Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 321

Entao e como se ventila uma casa de forma natural sem extratores mecânicos e sem abrir as janelas? O ar entra pelas grelhas porque o extrator mecânico cria a necedo ar entrar ao retirar o ar saturado ou nao?
  2.  # 322

Não precisa de 975m3/h.

Mas sim 150m3/h para ter as 0,4 renovações. Mas atualmente já passou para 0,5 renovações que da 188m3/h.

Mas depois ainda tem de ser avaliado espaço a espaço.

Colocado por: gil.alvesa tua casa de memória eram 150m2x2.5m de altura= 375m3 renovação de 0.4=975m3 de renovação por hora (contas de merceeiro).
    Concordam com este comentário: gil.alves, zinna
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gil.alves
  3.  # 323

Colocado por: gil.alvesIsso não dá para ver nada DR... tens de pôr com um link alojado algures.
    melhorou?
      949449F5-760B-488F-9148-6C6029A781F0.jpeg
  4.  # 324

Colocado por: DR1982de forma natural
    Abres as janelas.

Tudo o resto não é natural.
    Uma grelha por si só não ventila se não houver diferencial negativo.

Colocado por: BigmouseMas sim 150m3/h para ter as 0,4 renovações
    estupidez. dividi em vez de multiplicar.
    de 0.4 para 0.5 obrigado Big. Não sabia.
  5.  # 325

Tens 5x50m3/h de "grelhas". Ok.
    Agora só tens de fazer que elas funcionem 24h por dia porque elas não abrem sozinhas... ;)

Tens 275m3 de extracção (IS e lavandaria) que só vão trabalhar (em compartimentos específicos) e apenas alguns minutos por dia.
    Achas que faz diferencial que chegue para garantir que as grelhas "insuflem" 188m3/h?

Colocado por: Bigmousetem de ser avaliado espaço a espaço.
    Isto(!) é crucial.
  6.  # 326

Colocado por: gil.alvesEstá a generalizar erradamente e aplicar a mesma medida para todo o ano, etc.

Não percebi Gil. Eu tenho de ter uma solução que funcione o melhor possível ao longo dos 365 dias por ano no nosso clima. Não uma receita para o mês de janeiro, outra de fevereiro e assim sucessivamente.

Ponho uma VMC para funcionar apenas 6 meses, e os outros 6 meses desligo?
  7.  # 327

Colocado por: NostradamusEu tenho de ter uma solução que funcione o melhor possível ao longo dos 365 dias por ano no nosso clima
    Lá está. Concordo. Daí falar em necessidade crucial o balanço.
    E a meu ver, com VMC é a maneira mais facil.
    "Desligar" a VMC não diria mas programar para bypass e afins em função das necessidades, sem dúvida.
  8.  # 328

Colocado por: gil.alves"Desligar" a VMC não diria mas programar para bypass e afins em função das necessidades, sem dúvida.

Com ou sem bypass, se quiser assegurar renovações de ar com a VMC duplo fluxo (ou mesmo simples fluxo), vai haver sempre uma parte insuflada com ar quente vindo do exterior.

Ou desliga-a, quando estiverem por exemplo >26 graus, ou não renova com ar novo do exterior. Não há 1001 soluções.
  9.  # 329

Colocado por: gil.alvesLá está. Concordo. Daí falar em necessidade crucial o balanço.
    E a meu ver, com VMC é a maneira mais facil.
    "Desligar" a VMC não diria mas programar para bypass e afins em função das necessidades, sem dúvida.
    O problema da VMC s’é que é mais uma treta para avariar, olha a do Ptuga que em meia duzia de anos foi à vida, depois é mais um projeto, mais isto e aquilo são mais 10k iniciais e com possibilidade de volta e meia gastar mais uns trocos na maquineta caso esta vá à vida.
  10.  # 330

Colocado por: Nostradamus

Com ou sem bypass, se quiser assegurar renovações de ar com a VMC duplo fluxo (ou mesmo simples fluxo), vai haver sempre uma parte insuflada com ar quente vindo do exterior.

Ou desliga-a, quando estiverem por exemplo >26 graus, ou não renova com ar novo do exterior. Não há 1001 soluções.
    mas se a casa estiver climatizada a VMC não vai fazer na mesma a permuta de temperatura no sentido inverso? Ou seja ou ar entra mais quente e faz a permuta com o ar mais fresco que está a sair e entrar +/- à mesma temperatura? Soluções perfeitas não existem..
    Concordam com este comentário: gil.alves
  11.  # 331

mas isso nao acontece o mesmo com a solução natural grelhas-extrator?
    Entao o ar que entra pela grelha chega à mesma temperatura que o da VMC em bypass
  12.  # 332

Colocado por: DR1982O problema da VMC s’é que é mais uma treta para avariar, olha a do Ptuga que em meia duzia de anos foi à vida, depois é mais um projeto, mais isto e aquilo são mais 10k iniciais e com possibilidade de volta e meia gastar mais uns trocos na maquineta caso esta vá à vida.
    claramente que existe esse risco. Tal como existe quando se comprar qualquer aparelho. O meu frigorífico de 3 meses avariou na semana passada. 1000€ que duraram 3 meses. Só se não usar tecnologia alguma é que exclui esse risco..
  13.  # 333

Colocado por: Nostradamusvai haver sempre uma parte insuflada com ar quente vindo do exterior.
    Se for simples sim. Se for duplo fluxo não.
    Ali o André disse-o bem.
    De verão (duplo fluxo), "arrefece" a casa à noite. VMC em Bypass. Durante o dia "inverte".
    Concordam com este comentário: Peper87
  14.  # 334

À noite em bypass irá sempre insuflar ar mais fresco fazendo uma espécie de "freecooling"
  15.  # 335

Colocado por: André Pimentamas se a casa estiver climatizada a VMC não vai fazer na mesma a permuta de temperatura no sentido inverso?

Mas isso implica que tenha uma climatização constante. Mais custos e custos e custos. Numa altura que se fala em sobriedade energética...

Queremos casas simples e acabamos por complicar. Solução Z implica produto X para funcionar como deve ser.. Efeito pescadinha rabo da boca.

Colocado por: DR1982mas isso nao acontece o mesmo com a solução natural grelhas-extrator?

Com uma velocidade muito inferior assim como um volume muito mais baixo.

Velocidade, também influência negativamente/positivamente as trocas de calor.

Nós assopramos uma caneca de chá a 90 graus com um ar a 35 graus, enquanto o ar exterior esta a 25 graus. E por incrível que pareça arrefece mais depressa que deixar aquilo arrefecer naturalmente... (convecção natural vs convecção forçada)
  16.  # 336

Colocado por: DR1982O problema da VMC s’é que é mais uma treta para avariar, olha a do Ptuga que em meia duzia de anos foi à vida, depois é mais um projeto, mais isto e aquilo são mais 10k iniciais e com possibilidade de volta e meia gastar mais uns trocos na maquineta caso esta vá à vida.

Exatamente o que eu penso. Eu tenho ideia de colocar os extratores nas WC, todos com temporizador para funcionar x horas por dia, no inverno por exemplo as 12h pois é quando está mais quente e os painéis terão mais rendimento (se houver sol claro) e grelhas de admissão nas caixas de estore auto reguláveis. Uma outra hipótese seria colocar um motor de telhado para os 3 WC do piso superior dos quartos, qdo alguém fosse a um dos WC iria puxar ar de todos e assim renovar tudo, associado a temporizador Tb.
    Vmc fica muito caro, ou fazemos um DIY que tem tudo para correr mal, pois vai ser dimensionado à doc, ou remedeia.se como estou a pensar, que sempre será melhor que não ter nada.
  17.  # 337

Colocado por: André Pimentaclaramente que existe esse risco. Tal como existe quando se comprar qualquer aparelho. O meu frigorífico de 3 meses avariou na semana passada. 1000€ que duraram 3 meses. Só se não usar tecnologia alguma é que exclui esse risco..
    claro, mas como alguma tecnologia ainda é opcional é menos uma preocupação, menos um técnico para correr atras para instalar e reparar menos uma coisa para dar uma despesa extra surpresa, etc etc
  18.  # 338

Colocado por: paulos
    Exatamente o que eu penso. Eu tenho ideia de colocar os extratores nas WC, todos com temporizador para funcionar x horas por dia, no inverno por exemplo as 12h pois é quando está mais quente e os painéis terão mais rendimento (se houver sol claro) e grelhas de admissão nas caixas de estore auto reguláveis. Uma outra hipótese seria colocar um motor de telhado para os 3 WC do piso superior dos quartos, qdo alguém fosse a um dos WC iria puxar ar de todos e assim renovar tudo, associado a temporizador Tb.
    Vmc fica muito caro, ou fazemos um DIY que tem tudo para correr mal, pois vai ser dimensionado à doc, ou remedeia.se como estou a pensar, que sempre será melhor que não ter nada.
    alguma coisa tem de se ter para promover a renovação de ar.
    O que mais me desagrada nos extratores é a quabtidade de furos, que fica na cobertura onde se pretende precisamente o mínimo possível
  19.  # 339

Mas isso implica que tenha uma climatização constante. Mais custos e custos e custos. Numa altura que se fala em sobriedade energética...

Queremos casas simples e acabamos por complicar. Solução Z implica produto X para funcionar como deve ser.. Efeito pescadinha rabo da boca.

Com uma velocidade muito inferior assim como um volume muito mais baixo.

Velocidade, também influência negativamente/positivamente as trocas de calor.

Nós assopramos uma caneca de chá a 90 graus com um ar a 35 graus, enquanto o ar exterior esta a 25 graus. E por incrível que pareça arrefece mais depressa que deixar aquilo arrefecer naturalmente... (convecção natural vs convecção forçada)
    concordo consigo. Cada vez mais temos de nos conscientizar a nível do gasto energético. Mas isso terá de vir sempre desde o projecto/concepção. Uma casa bem trabalhada não irá requer muitos gastos com climatização. Claro o investimento inicial será sempre um pouco maior. Mas como já referi soluções perfeitas não exitem ou são muito difíceis de arranjar.
  20.  # 340

Colocado por: DR1982alguma coisa tem de se ter para promover a renovação de ar.
    O que mais me desagrada nos extratores é a quabtidade de furos, que fica na cobertura onde se pretende precisamente o mínimo possível

A questão dos furos no meu caso não se aplica pois ficam lado a lado e por baixo umas das outras o que para 4 WC só terei duas chaminés onde vão sair os tubos de cada uma.

0.0912 seg. NEW