Iniciar sessão ou registar-se
    • DR1982
    • 16 setembro 2021 editado

# 1

Colocado por: antonylemosnão é ... mas isto põe me doido...
    Acredito, mas tambem certamente sabes que ha técnicos que dizem, “ isto para a câmara vai assim, depois em obra vê-se” ou mais isolamento ou menos, ou vidro x ou vidro y, é à vontade do freguês.
    Os DO por aqui são constantemente atacados mas eu diria que muitas vezes são os tecnicos que desvalorizam o trabalho que fazem.
    Concordam com este comentário: DS86, antonylemos, Paulo_Santos
  1.  # 2

Colocado por: DR1982Acredito, mas tambem certamente sabes que ha técnicos que dizem, “ isto para a câmara vai assim, depois em obra vê-se” ou mais isolamento ou menos, ou vidro x ou vidro y, é à vontade do freguês.
    Muitas vezes os DO por aqui são atacados mas eu diria que são os tecnicos que as vezes desvalorizam o trabalho que fazem.

O que foi dito pelo Arquiteto,caso seja para proceder a alterações de forma a dar mais proteção termica a casa, não haveria qualquer problema, visto que a certificação termica, iria ser superior, ao inicial projetada
  2.  # 3

Colocado por: RuicamposO que foi dito pelo Arquiteto,caso seja para proceder a alterações de forma a dar mais proteção termica a casa, não haveria qualquer problema, visto que a certificação termica, iria ser superior, ao inicial projetada

Em teoria sim.
    Na prática pode ter como bónus uma carrada de problemas para o resto da vida.
    Continuamos a construir com base no saber empírico, assim tipo aqueles pratos que fazíamos no tempo da faculdade.
    Olha e se pusermos disto tb? A minha mãe põe no arroz e fica bom. No esparguete tb deve resultar.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  3.  # 4

Colocado por: zedasilvaNa prática pode ter como bónus uma carrada de problemas para o resto da vida
    Como quais?
    Então isolamento nao é como as mulheres ?:S
  4.  # 5

Colocado por: DR1982Então isolamento nao é como as mulheres ?:

É!
    Desde que seja a adequada e com conta peso e medida, cinco estrelas.
    Se começarmos a exagerar e a fazer misturas, dá m... pela certa.
    Até pode parecer que resulta durante uns tempos e somos uns heróis, até ao dia em que ...
  5.  # 6

Colocado por: zedasilva
    Em teoria sim.
    Na prática pode ter como bónus uma carrada de problemas para o resto da vida.
    Continuamos a construir com base no saber empírico, assim tipo aqueles pratos que fazíamos no tempo da faculdade.
    Olha e se pusermos disto tb? A minha mãe põe no arroz e fica bom. No esparguete tb deve resultar.

As unicas alterações possiveis relativamente ao processo era Bloco de 25, que originaria Pilares de 25. Em termos tecnicos irá torna a casa mais robusta e com + proteção em termos termicos, certo?
  6.  # 7

Colocado por: Ruicamposcerto?

Não!
    Ao aumentar os pilares para 25cm está a aumentar o peso de cada um, a gastar dinheiro em mais ferro e betão.
    Só o facto de aumentar o peso pode fazer com que as sapatas já não sejam adequadas a essa estrutura. Como tal a casa deixa de ser mais robusta para ser menos robusta.
    Pode ter assentamentos que originam fissuras e outras patologias que são para a vida.
    Uma casa não é o prato de espaguete que fazíamos na faculdade, esse, no máximo dava-nos volta à tripa.
    Este tipo de erros na construção de uma casa pode dar voltas à carteira que vão durar para a vida toda
  7.  # 8

É!
    Desde que seja a adequada e com conta peso e medida, cinco estrelas.
    Se começarmos a exagerar e a fazer misturas, dá m... pela certa.
    Até pode parecer que resulta durante uns tempos e somos uns heróis, até ao dia em que ...
    Tinha ideia que quanto mais melhor, afinal havia outra :S
  8.  # 9

Sr zedasilva, tem conhecimento de alguma casa com ensoleiramento geral que tenha tipo assentamentos diferentes?
  9.  # 10

Colocado por: DR1982Tinha ideia que quanto mais melhor,

É normal, eu aos 30 anos tb pensava assim.
    Ok estou a aramar-me, não pensava nada que a Sra. dasilva acertava-me logo o passo.
  10.  # 11

Colocado por: DR1982Sr zedasilva, tem conhecimento de alguma casa com ensoleiramento geral que tenha tipo assentamentos diferentes?

Casos concreto para apontar não. Mas sim é possível existirem, basta que o terreno não seja o adequado para isso
  11.  # 12

É normal, eu aos 30 anos tb pensava assim.
    Ok estou a aramar-me, não pensava nada que a Sra. dasilva acertava-me logo o passo.
    Então é normal que eu com 20’s ainda pense assim, tudo normal portanto :)
    Concordam com este comentário: zedasilva, antonylemos
  12.  # 13

Casos concreto para apontar não. Mas sim é possível existirem, basta que o terreno não seja o adequado para isso
    Pensei que o ensoleiramento era tipo tela pitonada, resolvia tudo :)
  13.  # 14

Colocado por: DR1982Pensei que o ensoleiramento era tipo tela pitonada, resolvia tudo :)

Que exagero!
    A tela pitonada não resolve a fome no mundo nem a guerra com os talibãs.
    Se bem que ...
    Concordam com este comentário: DR1982
  14.  # 15

Não!
    Ao aumentar os pilares para 25cm está a aumentar o peso de cada um, a gastar dinheiro em mais ferro e betão.
    Só o facto de aumentar o peso pode fazer com que as sapatas já não sejam adequadas a essa estrutura. Como tal a casa deixa de ser mais robusta para ser menos robusta.
    Pode ter assentamentos que originam fissuras e outras patologias que são para a vida.
    Uma casa não é o prato de espaguete que fazíamos na faculdade, esse, no máximo dava-nos volta à tripa.
    Este tipo de erros na construção de uma casa pode dar voltas à carteira que vão durar para a vida toda

Entendi o recado! O projeto foi dimensionado para Blocos de 20, ao alterar, a estabilidade da obra teria, de ser totalmente redimensionada novamente.

Para concluir, Bloco de 20 Térmico, com capoto de 8 cm, e utilização de tela liquida em peitoril e soleiras, é alternativa mais viável de forma a evitar condensações interiores, certo?

Só mais uma questão, a opção de Tijolo Normal 22, com capoto de 10 cm? Apresenta melhor caracteristicas termicas?
  15.  # 16

Colocado por: RuicamposPara concluir, Bloco de 20 Térmico, com capoto de 8 cm, e utilização de tela liquida em peitoril e soleiras, é alternativa mais viável de forma a evitar condensações interiores, certo?

Não!
    Nenhuma dessa soluções lhe irá evitar a existência de condensados no interior. Os condensados são originados pela exist~encia de humidade interior e zonas frias onde eles se possam depositar.
    Poder ter tijolo de 58 e capoto de 65, se tiver pontes térmicas e humidade interior vão ter condensados
    Concordam com este comentário: nortenho66
  16.  # 17

Vou dar o exemplo da minha casa que está para iniciar a construção em breve, no projecto vem isolamento com capoto mas eu sou leiga no assunto e não sabia que isso teria de ser decidido antes de se entregar o projecto na câmara e a minha arquitecta e o engenheiro não me informaram de nada, parece que por defeito os projectos vão todos com capoto para a câmara,
    Acontece que eu não quero de forma nenhuma o capoto, vou colocar parede dupla com isolamento no meio (XPS), prefiro aguentar o problema das pontes térmicas que é residual do que o problema futuro do capoto, esferovite é só para dar problemas.
  17.  # 18

danipc

olhe faça a experiencia com esta evolução da parede dupla : https://acclda.pt/alvenarias/extra-bloco/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danipc
  18.  # 19

Colocado por: danipco problema futuro do capoto, esferovite é só para dar problemas.

Como por exemplo?
  19.  # 20

Colocado por: marco1danipc

olhe faça a experiencia com esta evolução da parede dupla :https://acclda.pt/alvenarias/extra-bloco/

Ando com esta solução em mente, mas ainda não vi testemunhos sobre....

0.0223 seg. NEW