Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 221

Colocado por: zedasilva
    Hoje um caixa de supermercado que queira arriscar ir trabalhar para as obras como servente tem o futuro garantido.
    Por norma são pessoas já com algum grau de escolaridade e com vontade de evoluir profissionalmente.
    Como caixa de supermercado a sua evolução é muito limitada, muito provavelmente irá passar 3 ou 4 anos na mesma categoria e a trabalhar por turnos.
    Como servente tem a possibilidade de fazer pelo menos mais 1 ou 2 horas por dia em horário fixo e com direito a fins de semana.
    Com isso o seu vencimento facilmente chega aos 800 ou 850€
    Como servente e com vontade de evoluir na profissão, em menos de 1 ano está a assentar tijolo e a especializar-se noutras tarefas.
    Facilmente ao fim de 1 ano está deixa de ser servente e está a ganhar bem mais que o ordenado mínimo.
    Os dias de andar à chuva e ao sol, a carregar vigas e sacos de cimento, a comer da marmita e a chegar todo ca... a casa já lá vão há muito.
    Hoje qualquer trabalhador da construção civil pode escolher a empresa para que quer trabalhar, assim estejam disponíveis para sair da sua zona de conforto.
    Eu se fosse hoje a escolher, e so tenho 28 anos nao queria esta arte nem dada!
    Se fosse hoje escolhia uma profissão que assim que fosse bom me conseguisse estabelecer por conta própria.
  2.  # 222

Colocado por: DR1982Se fosse hoje escolhia uma profissão que assim que fosse bom me conseguisse estabelecer por conta própria

Na área da construção civil, quem for bom, hoje ganha quanto quer.
    Se for eletricista, picheleiro, carpinteiro, ladrilhador, pintor ...
    Não apanha chuva nem sol, anda na obra de sapo de verniz e unha aparada, em 2 ou 3 dias tem aquela empreitada feita e o dinheiro na mão.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, Djdasa
  3.  # 223

Na área da construção civil, quem for bom, hoje ganha quanto quer.
    Se for eletricista, picheleiro, carpinteiro, ladrilhador, pintor ...
    Não apanha chuva nem sol, anda na obra de sapo de verniz e unha aparada, em 2 ou 3 dias tem aquela empreitada feita e o dinheiro na mão.
    Sim profissões que da para fazer biscatada... um ferregeiro ou um carpinteiro de cofragem nao faz biscatada
    •  
      RRoxx
    • 30 setembro 2021 editado

# 224

Colocado por: DR1982e fosse hoje escolhia uma profissão que assim que fosse bom me conseguisse estabelecer por conta própria.

Isso é giro quando o mercado está em alta. Quando rebenta é que se vê.
  4.  # 225

Colocado por: DR1982>Eu se fosse hoje a escolher, e so tenho 28 anos nao queria esta arte nem dada!
    Se fosse hoje escolhia uma profissão que assim que fosse bom me conseguisse estabelecer por conta própria.

DR, eu na escola primária chegava a casa e o trabalho era arranjar pedras para os caboucos da casa do meu pai, traços de massa feitos no chão com pá e enxada, abrir rasgos em paredes rebocadas à moda antiga que até abria os pulsos de fazer força, subir escadas com um balde de massa em cada mão, as lajes carregadas à mão, paletes de blocos, tijolos, telhas, abobadilhas, vigotas, tudo descarregado à mão, acha que eu queria ir para trolha quando fosse mais velho? O meu pai sempre me disse: Um dia que reproves vais trabalhar para as obras... Pois bem, esses tempos é que eram difíceis nas obras. Hoje não é nada, andei quase 8 anos a motorista a entregar material nas obras e conheço bem a realidade aqui em PT. Acho que o estigma das obras vem de trás e as pessoas que agora temem a profissão não conhecem minimamente a realidade.
    Eu tenho 41 e um dia que tenha que trocar de trabalho não terei qualquer problema em ir para a construção.
    Concordam com este comentário: zedasilva, RRoxx
  5.  # 226

Colocado por: DR1982Sim profissões que da para fazer biscatada...

O problema do setor da construção é mesmo esse.
    Continuamos a pensar na biscatada.
    Os técnicos fazem projetos como se fossem meros biscates.
    Os empreiteiros gerem as empresas como se fossem empresas de biscates
    Os trabalhadores continuam a olhar para a sua profissão como se nunca pudessem almejar mais que ser considerados uns meros biscateiros.
    No dia em que os técnicos fizerem projetos com pés e cabeça, dos quais se possam orgulhar e chamar de seus.
    No dia em que os empreiteiros pensarem como gestores e empresários
    No dia em que os trabalhadores tiverem orgulho na sua profissão e vontade de evoluir
    As coisas vão ser diferentes
    Concordam com este comentário: NTORION, RRoxx
    •  
      NTORION
    • 30 setembro 2021 editado

# 227

Colocado por: DR1982Eu se fosse hoje a escolher, e so tenho 28 anos nao queria esta arte nem dada!

DR, desculpe lá mas isso são tretas.
    Se fosse assim, com 28 anos estava mais do que a tempo...

Podem dizer que não há pessoal para trabalhar, mas há alguns q ainda deviam era pagar para alguém os aturar, ainda hj tive uma equipa em obra que 1 deles n mexia uma palha sem que lhe dissessem, o que fazia era lento e mal feito, que nem vale a pena descrever tal foi o nojo q me deu, sem esquecer q estava sempre agarrado ao tlm. Às 17h estava a reclamar com o patrão que estava na hora. E a forma desorganizada como trabalha não vai demorar a ter 1 acidente ou a causar 1.
  6.  # 228

No dia em que os trabalhadores tiverem orgulho na sua profissão e vontade de evoluir
    As coisas vão ser diferentes

Evoluir? Um trabalhador das obras pode ambicionar ser o que ? Nao É profissão com grande futuro acho eu
  7.  # 229

Colocado por: DR1982Um trabalhador das obras pode ambicionar ser o que

Um bom profissional que goste do que faz.

Temos muitos exemplos aqui no fórum.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  8.  # 230

Colocado por: NTORIONSe fosse assim, com 28 anos estava mais do que a tempo...
    Ia a tempo se estivesse a iniciar um profissão qualquer, na minha situação começar de novo ja nao seria nada fácil
  9.  # 231

Colocado por: DR1982Evoluir? Um trabalhador das obras pode ambicionar ser o que ?

Um servente que tenha 2 dedos de testa e vontade de aprender em menos de 1 anos passa a oficial.
    Um oficial que tenha vontade de aprender em menos de 1 ano passa a chefe de equipa.
    Um chefe de equipa que tenha vontade de aprender e saiba gerir pessoas em 10 anos dá um excelente encarregado.
    DR
    Vai-me desculpar mas o setor da construção é e sempre foi o setor onde houve mais oportunidades, basta ter cabeça.
    Concordam com este comentário: NTORION, Djdasa
  10.  # 232

Um servente que tenha 2 dedos de testa e vontade de aprender em menos de 1 anos passa a oficial.
    Um oficial que tenha vontade de aprender em menos de 1 ano passa a chefe de equipa.
    Um chefe de equipa que tenha vontade de aprender e saiba gerir pessoas em 10 anos dá um excelente encarregado.
    DR
    Vai-me desculpar mas o setor da construção é e sempre foi o setor onde houve mais oportunidades, basta ter cabeça.
    Isso é verdade, isso para subir de categoria nas obras nao é muito dificil não.
    E tambem é verdade que nas obras principalmente neste momento nos(trolhas) fazemos o que queremos praticamente
  11.  # 233

Em fim de linha, abre uma empresa e safa-se bem.
  12.  # 234

Colocado por: rjmsilvaEm fim de linha, abre uma empresa e safa-se bem.
    Para abrir uma empresa ja tem de perceber de todas as areas da construção, isso é bom para os trolhas da velha guarda que fazem uma casa de A a Z
  13.  # 235

Colocado por: rjmsilvaEm fim de linha, abre uma empresa e safa-se bem.

Só se for estupido!
    :)))
  14.  # 236

Colocado por: DR1982Para abrir uma empresa ja tem de perceber de todas as areas da construção, isso é bom para os trolhas da velha guarda que fazem uma casa de A a Z

Vamos deixar de ter empresas de construção?

Basta ter pessoal bom para a parte de pedreiro, que desenrasque em mais algumas coisas, o resto entrega.
  15.  # 237

Colocado por: DR1982Para abrir uma empresa ja tem de perceber de todas as areas da construção, isso é bom para os trolhas da velha guarda que fazem uma casa de A a Z

Precisamos de pessoas que arrisquem. Se correr mal, volta a empregado.
  16.  # 238

Colocado por: DR1982Para abrir uma empresa ja tem de perceber de todas as areas da construção

Ora aqui está outro grande erro dos nossos empreiteiros.
    Um empreiteiro é um empresário, como tal tem que pensar como em empresário.
    Um empresário necessita de garantir apenas 3 coisas.
    Contabilidade, gestão e produção
    Um empresário não é contabilista, não é gestor nem é chefe de produção.
  17.  # 239

Colocado por: rjmsilvaPrecisamos de pessoas que arrisquem. Se correr mal, volta a empregado.

Esta filosofia é também uma das responsáveis pela falta de mão de obra que hoje temos.
    Qualquer macaco que saiba assentar tijolo se acha empresário e não quer trabalhar como assalariado.
    Por isso temos hoje tantas empresas de construção. Algumas nunca fizeram uma obra.
    Por isso temos hoje tanto DO enrrabus
  18.  # 240

Eu disse em fim de linha, depois de fazer o caminho das pedras.

0.0823 seg. NEW