Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: RUIOLIE quando está tudo certinho em projeto e planeamento, as empresas portuguesas nem concorrem.
    Ou entao vêm um projeto tão bem feito que pensam: "é pá este DO deve ser todo esquisito com as coisas, e pelo projeto deve ter dinheiro", então toca a adicionar o factor "DO picuinhas" ao orçamento.
  2.  # 2

Colocado por: HAL_9000A questão é se um projeto em condições tem de custar 10000 euros, para os técnicos manterem os seus ordenados e empresas com tudo em dia, ou se esse é o valor de oportunidade porque o mercado assim o determina.

Se um projeto em condições, tiver exatamente um mês de trabalho (168-172 horas), daria um valor hora a rondar os 59 euros.

Estou só a fazer contas de merceeiro.

Eu reconheço o valor de um bom projeto, mas eu também sei quanto tempo demoro a ganhar 10000 euros.
    Mas um bom projeto nao sei se faz num mês, nos aqui temos projetos para tudo, para tudo mesmo, duvido que um projetosta faça isso num mês
  3.  # 3

Colocado por: HAL_9000Ou entao vêm um projeto tão bem feito que pensam: "é pá este DO deve ser todo esquisito com as coisas, e pelo projeto deve ter dinheiro", então toca a adicionar o factor "DO picuinhas" ao orçamento.
    Infelizmente é isso, o que é mau.
    Uma obra com um projeto em condições qualquer um a faz, basta saber interpretar um manual de instruções do ikea, é uase igual
  4.  # 4

Colocado por: DR1982Mas um bom projeto nao sei se faz num mês,
    Depende do que chama um bom projeto e do que engloba. Mas há muitos pormenores em projeto, que serão adaptados, reciclados, não é tudo criado de raíz. Digo eu.

Não sei mesmo, só me questiono o porquê de alguns preços. Obviamente que dar preço ao o processo criativo em si é sempre subjetivo. Mas por outro lado temos a realidade do país em termos de poder de compra. E no fundo é isso que leva a s pessoas a recorrer aos projetos de gaveta, que são totalmente cópias uns dos outros.
  5.  # 5

Colocado por: HAL_9000Depende do que chama um bom projeto e do que engloba. Mas há muitos pormenores em projeto, que serão adaptados, reciclados, não é tudo criado de raíz. Digo eu.

Não sei mesmo, só me questiono o porquê de alguns preços. Obviamente que dar preço ao o processo criativo em si é sempre subjetivo. Mas por outro lado temos a realidade do país em termos de poder de compra. E no fundo é isso que leva a s pessoas a recorrer aos projetos de gaveta, que são totalmente cópias uns dos outros.

Nas lojas é tudo projetos de gaveta, é mais um motivo para estarem ultra bem feitos e atualizados ... mesmo assim, há ali muitas horas de projeto a pensar no contexto de cada loja e a ver o impacto no projeto tipo. Acho que falta mais é isso, bons projetos tipo, com experiência da obra e do uso.
  6.  # 6

Colocado por: HAL_9000Se um projeto em condições, tiver exatamente um mês de trabalho

Um mês de trabalho são 176 horas. Isso não chega nem para a arquitetura.
    O problema é mesmo este, desde o DO ao fiscal ninguém entende que se possa levar tanto tempo a fazer um projeto.
    Nós não nos podemos comparar com o "lá fora"
    Lá fora metade das coisas são standard, já foram pensadas e estudadas previamente. O tempo que demora a adapta-las aquela obra são 1 ou 2 horas.
    Nós, cá dentro, teimamos em ser uns ca gões com projetos diferentes para cada DO.
    A estandardização é coisa que nos aflige. Era o mesmo que admitir perante os vizinhos que somos uns pés rapados que nem dinheiro temos para fazer uma casa diferente
  7.  # 7

Colocado por: HAL_9000Depende do que chama um bom projeto e do que engloba. Mas há muitos pormenores em projeto, que serão adaptados, reciclados, não é tudo criado de raíz. Digo eu.

Um bom projeto é isso mesmo, temos um projeto para tudo tudo, nada é decidido pelo aplicador.
    Para ter noção da coisa estas varandas têm uns ângulos manhosos pelo que como são para ficar à vista preferiram mandar vir as placas ja cortadas de fabrica com os ângulos, eu só tenho de as encaixar tipo puzzle.
    Escusado sera dizer que a obra tem de ser marcada praticamente ao milímetro.
      C5C6C961-D861-43BB-8068-731C64624939.jpeg
  8.  # 8

Ja agora a obra tem varandas e palas em toda a volta, nao tem pontes termicas e nao tem as consolas isolantes continuas tem prai 1/4 do total dos ml da varanda, uma aqui além e resolve a coisa. Pois mas alguém perdeu tempo a estudar a coisa como deve Ser
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  9.  # 9

Colocado por: zedasilvaUm mês de trabalho são 176 horas. Isso não chega nem para a arquitetura.
    Dizendo sem saber, portanto estou a atirar para o ar, duvido que haja arquitetos a dedicar 176 horas de trabalho, a planear uma habitação unifamiliar.

Obviamente que este processo criativo é continuo, e eles podem estar a tomar banho, e pensar em como resolver este ou aquele pormenor.

Mas o problema é tão somente: preço das coisas vs poder e compra. Se eu ganhasse 5000 por mês, não me chateava nada ter de investir 2 meses num projeto. Julgo que é esta conta básica que a maior parte dos DO fazem.
  10.  # 10

Colocado por: HAL_9000Se eu ganhasse 5000 por mês, não me chateava nada ter de investir 2 meses num projeto.
    O problema é que se gasta menos que isso acaba por gastar mais em pbra certamente.
    Em projeto é a forma mais fácil de poupar dinheiro.
    Nao gasta 10 ou 15 k em projeto mas gasta mais 30 ou 40 mil em obra. Sem falar que quando nao tem as coisas defenidas cada interveniente em obra vai fazer como lhe aprece preticamente
  11.  # 11

Colocado por: HAL_9000Se eu ganhasse 5000 por mês, não me chateava nada ter de investir 2 meses num projeto.

Esse é outro problema.
    Cada vez menos o cidadão comum tem possibilidades económicas para embarcar nesta aventura.
    Se "lá fora" isso já foi há muito aceite e não causa qualquer problema
    Nós "cá dentro" não o aceitamos. Consideramos isso uma afronta.
    Concordam com este comentário: Nostradamus
  12.  # 12

Colocado por: zedasilva
    Esse é outro problema.
    Cada vez menos o cidadão comum tem possibilidades económicas para embarcar nesta aventura.
    Se "lá fora" isso já foi há muito aceite e não causa qualquer problema
    Nós "cá dentro" não o aceitamos. Consideramos isso uma afronta.
    Mas la fora o pessoal fica contente com casas de 80 e 90m2
  13.  # 13

Colocado por: DR1982O problema é que se gasta menos que isso acaba por gastar mais em pbra certamente.
    Não necessariamente e já lhe disse atrás porquê. Orçamento.

outra coisa é: com um projeto bom, fico com a casa que idealizo. Com um projeto mau, chego ao fim e penso: se fosse hoje faria de outra maneira. Além disso, ao fim de alguns anos começam a aparecer as típicas patologias.

E contudo um projeto caro, não garante que elas não possam ocorrer também.
  14.  # 14

Colocado por: zedasilvaNós "cá dentro" não o aceitamos. Consideramos isso uma afronta.
    Não sei se é bem isso. Cá dentro não aceitamos isso porque não temos grande alternativa. Construir é caríssimo, arrendar ainda é mais caro.

Por ventura muitos desses países têm mercados de arrendamento em condições, aqui, temos o governo a obrigar os senhorios a fazer solidariedade social, e isso depois repercute-se noa imóveis que estão no mercado de arrendamento.
  15.  # 15

Colocado por: HAL_9000Não necessariamente e já lhe disse atrás porquê. Orçamento.

outra coisa é: com um projeto bom, fico com a casa que idealizo. Com um projeto mau, chego ao fim e penso: se fosse hoje faria de outra maneira. Além disso, ao fim de alguns anos começam a aparecer as típicas patologias.

Colocado por: HAL_9000Não necessariamente e já lhe disse atrás porquê. Orçamento.

Claro que nao. Mas eu tambem bao estou a falar em projeto caro, estou a falar num projeto bom. Sao coisas diferentes.
    Um projeto bom nao é mais caro que um projeto fraco, vendo bem o projeto fraco é que as vezes é caro.

Um projeto bom com tudo detalhado é como ir às compras com uma lista detalhada ou de maos a abanar, sem
    Lista perde mais tempo, acaba por comprar porcaria desnecessário e quase sempre se esquece de alguma coisa :)

Um projeto detalhado é isso, nao se perde tempo a pensar como se vai fazer, nao se perde tempo a inventar, nao se perde tabto tempo a avaliar as propostas dos serralheiros porque um orçamentou alhos e outro bugalhos e nao se aabe bem qual é melhor, ou a comparar as varias propostas com diferentes tipos de conerturas e materiais.
    Bem planeado é sempre a andar
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  16.  # 16

Colocado por: HAL_9000Cá dentro não aceitamos isso porque não temos grande alternativa

Temos!
    A começar pela nossa mania da cag oniçe.
    As nossa casas tem que reduzir para metade das áreas e metade das pan eleirices que lhe metemos.
    Não temos dinheiro para impermeabilizar as fundações mas aqui del Rei se eu não tenho uma piscina
  17.  # 17

Colocado por: HAL_9000duvido que haja arquitetos a dedicar 176 horas de trabalho, a planear uma habitação unifamiliar

Eu na minha ultrapassei as 300 horas e não fiz projecto de execução.
    Agora, sei que tenho tudo encaixado, sei que a estrutura não me vai estorvar as canalizações pois ficaram já previstas por onde passam, sei onde vou conseguir poupar em obra porque racionalizei no projecto (por exemplo não tenho enchimentos de laje, tenho toda a infraestrutura a trabalhar nos tectos entrevigas), seu onde vou deixar todos os negativos na laje de betão armado, sei ir à obra e marcar os toscos todos para a cofragem, pois tenho um desenho de estruturas dentro do projecto de arquitectura.

Tenho o projecto a 1:100 para licenciamento e tenho o modelo desenhado em bim com detalhe de 1:50 onde tenho toda a estrutura inserida, assim como marcações de esgotos, ventilações e pluviais.
    Para fazer execução e medições, iria chegar às 500 horas de trabalho, isto para um edifício de 350 m² em 3 pisos.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  18.  # 18

Colocado por: HAL_9000E contudo um projeto caro, não garante que elas não possam ocorrer também.

Porém, também concordo com isto.
    Aqui em Portugal, acho que pagamos muito pelo aspecto, mas muito destes arquitectos da moda depois não sabem detalhar, não sabem desenhar, não sabem sequer que colocar uma tela na base da sapata é uma boa ideia.
    Acham que depois o pessoal do obral é que vai safar a coisa.
  19.  # 19

Colocado por: HAL_9000Mas o problema é tão somente: preço das coisas vs poder e compra. Se eu ganhasse 5000 por mês, não me chateava nada ter de investir 2 meses num projeto. Julgo que é esta conta básica que a maior parte dos DO fazem.

Compreendo isso.
    Mas por exemplo, nas imobiliárias ninguém questiona os 5% + IVA sobre preço comercial.
  20.  # 20

Colocado por: paulovalenteEu na minha
    Concordo com o que disse. Mas está citação, não é de somenos. Na nossa existe ligação emocional.

Eu disse que estava a atirar para o ar. Com base no que vou vendo. Mas infelizmente eu tb n tenho um bom projeto

0.6563 seg. NEW