Colocado por: RUIOLIE quando está tudo certinho em projeto e planeamento, as empresas portuguesas nem concorrem.Ou entao vêm um projeto tão bem feito que pensam: "é pá este DO deve ser todo esquisito com as coisas, e pelo projeto deve ter dinheiro", então toca a adicionar o factor "DO picuinhas" ao orçamento.
Colocado por: HAL_9000A questão é se um projeto em condições tem de custar 10000 euros, para os técnicos manterem os seus ordenados e empresas com tudo em dia, ou se esse é o valor de oportunidade porque o mercado assim o determina.Mas um bom projeto nao sei se faz num mês, nos aqui temos projetos para tudo, para tudo mesmo, duvido que um projetosta faça isso num mês
Se um projeto em condições, tiver exatamente um mês de trabalho (168-172 horas), daria um valor hora a rondar os 59 euros.
Estou só a fazer contas de merceeiro.
Eu reconheço o valor de um bom projeto, mas eu também sei quanto tempo demoro a ganhar 10000 euros.
Colocado por: HAL_9000Ou entao vêm um projeto tão bem feito que pensam: "é pá este DO deve ser todo esquisito com as coisas, e pelo projeto deve ter dinheiro", então toca a adicionar o factor "DO picuinhas" ao orçamento.Infelizmente é isso, o que é mau.
Colocado por: DR1982Mas um bom projeto nao sei se faz num mês,Depende do que chama um bom projeto e do que engloba. Mas há muitos pormenores em projeto, que serão adaptados, reciclados, não é tudo criado de raíz. Digo eu.
Colocado por: HAL_9000Depende do que chama um bom projeto e do que engloba. Mas há muitos pormenores em projeto, que serão adaptados, reciclados, não é tudo criado de raíz. Digo eu.
Não sei mesmo, só me questiono o porquê de alguns preços. Obviamente que dar preço ao o processo criativo em si é sempre subjetivo. Mas por outro lado temos a realidade do país em termos de poder de compra. E no fundo é isso que leva a s pessoas a recorrer aos projetos de gaveta, que são totalmente cópias uns dos outros.
Colocado por: HAL_9000Se um projeto em condições, tiver exatamente um mês de trabalho
Colocado por: HAL_9000Depende do que chama um bom projeto e do que engloba. Mas há muitos pormenores em projeto, que serão adaptados, reciclados, não é tudo criado de raíz. Digo eu.Um bom projeto é isso mesmo, temos um projeto para tudo tudo, nada é decidido pelo aplicador.
Não sei mesmo, só me questiono o porquê de alguns preços. Obviamente que dar preço ao o processo criativo em si é sempre subjetivo. Mas por outro lado temos a realidade do país em termos de poder de compra. E no fundo é isso que leva a s pessoas a recorrer aos projetos de gaveta, que são totalmente cópias uns dos outros.
Colocado por: zedasilvaUm mês de trabalho são 176 horas. Isso não chega nem para a arquitetura.Dizendo sem saber, portanto estou a atirar para o ar, duvido que haja arquitetos a dedicar 176 horas de trabalho, a planear uma habitação unifamiliar.
Colocado por: HAL_9000Se eu ganhasse 5000 por mês, não me chateava nada ter de investir 2 meses num projeto.O problema é que se gasta menos que isso acaba por gastar mais em pbra certamente.
Colocado por: HAL_9000Se eu ganhasse 5000 por mês, não me chateava nada ter de investir 2 meses num projeto.
Colocado por: zedasilvaMas la fora o pessoal fica contente com casas de 80 e 90m2
Esse é outro problema.
Cada vez menos o cidadão comum tem possibilidades económicas para embarcar nesta aventura.
Se "lá fora" isso já foi há muito aceite e não causa qualquer problema
Nós "cá dentro" não o aceitamos. Consideramos isso uma afronta.
Colocado por: DR1982O problema é que se gasta menos que isso acaba por gastar mais em pbra certamente.Não necessariamente e já lhe disse atrás porquê. Orçamento.
Colocado por: zedasilvaNós "cá dentro" não o aceitamos. Consideramos isso uma afronta.Não sei se é bem isso. Cá dentro não aceitamos isso porque não temos grande alternativa. Construir é caríssimo, arrendar ainda é mais caro.
Colocado por: HAL_9000Não necessariamente e já lhe disse atrás porquê. Orçamento.
outra coisa é: com um projeto bom, fico com a casa que idealizo. Com um projeto mau, chego ao fim e penso: se fosse hoje faria de outra maneira. Além disso, ao fim de alguns anos começam a aparecer as típicas patologias.
E contudo um projeto caro, não garante que elas não possam ocorrer também.
Colocado por: HAL_9000Não necessariamente e já lhe disse atrás porquê. Orçamento.Claro que nao. Mas eu tambem bao estou a falar em projeto caro, estou a falar num projeto bom. Sao coisas diferentes.
outra coisa é: com um projeto bom, fico com a casa que idealizo. Com um projeto mau, chego ao fim e penso: se fosse hoje faria de outra maneira. Além disso, ao fim de alguns anos começam a aparecer as típicas patologias.
E contudo um projeto caro, não garante que elas não possam ocorrer também.
Colocado por: HAL_9000Cá dentro não aceitamos isso porque não temos grande alternativa
Colocado por: HAL_9000duvido que haja arquitetos a dedicar 176 horas de trabalho, a planear uma habitação unifamiliar
Colocado por: HAL_9000E contudo um projeto caro, não garante que elas não possam ocorrer também.
Colocado por: HAL_9000Mas o problema é tão somente: preço das coisas vs poder e compra. Se eu ganhasse 5000 por mês, não me chateava nada ter de investir 2 meses num projeto. Julgo que é esta conta básica que a maior parte dos DO fazem.
Colocado por: paulovalenteEu na minhaConcordo com o que disse. Mas está citação, não é de somenos. Na nossa existe ligação emocional.