Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

É isto que **de todo, existe materiais, existe n obras ja feitas, dao as normas dao tudo e mesmo assim nao querem.
    Para nao ir mais longe, so por exemplo em ferro de pilares e vigas etc, estive xom engznheiro porque quero a estrutura com blocos pilar, lintel etc, o engenheiro diz mas isso nao vai dar, nunca vais passar os blocos por cima do ferro??!!
    Fiquei tipo, 'what?'
    Entao mostre me a norma que dita ferro corrido de uma ponta a outra?
    Existe norma que dita para amaraçao de ferro um recobrimznto de 50vezes o diametro ( secalhar ja mudou ja foi a uns anos)
    Deixavamos esperas de 1,50/1,80,subiamos a ltura, quando era necessario, amaravamos ferro de novo respeitando a normas até ao lintel e estava andar
    • DR1982
    • 16 dezembro 2022 editado

# 2

Marcocar, eu entendo o que diz, eu ainda ha pouco publiquei aqui fotos no forum de um prédio de 5 pisos no total com ensoleiramento de 25cms, fiz muros da cave em toda a volta com 20cms de largura, lajes a 20-22cms de espessura, etc

O meu engenheiro se fosse ensoleiramento era 50cms de espessura, como optei por desvão passou a muros da cave com 25cms de espessura, laje maciça com 25cms e vigas fundas de 45 cms de altura, claro que a mim me parece um exagero precisamente pelo que fazia na França e faço atualmente na Suíça, mas que se vai fazer? É o que o cype diz disse me o engenheiro
  2.  # 3

Colocado por: marcocarIsso é onde?
    Uma obra que passava quando andava a passear, Suiça.
    Colocado por: marcocarIa levar capoto ou parede dupla?
    Pelo que me pareceu no evoluir, simples e capoto.
  3.  # 4

Uma pergunta: para quem suspeita que tem pontes térmicas e gostaria de as resolver mas é leigo na matéria, qual a especialidade/serviço a que deve recorrer para fazer essa análise? Que tipo de profissional devo procurar para vir cá a casa fazer apenas uma análise do tipo "tem pontes térmicas aqui e acolá, que causam estas patologias, sugiro que faça isto para resolver"?
  4.  # 5

Casas com mais 20 anos não deve haver grande problema com pontes térmicas, na globalidade toda ela deve ser uma grande ponte térmica.

Se tiver disponibilidade financeira para fazer obras, pode arranjar um técnico que faça uma análise.

Se não tem intenções de investir alguns milhares a curto prazo, não vale a pena fazer um relatório para emoldurar, senão vai andar uns tempos sem dormir porque já sabe como corrigir os problemas detetados e não tem como os corrigir€€.
  5.  # 6

Colocado por: DR1982Marcocar, eu entendo o que diz, eu ainda ha pouco publiquei aqui fotos no forum de um prédio de 5 pisos no total com ensoleiramento de 25cms, fiz muros da cave em toda a volta com 20cms de largura, lajes a 20-22cms de espessura, etc

O meu engenheiro se fosse ensoleiramento era 50cms de espessura, como optei por desvão passou a muros da cave com 25cms de espessura, laje maciça com 25cms e vigas fundas de 45 cms de altura, claro que a mim me parece um exagero precisamente pelo que fazia na França e faço atualmente na Suíça, mas que se vai fazer? É o que o cype diz disse me o engenheiro

A culpa entao nao é do engenheiro, é do raio do computador.. lool
  6.  # 7

Colocado por: marcocar

A culpa entao nao é do engenheiro, é do raio do computador.. lool
    como provavelmente serão a maioria dos projetos… Riscos não deve haver muitos :)
  7.  # 8

Colocado por: simaoguimQue tipo de profissional devo procurar para vir cá a casa fazer apenas uma análise do tipo "tem pontes térmicas aqui e acolá, que causam estas patologias, sugiro que faça isto para resolver"?

Alguém que tenha uma câmara térmica e perceba um pouco das patologias associadas ás pontes térmicas.
    Alguém que lhe mostre algo idêntico a isto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: simaoguim
      pontes termicas1.jpg
  8.  # 9

Colocado por: DR1982Mas isso é o que está previsto, se percebi bem…
    Onde tem a seta verde leva foamglas mas mesmo assim o engenheiro dúvida que o foamglas aguente o peso da parede.
    Por isso leva ferro dobrado a ir à lage, a parede interior de betão fica pendurada na laje
      DA6AC92F-746D-406E-9444-FCA36BCE1E6C.jpeg

Desculpa a ignorância. A parte azul que isolamento é?
  9.  # 10

Colocado por: JoseMBOliveira

Desculpa a ignorância. A parte azul que isolamento é?
    isolamento, neste caso será XPS provavelmente
  10.  # 11

Colocado por: DR1982Ok, até pode ser possível, não faço idea mas o meu engenheiro nao confia no foamglass para suportar a parede de 15cms apenas quanto mais para suportar a estrutura toda…
    Estamos em Portugal, temos de nos adaptar, em Portugal a maioria dos engenheiros torce o nariz as consolas termicas, imagine se falar em fazer dessa forma…
    Basta ver quantos engenheiros andam pelo forum e nenhum se manifesta sequer sobre o assunto 😀

Esperemos que algum possa nos vir explicar aquilo que nos nao percebemos...e o porqué das soluçoes construtivas adaptadas as necssidades de hoje em dia nao consigam entrar e desenvolverem se dentro das fronteiras portuguesas...
    Basta ver o topico ali ao lada, uma casa com 7meses ja com manchas de humidade...
    Outro ponto que nao percebo,vmc deveria ser obrigatoria, e nao venham com aquela cantiga do basta abrir 20min as janelas por dia..
    No resto da europa é obrigatorio o uso de vmc desde os anos 80...
    • DR1982
    • 16 dezembro 2022 editado

# 12

Colocado por: marcocar

Esperemos que algum possa nos vir explicar aquilo que nos nao percebemos...e o porqué das soluçoes construtivas adaptadas as necssidades de hoje em dia nao consigam entrar e desenvolverem se dentro das fronteiras portuguesas...
    Basta ver o topico ali ao lada, uma casa com 7meses ja com manchas de humidade...
    Outro ponto que nao percebo,vmc deveria ser obrigatoria, e nao venham com aquela cantiga do basta abrir 20min as janelas por dia..
    No resto da europa é obrigatorio o uso de vmc desde os anos 80...
    Tal como lhe disse acredito que a maior parte dos projetos são introduzir os dados no CYPE e pronto, nao ha de cair.
    Já varios engenheiros o disseram por aqui, de que me lembre só o Riscos não defende o programa!
    Outra questão são as exigências, provavelmente temos exigências de estabilidade diferentes do que noutros paises, não faço ideia…
    Eu sinceramente acho que exageramos nas quantidades de betao e ferro mas pronto nao vale a pena remar contra a maré, pelo menos é o que eu acho…

Eu acho que VMC já é obrigatório, eu pelo menos tenho isso previsto nos projetos de AVAC
      A01D8CB3-2DA3-48BE-8B8F-B19729DCD6FE.jpeg
  11.  # 13

Colocado por: DR1982CYPE

Usar um programa, não significa que o projeto não possa ser otimizado. É preciso exigir (parametrizar) do programa o que se quer.

O meu eng. usa sap2000 ou lá que que é para modelar e calcular.

O freecad, que eu usei para modelar 3d, também tem um módulo de Finite Element Analysis, para eng. de barba rija.
  12.  # 14

Nao consigo abrir a imagem mas no que vejo nao esta descrito vmc,
    Vejo hottes, extratores, grelhas e assim mas nao vejo vmc.
    Mas como disse nao consigo abrir a imagem em grande
  13.  # 15

Colocado por: ricardo.rodrigues
    Usar um programa, não significa que o projeto não possa ser otimizado. É preciso exigir (parametrizar) do programa o que se quer.

O meu eng. usa sap2000 ou lá que que é paramodelare calcular.

O freecad, que eu usei para modelar 3d, também tem um módulo de Finite Element Analysis, para eng. de barba rija.
    ok, provavelmente é isso então.
  14.  # 16

Colocado por: marcocarNao consigo abrir a imagem mas no que vejo nao esta descrito vmc,
    Vejo hottes, extratores, grelhas e assim mas nao vejo vmc.
    Mas como disse nao consigo abrir a imagem em grande
    tem grelhas de admissao e extração mecânica, ai falava de vmc duplo fluxo? Isso é outra maquineta pra matar a cabeça
  15.  # 17

Talvez eu esteja enganado mas para mim extrator nao é vmc, é aquelas ventoinhas que se ligam ao mesmo tempo que a luz. Tanto que se vir bem, uma vmc leva por norma um boca na cozinha tambem, e ai voce so tem bem descrito, extrator de instalaçoes sanitarias...
    Vmc simples esta sempre a funcionar, a renovar pzrmanentemente com ar de fora que entra pelas grelhas das janelas, vmc fluxo duplo so tem uma tomada de ar exterior sem necessidade das grelhas nas janelas
  16.  # 18

Colocado por: marcocarTalvez eu esteja enganado mas para mim extrator nao é vmc, é aquelas ventoinhas que se ligam ao mesmo tempo que a luz. Tanto que se vir bem, uma vmc leva por norma um boca na cozinha tambem, e ai voce so tem bem descrito, extrator de instalaçoes sanitarias...
    Vmc simples esta sempre a funcionar, a renovar pzrmanentemente com ar de fora que entra pelas grelhas das janelas, vmc fluxo duplo so tem uma tomada de ar exterior sem necessidade das grelhas nas janelas
    também tem extração na cozinha a lavandaria salvo erro.
  17.  # 19

Colocado por: DR1982também tem extração na cozinha a lavandaria salvo erro.

So uma pergunta, anda a caça da minima ponte termica,e suer por ventilaçao normal?
    Sabe que isso nao tem sentido nenhum?
    Se nao quer pontes termicas e vai por ventilaçao com grelhas nas caixilharias entao de nada serve andar a dar cabo da cabeça xom isso e esqueça la a pobre ponte termica da pala e do solo.
    Casa sem pontes termicas, muito isoladas e estanques tem que ser obrigatoriamente duplo fluxo ou de nada serve..
    Concordam com este comentário: gil.alves, Beto1980, tiagodiaf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  18.  # 20

0.0736 seg. NEW