Colocado por: gil.alvesa tua casa de memória eram 150m2x2.5m de altura= 375m3 renovação de 0.4=975m3 de renovação por hora (contas de merceeiro).
Colocado por: gil.alvesIsso não dá para ver nada DR... tens de pôr com um link alojado algures.melhorou?
Colocado por: DR1982de forma naturalAbres as janelas.
Colocado por: BigmouseMas sim 150m3/h para ter as 0,4 renovaçõesestupidez. dividi em vez de multiplicar.
Colocado por: Bigmousetem de ser avaliado espaço a espaço.Isto(!) é crucial.
Colocado por: gil.alvesEstá a generalizar erradamente e aplicar a mesma medida para todo o ano, etc.
Colocado por: NostradamusEu tenho de ter uma solução que funcione o melhor possível ao longo dos 365 dias por ano no nosso climaLá está. Concordo. Daí falar em necessidade crucial o balanço.
Colocado por: gil.alves"Desligar" a VMC não diria mas programar para bypass e afins em função das necessidades, sem dúvida.
Colocado por: gil.alvesLá está. Concordo. Daí falar em necessidade crucial o balanço.O problema da VMC s’é que é mais uma treta para avariar, olha a do Ptuga que em meia duzia de anos foi à vida, depois é mais um projeto, mais isto e aquilo são mais 10k iniciais e com possibilidade de volta e meia gastar mais uns trocos na maquineta caso esta vá à vida.
E a meu ver, com VMC é a maneira mais facil.
"Desligar" a VMC não diria mas programar para bypass e afins em função das necessidades, sem dúvida.
Colocado por: Nostradamusmas se a casa estiver climatizada a VMC não vai fazer na mesma a permuta de temperatura no sentido inverso? Ou seja ou ar entra mais quente e faz a permuta com o ar mais fresco que está a sair e entrar +/- à mesma temperatura? Soluções perfeitas não existem..
Com ou sem bypass, se quiser assegurar renovações de ar com a VMC duplo fluxo (ou mesmo simples fluxo), vai haver sempre uma parte insuflada com ar quente vindo do exterior.
Ou desliga-a, quando estiverem por exemplo >26 graus, ou não renova com ar novo do exterior. Não há 1001 soluções.
Colocado por: Nostradamusmas isso nao acontece o mesmo com a solução natural grelhas-extrator?
Com ou sem bypass, se quiser assegurar renovações de ar com a VMC duplo fluxo (ou mesmo simples fluxo), vai haver sempre uma parte insuflada com ar quente vindo do exterior.
Ou desliga-a, quando estiverem por exemplo >26 graus, ou não renova com ar novo do exterior. Não há 1001 soluções.
Colocado por: DR1982O problema da VMC s’é que é mais uma treta para avariar, olha a do Ptuga que em meia duzia de anos foi à vida, depois é mais um projeto, mais isto e aquilo são mais 10k iniciais e com possibilidade de volta e meia gastar mais uns trocos na maquineta caso esta vá à vida.claramente que existe esse risco. Tal como existe quando se comprar qualquer aparelho. O meu frigorífico de 3 meses avariou na semana passada. 1000€ que duraram 3 meses. Só se não usar tecnologia alguma é que exclui esse risco..
Colocado por: Nostradamusvai haver sempre uma parte insuflada com ar quente vindo do exterior.Se for simples sim. Se for duplo fluxo não.
Colocado por: André Pimentamas se a casa estiver climatizada a VMC não vai fazer na mesma a permuta de temperatura no sentido inverso?
Colocado por: DR1982mas isso nao acontece o mesmo com a solução natural grelhas-extrator?
Colocado por: DR1982O problema da VMC s’é que é mais uma treta para avariar, olha a do Ptuga que em meia duzia de anos foi à vida, depois é mais um projeto, mais isto e aquilo são mais 10k iniciais e com possibilidade de volta e meia gastar mais uns trocos na maquineta caso esta vá à vida.
Colocado por: André Pimentaclaramente que existe esse risco. Tal como existe quando se comprar qualquer aparelho. O meu frigorífico de 3 meses avariou na semana passada. 1000€ que duraram 3 meses. Só se não usar tecnologia alguma é que exclui esse risco..claro, mas como alguma tecnologia ainda é opcional é menos uma preocupação, menos um técnico para correr atras para instalar e reparar menos uma coisa para dar uma despesa extra surpresa, etc etc
Colocado por: paulosalguma coisa tem de se ter para promover a renovação de ar.
Exatamente o que eu penso. Eu tenho ideia de colocar os extratores nas WC, todos com temporizador para funcionar x horas por dia, no inverno por exemplo as 12h pois é quando está mais quente e os painéis terão mais rendimento (se houver sol claro) e grelhas de admissão nas caixas de estore auto reguláveis. Uma outra hipótese seria colocar um motor de telhado para os 3 WC do piso superior dos quartos, qdo alguém fosse a um dos WC iria puxar ar de todos e assim renovar tudo, associado a temporizador Tb.
Vmc fica muito caro, ou fazemos um DIY que tem tudo para correr mal, pois vai ser dimensionado à doc, ou remedeia.se como estou a pensar, que sempre será melhor que não ter nada.
Colocado por: Nostradamusconcordo consigo. Cada vez mais temos de nos conscientizar a nível do gasto energético. Mas isso terá de vir sempre desde o projecto/concepção. Uma casa bem trabalhada não irá requer muitos gastos com climatização. Claro o investimento inicial será sempre um pouco maior. Mas como já referi soluções perfeitas não exitem ou são muito difíceis de arranjar.
Mas isso implica que tenha uma climatização constante. Mais custos e custos e custos. Numa altura que se fala em sobriedade energética...
Queremos casas simples e acabamos por complicar. Solução Z implica produto X para funcionar como deve ser.. Efeito pescadinha rabo da boca.
Com uma velocidade muito inferior assim como um volume muito mais baixo.
Velocidade, também influência negativamente/positivamente as trocas de calor.
Nós assopramos uma caneca de chá a 90 graus com um ar a 35 graus, enquanto o ar exterior esta a 25 graus. E por incrível que pareça arrefece mais depressa que deixar aquilo arrefecer naturalmente... (convecção natural vs convecção forçada)
Colocado por: DR1982alguma coisa tem de se ter para promover a renovação de ar.
O que mais me desagrada nos extratores é a quabtidade de furos, que fica na cobertura onde se pretende precisamente o mínimo possível