Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: marcocar

    So uma pergunta, anda a caça da minima ponte termica,e suer por ventilaçao normal?
    Sabe que isso nao tem sentido nenhum?
    Se nao quer pontes termicas e vai por ventilaçao com grelhas nas caixilharias entao de nada serve andar a dar cabo da cabeça xom isso e esqueça la a pobre ponte termica da pala e do solo.
    Casa sem pontes termicas, muito isoladas e estanques tem que ser obrigatoriamente duplo fluxo ou de nada serve..
    Concordam com este comentário:gil.alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DR1982
    Não percebo qual a relação direta da coisa…
    Em primeiro as pontes térmicas não têm apenas como consequência a perda de temperatura, para mim a possibilidade de bolores ou condensados até me assusta mais se calhar…
    Segundo, como ja disse algures, não acho que perdido por 5 perdido por 10, masmo tendo ventilação de grelhas( nao disse que era isso que iria colocar) não é por isso que me iria desleixar em tudo…
    Não é preciso ser preto ou branco, senao para isso tendo grellhas de ventila ja nem janelas se metia, afinal entra ar e entra…

    Sinceramente aparece tanta gente ao fórum com as calças na mão por causa de VMC que faz ruido, que introduz ar frio na casa, mais PRH que não funciona, mais isto e aquilo que começo a ter pouca vontade de ter muitas maquinetas em casa.
  2.  # 2

    Colocado por: gil.alves
    Não sei não Gil, sabes que quase 3 anos de volta de um projeto têm a vantagem de maturar as ideias…quase 10 anos de fórum também fazem tirar muitas conclusões e algo que nunca pensei que me fizesse tanto jeito foram as varias palestras que assisti sobre vendas ha muitos anos atras.
  3.  # 3

    Colocado por: DR1982Não percebo qual a relação direta da coisa…
    Em primeiro as pontes térmicas não têm apenas como consequência a perda de temperatura, para mim a possibilidade de bolores ou condensados até me assusta mais se calhar…
    Segundo, como ja disse algures, não acho que perdido por 5 perdido por 10, masmo tendo ventilação de grelhas( nao disse que era isso que iria colocar) não é por isso que me iria desleixar em tudo…
    Não é preciso ser preto ou branco, senao para isso tendo grellhas de ventila ja nem janelas se metia, afinal entra ar e entra…

    Sinceramente aparece tanta gente ao fórum com as calças na mão por causa de VMC que faz ruido, que introduz ar frio na casa, mais PRH que não funciona, mais isto e aquilo que começo a ter pouca vontade de ter muitas maquinetas em casa.


    Dr, pesquise por Villa Vals.
    Casa construída inteiramente em betão embutida na montanha. Tem uma VMC da zehnder a trabalhar 24/24 e não se ouve absolutamente nada. A casa da máquina até fica junto a um quarto e nunca ouvi o mínimo barulho.
    Concordam com este comentário: RSP
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  4.  # 4

    DR. é tudo um balanço.
    Grelhas (e invenções do género) não te renovam o ar o suficiente esse é o problema. Tendo pontes térmicas é aí que te vão aparecer as patologias.
    Não tendo (renovações) vais ter condensações, escorrências... Não tens pontes mas tens outros problemas...

    Claro que não deves ter pontes térmicas como "compensação"(!)
    Tens de encontrar/calcular o balanço.
    A maneira correcta é VMC. Simples ou duplo. é uma maquina, sim. Mas a evolução tem destas coisas... Termicamente temos um tupperware temos que o ventilar idealmente.

    Se o balanço ficar aquém ou mal dimensionado acontece o que vês... barulho, patologias à mesma.
  5.  # 5

    P.S. - Nem barulho, nem condensados nem bolor tendo a agravante de grande parte estar envolvida pela terra da montanha e por ser uma zona com imensa água
    Concordam com este comentário: gil.alves
  6.  # 6

    Colocado por: FabioCaseiro

    Dr, pesquise por Villa Vals.
    Casa construída inteiramente em betão embutida na montanha. Tem uma VMC da zehnder a trabalhar 24/24 e não se ouve absolutamente nada. A casa da máquina até fica junto a um quarto e nunca ouvi o mínimo barulho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DR1982
    vou pesquisar, nao duvido da eficiência da coisa, aliás nao sei se dei a entender isso mas se foi nao era minha intenção
  7.  # 7

    Colocado por: DR1982vou pesquisar, nao duvido da eficiência da coisa, aliás nao sei se dei a entender isso mas se foi nao era minha intenção


    Não, eu percebi a dúvida mas acho que o Gil tem razão.
  8.  # 8

    https://www.villavals.ch/

    Tem muitas fotos para espreitar.
    Se um dia andar por estes lados posso levá-lo lá para dar uma vista de olhos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  9.  # 9

    Colocado por: gil.alvesDR. é tudo um balanço.
    Grelhas não te renovam o ar o suficiente esse é o problema. Tendo pontes térmicas é aí que te vão aparecer as patologias.
    Não tendo (renovações) vais ter condensações, escorrências... Não tens pontes mas tens outros problemas...

    Claro que não deves ter pontes térmicas como "compensação"(!)
    Tens de encontrar/calcular o balanço.
    A maneira correcta é VMC. Simples ou duplo. é uma maquina, sim. Mas a evolução tem destas coisas... Termicamente temos um tupperware temos que o ventilar idealmente.

    Se o balanço ficar aquém ou mal dimensionado acontece o que vês... barulho, patologias à mesma.
    Em projeto tem extração mecânica, só a admissão é que é por grelhas.
  10.  # 10

    Colocado por: FabioCaseirohttps://www.villavals.ch/

    Tem muitas fotos para espreitar.
    Se um dia andar por estes lados posso levá-lo lá para dar uma vista de olhos
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DR1982
    espetacular a casa
  11.  # 11

    A ponte termica por si so nao faz nada, o problema é quando ela encontra um ambiente interior saturado de humidade...
    A 1a casa foi uma casa de madeira, feita em caibros de 5cm, placa de madeiro por fora e gesso caryonado por dentro, e 5cm de la de vidro no meio da madeira, casa de 1980. Comprei a em 2014, nao tinha vmc e desabitada a 10 anos.
    Fomos viver para la, todos os dias de manha os vidros duplo, que o antigo dono tinha posto, escoriam agua, tibha manchas pretas em todos os cantos dos teto esxteriores e a casa de banha... O teto tinha que se lavar a lixivia todas as semanas....
    Montei uma vmc simples com grelhas nas janelas.... Foi dia santo!
    Nunca mais tive uma ponta de agua a escorrer ou de preto nas paredes...
    Isto é todo um conjunto, mas de certeza que o mais importante nisto tudo é ter uma ventilaçao suficiente e adequada, resolve 99% desses problemas. Nao é por nada que em frança é obrigatorio desede 84 ou 86 salvo erro..
  12.  # 12

    Colocado por: DR1982Em projeto tem extração mecânica, só a admissão é que é por grelhas.
    0.4 renovações por hora de todo o volume da casa.
    Garantes isso? matematicamente! Esse é o balanço.
  13.  # 13

    So com extraçao nas peças humidas de certeza que nao, ainda por cima deve extratores que se ligam ao mesmo tempo que a luz, isso nao serve de nada.
    Nas casas novas isoladas em condiçoes tem de ser vmc, simples ou de fluxos, mas ventilaçao mecanica..
    Basta ir ver o topico ao lado da casa com 7meses de vivencia que por causa de nao ter ventilaçao suficiente ja tem problemas
    Concordam com este comentário: gil.alves
  14.  # 14

    Colocado por: marcocarA ponte termica por si so nao faz nada, o problema é quando ela encontra um ambiente interior saturado de humidade...
    A 1a casa foi uma casa de madeira, feita em caibros de 5cm, placa de madeiro por fora e gesso caryonado por dentro, e 5cm de la de vidro no meio da madeira, casa de 1980. Comprei a em 2014, nao tinha vmc e desabitada a 10 anos.
    Fomos viver para la, todos os dias de manha os vidros duplo, que o antigo dono tinha posto, escoriam agua, tibha manchas pretas em todos os cantos dos teto esxteriores e a casa de banha... O teto tinha que se lavar a lixivia todas as semanas....
    Montei uma vmc simples com grelhas nas janelas.... Foi dia santo!
    Nunca mais tive uma ponta de agua a escorrer ou de preto nas paredes...
    Isto é todo um conjunto, mas de certeza que o mais importante nisto tudo é ter uma ventilaçao suficiente e adequada, resolve 99% desses problemas. Nao é por nada que em frança é obrigatorio desede 84 ou 86 salvo erro..
    Entao mas qual é a diferença da vmc simples ou extratores independentes? Nao é igual?
  15.  # 15

    Colocado por: gil.alves0.4 renovações por hora de todo o volume da casa.
    Garantes isso? matematicamente! Esse é o balanço.
    Eu acho que sim, então o que está em projeto não tem de garantir isso?
  16.  # 16

    Colocado por: marcocarSo com extraçao nas peças humidas de certeza que nao, ainda por cima deve extratores que se ligam ao mesmo tempo que a luz, isso nao serve de nada.
    Nas casas novas isoladas em condiçoes tem de ser vmc, simples ou de fluxos, mas ventilaçao mecanica..
    Basta ir ver o topico ao lado da casa com 7meses de vivencia que por causa de nao ter ventilaçao suficiente ja tem problemas
    Concordam com este comentário:gil.alves

    Entao mas se por lei é obrigatório X renovações de ar, o projeto é obrigado a garantir isso, ou anda tudo a brincar com a tropa?:)
  17.  # 17

    Colocado por: DR1982Eu acho que sim, então o que está em projeto não tem de garantir isso?

    Não sei o que tens em projecto nem sou eng. de térmica.
    mas...
    a tua casa de memória eram 150m2x2.5m de altura= 375m3 renovação de 0.4=975m3 de renovação por hora (contas de merceeiro).
    Um extractor de WC que extraia uns 200m3/h(?)... precisavas de uns 5x24h.
    As grelhas tinham de ter capacidade de deixar entrar na mesma proporção.
    Achas mesmo viável... sem VMC...
  18.  # 18

    Colocado por: gil.alvesA maneira correcta é VMC. Simples ou duplo. é uma maquina, sim. Mas a evolução tem destas coisas... Termicamente temos um tupperware temos que o ventilar idealmente.


    Errado.

    Se os projectos térmicos fossem bem feitos, e quem os sabe fazer tem consciência disto, as VMC no verão tem um efeito prejudicial nos cálculos das necessidades de arrefecimento. Ganha no inverno certo, mas perde no verão. A cada um agora de decidir se é mais fácil de se aquecer ou de se manter fresco.

    Como dizia um dos meus gurus, "o ser humano sempre teve mais facilidade em se manter quente, o problema do amanhã vai ser manter-nos frescos". Isto numa altura que pouco se falava em aquecimento global.

    Não vou por aí a formula destes cálculos, estão disponíveis a quem as quiser consultar, que as procure nos RCCTE-SCE e decretos de lei. Quem tiver a fazer a casa é só pedir ao responsável da térmica para fazer as simulações nas necessidades de aquecimento e arrefecimento.

    Porque optando por VMC duplo fluxo + casa estanque = períodos que a VMC não vai insuflar ar ou vai insuflar com ar quente - dependendo das opções de ventilação, bypass etc- porque o ar exterior é mais quente que o ar interior. Falta de ventilação pode implicar sobre aquecimento dos espaços interiores e rápida saturação do ar interior.

    E se for VMC simples fluxo + casa estanque = horas seguidas de muitas renovações desnecessárias de m3 de ar com insuflação de ar exterior quente.

    A ventilação natural é um método suave. Não é nada desses mitos urbanos de auto estradas de correntes de ar que tantos aqui dizem.

    Não é por acaso que os cabeçudos de volta da legislação térmica continuam a dizer que se deve sempre privilegiar uma ventilação natural nas habitações individuais. A ventilação por VMC não é obrigatória nos projectos, e ainda bem.

    E não confudam VMC com extratores mecânicos. Um exaustor é extrator mecânico por exemplo.
  19.  # 19

    Colocado por: NostradamusErrado.
    Está a generalizar erradamente e aplicar a mesma medida para todo o ano, etc. Não poderá ser assim e não é isso que me refiro. De novo... Equilíbrio(!) é fundamental.

    Colocado por: NostradamusA ventilação por VMC não é obrigatória nos projectos, e ainda bem.
    Por acaso até pensava que era ou está para ser...(?). Abr.

    Colocado por: NostradamusE não confudam VMC com extratores mecânicos. Um exaustor é extrator mecânico por exemplo.
    <<<<< Isto(!) Sem dúvida!
  20.  # 20

    Isso não dá para ver nada DR... tens de pôr com um link alojado algures.
 
0.0763 seg. NEW