Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 321

Finalmente o aço baixou, 100€/ton.

Agora é que vai ser construir barato! :)
  2.  # 322

Boas noticias para os DO que adjudicaram as obras estes dias, ja da para ir de ferias no fim da obra
  3.  # 323

Ou não.. é lucro p empreiteiro.

Baixou dos 100eur nos armazéns de ferro ou nos mercados internacionais?
    Concordam com este comentário: Nostradamus
  4.  # 324

Colocado por: RicardoPortoOu não.. é lucro p empreiteiro.
    Depende, aqueles que aumentaram os preços por causa dos aumentos do ferro agora vao baixar
  5.  # 325

Vao pois.
  6.  # 326

nos ultimos dias por experiencia propria tenho constatado que a culpa não é do preço dos materiais, é toda a engrenagem da mão de obra e da procura para construir. tudo somado vê-se empolamentos em menos de um ano do triplo do preço, não sei onde tudo isto vai dar.
  7.  # 327

Colocado por: marco1nos ultimos dias por experiencia propria tenho constatado que a culpa não é do preço dos materiais, é toda a engrenagem da mão de obra e da procura para construir. tudo somado vê-se empolamentos em menos de um ano do triplo do preço, não sei onde tudo isto vai dar.
    Concordo, ha pessoas a dar preços que se nota claramente que é atirar barro à parede para ver se pega, ha tanto trabalho que se podem permitir a isso
  8.  # 328

#vaicorrertudobem

O aumento desproporcional dos preços das matérias-primas e da energia, nada mais é do que o resultado das políticas que se tem vindo a estabelecer na Europa há vários anos e que hoje estamos a sofrer, irremediavelmente.
    Os preços do gás natural, principal fonte de energia no fabrico de **introduzir um processo industrial**, sofreu um aumento de 500% com um horizonte de 8 meses, ninguém sabe o que pode acontecer após Maio de 2022, embora os preços futuros do gás natural na Europa tendam a relaxar a partir do segundo trimestre do próximo ano, assim como, seguramente têm conhecimento, o preço da energia elétrica também aumentou fortemente.

Este texto faz parte de um email que recebi estes dias, e não, não é para dizer que o preço do aço está a "normalizar"...
  9.  # 329

Mas isso ja eu disse.

O ferro até pode ser grátis. Enquanto andar tudo a construir à doida, os preços nunca baixam.

O Banco de Portugal podia muito bem por um certo travao a isto, limitando o crédito a um máximo de 30 anos. Esta ideia, pelo menos há uns anos atrás, ja esteve em cima da mesa.
  10.  # 330

e isso ia fazer o quê? diminuir a procura e os preços da construção ficarem mais baixos?
    • AMVP
    • 7 outubro 2021

# 331

Colocado por: NostradamusO Banco de Portugal podia muito bem por um certo travao a isto, limitando o crédito a um máximo de 30 anos. Esta ideia, pelo menos há uns anos atrás, ja esteve em cima da mesa.

Há uns anos atrás estava limitado a 30 anos.
  11.  # 332

Recebi este mail terça feira de um fornecedor. Quem nao saber frances, use o google tradutor:

• En moyenne pour notre société les matières premières représentent un surcoût de 10% depuis le début de l’année, principalement l’acier et les matières plastiques.

• Le transport maritime a vu ses tarifs multipliés par dix, soit une incidence de 10% sur nos prix d’achat.

En conséquence, à partir du 1/11/21 tous nos prix seront relevés de 7%. De plus à compter de ce jour, toute commande reçue après le 30/9/21 et livrable après le 31/12/21 sera aussi concernée par la hausse de 7%.

Desde o inicio do ano, estes gajos estao me a cobrar mais 25% +/- que em relaçao a 2020.

A inflaçao esta ai a bater à porta. Os preços nao vao baixar.

Ou os salários acompanham, ou vai haver muita miséria - dependendo do sector obviamente.
  12.  # 333

A solução vai passar por apostar em outros metodos construtivos, sujar as calças a assentar bloco ninguém quer, apertar parafusos de uma estrutura metálica por exemplo ou encaixar legos de EPS ja é melhorzito...
    A solução sera atrair pessoal para as obras, e como se consegue isso? Ou aumentando salários, ou melhorando condições.
  13.  # 334

talvez apenas melhorando as condições, há imensos casos que isso teria um custo irrelevante.
    • AMVP
    • 7 outubro 2021

# 335

E ainda bem que a população está a diminuir senão então teríamos de viver 4 em 20 m2.
  14.  # 336

Colocado por: marco1e isso ia fazer o quê?

Ia descartar logo aqueles que nunca na vida deviam construir.

Casos como:
    Aqueles que se metem em esquemas para pedir créditos pessoais para ter os 10% de entrada - técnica proibida pelo BdP se nao me engano
    Aqueles que se metem com uma taxa de esforço a 50% que passaria a uma taxa de esforço de 70% por exemplo.

Entre varios casos. Estes sao os mais flagrates.

Se nao tenho dinheiro para comprar carro novo, compro usado. Sempre foi assim.

Hoje temos a ideia que qualquer Zé pode construir em Portugal, porque os pais e avos o fizeram. Isto é errado.

Construir é um luxo, que devia ser reservado para quem realmente pode fazer. E para aqueles que na podem construir, compete ao estado fornecer habitação social.

E neste aspecto, o estado falha redondamente, levando toda a sociedade vender a alma para ter uma casa, principalmente aquelas pessoas que à partida nunca deveriam se endividar para uma vida...

Eu sei que é duro dizer, ler, escrever isto, mas é a realidade. Temos de por os pés na terra.
  15.  # 337

Colocado por: NostradamusRecebi este mail terça feira de um fornecedor. Quem nao saber frances, use o google tradutor:

Desde o inicio do ano, estes gajos estao me a cobrar mais 25% +/- que em relaçao a 2020.

A inflaçao esta ai a bater à porta. Os preços nao vao baixar.

Ou os salários acompanham, ou vai haver muita miséria - dependendo do sector obviamente.

O texto que eu coloquei em cima faz parte de um email em que o fornecedor informa que em consequência dos aumentos da energia e matérias primas se viu obrigado a reduzir em 20% o desconto aplicado à tabela de preços... 20%! com efeitos a partir de dia 11 de outubro...

Contas simples:
    O produto custa 100€ e tem 50% de desconto logo o valor final é 50€. O que acontece é que esse produto agora só tem 30% de desconto logo agora custa 70€. Isto significa que este produto levou um aumento de 40% (50€ x 40% é igual a 70€).

...Daqui a 4 dias
  16.  # 338

Isto é mais um ciclo económico, como já existiram antes, a procura supera a oferta então a mercadoria/produto/serviço aumenta exponencialmente o preço...a procura (cliente) tem de pagar cada vez mais caro pelo produto/serviço leva as famílias classe média/baixa a endividar-se cada vez mais porque os bancos emprestam a torto e a direito...continuando neste ritmo de a procura exceder a oferta um dia a bolha rebenta, aí temos crise económica, empresas a fechar, desemprego, muito endividamento das famílias
    • AMVP
    • 7 outubro 2021

# 339

Colocado por: NostradamusE para aqueles que na podem construir, compete ao estado fornecer habitação social.

Como? O Estado tem de dar habitação? Não percebo, não defendemos uma economia de mercado?

Na minha opinião o Estado não tem nada de dar habitação social, a não ser a um número muito reduzido de pessoas que por razões graves de doença não conseguem nem nunca conseguirão ser independentes. Os restantes o que têm é de ter salários condignos para que possam ter uma vida independente como se espera de qualquer adulto.
  17.  # 340

Nostradamus

sinceramente acho que está a ser demasiado macro por assim dizer, vejamos eu por exemplo quero construir e nem preciso de recorrer ao credito, devo aceitar um aumento do triplo do preço só porque sim? sendo assim só mesmo uma minoria muito restrita poderia construir segundo a sua lógica.
    quer-me parecer que não se pode ver tudo isto apenas por um prisma isoladamente.

0.1370 seg. NEW