Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,


    Há um tempo atrás decidi comprar uma casa ainda em projeto, por um preço estipulado com o construtor. O empreiteiro sugeriu que fizesse um empréstimo à construção, em que fariamos uma transação para colocar o terreno no meu nome, e depois ele basicamente era contratado por mim para fazer a obra. A vantagem para ambos era que eu não tinha que pagar tanto de IMT e ele também tinha vantagens fiscais com isso. Eu pensei que não devia haver grande problema, até me parece legal (corrijam-me se estiver enganado), porque nada impede que eu compre um terreno e contrate alguém para me construir uma habitação. Até aqui, penso que estará tudo bem (sort of).
    Desde início sempre que lhe fui dando dinheiro ele passou-me um "comprovativo", papel timbrado, assinado por ambos, em como eu lhe dei aquele dinheiro.


    Eu não sou da área, foi a minha primeira compra, algumas coisas eram um bocado desconhecidas para mim (completamente minha culpa, mas é a realidade), então eu estava tranquilo com esses comprovativos.


    Mas, mais tarde, pessoas conhecidas da área e amigos disseram-me que eu deveria ter faturas, nem que fossem de 50% do valor, o que até é lógico, porque se ele me está a construir a casa e eu lhe estou a dar uma grande quantidade de dinheiro, então ele tem que me faturar, materiais, mão de obra, etc.
    Quando lhe falei sobre isso ele disse logo que não, que ele faz a contabilidade da empresa à maneira dele (é uma empresa de tamanho considerável) e que se fosse para passar faturas eu ia ter que pagar o IVA. Para mim não faz sentido porque se eu fizesse um empréstimo normal, o valor que lhe ia pagar era o mesmo que foi inicialmente acordado! Ele só se estava a aproveitar. Mas ele foi intransigente. Não me passou fatura nenhuma. Basicamente durante todo o processo eu fui levantando dinheiro em pequenas quantidades (diga-se max 2500€ / dia), porque dizem que a partir deste valor podem soar uns "alarmes", e fui-lhe pagando.
    Neste momento já está tudo pago, mas tenho receio de no futuro alguém das finanças poder bater-me à porta. É que nesse caso, nem sei o que hei-de lhes dizer. Digo que pedi as faturas ao empreiteiro e ele se recusou? Sinceramente se pudesse voltar atrás preferia 1000x pagar o dinheiro do IMT e não ter esta chatice.


    Alguém conhece / já passou por algo semelhante que me possa dar uma opinião? Obrigado
  2.  # 2

    Atrás de si não devem vir…
    Você pagou e tem a assinatura dele em como recebeu.
    Se ele não facturou caem é em cima dele.
    Quando toma café fica sempre com a factura?…

    Isto é mais opinião confesso…
  3.  # 3

    Ele no final do processo de lhe dar todo o dinheiro até disse para deitar fora os papéis destes "comprovativos" que mencionei, porque se no futuro alguém me batesse à porta iam dar problemas, eu fiquei com a impressão é que lhe dariam era problemas a ele e estava a tentar levar-nos de lorpa novamente...obviamente ainda tenho os papéis
  4.  # 4

    Colocado por: mkjdaks11Ele no final do processo de lhe dar todo o dinheiro até disse para deitar fora os papéis destes "comprovativos" (…) .obviamente ainda tenho os papéis


    Ele não é tolo não.
    Fez muito bem em guardar e guarde.
    • neco
    • 22 setembro 2021

     # 5

    Mas na câmara não tem lá o alvara dele?
    • RCF
    • 22 setembro 2021

     # 6

    Colocado por: mkjdaks11Neste momento já está tudo pago,

    espero que a casa também já esteja construída...

    Colocado por: mkjdaks11Ele no final do processo de lhe dar todo o dinheiro até disse para deitar fora os papéis destes "comprovativos" que mencionei, porque se no futuro alguém me batesse à porta iam dar problemas, eu fiquei com a impressão é que lhe dariam era problemas a ele

    e está certa a sua impressão... os problemas que poderão existir serão, essencialmente, para ele
  5.  # 7

    Neste momento a casa está construida (até já cá estou a viver há 2 meses) e está tudo no meu nome. A minha única questão é com isto dos pagamentos, por causa dele não me ter passado faturas... Mas guardei os comprovativos, valham eles o que possam valer...
  6.  # 8

    Se quer fatura , tem de pagar o IVA.
    Parece-me lógico.
    A casa custa por exemplo 150 mil mais IVA. Você tem de suportar o IVA da parte que pretende faturar.
    Se quer fatura de 100 mil euros , tem de pagar adicionalmente 23 mil euros.

    Quando um empreteiro diz que a casa custa 150 mil , quer dizer que custa 150 mil mais IVA.

    Qual é a dúvida ? Chegou à conclusão que é chato pagar o IVA da casa e está à espera que o empreiteiro pague o IVA por si ?
  7.  # 9

    Colocado por: gil.alvesAtrás de si não devem vir…
    Você pagou e tem a assinatura dele em como recebeu.
    Se ele não facturou caem é em cima dele.
    Quando toma café fica sempre com a factura?…

    Isto é mais opinião confesso…

    Ele não faturou ? Quem pagou IVA para ele faturar ?
    Ambas as partes têm culpa.
  8.  # 10

    Se um dia vender a casa como vai provar que a casa lhe custou xxxx€?
    • neco
    • 22 setembro 2021

     # 11

    Colocado por: callinasSe quer fatura , tem de pagar o IVA.
    Parece-me lógico.
    A casa custa por exemplo 150 mil mais IVA. Você tem de suportar o IVA da parte que pretende faturar.
    Se quer fatura de 100 mil euros , tem de pagar adicionalmente 23 mil euros.

    Quando um empreteiro diz que a casa custa 150 mil , quer dizer que custa 150 mil mais IVA.

    Qual é a dúvida ? Chegou à conclusão que é chato pagar o IVA da casa e está à espera que o empreiteiro pague o IVA por si ?


    Não concordo. Não é preciso pedir fatura. Obrigatoriamente o empreiteiro tem que a passar.

    Há uns anos aconteceu que as finanças foram à câmara pedir as construções dos últimos anos e empreiteiros que as fizeram. Depois foram pedir as faturas aos empreiteiros. Quem não as passou, teve que pagar o IVA.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, Pobretanas90
  9.  # 12

    Colocado por: primaveraSe um dia vender a casa como vai provar que a casa lhe custou xxxx€?

    Pela avaliação do imi
    • neco
    • 22 setembro 2021

     # 13

    Agora o problema é que muitas das vezes o valor que é dado é sem IVA e os clientes nem se apercebem. Depois os empreiteiros vêm com essa história de ah e tal se quer fatura tem que pagar mais o IVA (como se passa com empreiteiros também se passa com mecânicos, etc)
  10.  # 14

    Colocado por: callinasSe quer fatura , tem de pagar o IVA.
    Parece-me lógico.
    A casa custa por exemplo 150 mil mais IVA. Você tem de suportar o IVA da parte que pretende faturar.
    Se quer fatura de 100 mil euros , tem de pagar adicionalmente 23 mil euros.

    Quando um empreteiro diz que a casa custa 150 mil , quer dizer que custa 150 mil mais IVA.

    Qual é a dúvida ? Chegou à conclusão que é chato pagar o IVA da casa e está à espera que o empreiteiro pague o IVA por si ?


    Não está certo, porque o preço foi estipulado no início mesmo quando ia fazer crédito habitação normal... Ou seja ele pediu, por exemplo, 150 mil pela casa. Eu ia pedir um empréstimo habitação normalíssimo para uma % desse valor e siga para a frente. Mas ele sugeriu a questão do empréstimo à construção por causa dos benefícios que descrevi, pelo que na minha ótica os 150 mil deveriam ser o preço final na mesma para estar tudo "direito". Mas foi aí que me enganei. Porque haveria de pagar 150 mil + 23% se ao comprar a casa normalmente iria pagar apenas 150 mil? Não faz sentido...
  11.  # 15

    O empreiteiro construiu 4 casas geminadas. Eu fui o primeiro a comprar, em fase de projeto. Mas não fui eu que o procurei para me construir a casa. Como mencionei, ele deu-me um preço para a casa, independentemente do tipo de crédito. Pelo que percebi de conversas posteriores, não fui o único das 4 casas a fazer desta maneira, mas outros tb preferiram crédito habitação normal. Como disse, se pudesse voltar atrás, pagava mais o que tivesse de pagar e não ficava preocupado com isto. Mas sempre pensei que ele fosse passar as faturas, mas não passou. Daí ficar preocupado sobre se algo pode acontecer-me a mim no futuro, visto estar de mãos um bocado atadas.

    Obrigado por todas as respostas até agora.
  12.  # 16

    O IVA só não é preço entre empresas, para um particular será sempre preço a não ser que o possa deduzir.
    Ainda não entendi muito bem a história de dar preços para alguma coisa sem IVA a particulares...
    Concordam com este comentário: ricardomendes, LMDuarte, Beto1980, frpin, mica, dmatos, pkasa, diouf_matos
  13.  # 17

    Colocado por: Vítor MagalhãesAinda não entendi muito bem a história de dar preços para alguma coisa sem IVA a particulares...


    Porque fazer casa é coisa para demorar algum tempo e o IVA pode subir no entretanto e depois quem tinha que arcar com a diferença era o empreiteiro.
  14.  # 18

    Colocado por: rjmsilva

    Porque fazer casa é coisa para demorar algum tempo e o IVA pode subir no entretanto e depois quem tinha que arcar com a diferença era o empreiteiro.

    Entendo que exista alguma volatilidade nesse imposto, mas não seria melhor uma salvaguarda no orçamento/proposta em que os preços podem sofrer alterações em função da variação do IVA? Parece-me mais sensato nesse caso.

    Por curiosidade ainda ontem me passou pela mão uma fatura da empresa com o IVA a 17%, há menos de 20 anos...
    Concordam com este comentário: Beto1980
  15.  # 19

    O banco libertou o valor todo e nunca pediu nenhuma factura ou prova de pagamento?
  16.  # 20

    Colocado por: dalmonioO banco libertou o valor todo e nunca pediu nenhuma factura ou prova de pagamento?
    O banco não se importa como paga. Apenas que a obra tenha evolução. É para isso que empresta dinheiro.
    Concordam com este comentário: dalmonio, ricat
    Estas pessoas agradeceram este comentário: xaninhow
 
0.0232 seg. NEW