Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 241

Vocé agora vao ter desvao nao é? Laje maciça ou aligeirada?
  2.  # 242

Desvão sim, tudo maciço
  3.  # 243

Vai levar prh? Que revestimento preve no chao?
    Se nao levar prh, penso eu que isolava por baixo da laje.
    Nas aligeiradas poderia aplicar abobadilhas de esferovite com aba, existem até 10ou12 cm de espessura da aba.
    Para laje maciça nos chegamos a usar nalguns predios, onde por baixo eram lugar de estacionamento,faziamos a cofragem, depois aplicavamos uma placas , acho que se chamava fibrolite, que ja traziam isolamento. Aquilo eram de encaixe, e atravessamos lhe uns U em arame duro para ficarem chumbabados na placa.
    A pala que largura tem?
    Vocé ja pos fotos ai atras de situaçoes que penso se consegue fazer facilmente ca em portugal.
    Umas placas de la de rocha de forte densidade como nos telhados, e uma 'vigas a apanhar da laje para a pala. Nao parece ser complicado de realizar em obra
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  4.  # 244

Está calculado para lajes maciças de 25cms.
    Leva estratificado chinês em flutuante e AC.

O que fala sao as consolas isolantes, nao é normal a sua utilização em Portugal e por isso nem todos os engenheiros calculam com isso.
  5.  # 245

Eu sei que é pouco usado,
    Mas para evitar esse custo das consolas, pode criar algo parecido sem ter de aplicar isso.
    Ja vi em frança, em paredes duplas isoladas como no seu caso.
    As duas paredes eram de espessuras identicas, e estruturais, trabalhavam em conjunto dizia o engenheiro, com isolamento no meio, ligados por aqueles ligadores metalicos que ja postei por ai. O isolmento corria sempre até cima. No sitio da laje superior, todos os 50 ou 60 era criada uma viga em 'contra balanço',para suportar a pala, ficava o mesmo sistema que as consolas mas tipo home made.detalhe que tal ez tenha importancia, no canto da pala com a parede, era em biés com reforço de ferro, penso que para compensar alguns esforços.
    Aquilo que vi fazer nao parecia nenhum bicho de 7 cabeças
  6.  # 246

Eu tambem ja fiz paredes com isolamento no meio, no hospital de Passac em Bordeus foi assim* mas la esta, por aqui por Portugal entao é que dava um no na cabeça dos empreiteiros, tem de se calçar bem o isolamento antes de vibrar, betonar com tubo de pvc com buracos, senão fica uma porcaria…
      C365E0C0-0C0F-4321-8899-12A471EAF598.jpeg
  7.  # 247

As lajes que fala deve ser como eu pus atras foto, fic sempre a ponte termica na zona das vigas que sai pra fora da laje
      6A0E6044-1C38-4BBE-8A8A-32CB886B3E23.jpeg
  8.  # 248

Aqui é tudo complicado, portanto os calculos sao os mesmos penso para um engenheiro, seja frances ou portugues..
    Penso que no seu caso com a pala, nao tem muitas hipotese, ou consola ou isso.
    Ou entao fazer uma consola independente, em aço ou assim... Mas vocé quer tudo em betao aparente
    • DR1982
    • 15 dezembro 2022 editado

# 249

Tem a ver com o facto de serem soluções fora do comum, acho que ha pouca preocupação com as pontes termicas pelo que poucos perdem tempo a soluciona-las.
    Para encontrar soluções é preciso haver um problema e se pra muitos nao é problema….

Ainda em fase de projeto de arquitetura foram estudadas várias hipóteses para o isolamento de modo, estas*
    A solução B é a que escolhi, por achar mais simples, só agora volto a pensar no assunto por causa da inércia termica que sempre pensei que fosse pouco importante.
      439E1F56-10A9-401B-9C92-FFFC868D0C7A.jpeg
  9.  # 250

Entao e a C,com isolamento por baixo da laje, e foamglass por baixo e em cima da parede interior a fazer suporte da laje superior, com o ferros a atravessar como em baixo...
    Nao precisa de consolas e fica sem ponte termicas
  10.  # 251

Colocado por: marcocarEntao e a C,com isolamento por baixo da laje, e foamglass por baixo e em cima da parede interior a fazer suporte da laje superior, com o ferros a atravessar como em baixo...
    Nao precisa de consolas e fica sem ponte termicas
    Nao me parece, se bem entendi esta a dizer meter foamglass na parede estrutural é isso?
  11.  # 252

Tenho pala em toda a volta, embora que so o canto da sala/cozinha tem uma pala grande, para fazer com consolas isolantes era um dinheirão.
    A cobertu É o tracejado
      B0CF24EA-470F-4670-B3C5-AD6E985A5232.jpeg
  12.  # 253

Sim, por baixo da paredde interior.
    Procure foamglass perinsul.
    Tem um pdf que pode descaregar, tem um ate,é proprio para isso, para fazer corte termico.
    Deve poder colocar por baixo da parede ou o ideal até seria por baixo da lage, a fazer lhe suporte, alinhado com o restante isolamento debaoxo da laje
  13.  # 254

Colocado por: marcocarSim, por baixo da paredde interior.
    Procure foamglass perinsul.
    Tem um pdf que pode descaregar, tem um ate,é proprio para isso, para fazer corte termico
    sim isso é o aie esta previsto, mas dessa forma a parede interior nao pode ser a estrutural.
    A estrutural vai ser a de fora
  14.  # 255

Colocado por: DR1982sim isso é o aie esta previsto, mas dessa forma a parede interior nao pode ser a estrutural.
    A estrutural vai ser a de fora

Porque nao faz dois panos de 15cm, ligados um ao outro? Nos la no norte de frança as 2 paredes eram estruturais, ligadas com 5/6ligadores por m2, e eram consideradas as 2 estruturais.
  15.  # 256

Colocado por: DR1982Nao me parece, se bem entendi esta a dizer meter foamglass na parede estrutural é isso?

Sim analise o perinsul, ele até pode ser usado como suporte para muretes dos telhados planos, tem uma certa espessura a respeitar.
    No caso dos muretes, todos os 3m tem que deixar passar um pilar, mas em paredes segundo li pode usar a vontade, é proprio para isso.
    Se tiver 'medo' de o ter debaixo da parede, pense talvez pousar a laje em cima, e lançar os ferros de betonagem pela lage.
    Uma coisa é quase certa da para fazer
  16.  # 257

Mas isso é o que está previsto, se percebi bem…
    Onde tem a seta verde leva foamglas mas mesmo assim o engenheiro dúvida que o foamglas aguente o peso da parede.
    Por isso leva ferro dobrado a ir à lage, a parede interior de betão fica pendurada na laje
      DA6AC92F-746D-406E-9444-FCA36BCE1E6C.jpeg
  17.  # 258

DR
    A solução D não era mais fácil, mais económica e eventualmente mais fiável?
    A questão do "engrossar" aquela testa resolve com uma laje mais fina nessa pala
    • DR1982
    • 15 dezembro 2022 editado

# 259

Colocado por: zedasilvaDR
    A solução D não era mais fácil, mais económica e eventualmente mais fiável?
    A questão do "engrossar" aquela testa resolve com uma laje mais fina nessa pala
    Nao sei como resultava betão nas paredes e pala noutro material, esta aqui uma perto a ser feita assim, a pala foi forrada a capoto e o cinza do betão e pala branca nao gosto.
    Teria de levar rufos/capacetes, e gastava mais uns m2 de isolamento porque alem de forrar a pala tinja de cobrir as palas por cimapor outro lado poupava no teto falso, levava estuque projetado e pronto
  18.  # 260

Aquilonse nao me engano tem uma resistencia de 1,5Mpa...

Constroiem parque de estacionamento em cima daquilo.
    Descaregue as fichas em pdf, tem la tudo.
    Pergunta até ao atlas aqui do forum, foi ele que ja postou imagens disso.
    E no site da foamglass, o perinsul é proprio para paredes estruturais.
    Até la tem os regulamentos para cAlcular tudo

0.0578 seg. NEW