Iniciar sessão ou registar-se
    • AMVP
    • 7 outubro 2021

     # 161

    Colocado por: Vítor Magalhães

    Já não se pagam manuais escolares?!?!?

    Sabe que Portugal não é só Lisboa e Porto...


    O que escreveu foi isto!
    •  
      NTORION
    • 7 outubro 2021 editado

     # 162

    Não podemos pedir menos estado e depois querer tudo gratuito...

    Vamos recuar 20 anos: na escola primária nem sequer eram fornecidas refeições
    apenas aquele leite/água de chocolate;
    os professores tomavam conta dos alunos no intervalo (quando tomavam), agora ou existem auxiliares ou nem sequer há aulas;
    Pré escola era rara a terra que tinha, hoje é rara a que não tem;
    Transporte, se a escola não for na terra, a junta/ providência o transporte, na maior parte dos casos;
    Atividades/desportos, não existiam, agora há vários fornecidos pelos municípios;

    Quanto aos manuais, passaram a ser oferecidos, mas desmultiplicaram-se a 3 por disciplina, pelo q se compram os outros 2 (ou seja mais 7 no total) para miúdos tão pequenos é uma asneira.

    Centros de dia/apoio domiciliário, era raro, agora quase todas as terras têm;

    A saúde já não sei se melhorou ou piorou, suponho q os serviços/tratamentos sejam melhores, por outro lado há muito mais privados (na educação tb), mas é sinal que há quem possa pagar.
    Concordam com este comentário: AMVP
    • AMVP
    • 7 outubro 2021

     # 163

    Colocado por: Vítor MagalhãesEu referi Lisboa e Porto no sentido da proximidade dos serviços com os estabelecimentos de ensino.

    E eu que sempre ouvi dizer que coitados dos alunos em Lisboa que faziam grandes distâncias para irem à escola, que em meios mais pequenos é que era bom porque iam a pé.

    Seja como for nada disto corresponde à verdade, em todos os locais há alunos a irem a pé e outros a demorarem a chegar à escola, muitas vezes são opções que os pais fazem, proximidades às escolas e às que pretendem, outras claro não há opção.



    Colocado por: Vítor MagalhãesA cena é que o ensino não é "gratuito" de agora...


    Não? então antes os manuais eram grátis para todos?
  1.  # 164

    Andei na escola em Lousada durante a primária ía a pé e preparatória ía de autocarro e pagava passe mensal. No secundário andei em Lousada, Rio Tinto e Felgueiras, fui sempre a pé. Entrei para a escola em 1986 e foram pouquíssimos os anos em que os livros da minha irmã, mais velha 1 ano que eu, davam para mim. Já se gastava uma pipa de massa em livros na altura fora o resto. Nunca soube o que era isso de subsídios para ter livros grátis ou com desconto assim como outras coisas, a minha mãe era doméstica e o meu pai era GNR, curiosamente no liceu em Felgueiras tinha colegas que já iam de scooter para as aulas, ou de carro e pagavam bola, na faculdade idem...
    Conheci realidades diferentes e em todas elas não vi os meus pais dizerem que a educação era grátis. As minhas filhas chegamos a pagar mais de 150€ de livros por ano.
  2.  # 165

    Colocado por: AMVP
    E eu que sempre ouvi dizer que coitados dos alunos em Lisboa que faziam grandes distâncias para irem à escola, que em meios mais pequenos é que era bom porque iam a pé.

    Seja como for nada disto corresponde à verdade, em todos os locais há alunos a irem a pé e outros a demorarem a chegar à escola, muitas vezes são opções que os pais fazem, proximidades às escolas e às que pretendem, outras claro não há opção.





    Não? então antes os manuais eram grátis para todos?

    Coitado de quem vai atrás do autocarro que para de 200 em 200 metros nas cidades.
    Na aldeia tem uma carreira de manhã, duas à hora de almoço e uma ao final da tarde...
  3.  # 166

    Colocado por: NTORIONNão podemos pedir menos estado e depois querer tudo gratuito...

    Vamos recuar 20 anos: na escola primária nem sequer eram fornecidas refeições
    apenas aquele leite/água de chocolate;
    os professores tomavam conta dos alunos no intervalo (quando tomavam), agora ou existem auxiliares ou nem sequer há aulas;
    Pré escola era rara a terra que tinha, hoje é rara a que não tem;
    Transporte, se a escola não for na terra, a junta/ providência o transporte, na maior parte dos casos;
    Atividades/desportos, não existiam, agora há vários fornecidos pelos municípios;

    Quanto aos manuais, passaram a ser oferecidos, mas desmultiplicaram-se a 3 por disciplina, pelo q se compram os outros 2 (ou seja mais 7 no total) para miúdos tão pequenos é uma asneira.

    Centros de dia/apoio domiciliário, era raro, agora quase todas as terras têm;

    A saúde já não sei se melhorou ou piorou, suponho q os serviços/tratamentos sejam melhores, por outro lado há muito mais privados (na educação tb), mas é sinal que há quem possa pagar.
    Concordam com este comentário:AMVP

    20 anos é pouco. No inverno saía de casa de noite e chegava a casa de noite. A paragem do autocarro. Ficava a 10 minutos a pé de casa, felizmente só precisei durante 2 anos letivos.
    • AMVP
    • 7 outubro 2021

     # 167

    Colocado por: Vítor MagalhãesConheci realidades diferentes e em todas elas não vi os meus pais dizerem que a educação era grátis. As minhas filhas chegamos a pagar mais de 150€ de livros por ano.


    E o que é que isso tem haver com o presente? Eu respondi no presente, se insiste em falar no passado é consigo.



    Colocado por: Vítor MagalhãesCoitado de quem vai atrás do autocarro que para de 200 em 200 metros nas cidades.
    Na aldeia tem uma carreira de manhã, duas à hora de almoço e uma ao final da tarde...


    E? O que lhe disse é que o que costumo ouvir é a conversa dos coitados que vivem em Lisboa porque perdem muito tempo em deslocações. Nem sequer lhe disse que isto é verdade ou mentira.
  4.  # 168

    AMVP, tem toda a razão.
  5.  # 169

    Colocado por: Vítor Magalhães20 anos é pouco. No inverno saía de casa de noite e chegava a casa de noite. A paragem do autocarro. Ficava a 10 minutos a pé de casa, felizmente só precisei durante 2 anos letivos.

    Se n foi há 20 foi há 30. Se entrou em 86 é da minha idade. Sim autocarros as 7 da matina (noite ferrada de inverno), tanto q quando o tempo melhorava começavamos a ir de bicicleta. Alturas em q era raro não haver faltas diárias de professores, horas livres em que ficávamos a deambular pela vila. Mas o ensino era e é tendencialmente gratuito.

    Pagar o almoço? Opá se eles n andarem na escola n comem na mesma?

    Sabe onde pode estudar e ainda receber ordenado? Na marinha. Ao menos é tudo lucro.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    • AMVP
    • 7 outubro 2021

     # 170

    Esta troca de opiniões teve, pelo menos, como virtude evidenciar que a sociedade consegue alterar o modo de funcionamento da mesma quando se une para um mesmo fim.
    Claro que todos os que tiveram filhos a estudar antes a implementação da disponibilização de livros gratuitos para todos os que frequentam o ensino público tiveram despesa com a aquisição dos mesmos.
    Quanto à deslocação para os estabelecimentos escolas, penso que de um modo geral a situação também melhorou de um modo geral. Mas sim sei que há zonas do país em ainda os miúdos vão de manhã para a escola e só voltam ao final do dia, por causa de não ter outro transporte. Mas eu sou daquelas pessoas, poucas, que considera injusto a redução dos preços dos passes nos grande centros urbanos sem que em todos os locais do país as pessoas tenham acesso a transportes públicos.

    Quanto à questão de se viver nas grandes área metropolitanas e se ter acesso mais facilitado, ou não, à deslocação para a escola também aí ocorreram mudanças significativas. Primeiro, e porque os pais foram exigindo, deixaram de brincar à colocação dos alunos nas escolas. Por exemplo, no 7.º ano colocaram-me numa escola, que os meus pais não pediram nem sabiam da sua existência, em que chegava a demorar quase duas horas a chegar à escola, num dos dias saia de casa às 6:10 da manhã para entrar às 8:00. Se tinha escolas mais perto? SIM, assim de cabeça e que me recordo tinha 3 escolas a uma distância de meia hora de casa. Para chegar a essa escola tinha de ter 2 passes, uma maravilha.
    No ano seguinte, claro com cunha, os meus pais mudaram-me de escola para uma um pouco mais perto, cerca de 1 hora de viagem e apenas um passe. Estive lá 2 anos, no secundário arranjei maneira de ir para o Concelho ao lado, passei a demorar meia hora.
    Sim, os meus pais tb pagaram os livros, material escolar que os professores inventavam, aliás pagaram para terem onde deixar os filhos desde 1 mês de idade.
    O meu filho tem uma vida muito melhor do que eu tive nas deslocações para a escola? SIM, e ainda bem. Aliás tem uma vida santa, vem comer a casa e até ao wc vem a casa. Quanto a livros, comecei por não os pagar no 1º ciclo, pq a câmara os emprestava, a partir do 5.º ano tive de os pagar até ao ano letivo em que passaram a ser emprestados para todos os alunos. Enquanto não foram emprestados, uns anos comprei os livros novos e noutros comprei-os usados.
    Quanto à qualidade do ensino, bom aí já nem sei o que dizer. O que sei é que antes alunos a terem explicações eram aqueles que tinham dificuldades e eram poucos agora parece que já faz parte do pacote.
  6.  # 171

    🥱
    • *cc
    • 8 outubro 2021

     # 172

    Boa noite, alguém que já tenha recebido o montante acumulado do ivaucher?
    Tenho saldo, fiz a adesão, fiz uma compra num estabelecimento registado, paguei com um cartão de um banco aderente, já passou os dois dias úteis e nada de dinheiro na conta. Mais alguém?
  7.  # 173

    Eu tenho 1 compra do dia 1, ainda estou espera .
    • mica
    • 8 outubro 2021

     # 174

    Colocado por: *ccBoa noite, alguém que já tenha recebido o montante acumulado do ivaucher?
    Tenho saldo, fiz a adesão, fiz uma compra num estabelecimento registado, paguei com um cartão de um banco aderente, já passou os dois dias úteis e nada de dinheiro na conta. Mais alguém?
    eu fui almoçar na terça feira, na quinta já tinha o dinheiro na conta.
    • FFAD
    • 8 outubro 2021 editado

     # 175

    Colocado por: *ccBoa noite, alguém que já tenha recebido o montante acumulado do ivaucher?
    Tenho saldo, fiz a adesão, fiz uma compra num estabelecimento registado, paguei com um cartão de um banco aderente, já passou os dois dias úteis e nada de dinheiro na conta. Mais alguém?


    Fiz compra na Ubereats no último sábado e até agora nada...

    Pediu NIF?
    • FFAD
    • 8 outubro 2021

     # 176

    Colocado por: micaeu fui almoçar na terça feira, na quinta já tinha o dinheiro na conta.


    Pediu factura com NIF?
    • mica
    • 8 outubro 2021

     # 177

    Colocado por: FFAD

    Pediu factura com NIF?


    Sim é obrigatório, e tem de pagar com cartão multibanco associado ao nif do evoucher
  8.  # 178

    Não precisa associar cartão MB ao ivaucher
    • mica
    • 8 outubro 2021

     # 179

    Colocado por: callinasNão precisa associar cartão MB ao ivaucher


    Como lhe vão fazer transferência? Cmg está assim e em 2 dias recebi
  9.  # 180

    E o restaurante aderiu ao IVAucher?
    Creio que só os que aderiram é que se pode usufruir do IVAucher.
 
0.0517 seg. NEW