Iniciar sessão ou registar-se
    • Name
    • 19 setembro 2021

     # 1

    Olá a todos, encontrei neste fórum uma discussão de 2015 em que alguém tinha dúvidas se deveriam voltar a Portugal ou não:

    https://forumdacasa.com/discussion/40958/1/regresso-a-portugal/

    Pois de momento sou eu que passo por esta situação, seria possível saber se mantêm as mesmas opiniões ou se pensam que a situação agora mudou?

    Desde já obrigado a todos.
  1.  # 2

    Esta pior
  2.  # 3

    Vale o que vale, eu estou fora há mais de 15 anos, nos primeiros 7 ainda pensei em voltar mas hoje em dia já nao. Algumas coisas que noto:

    Eu tive a sorte ou azar de trabalhar em grandes empresas o que significa que em muitos casos trabalho na sede, voltar para portugal será na maior parte dos casos trabalhar em escritórios satélite com menos autonomia e menos investimento em technologia.
    Eu trabalho em technologia, no seu caso isso provavelmente nao o afecta.
    Continuo a achar que o patronato portugues nao respeita os seus empregados, há uma mentalidade fechada ainda e isso seria um problema para mim. Vejo isso em amigos e familia em portugal que quase para irem á casa de banho precisam de pedir autorizacao. Sem falar em trabalhar de casa etc.

    Os salários nao mudaram muito em portugal nos ultimos 15 anos, o corte salarial seria brutal, mas o maior impacto seria na possibilidade de reformar.
    Nao tenciono trabalhar até á idade da reforma, penso que isso é mais facil de atingir ao trabalhar fora de portugal. Principalmente porque quero reformar em portugal.
    Por exemplo vamos supor que ganha €1000 e consegue poupar 10% todos os meses, isso sao €100, se o salario for €3000 esses mesmos 10% sao €300 faz muita diferenca.

    Tenho muitas saudades de Portugal, tanto que comprei casa ai este verao, mas para trabalhar fico aqui mais uns 15 anos pelo menos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Name
  3.  # 4

    Colocado por: Reduto25Esta pior


    Depende.
    • Name
    • 19 setembro 2021

     # 5

    Colocado por: dp_olivVale o que vale, eu estou fora há mais de 15 anos, nos primeiros 7 ainda pensei em voltar mas hoje em dia já nao. Algumas coisas que noto:

    Eu tive a sorte ou azar de trabalhar em grandes empresas o que significa que em muitos casos trabalho na sede, voltar para portugal será na maior parte dos casos trabalhar em escritórios satélite com menos autonomia e menos investimento em technologia.
    Eu trabalho em technologia, no seu caso isso provavelmente nao o afecta.
    Continuo a achar que o patronato portugues nao respeita os seus empregados, há uma mentalidade fechada ainda e isso seria um problema para mim. Vejo isso em amigos e familia em portugal que quase para irem á casa de banho precisam de pedir autorizacao. Sem falar em trabalhar de casa etc.

    Os salários nao mudaram muito em portugal nos ultimos 15 anos, o corte salarial seria brutal, mas o maior impacto seria na possibilidade de reformar.
    Nao tenciono trabalhar até á idade da reforma, penso que isso é mais facil de atingir ao trabalhar fora de portugal. Principalmente porque quero reformar em portugal.
    Por exemplo vamos supor que ganha €1000 e consegue poupar 10% todos os meses, isso sao €100, se o salario for €3000 esses mesmos 10% sao €300 faz muita diferenca.

    Tenho muitas saudades de Portugal, tanto que comprei casa ai este verao, mas para trabalhar fico aqui mais uns 15 anos pelo menos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Name


    Muito obrigado pela sua partilha de opinião!
    • Name
    • 19 setembro 2021

     # 6

    No meu caso trabalho nas obras, mais precisamente como ladrilhador, e haveria a opção de trabalhar por conta própria, mas lá está, o medo.. uma pessoa não sabe como é aí.

    O problema é que tenho 30 anos e estou num momento da minha vida que tenho de tomar uma decisão para o futuro, aqui talvez ganhe mais mas comprar uma casa é impossível..
    • Name
    • 19 setembro 2021

     # 7

    Alguém aqui que trabalhe por conta própria nas obras em Portugal ( ou como ladrilhador ) pode dar a sua opinião?

    Ficaria muito agradecido.
  4.  # 8

    Colocado por: NameAlguém aqui que trabalhe por conta própria nas obras em Portugal ( ou como ladrilhador ) pode dar a sua opinião?

    Ficaria muito agradecido.
    onde esta emigrado?
    Está so ou com familia ai?
    Pára que zona do país vai trabalhar se vier embora.
    Como esta de trabalho onde está agora.
    • Name
    • 19 setembro 2021

     # 9

    Colocado por: jorgandonde esta emigrado?
    Está so ou com familia ai?
    Pára que zona do país vai trabalhar se vier embora.
    Como esta de trabalho onde está agora.


    Olá jorgand..

    Estou na Alemanha com mulher e nós somos de Viseu.

    Bem trabalho aqui há bastante, estou seguro numa firma Alemã..
  5.  # 10

    Em Portugal os salários estão estagnados a mais de 20 anos alguns até piores e a vida em geral mais cara
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Name
  6.  # 11

    Colocado por: NameAlguém aqui que trabalhe por conta própria nas obras em Portugal ( ou como ladrilhador ) pode dar a sua opinião?

    Ficaria muito agradecido.


    Nao conheco um ladrilhador mas tenho uma pessoa de confianca que me faz varios trabalhos em Portugal. Aquilo que ele me diz é que o pessoal nao quer trabalhar, ele tá sempre ocupado, trabalha de domingo a domingo porque está em demanda.
    Ele tem uma empresa própria e emprega umas pessoas.

    Se tem umas poupancas que o aguentem em Portugal um ano ou dois é capaz de funcionar, traga uma carrinha e material dai se for mais barato e crie a sua própria empresa.
    Pelo que se ve aqui no forum o que falta é mao de obra, se trabalhar bem (qualidade) de certeza que com recomendacoes safa-se.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Name
  7.  # 12

    Colocado por: Name

    Olá jorgand..

    Estou na Alemanha com mulher e nós somos de Viseu.

    Bem trabalho aqui há bastante, estou seguro numa firma Alemã..
    eu também estou fora e estam fartos de me incentivar a regressar a portugal de vez ,trabalhar por minha conta a muito trabalho na minha zona e pouca mão de obra qualificada, mas eu ainda nao estou preparado para voltar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Name
  8.  # 13

    Colocado por: jorgandeu também estou fora e estam fartos de me incentivar a regressar a portugal de vez ,trabalhar por minha conta a muito trabalho na minha zona e pouca mão de obra qualificada, mas eu ainda nao estou preparado para voltar.

    Também estou no vai não vai, mas foi alertado por alguém que a Europa está na mó de cima (apesar da Pandemia) mas caminha lentamente para uma nova crise financeira. Os bancos concederam créditos a habitação a torto e a direito, as taxas baixos proporcionam isso mesmo, mas basta as taxas subirem um pouco para muitos ficarem com a corda ao pescoço e endividados. Uma coisa leva a outra...efeito bola de neve
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Name
    • Name
    • 19 setembro 2021

     # 14

    Isto cada vez está mais dificil de ter alguma coisa na vida, cada vez fica tudo mais caro, aqui preciso de meio milhão para ter uma casa que em Portugal custa 200 000, mas por outro lado ganha-se um pouco melhor e há outras vantagens a nivel social e apoios...

    É difícil saber para que lado pende mais a balança.
  9.  # 15

    Voltar para Portugal só se fosse por minha conta, para trabalhar por conta de outros é uma diferença muiiiiito grande.
    Custa estar fora mas trabalhar em Portugal por conta de outros é desmotivador.
    Concordam com este comentário: dp_oliv
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Name
  10.  # 16

    Além disso aqui na Suíça para já ainda tenho estabilidade financeira mesmo eu trabalhando full-time e a minha esposa part-time!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Name
    • Name
    • 19 setembro 2021

     # 17

    Colocado por: DR1982Voltar para Portugal só se fosse por minha conta, para trabalhar por conta de outros é uma diferença muiiiiito grande.
    Custa estar fora mas trabalhar em Portugal por conta de outros é desmotivador.
    Concordam com este comentário:dp_oliv
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Name


    Pois é isso que ando a ver, toda a gente se queixa que não há quem trabalhe..
    • Name
    • 19 setembro 2021

     # 18

    Estou admirado com a quantidade de emigrantes que há aqui no fórum, pensei que praticamente todos os membros estivessem em Portugal.
  11.  # 19

    Colocado por: Name

    Pois é isso que ando a ver, toda a gente se queixa que não há quem trabalhe..
    E vai cada vez menos, ha pouco quem trabalhe porque os outros paises pagam bem mais
 
0.0216 seg. NEW