Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,
    Estou a uma semana da escritura de um terreno urbano. Já me reuni (antes do CPCV) com a Câmara de forma a avaliar o que era possível fazer nesse terreno a nível de construção, e após a escritura irei avançar com um Gabinete de Arquitetura.
    Dentro dos orçamentos que recebi, selecionei um gabinete de arquitetura de forma a que estes desenvolvam o projeto de arquitetura e de especialidades.
    No entanto, esta reunião preliminar servirá para adjudicar o orçamento enviado. Apresento abaixo a listagem que se encontra no orçamento enviado, tanto o que está incluído, assim como o que não está incluido nos valores apresentados.

    Do ponto de vista dos profissionais da área, está aqui em falta alguma coisa que deva discutir na reunião?
    Quais as questões mais pertinentes que deva colocar nesta reunião?
    Toda a ajuda é bem-vinda :)

    Incluído:
    Projeto de arquitetura
    Projeto de acessibilidades
    Projeto de estabilidade e betão armado
    Projeto de rede predial de abastecimento de água
    Projeto de rede de drenagem predial de águas residuais
    Projeto de rede de drenagem predial de águas pluviais
    Ficha eletrotécnica
    Projeto de telecomunicações [ITED]
    Ficha segurança contra incêndios em edifícios [SCIE]
    Projeto de rede de abastecimento de gás
    Projeto acústico [RRAE]
    Projeto comportamento térmico com certificação energética [RCCTE]
    Ficha de elementos estatísticos
    Elaboração de Plano de Segurança e Saúde (PSS)
    Direção de Fiscalização da Obra

    Não incluído:
    Custos associados a eventuais registos prediais e / ou comerciais;
    Levantamento topográfico;
    Processos de Licenciamento noutras entidades que não sejam aqui referenciadas;
    Taxas e licenças em organismos e entidades licenciadoras que não sejam mencionadas nos pontos anteriores;
    Taxas e licenças com entregas processuais em entidades licenciadoras;
    Elaboração de Telas Finais.
  2.  # 2

    a fiscalização devia ser outra entidade independente do gabinete
    a ficha eletrica hoje em dia pode já não bastar e ser preciso mesmo o projeto eletrico
    de resto é o corriqueiro para meter na camara.
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GoncalvesRD
  3.  # 3

    A minha experiência diz-me que deve ser exigente com os gabinetes de arquitetura e engenharia.

    Analise bem todos os projetos antes de serem submetidos à Câmara Municipal e não deixe pontas soltas para mais tarde decidir/resolver.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GoncalvesRD
  4.  # 4

    Colocado por: marco1a fiscalização devia ser outra entidade independente do gabinete
    a ficha eletrica hoje em dia pode já não bastar e ser preciso mesmo o projeto eletrico
    de resto é o corriqueiro para meter na camara.


    Marco agradeço o seu feedback. sugere por algum motivo especial a fiscalização ser por outra entidade? O que pode correr mal da fiscalização ser pela mesma entidade?



    Colocado por: pedro_ptA minha experiência diz-me que deve ser exigente com os gabinetes de arquitetura e engenharia.

    Analise bem todos os projetos antes de serem submetidos à Câmara Municipal e não deixe pontas soltas para mais tarde decidir/resolver.


    Obrigado pelo feedback Pedro. Num leigo como eu, o que pode ser deixar pontas soltas?
  5.  # 5

    Colocado por: GoncalvesRDO que pode correr mal da fiscalização ser pela mesma entidade?


    https://forumdacasa.com/discussion/81929/1/isolamento-pisos-interiores-piso-terreo-ainda-a-tempo/
    Concordam com este comentário: ForcePT
  6.  # 6

    Colocado por: GoncalvesRDElaboração de Plano de Segurança e Saúde (PSS)
    Direção de Fiscalização da Obra

    Fazem o PSS e a fiscalização e não assumem a coordenação de segurança?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 7

    porque não incluíram o lev. top?

    As acessibilidades, não é projecto, é PLANO.

    O projecto de Estabilidade Estrutural, é isso mesmo, seja qual for a técnica construtiva dos elementos estruturais. ( ou só sabem fazem em betão armado, preço só para estrutura em BA?)

    Dificilmente hoje em dia a ficha electrotécnica chegará. Convém contemplar projecto de inst. electricas.

    Projecto de termica.. já não há. já Há vários anos que não se denomina RCCTE, mas sim, REH. Isto agora é contemplado pela arquitectura e restantes projectos de especialidade aplicáveis.
    Mas irá necessitar de pre-certificado SCE. A legislação mudou a 1 de Julho de 2021.
    Veja se não será melhor contratar igualmente um projecto de Ventilação/ climatização.

    A Ficha de elementos estatisticos, faz parte dos documentos administrativos elaborado spela Arquitectura...
    Veja isso bem das Telas Finais...
  8.  # 8

    o levantamento topográfico vai sempre ser necessário logo de inicio. já devia ir vendo um empreiteiro assim como o diretor de obra e fiscalização. o pss e o diretor de fiscalização são so para a parte do alvará de obra, para já não fazia sem arranjar um empreiteiro.
  9.  # 9

    Colocado por: Pedro Barradasporque não incluíram o lev. top?

    As acessibilidades, não é projecto, é PLANO.

    O projecto de Estabilidade Estrutural, é isso mesmo, seja qual for a técnica construtiva dos elementos estruturais. ( ou só sabem fazem em betão armado, preço só para estrutura em BA?)

    Dificilmente hoje em dia a ficha electrotécnica chegará. Convém contemplar projecto de inst. electricas.

    Projecto de termica.. já não há. já Há vários anos que não se denomina RCCTE, mas sim, REH. Isto agora é contemplado pela arquitectura e restantes projectos de especialidade aplicáveis.
    Mas irá necessitar de pre-certificado SCE. A legislação mudou a 1 de Julho de 2021.
    Veja se não será melhor contratar igualmente um projecto de Ventilação/ climatização.

    A Ficha de elementos estatisticos, faz parte dos documentos administrativos elaborado spela Arquitectura...
    Veja isso bem das Telas Finais...


    Caro Pedro,
    O levantamento topográfico não está incluído por um motivo... O terreno que estou para adquirir advém de uma desanexação e como tal já ocorreu o levantamento topográfico (embora do terreno todo e não somente daquele que vou adquirir). Como tal acabo por poupar aqui uns trocos :)
    Agradeço o restante feedback :) Já estão nas minhas notas para a reunião que se irá realizar :)




    Colocado por: tviegaso levantamento topográfico vai sempre ser necessário logo de inicio. já devia ir vendo um empreiteiro assim como o diretor de obra e fiscalização. o pss e o diretor de fiscalização são so para a parte do alvará de obra, para já não fazia sem arranjar um empreiteiro.


    tviegas, já tudo controlado mas agradeço o feedback :)
  10.  # 10

    Colocado por: GoncalvesRDO terreno que estou para adquirir advém de uma desanexação e como tal já ocorreu o levantamento topográfico (embora do terreno todo e não somente daquele que vou adquirir). Como tal acabo por poupar aqui uns trocos :)

    Veja lá isso BEM. Pode não estar em condições de ser utilizado para o licenciamento da sua obra. Mostre isso ao arquitecto que lhe der cotação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GoncalvesRD
  11.  # 11

    Todos os terrenos que tenham sofrido uma desanexação de um destaque não precisam de levantamento topográfico?
    É que estou nesta mesma situação e o meu arquitecto está me a cobrar o levantamento topográfico.
  12.  # 12

    Dizer ao arquitecto que a casa é para si e não para ele
    Concordam com este comentário: paulo_pereira
  13.  # 13

    Colocado por: FerreirajotaTodos os terrenos que tenham sofrido uma desanexação de um destaque não precisam de levantamento topográfico?

    Onde lhe ocorre tal coisa!? ninguem escreveu isso.
  14.  # 14

    Colocado por: FerreirajotaTodos os terrenos que tenham sofrido uma desanexação de um destaque não precisam de levantamento topográfico?
    É que estou nesta mesma situação e o meu arquitecto está me a cobrar o levantamento topográfico.


    a camara vai solicitar sempre o levantamento
  15.  # 15

    No meu caso específico... O Arquiteto disse que "em principio" não será necessário efetuar o levantamento tipográfico uma vez que este já foi efetuado por causa da desanexação do terreno.
    E digo "em principio" porque estou a aguardar que o proprietário do terreno (o vendedor) me envie as AFs do levantamento tipográfico efetuado para que eu possa partilhar com o arquiteto e ele, melhor do que ninguém, saberá se o levantamento efetuado é o suficiente, ou se é necessário fazer um novo com outros parâmetros que este não tenha (que segundo ele, isso pode acontecer uma vez que este tipo de levantamentos tipográfico para desanexação por vezes é muito básico).
  16.  # 16

    Isso das Telas Finais convém esclarecer com o arquitecto...porque se houver alterações em obra, os projectos vão precisar de aditamentos e, só depois, das Telas Finais...por isso, pode parecer que ele vai querer cobrar-se tanto dos aditamentos, como das telas finais.
    Concordam com este comentário: paulo_pereira
  17.  # 17

    O levantamento topográfico para efeitos de destaque não necessita de cotas altimétricas mas se for para a breve trecho fazer um projecto convém já ter a altimetria para poder ser usado em projectos de edificação e não haver uma duplicação de trabalho.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Ferreirajota
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulo_pereira
 
0.0183 seg. NEW