Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Colocado por: Vítor MagalhãesE aquele pessoal "das obras" que recebe + 1K e desconta do SMN? Aqui na zona é mato...
    Concordam com este comentário:RRoxx
    A maioria diria eu, e porque? Porque assim nao pagam ou pagam menos de IRS, recebem mais de abonos e/ou outras ajudas, têm isenção nos hospitais, etc.
    Ou seja, “o crime compensa”
  2.  # 82

Colocado por: DR1982A maioria diria eu, e porque? Porque assim nao pagam ou pagam menos de IRS, recebem mais de abonos e/ou outras ajudas, têm isenção nos hospitais, etc.

Também compensa porque os DO aceitam pagar ao empreiteiro sem factura para poupar no IVA, se toda a gente exigisse factura não havia dinheiro por fora para pagar o extra ao salário declarado, mas isto é somente o reflexo da mentalidade geral em Portugal, toda a gente quer pagar o menos possível (em impostos), e se for ilegal ainda melhor para se irem gabar para o tasco da freguesia.
    Concordam com este comentário: pguilherme, RRoxx, hangas, Mk Pt, azwsedcrfv
  3.  # 83

Colocado por: DR1982A maioria diria eu, e porque? Porque assim nao pagam ou pagam menos de IRS, recebem mais de abonos e/ou outras ajudas, têm isenção nos hospitais, etc.

Pensam nisso tudo, menos no dia em que tenham um azar (é frequente) e fiquem de baixa ou pelo seguro, e sem falar na reforma...
    Isto é um problema cultural, e o patrão sabe disso e não aceita o contrário.
    Concordam com este comentário: nortenho66, Mk Pt
  4.  # 84

Colocado por: DR1982Como é algo normal e nao se ouve falar em quem se tenha dado mal, ou muito mal, ninguém quer pagar 10 quando pode pagar 6 ou 7.

É isto.
    O facto do cliente final procurar o preço mais baixo, acaba por ser quase que irrelevante.
    Ou seja, mesmo que o mercado permita um aumento de preços, nenhum empreiteiro vai dizer "boa, agora já consigo pagar os impostos". Vão é pensar como já disseram por aqui "agora só queremos carne", "agora é só para ricos", "até fazemos é um favor em construir ou orçamentar" etc...
    Concordam com este comentário: DR1982
  5.  # 85

Colocado por: nortenho66
    Também compensa porque os DO aceitam pagar ao empreiteiro sem factura para poupar no IVA, se toda a gente exigisse factura não havia dinheiro por fora para pagar o extra ao salário declarado, mas isto é somente o reflexo da mentalidade geral em Portugal, toda a gente quer pagar o menos possível (em impostos), e se for ilegal ainda melhor para se irem gabar para o tasco da freguesia.
    Concordo, a coisa ta de tal forma enraizada que nao é fácil, mas nao é so nas obras. Ha fuga em todo o lado, por isso ja nao é defeito, é feitio.
    Ninguém ou muito poucos pagam mais de bom grado apenas para ter a consciência que pagaram todos os impostos certinhos.
    Concordam com este comentário: nortenho66, azwsedcrfv
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PLP
  6.  # 86

Colocado por: Picareta
    Você conhece um nicho de mercado, remodelações de lojas de centros comerciais, até trabalham com o ar condicionado ligado :-))
    Obras é outra coisa.
    Concordam com este comentário:jorgealves
    eu ando em dezenas de obras desde o norte até ao sul do país e todos se queixam de falta de mão de obra mesmo sem qualquer qualificação, falo com colegas que estam pela Europa e todos novamente se queixam do mesmo.

O Ruioli não anda em obras "normais" pelo que a realidade que conheça não espelha minimamente a realidade da construção particular.
    Concordam com este comentário: Mk Pt
    •  
      RRoxx
    • 8 setembro 2021 editado

# 87

Colocado por: pguilherme
    O mercado é isso mesmo: reduzir custos e aumentar receitas. Obviamente o cliente procurará o preço mais baixo. Mas isto NÃO justifica que o fornecedor cometa ilegalidades.

Procurar o preço mais baixo, como bem sabes, não é como ir ao supermercado comprar manteiga. O mercado é complexo, existem milhares de variaveis, os dono de obra (particulares) são (muitas vezes ) absolutamente ignorantes (sobre obras ). o unico factor que muitas vezes veem é o preço. O forum está cheio de exemplos.

Colocado por: pguilhermeO cliente é culpado por querer o preço mais baixo?

Apetece-me dizer que sim. Mas sei bem que não é uma resposta simples, como todos o que aqui andam sabem. O preço só pode ser considerado mais barato ou mais caro em função do produto, e deste produto, sendo um bem essencialmente artesanal, não se pode excluir a mao de obra.

Depois ha os factores mais insidiosos, nomeadamente os "investidores", que dão muito trabalho a pessoal sem a minima capacidade. Este tipo de Dono de Obra é o que mais estrago causa no mercado, porque continuamente mantem o pato bravo em funçao, sem qualquer consequência. Pior: Não exigem qualidade, só prazo e preço para poderem mais rapidamente rentabilizar o investimento, ora, quantos menos impostos melhor, certo?

Alguem disse no forum ha uns tempos "mais depressa hoje em dia comprava um apartamento velho todo lixado que um remodelado". e isto é sintomático.

Ha usn dias passou ai um que queria saber um preço indicativo de umas casas velhas em beja, porque ja tinha feito uns investimentos de meia duzia de patacas e queria fazer mais, sem minima consciencia de nada que uma obra a sério involve.

Mas o origem disto tudo é sempre a mesma:

Colocado por: RRoxx(...) esta gente só existe porque os donos de obra lhes dão trabalho (e por donos de obra inclua também empreiteiros). Não os deixe de fora que isto toca a todos.

Os donos de obra tem de exigir, mas acima de tudo o mercado tem de ser regulado para que possa ser competitivo em patamares de igualdade, e ai sim, o preço será comparavel para situaçoes comparaveis. Nu mundo ideal até tudo teria mapa de trabalhos bem definido e caderno de encargos.

Bem sei que não passa de wishfull thinking e para lá chegarmos, se chegarmos, ha muito que precisava mudar, principalmente nas mentalidades.

Colocado por: DR1982sso existe porque nao ha uma fiscalização ativa ou penalizações exemplares para quem nao anda legal.
    Em certas zonas, como a minha quem faz tudo legal/direito é visto como o certinho, “o burro” o normal é tudo ser feito mais ou menos legal apenas.
    Como é algo normal e nao se ouve falar em quem se tenha dado mal, ou muito mal, ninguém quer pagar 10 quando pode pagar 6 ou 7.

Gostava de conseguir escrever melhor, acho que metade do que penso não está aqui redigido, mas pronto, nao da para mais.

Edit: a unica maneira de conseguirmos de facto estar acima do lamaçal é pela diferença. provando aos clientes que vale a pena investir na qualidade e paga-la.
    Concordam com este comentário: nortenho66, pguilherme, ricardo.rodrigues
  7.  # 88

Colocado por: nortenho66Também compensa porque os DO aceitam pagar ao empreiteiro sem factura para poupar no IVA

Sem dúvida, a tremenda bola de neve da carga fiscal começa aqui.

O DO sente os 23% como pesadíssimos, especialmente porque lhe sai do seu rendimento líquido.
    Esses 23% por sua vez não ficam no empreiteiro nem lhe trazem vantagem. Na verdade, traz a grande desvantagem de ter que justificar a saída de dinheiro e pagar os respectivos impostos.
    Por outro lado, uma boa gestão iria mitigar em grande parte esta dificuldade. Mas lá está, isso não está ao alcance da maioria.
    Na verdade, quando se fala por aqui deste tema, é comum ser-se apelidado "chico esperto" por se procurar formas legais de pagar menos impostos.
    Quão irónico, não é?

Mas a discussão da carga fiscal é outra. Também concordo que é pesadíssima e acredito que seja uma boa parte das razões pelas quais se tenta fugir tanto.
    No entanto, não é por ser elevada que se justifica a ilegalidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves
  8.  # 89

Se for comprar um kilo maçãs ao Antonio e ele me perguntar com ou sem fatura, a minha resposta é fácil.
    Se comprar o kilo de maçãs num supermercado, não me dão a opção com ou sem pelo que simplesmente pago ou deixo ficar.
    Por outro lado, nao posso simplesmente atribuir a culpa ao Antonio, porque ele também precisa de comer, se só vender as maçãs com IVA e o Manuel vender sem, eu vou comprar ao Manuel.
  9.  # 90

RRoxx: na mouche.

Não será fácil nem sei se possível, mas efectivamente é uma questão de se mudarem mentalidades.

Aqui sim, acredito que alterações fiscais pudessem ter um impacto positivo significativo neste aspecto. Mas a situação actual "funciona" e alimenta a máquina, pelo que infelizmente não há grande motivador para alterações.
  10.  # 91

Colocado por: jorgealveseu ando em dezenas de obras desde o norte até ao sul do país e todos se queixam de falta de mão de obra mesmo sem qualquer qualificação, falo com colegas que estam pela Europa e todos novamente se queixam do mesmo.

O Ruioli não anda em obras "normais" pelo que a realidade que conheça não espelha minimamente a realidade da construção particular.

Faz no próximo ano 15 anos visito estas obras, nem sempre foi assim, ao início apareciam muitos patos bravos a ganhar as obras e no fim não cumpriam os objetivos... isso originou uma alteração profunda de estratégia por parte do Dono de Obra, resultado, desapareceram as empresas portuguesas e apareceram as espanholas, o mesmo com os project managers. O problema não está na quantidade de recursos humanos, pois as espanholas disponibilizam menos trabalhadores para a obra, nem no preço que é competitivo. O problema está na mentalidade, no planeamento, na organização e produtividade, não tem comparação... a última empresa portuguesa q fez uma obra q participei, fez passar pela obra mais de 300 pessoas, demoraram o dobro do tempo previsto. Numa obra bem gerida passam cerca de 150 pessoas, e não há “faz tudo” cada um só faz a sua arte.

Não são obras normais hoje, mas se houver inteligência em quem gere obras/ empresas de construção, vai ser o novo normal no futuro... ou não, as mentalidades são difíceis de mudar.

Outra coisa, o cumprimento legal destas empresas é muito elevado e são competitivas em termos de preço com as portuguesas, a margem de lucro deve ser parecida, mas a produtividade é muito muito maior.
    Concordam com este comentário: Troino, DVilar, jamaral.57
  11.  # 92

Colocado por: RUIOLIa produtividade é muito muito maior.

Este é talvez o maior problema das nossas empresas de construção.
    Nós não somos produtivos e por consequência não conseguimos ser produtivos.
    Não somos produtivos porque as nossas estruturas não tem qualquer tipo de gestão focado nisso mesmo.
    Concordam com este comentário: jamaral.57
    • DR1982
    • 8 setembro 2021 editado

# 93

As tais de 235.000
    190m2 ÚTEIS Com arranjos exteriores, licenças, projetos e licenças e lucro da imobiliária incluidos.
    Façam contas.
      39B31BF0-FE28-45C2-945F-98144B338BEF.jpeg
      5EEBEA74-B019-428D-8C79-85B9B3FC9F36.jpeg
  12.  # 94

Muros em betão e tudo...
      82967827-6BFF-4640-8CBE-B45BD244750B.jpeg
      79A13A4D-4280-434D-9DB0-A455BF413AD6.jpeg
  13.  # 95

Não sei onde é mas assim a ver de fugida não tem mau aspeto
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  14.  # 96

Então mas afinal o preço por m2 de construção já começou a cair ou não??
  15.  # 97

Colocado por: RicardoPortoNão sei onde é mas assim a ver de fugida não tem mau aspeto
    Ainda ha outra do mesmo género que tenho acompanhado por preços semelhantes, com melhor aspeto ainda e o empreiteiro (que verga a mola) gosta de aprender e fazer bem.
  16.  # 98

Colocado por: RicardoPortoNão sei onde é mas assim a ver de fugida não tem mau aspeto

Marco de Canaveses
    Concordam com este comentário: DR1982
    • FFAD
    • 8 setembro 2021

# 99

Colocado por: DR1982As tais de 235.000
    190m2 ÚTEIS Com arranjos exteriores, licenças, projetos e licenças e lucro da imobiliária incluidos.
    Façam contas.
      39B31BF0-FE28-45C2-945F-98144B338BEF.jpeg
      5EEBEA74-B019-428D-8C79-85B9B3FC9F36.jpeg

Tenho uns amigos que construíram uma na Marisol e ficou por pouco mais que isso, não chegou a 250k creio...
    • AMVP
    • 8 setembro 2021

# 100

0.0338 seg. NEW