Colocado por: pguilhermeOra, por cá, o DO fazer a gestão é uma consequência da nossa realidade e não a sua causa. É importante esta distinção.
Colocado por: rjmsilvaEntao como fazem? É que nao me parece que os vendedores tenham paciência para tanto orçamento de tijolos
Antigamente com os preços estáveis era fácil, ia-se a 3 ou 4 casas, com a lista dos materiais, pedia-se preço, comparava-se e ficava acertado para a duração da obra, hoje em dia diria que é impossível.
Colocado por: N Miguel OliveiraRepare, lá o Projectista/Gestor até nem era tão "alinhado" com o cliente como cá.
O gestor precisava de "alimentar" a boa cooperação com o empreiteiro também.
Porque este ao fim ao cabo terminará por ser um parceiro de viagem ao longo dos anos.
Colocado por: N Miguel OliveiraVer DO a gerir a mim dá-me comichão
Colocado por: N Miguel OliveiraMas percebo que em PT, às vezes é a melhor solução.
Colocado por: N Miguel OliveiraSó não concordo com esta visão polarizada de que isso fosse uma verdade absoluta, e que todos são gatunos e oportunistas mas o que eu faço é sempre perfeito e sensato.
Colocado por: pguilhermepouco diferente do que descreve.
Colocado por: marco1há casos de aumentos generalizados,
Colocado por: NostradamusNao seria a primeira nem será a ultima vez que faço isso. Nao é para quem quer uma casa em 2 anos.
Mas é perfeitamente exequível. Entao com mapa de quantidades, até o padeiro da esquina encomenda o material.
O tempo que o típicouserdeste fórum "perde" aqui, é o tempo de mandar meia dúzia de mails a fornecedores.
Actualmente muitos já fazem isso para os caixilhos, cozinhas, carpintarias. Façam o mesmo para o tijolo, cimento, ferro, ladrilhos etc.
Colocado por: TroinoRepitam comigo, especulação, especulação, especulação.E qual é a solução, solução, solução?
Colocado por: N Miguel OliveiraAbram empresas de construção, incentivem os filhos a trabalhar nas obras, abram a porta à imigração
Colocado por: N Miguel OliveiraTalvez se construíssemos de um modo mais desapegado, mais estandardizado, a coisa funcionasse melhor. Mais racionais e menos emotivos.
Colocado por: DR1982E qual é a solução, solução, solução?
Colocado por: DR1982Entao como fazem? É que nao me parece que os vendedores tenham paciência para tanto orçamento de tijolos
Colocado por: TroinoRepitam comigo, especulação, especulação, especulação.
Colocado por: pguilhermeOnde é que está a sentir dificuldades?Eu pra ja ainda nao estou a sentir dificuldades em nada, porque nao pedi orçamentos em concreto.
Colocado por: pguilhermeMas tem que reconhecer que a realidade não é tão cor de rosa como N Miguel Oliveira gostaria.
Colocado por: pguilhermeNão precisa ficar incomodado por isso e sobretudo, ficar indignado quando a população em geral "aponta o dedo" a comportamentos óbvios e repetitivos.
Colocado por: pguilhermeMas isso não invalida o facto de a realidade actual ser a que é.
Colocado por: N Miguel OliveiraApontar o dedo ou arranjar desculpas só serve para perder tempo a meu ver.
Colocado por: N Miguel OliveiraSó não concordo com esta visão polarizada de que isso fosse uma verdade absoluta, e que todos são gatunos e oportunistas mas o que eu faço é sempre perfeito e sensato.
Colocado por: N Miguel OliveiraEste é o grande problema da construção a meu ver. Esta malta das obras é sempre tratada de forma depreciativa e é inferiorizada.
Colocado por: N Miguel OliveiraMas se acham que solução é mandar emails e telefonemas do "arregaçar as mangas", ok... continuem lá com isso :)
Colocado por: pguilhermeEstará a sugerir que
Colocado por: pguilhermeé um "grande problema da construção"?
Colocado por: pguilhermeAinda há pouco se falou que há aqui muita malta tenta tornar alguns assuntos místicos, numa aura de tremenda complexidade e cheia de segredos. O arquitecto tb faz gestão de obras, cá em PT? :)
Colocado por: pguilhermeAgora diz isto
Colocado por: pguilhermeMas há pouco era isto
Colocado por: pedrorainhoNão é ironia, as famílias já tiveram o subsídio chama-se Euribor negativa durante uns anos e mais recentemente moratórias, o próximo subsídio será os bancos aumentarem os juros e as famílias receberem novamente dinheiro de juros pago pelo banco, como aconteceu até à uns anos. Ainda quer mais subsídios e depois quem os vai pagar?Depois dos bancos subirem os juros vão baixar as comissões que entretanto criaram para compensar, ou vão manter tudo e enganar os tolinhos dos clientes?
Colocado por: HAL_9000Depois dos bancos subirem os juros vão baixar as comissões que entretanto criaram para compensar, ou vão manter tudo e enganar os tolinhos dos clientes?
Colocado por: HAL_9000Depois dos bancos subirem os juros vão baixar as comissões que entretanto criaram para compensar, ou vão manter tudo e enganar os tolinhos dos clientes?duvido q larguem a galinha q lhes dá os ovinhos dourados, antigamente notava-se concorrência, agora uns seguem os outros quando é para subir.