Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 801

Colocado por: marteloescoprouma coisa que será executada daqui a 2 anos.

Deixe-me adivinhar, 2 anos porque tem a agenda completamente cheia, acertei? Só tem vaga para 2023 Q4 e só para quem adjudicar hoje, aposto :)
    Ou demora 2 anos a chegar até á caixilharia?

Colocado por: marteloescoproE os fornecedores dos caixilhos também não têm muito interesse em perder tempo em orçamentar algo para daqui a 2 anos e sem garantia de o executar.

Quando é cedo, têm agenda cheia. Quando é tarde, é porque é tarde.

Colocado por: marteloescoproAfinal de contas, só faz sentido trabalhar para quem pode pagar.

Os seus clientes ficam a dever? Normalmente quem não paga é porque sente que foi enganado.
    Ou quis dizer que só faz sentido trabalhar para quem tem muito dinheiro e que possa estoirar com patos bravos? Normalmente são dois pontos mutuamente exclusivos.
  2.  # 802

Colocado por: NTORIONEstrutura? Ainda não pode medir nada... Então o gajo dos meus caixilhos era um picuinhas com as medições (e com razão a meu ver), diz q depois é preciso andar a desbastar alumínio, ou a compensar com silicone...

Colocado por: zedasilvaÉ esta forma de trabalhar que tem que mudar.
    A janela tem 2.00m de largura e pode ser encomendada sem haver nenhum tijolo no sitio.
    Quando forem assentar as alvenarias aquilo fica com 2.00 e nem mais 1cm.

Pois, estrutura e alvenaria.
    Na verdade só estava a pensar nas janelas de sacada em toda a altura e essas não têm alvenaria à mistura, acho.
  3.  # 803

Colocado por: marteloescoproQuem executa não tem estudos para preparar a obra ao detalhe

Aqui é que está o erro.
    A nossa desculpa é sempre quem executa não sabe para mais.
    Esse não é o problema, o problema é quem gere. Quem executa tanto faz com 2,00m como com 2,01m. Basta que quem manda saiba o que está a fazer.
    As nossas obras não tem qualquer tipo de gestão nem de acompanhamento. Um encarregado tem que ser o gajo que anda de sapato de verniz, não o gajo que anda no meio da lama.
    O Diretor técnico tem que ser um gajo que passa o dia fechado no contentor não o gajo a quem se vai a casa levar o livro para assinar no fim.
    Gestão, meus senhores.
    Se queremos salvar o barco temos que fazer diferente.
    Concordam com este comentário: nrferreira
  4.  # 804

Zedasilva, por essa ordem de ideias podiam-se encomendar os moveis de cozinha, os roupeiros, etc etc logo ao começar a obra quase, para nao haver esperas...
    O problema depois é quando o teto ficar com 249 em vez de 251 :)
  5.  # 805

Colocado por: DR1982Zedasilva, por essa ordem de ideias podiam-se encomendar os moveis de cozinha, os roupeiros, etc etc logo ao começar a obra quase, para nao haver esperas.

Claro que sim.

Colocado por: DR1982O problema depois é quando o teto ficar com 249 em vez de 251 :)

Fica porque fazemos tudo à papo seco.
    Depois queixamo-nos que há derrapagens e que o empreiteiro não sai da sepa torta
  6.  # 806

Zedasilva você fala de uma Utopia. O dia-a-dia das obras está muito distante.
    • DR1982
    • 15 outubro 2021 editado

# 807

Colocado por: zedasilva
    Claro que sim.

Fica porque fazemos tudo à papo seco.
    Depois queixamo-nos que há derrapagens e que o empreiteiro não sai da sepa torta
    Se mesmo assim os preços ja estao o que estao, se for pedida precisão milimétrica nao acha que os preços disparam?
  7.  # 808

Colocado por: marteloescoproO dia-a-dia das obras está muito distante.

Claro que está, ando lá há 30 anos e continuamos a contruir e gerir da mesma forma.
    O problema é que o tempo das vacas gordas terminou. Não contem com as crises e outras coisas que tais para voltar tudo ao mesmo.
    Nada vai ser como dantes, esqueçam.
    A grande maioria que hoje sonha em contruir vai deixar de o poder fazer. Não vai haver orçamento
  8.  # 809

Colocado por: zedasilvaA grande maioria que hoje sonha em contruir vai deixar de o poder fazer. Não vai haver orçamento

Terão que ajustar os sonhos de ontem à realidade de amanhã.
    • DR1982

# 810

• RUIOLI

# 811

Colocado por: zedasilvaClaro que está, ando lá há 30 anos e continuamos a construir e gerir da mesma forma.

Este é o problema da maior parte das obras.

As obras por onde passo profissionalmente, usam metodologias de gestão avançadas, quando se começaram a implementar os empreiteiros eram todos portugueses, agora nem um, o ultimo foi em 2017 (o anterior já tinha sido em 2014) e foi uma oportunidade que se deu e todos ficamos super arrependidos.

Ainda tentamos dar-lhes formação em gestão, não mostraram interesse e nem fizeram o minimo esforço para se capacitarem. O que eles queriam saber era como os espanhóis conseguiam aqueles preços. Sempre lhes disse que eram 3 fatores: 1 - os espanhóis não conheciam os restaurantes onde eles se juntavam a combinar preços*; 2 - produtividade; 3 - planeamento.

* alguns a esta hora ainda não sabem o que é "Competitive Intelligence"...
    Concordam com este comentário: zedasilva, Troino, DVilar, luixmod
  9.  # 812

Colocado por: zedasilvaÉ esta forma de trabalhar que tem que mudar.
    A janela tem 2.00m de largura e pode ser encomendada sem haver nenhum tijolo no sitio.
    Quando forem assentar as alvenarias aquilo fica com 2.00 e nem mais 1cm.

Pois, tem de mudar mas ainda não mudou, e depois do empreiteiro ainda vem o estuque e mete a baguete, e como o pedreiro n deixou aquilo bem de prumo tem de comer mais 1 cm, e depois vem o do capoto para alinhar com o do estuque e quando forem por a janela tá grande ou pequena e o DO q adjudicou os caixilhos diretamente já se lixou.
    Quando mudar tudo bem, até lá eu n corro o risco.

Um exemplo, em 2 janelas tive de perder 5cm, pq a janela estava alinhada a uma esquina com pilar e o empreiteiro n tinha como assentar a cx de estore sem fazer uma pequena ombreira, ou partir o pilar...
    • RUIOLI
    • 16 outubro 2021 editado

# 813

Colocado por: DR1982Se mesmo assim os preços ja estao o que estao, se for pedida precisão milimétrica nao acha que os preços disparam?

Faz um aro em madeira como a dimensão do caixilho + a folga e serve de molde para o pedreiro... ainda aproveita o aro para colocar plástico e colocar nos vãos até chegar a caixilharia.

Hoje fui visitar uma obra, quando entrei vi o encarregado de portátil na mão, achei estranho... quando me aproximei estava um laser num tripé a marcar nos tetos as calhas de iluminação, os focos e todas as cenas que se tem de colocar no teto falso... ele comandava aquilo com o computador, ligava e desligava layers no desenho e em função disso o laser projetava no teto o que ele selecionava, só faltava ser uma máquina CNC a marcar o laser e fazer logo os cortes. Nunca tinha visto, achei genial... aquilo deve ser caro, mas pela rapidez e precisão, abre frentes de trabalho para os trabalhadores em obra, assim se ganha €.

O carpinteiro que anda lá na minha obra, em 10 prumos metálicos, 5 não funcionam... não faz sentido andar a transportar material de obra em obra que não funciona. Um dia destes os carpinteiros não tinham um arranca pregos... tive de ir buscar um que os gajos do ferro fizeram com um varão de 20... como é q é possível ter produtividade sem material ou com material obsoleto? Pagando 60 paus a um oficial e 40 a um servente...portanto eles passam o tempo a conversar que se lhes derem + 5€/ dia noutra empresa, mudam...e passam o tempo a faltar porque vão fazer uma perninha a obras de outros empreiteiros.

Já pensei em falar com o homem e dar-lhe umas dicas de produtividade, planeamento, organização... tinha-me esquecido de tomar os comprimidos, tomei e passou-me a vontade...
    Concordam com este comentário: DVilar, Joao Dias, zedasilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pguilherme
  10.  # 814

Colocado por: RUIOLIO carpinteiro que anda lá na minha obra, em 10 prumos metálicos, 5 não funcionam... não faz sentido andar a transportar material de obra em obra que não funciona. Um dia destes os carpinteiros não tinham um arranca pregos... tive de ir buscar um que os gajos do ferro fizeram com um varão de 20... como é q é possível ter produtividade sem material ou com material obsoleto? Pagando 60 paus a um oficial e 40 a um servente...portanto eles passam o tempo a conversar que se lhes derem + 5€/ dia noutra empresa, mudam...e passam o tempo a faltar porque vão fazer uma perninha a obras de outros empreiteiros.
    Sendo assim a coisa esta mesmo má, pior do que eu pensava.

O planeamento claro que faz toda a diferença, ainda ha uns dias decidimos deixar umas roscas para apertar tinges nas laterais de um ensoleiramento, perdemos uma horita e ganhamos sei la quantas com esse pequeno detalhe, em rapidez e qualidade de trabalho,
    . Pequenos detalhes fazem muita diferença
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  11.  # 815

Colocado por: RUIOLIFaz um aro em madeira como a dimensão do caixilho + a folga e serve de molde para o pedreiro... ainda aproveita o aro para colocar plástico e colocar nos vãos até chegar a caixilharia.

Que excelente ideia. Porque razão esta abordagem não é logo um dado adquirido no plano da execução?
    Parece que gostamos de deixar tudo para o último minuto e depois andar a apagar fogos.

Colocado por: DR1982O problema depois é quando o teto ficar com 249 em vez de 251 :)

Daí ter referido medições depois da estrutura (pelo menos para as janelas).
    Mas na cozinha, o tecto falso baixar para os 249 é controlável. Ainda assim, certamente será mais fácil refazer o tecto facto (ou apenas ajustar a altura da fixação) que refazer os móveis superiores da cozinha. Digo eu.

Mas aproveito para perguntar como é tipicamente a logística (mesmo esquecendo a componente económica)? Só quando estiver tudo pronto para se instalarem as caixilharias é que são rectificadas as medidas e encomendo o material? Como os tempos de entrega têm sido pelo menos 3 meses, isso não vai obrigar a parar a obra? Ou prosseguem-se com trabalhos de interior sem protecção de chuva e assim?
  12.  # 816

Colocado por: pguilhermeComo os tempos de entrega têm sido pelo menos 3 meses, isso não vai obrigar a parar a obra?
    Normalmente por isto é que as casas demoram tanto a ser construidas, vai se fazendo... claro que se tivesse tudo
    Defenido ao início, e um mapa para entrada dos varios intervenientes em obra a coisa era bem mais rápida.
    Depois atrasa um e é o tal efeito bola de neve
  13.  # 817

Colocado por: DR1982Ate por aqui ja anda a ficar tudo tolo :)
    https://www.imovirtual.com/pt/anuncio/moradia-geminada-t2-venda-em-penhalonga-e-pacos-de-gaiolo-marco-de-can-ID1793h.html
      909B6390-2A7B-4226-8708-38FE5CC5396C.png
    deixa acabar os vistos gold em Lisboa, porto e Algarve e no fim do ano as penhoras das moratórias e a crise começar a sério em 2022. Em Lisboa conheço quem receba telefonemas todas as semanas de imobiliárias frenéticas para arranjar imóveis. Sou de s.d.rana e na minha caixa do correio recebo cartas q dizem q tem clientes várias vezes por mês e ja nem ligou nenhuma.
  14.  # 818

Colocado por: pedrorainhodeixa acabar os vistos gold em Lisboa, porto e Algarve e no fim do ano as penhoras das moratórias e a crise começar a sério em 2022. Em Lisboa conheço quem receba telefonemas todas as semanas de imobiliárias frenéticas para arranjar imóveis. Sou de s.d.rana e na minha caixa do correio recebo cartas q dizem q tem clientes várias vezes por mês e ja nem ligou nenhuma.
    Acredito que as casas vão é restringir se a minimos isso sim
  15.  # 819

Então em 2022 é que os vão baixar, quem já está à espera desde 2019 para comprar é só esperar mais um pouco...
    • NLuz
    • 16 outubro 2021

# 820

Colocado por: VarejoteEntão em 2022 é que os vão baixar, quem já está à espera desde 2019 para comprar é só esperar mais um pouco...

Os vistos gold vão acabar no litoral mas vão para o interior....Acho que as casas vão subir bem no interior.
    Concordam com este comentário: pedrorainho

0.1938 seg. NEW