardo ainda alguma privacidade à cozinha que nem sempre estará arrumadinha digamos assim .
  2.  # 122

    tambem gosto como está, para mim faz mais sentido ter a zona de estar e escritório ali "mais á mão" quando se entra e ainda que assim a zona de refeições fica com mais relação com a churrasqueira.
  3.  # 123

    Colocado por: marco1faça uma parede onde o Casa da hora pos a vermelho e não cubra esse patio mas ponha um vidro maior na janela junto á banheira/ duche
    iria ficar uma wc bem louca.


    Uma espécie de duche a céu aberto, pensamos nisso mas desistimos por algumas questões de impermeabilização mais chata etc.

    A planta foi muito olhada por mim, que por defeito profissional vejo diversas (talvez de mais) e entre umas coisas em que complicámos e outras em que simplificamos nos agrada.

    Diria que depois de 12 meses a viver lá terei coisas que faria diferente, mas isso temos todos. Só quero mesmo é ver a máquina a mexer.

    Vamos ver como corre a obra, mas é uma obra que diria não tem muito por onde demorar se correr bem.
  4.  # 124

    Colocado por: marco1tambem gosto como está, para mim faz mais sentido ter a zona de estar e escritório ali "mais á mão" quando se entra e ainda que assim a zona de refeições fica com mais relação com a churrasqueira.


    Por imposição urbanistica a churrasqueira veio para as costas da lareira.... mas ficará a zona de refeições exterior logo de frente com a zona de refeições interior.
  5.  # 125

    Colocado por: MS_11Uma espécie de duche a céu aberto, pensamos nisso mas desistimos por algumas questões de impermeabilização mais chata etc

    não estou a ver, apenas é fazer uma janela maior e com a tal parede a fechar o pátio até ficava a wc com mais privacidade.
    portanto a diferença seria estar na wc e não ter aquela "ridicula" janela alta de casa de banho.
    Concordam com este comentário: chris50dd
    • MS_11
    • 4 agosto 2022 editado

     # 126

    A janela virá mais até ao chão, a zona será um canteiro com verde alto (estilo bambu) e tapado com um ripado. Deixa de ter vidro fosco passa a vidro normal com o verde e o ripado a dar privacidade.

    Vou fazer o que diz sem a parede e sim com um ripado. Isto se não acabar a cortar as unhas no final da obra e acabar a reduzir o vão e ficar só a ver o topo dos bambus hahahha.
  6.  # 127

    ok, ripado e o verde devem garantir a privacidade, vamos ver.
  7.  # 128

    Por acaso vou ter uma situação semelhante.
    A minha ideia é colocar um ripado, provavelmente em ipê mas a 45g que faça a privacidade mas deixe entrar a luz.
    Pessoalmente não gosto de vidros fosco, mas eles tb fazem falta...
  8.  # 129

    Olá, no geral gosto da distribuição. Porém ressaltam algumas dúvidas:

    - aquela garagenzinha no fundo do lote é para quê mesmo?
    - o pilar do coberto (à esquerda) dos carros poderia estar mais para cima/baixo... onde ficou estorva um bocado ao abrir a porta do carro. Vejo que numa das plantas desapareceu, é assim mesmo?
    - talvez o desenho do pátio devesse ser outro (posição do portão, etc...) não imagino ninguém a estacionar assim torto no dia a dia...
    - dá a ideia que os quartos dos filhos nunca terão um raiozinho de sol no inverdo, será isso? Parecem estar a nordeste.

    De resto parece bastante coerente a casa. Vi que o desenho tem um ano, manteve-o como estava no primeiro post?
  9.  # 130

    Colocado por: N Miguel OliveiraOlá, no geral gosto da distribuição. Porém ressaltam algumas dúvidas:

    - aquela garagenzinha no fundo do lote é para quê mesmo?
    - o pilar do coberto (à esquerda) dos carros poderia estar mais para cima/baixo... onde ficou estorva um bocado ao abrir a porta do carro. Vejo que numa das plantas desapareceu, é assim mesmo?
    - talvez o desenho do pátio devesse ser outro (posição do portão, etc...) não imagino ninguém a estacionar assim torto no dia a dia...
    - dá a ideia que os quartos dos filhos nunca terão um raiozinho de sol no inverdo, será isso? Parecem estar a nordeste.

    De resto parece bastante coerente a casa. Vi que o desenho tem um ano, manteve-o como estava no primeiro post?


    A garagem é sobretudo para arrumos, bicicletas, corta relvas etc etc etc...

    O pilar do coberto fica lá para o corpo balançado não ser tão grande, a área permite manobra e encosta ali a porta de trás de um dos carros, não é o ideal mas cumpre.

    Os quartos são efetivamente pouco solarengos, no entanto a hipótese de colocar os quartos do outro lado criavam uma área de circulação maior e pouco prática na nossa opinião.

    Teve pouquíssimas alterações e apenas de pormenor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
  10.  # 131

    Colocado por: MS_11Os quartos são efetivamente pouco solarengos, no entanto a hipótese de colocar os quartos do outro lado criavam uma área de circulação maior e pouco prática na nossa opinião.


    Bastava que o L fosse a 90º em vez de aberto, que já teria um pouco mais de luz nesses 2 quartos (desconheço se há alguma condicionante quanto ao alinhamento lateral da casa).
  11.  # 132

    Para melhor compreender os orçamentos, poderá indicar (postar) o mapa das quantidades que enviou aos empreiteiros
    obrigado
  12.  # 133

    Colocado por: N Miguel Oliveirahor compreender os orçamentos, poderá indicar (postar) o mapa das quantidades que enviou aos empreiteiros


    à esquerda (lado dos quartos) cumpre o afastamento mínimo de 4 metros, a frente (bloco da sala e cozinha) apresenta o ângulo para alinhar com a estrada consideramos ficar mais "bonitinho".
    •  
      AndreS
    • 8 agosto 2022 editado

     # 134

    Sobre o WC partilhado, eu substituiria, por Dois Wcs individuais mais simples com duche, lavatorio e sanita.

    No exterior, salta a vista uma zona de apoio à piscina. Um pequeno vestiario e um simples WC. (eu previ inclusivé ponto de água quente, para os banhos no final do dia, já não tinha que ir para dentro tomar banho)
  13.  # 135

    O final do alpendre depois da Suite tem duche com àgua fria e quente. E temos uma I.S sem duche na garagem para apoio ao exterior.

    A I.S partilhada foi mais que debatida em casa... e Ficou assim. Será no entanto deixado a parede do lavatório deixada em Pladur e com facilidade de alteração caso se venha a verificar que a circulação por entrada unica passa a fazer sentido daqui a alguns anos ou em caso de venda.
    Concordam com este comentário: AndreS
  14.  # 136

    Colocado por: MS_11à esquerda (lado dos quartos) cumpre o afastamento mínimo de 4 metros, a frente (bloco da sala e cozinha) apresenta o ângulo para alinhar com a estrada consideramos ficar mais "bonitinho".


    Creio não ter percebido. Quando me referia ao L a 90º, seria girar o braço (do L) dos quarto e não o das salas, para fazer chegar um bocadito mais de sol aos quartos dos filhos. Mas também seria algo redundante.

    Quanto aos 4m, teve sorte, em certos municípios isso não seria possível. Pois poderiam evocar a "igualdade de direitos" para cumprir a regra dos 10m entre fachadas com vãos de compartimentos de habitação (quartos, salas, etc), ou seja, 5m mínimo.
  15.  # 137

    Afastamentos mínimos no loteamento 4 laterias e 5 frente e tardoz.

    Eu percebi, mas como torcemos a frente para alinhar com a estrada, se fizéssemos o mesmo na lateral torcendo para a direita acho que ficaria algo estranho... mas claro só vendo e na altura não pensamos de todo nisso.

    Os quartos podem apanhar uma nesga ao nascer do Sol, mas acho que mesmo torcendo seria "nesga e umas raspas"...
  16.  # 138

    Colocado por: MS_11mas acho que mesmo torcendo

    Pois, talvez.
  17.  # 139

    Ainda se pensou inverter o L, mas lá me sombreava a piscina.
    • VCG
    • 9 agosto 2022

     # 140

    MS_11, antes de mais parabens pelo seu projeto.

    No terreno onde pretendo construir, é muito similar ao seu em termos de posicionamento solar e geometria de terreno. E à semelhança de si e apesar de gostar de ver casa em L, para aproveitar o terreno ao máximo também equaciono fazer a casa com L "aberto", mas pretendo fazer o máximo de aproveitamento solar. No seu projeto não equacionou colocar os quartos para o interior do L porque? Em termos de area sem a garagem, está com quantos m2 de implantação?

    A zona tecnica junto à suite não o irá incomodar quando estiver a repousar?

    obrigado
 
0.0306 seg. NEW