Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

    Colocado por: antonylemossemântica a esta hora? chama-lhe o que quiser. A fiscalização pode ser consultada antes do inicio da construção.. aliás deve ser consultada antes para analisar todo o processo antes de arrancar cvom a obra

    Estava a falar de todo o processo construtivo e não só da obra
    Concordam com este comentário: neco
  2.  # 142

    Colocado por: zedasilvaA solução de oferecer um produto tipo “chave na mão” creio que pode ser o futuro da construção a preços controlados. Hoje diversas empresas já oferecem este tipo de soluções mas como todos sabemos, uma grande maioria não passam de vendedores de sonhos que raramente se concretizam.
    Faltam projetos credíveis e exequíveis.


    Olá. Não faltam pseudo-imobiliárias com este tipo de serviço. Penso que perde-se sempre demasiado quando se consideram projectos pré-elaborados. O potencial que se perde tende a ser maior que o ganho pela repetição. Agora o que acredito sim, é no uso de elementos pré-fabricados e modulares. Temas desenvolvidos nos ultimos cem anos e dos quais não faltam exemplos. O que falta é vontade, e capacidade em montar uma estrutura de tal modo capaz que permita a sua implementação prática e a grande escala. De igual modo, é necessária abertura dos técnicos e dos proprietários para aceitar fugir ao convencional. A repetição de processos, de elementos, de métricas é uma coisa boa por definição. A repetição de projectos completos independentemente do local já não acho tão boa ideia. É uma arma que nas mãos erradas dá desastre (urbanistico e de conforto).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva
  3.  # 143

    Colocado por: zedasilvaAo Dono de obra comum
    Imaginem que têm um orçamento limitado e querem fazer um T3
    Quais os aspetos que dão mais prioridade


    Garagem para 2 carros ou um coberto e uns pequenos arrumos? - cobertura e arrumos

    Cozinha em open space ou separada da sala? - Open space

    Quartos com que dimensões? - 14 a 17 (suite)

    W.C. para a zona social ou usa-se ou W.C. comum dos quartos? - depende da disposição, mas, a ser possível, a filhota partilha W.C. com a área social.

    Lavandaria sim ou não? Que área? - dispenso

    Churrasqueira faz sentido? Todo o sentido mas se não houver buffet, fica para depois.


    Até acrescento:

    Arranjos exteriores mais simples em vez de abdicar de piscina.

    Abdico de carpintaria (prefiro um bom isolamento a ter roupeiros e cozinha por medida e soalho em madeira).

    Iria querer sentir que posso aproveitar todos os cms da casa portanto iria querer os halls reduzidos ao mínimo possível.

    E isto pode parecer parvo, mas acho que não é necessário preencher todas as paredes do WC e cozinha com azulejos. Ok onde existem salpicos de água (backsplash e zona dos banhos) mas no resto não é necessário.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva
  4.  # 144

    Colocado por: lpetinga

    Fazendo contas por alto, para 1500e de rendimento devemos estar a falar para um crédito de 220.000 (80%), + entrada de 20% dá um total de 275.000.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:zedasilva


    Foi-me dito este mês que o cálculo é feito assim:

    Taxa esforço máxima de 50% sobre o rendimento líquido do casal mais teste de esforço de juros (ex. 0,5%) mais 3% (ex. Total 3.5% teste esforço).
    Cálculo de anos máximos de endividamento com as novas regras do Banco de Portugal até um maximo de 40 anos.
    Este seria o montante máximo do empréstimo. Este montante pode descer ao analisar as despesas fixas mensais (creche, escola privada, renda, etc.) E ao analisar outras variaveis claro (ex. Contrato efetividade,etc.)



    Os emprestimos à construcao são sempre com taxa variável por isso este teste de esforço é sempre feito. Se depois da construção se vender a casa ou transferir o crédito para outro banco, pode substituir por crédito taxa fixa.
  5.  # 145

    Para completar, os empréstimos são a 90% por isso teoricamente a casa poderia custar mais 10% se o cliente tiver poupanças.
  6.  # 146

    Colocado por: zedasilvaAo Dono de obra comum
    Imaginem que têm um orçamento limitado e querem fazer um T3
    Quais os aspetos que dão mais prioridade
    Garagem para 2 carros ou um coberto e uns pequenos arrumos?
    Cozinha em open space ou separada da sala?
    Quartos com que dimensões?
    W.C. para a zona social ou usa-se ou W.C. comum dos quartos?
    Lavandaria sim ou não? Que área?
    Churrasqueira faz sentido?


    Coberto com arrumos
    Cozinha open space
    Quartos pequenos, so cama grande de casal, mesa de cabeceira, televisao e closet se ficar ai localizado (espaco para um berco temporario)
    Wc social
    Lavandaria sim, pequena mas com lavatorio, maq lavar e secar, varao para secar roupa, bancada, armarios para detergetes e closet de utensilios de limpeza (ex. Aspirador)e espaco para aspirador robot
    Churrasqueira sim
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva
 
0.0283 seg. NEW