Iniciar sessão ou registar-se
    • Iko
    • 23 setembro 2021

     # 1

  1.  # 2

    E pronto mexem nos impostos todos os anos e querem que o mercado seja atrativo!

    E dizem que não aumentam os impostos...
    Concordam com este comentário: hangas, Portgas_D_Ace
  2.  # 3

    Mas na prática não aumentam impostos. Na prática deixa é de existir um dos regimes com uma taxa brutal de 28% fixa e passa a ter uma que é a que se aplica aos rendimentos... tanto pode ser mais baixo como mais alto que esses 28%... Vai depender do escalão. Quem mais ganha, mais teme como é óbvio. Mas a tributação por escalões não é feita ao bolo todo... é ao que passa o escalão como é óbvio.

    A minha questão é, e aqueles apoios de arrendamento acessível com tributações a 10% para quem fizesse contratos de longa duração. Que vai acontecer a esses?
    • hangas
    • 23 setembro 2021 editado

     # 4

    "Note-se que agora é possível optar pelo modelo mais vantajoso: ou tributar os rendimentos de capitais, prediais (rendas) e as mais-valias separadamente dos rendimentos do trabalho, tendo geralmente uma taxa liberatória de 28%;"

    Caramba, mas isto aplica-se a estas categorias todas? Acho que vou voltar para a ilha o UK...
    E a minha dúvida sobre alugar ou vender o apartamento depois de mudar, está resolvida. Vender e não me preocupar mais.

    Isto deve ter sido uma ideia peregrina cochichada pelo BE.
    Para eles só vale o trabalho dependente, e de preferência para o Estado.
    Qualquer outra forma de gerar riqueza é taxar à bruta para alimentar esse Estado.
    Concordam com este comentário: Iko, Nostradamus
  3.  # 5

    Colocado por: angelicousMas na prática não aumentam impostos. Na prática deixa é de existir um dos regimes com uma taxa brutal de 28% fixa e passa a ter uma que é a que se aplica aos rendimentos... tanto pode ser mais baixo como mais alto que esses 28%... Vai depender do escalão. Quem mais ganha, mais teme como é óbvio. Mas a tributação por escalões não é feita ao bolo todo... é ao que passa o escalão como é óbvio.

    A minha questão é, e aqueles apoios de arrendamento acessível com tributações a 10% para quem fizesse contratos de longa duração. Que vai acontecer a esses?


    Deixa de existir e paga por igual.. é sempre o mesmo a inchar!

    A progressividade dos atuais escalões de IRS estão uma estupidez.. paga tanto quem ganha 35.000 como 80.000
  4.  # 6

    Colocado por: RicardoPorto

    Deixa de existir e paga por igual.. é sempre o mesmo a inchar!

    A progressividade dos atuais escalões de IRS estão uma estupidez.. paga tanto quem ganha 35.000 como 80.000


    Se fosse eu a mandar, pagavam todos igual. Flat rate.
    •  
      NTORION
    • 24 setembro 2021 editado

     # 7

    Colocado por: rjmsilvaSe fosse eu a mandar, pagavam todos igual. Flat rate

    E mesmo assim não pagavam todos igual, só a taxa era a mesma...era o suficiente para cumprir com progressividade estabelecida na constituição..
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  5.  # 8

    O governo já veio dizer que não vai obrigar ao englobamento em 2022

    https://observador.pt/2021/09/22/governo-nao-vai-obrigar-a-englobamento-de-rendas-no-irs/

    mas sinceramente é uma questão de tempo. O BE e o PCP têm insistido forte neste ponto, e cheira-me que para o PS se manter mais 4 anos vai ter que eventualmente aceder.

    Vai-lhes sair pela culatra, porque os senhorios vão simplesmente aumentar as rendas, ou deixar de declarar contrato nas finanças (como muitos já fazem).
    • hangas
    • 24 setembro 2021 editado

     # 9

    Colocado por: pedrosslpO governo já veio dizer que não vai obrigar ao englobamento em 2022


    A rendas prediais ficam de fora, mas tudo o resto fica dentro.
  6.  # 10

    não consigp entender a diferença de rendimentos vindos de um aluguer ou dos mercados finançeiros.
    O dinheiro tem mais ou menos valor?

    por mim se querem taxar deviam taxar tudo e não apenas alguns casos...
    • hangas
    • 24 setembro 2021 editado

     # 11

    Colocado por: crisssxnão consigp entender a diferença de rendimentos vindos de um aluguer ou dos mercados finançeiros.


    Para a esquerda são os dois maus, mas um é pior que o outro.

    Ser um senhorio, já é suficientemente mau. - Como é que alguém se atreve a ter mais do que uma casa, e alugar as restantes?
    Mas investir na bolsa? Ui! Ganhar dinheiro sem ser do trabalho? Ao menos o senhorio ainda disponibiliza uma casa.
    Mercados financeiros é para taxar a 50% se for possível!
  7.  # 12

    Colocado por: hangas

    A rendas prediais ficam de fora, mas tudo o resto fica dentro.


    Cada vez estou mais convencido de uma de duas coisas: ou a generalidade dos Portugueses gosta de ser pobre e continuam a votar nos mesmos que os mantém pobres, ou são demasiado ignorantes para perceber porque são pobres e acham que se continuarem a votar nos mesmos de sempre magicamente vão obter resultados diferentes daqueles que têm tido nos ultimos 50 anos.

    A malta em PT gosta de falar da Suécia, da Finlândia, da Dinamarca e dos países "desenvolvidos" que têm impostos altos mas que dão isto e aquilo às suas populações. Têm impostos altos agora, vão ver como eram as politicas económicas destes países quando tinham uma economia e um nivel de vida semelhante ao que Portugal tem hoje. Muito mais liberais, com impostos muito mais baixos, do que os que temos hoje em Portugal.

    Por cá, quer-se chegar à reta final dos beneficios e impostos dos países ricos, sem se passar por nenhum dos passos intermédios por que esses países tiveram que passar para lá chegar.
    Concordam com este comentário: pauloagsantos, Nostradamus, azwsedcrfv
  8.  # 13

    O que faz falta em portugal é uma associaçao dos inquilinos a nivel nacional

    neste momento os inquilinos nao tem qualquer representaçao nem participam na criaçao de leis


    Tem que se acabar com essa ideia que o senhorio é o capitalista do mal para se perceber que o senhorio é uma pessoa normal que investe as suas poupanças e claro espera ter segurança juridica, proteccçao e retorno e também garantir que o inquilino tem condiçoes de habitabilidade dignas e contratos estáveis

    o governo nao está a cumprir o seu papel de regulador e estabilizador do mercado
  9.  # 14

    Colocado por: freewilie
    o governo nao está a cumprir o seu papel de regulador e estabilizador do mercado


    O governo não quer cumprir o seu papel de regulador e estabilizador porque para isso teria que cumprir com a sua obrigação constitucional de providenciar o "direito a uma habitação condigna" para todos os portugueses. Como isso implicaria o estado gastar centenas de milhões de euros em construção de habitação social para os mais pobres e construção de habitação subsidiada para a classe média, preferem congelar as rendas e taxar os senhorios para obrigar a que sejam estes a cumprir com as obrigações sociais que deveria ser o estado a garantir.

    Temos pessoas a viver no centro de Lisboa, em habitação privada e não do estado, a pagarem rendas de 50€. Mostrem-me outra capital europeia em que isto aconteça.
  10.  # 15

    Colocado por: hangas

    Para a esquerda são os dois maus, mas um é pior que o outro.

    Ser um senhorio, já é suficientemente mau. - Como é que alguém se atreve a ter mais do que uma casa, e alugar as restantes?
    Mas investir na bolsa? Ui! Ganhar dinheiro sem ser do trabalho? Ao menos o senhorio ainda disponibiliza uma casa.
    Mercados financeiros é para taxar a 50% se for possível!


    Ainda vejo diferente , nos mercados financeiros é muito mais fácil perder dinheiro do que quem alugar alguma coisa.
    Porque no minímo tem sempre o valor o imóvel.

    Nos mercados hoje vale 100 , amanha facilmente pode valer 50.

    Onde está a recompensa do risco?
  11.  # 16

    A recompensa é declarar perdas no irs.

    Ninguém obriga a investir onde quer que seja
    • hangas
    • 24 setembro 2021 editado

     # 17

    Colocado por: RicardoPortoNinguém obriga a investir onde quer que seja


    Pois, mas isto também afecta os dividendos por distribuição de lucros pagos aos sócios da própria empresa.
    Esses estão a investir na sua própria empresa.

    Mas lá esta.. também ninguém obriga ninguem a criar a sua própria empresa.

    O melhor e trabalharmos todos para o estado ou empresas publicas (e todas as empresas serem publicas), com a esquerda quer.
  12.  # 18

    E depois ninguém trabalha.

    A bazooka bem distribuída criava muita riqueza.. mas isso não interessa a ninguém.vamos é fazer estradas e aeroportos que isso dá dinheiro a alguns e muitos a pagar com ppp
  13.  # 19

    Colocado por: RicardoPortoA recompensa é declarar perdas no irs.

    Ninguém obriga a investir onde quer que seja


    Também ninguem obriga a investir em imobiliário , o porque da descriminação? Se há fuga de impostos é exatamente neste setor não nos mercados bolsistas que são bem claros nesse aspeto.
    • eu
    • 24 setembro 2021

     # 20

    Eu defendo uma flat rate, aplicar a mesma taxa fixa (por exemplo 20%) a todos os rendimentos, incluindo rendimentos do trabalho (a partir de um determinado valor anual - quem menos ganha deve continuar isento).
    Concordam com este comentário: hangas
 
0.0184 seg. NEW