Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros Amigos,

    Procuro opiniões de profissionais e não profissionais na análise de viabilidade de um projeto para conversão de um aquecimento central de caldeira a gasóleo por um recuperador de calor a lenha.
    Anexo imagem para uma melhor perceção do projeto. Realço que tudo o que está acima da linha negra já está instalado e não pode ser alterado. Tudo o que está abaixo da linha negra é o que está a ser estudado e neste momento é o melhor candidato a ser executado.
    O projeto anexado foi idealizado por um picheleiro da zona que diz ter experiência neste tipo de instalações.

    Desde já muito obrigado pela vossa atenção.

    Cumprimentos,
    Álvaro
      f4d3ab35-726b-47e1-8574-92c1681bb56d.jpg
  2.  # 2

    Só um pequeno alerta
    Se optar por caldeira a lenha tenha em mente que se a energia eletrica faltar durante o funcionamento da caldeira, a bomba circuladora deixa de trabalhar, a água pára de circular nas tubagens/recuperador e acabará por ferver no circuito......
    Atenção á colocação das respectivas válvulas de pressão....a drenar para tubagem da rede de águas sanitárias.


    Eu fiz o mesmo...mas optei por Pellets.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves, alvarosemedo
  3.  # 3

    Em termos de constrangimentos não vejo nada de impeditivo, mas não sou nada entendido.
    Tenho/tinha um sistema semelhante (só com menos radiadores e módulos, mas a fazer AQS também) e é +- isso.
    O termostato e a bomba "fazem parte" do recuperador (i.e. estão montados na caldeira).

    Dependendo de onde vão passar os 22m de tubo multicamada, pode valer a pena isolá-los convenientemente a fim de reduzir as perdas no percurso.
    Concordam com este comentário: alvarosemedo
  4.  # 4

    Caros Amigos,

    Obrigado pelas vossas análises e opiniões.

    Algumas respostas aos vossos conselhos:

    Em caso de falha de eletricidade:
    - Em caso de falha de corrente, a bomba circuladora será interrompida e um alarme sonoro será disparado para interrompermos o abastecimento de lenha, ou no limite borrifarmos a lenha com um pulverizador de água para atenuar o fogo. O mesmo alarme também atuará caso a temperatura da água ultrapasse os 80ºC, interrompendo o funcionamento da bomba circuladora para não danificar a tubagem. Devo considerar algum sistema de arrefecimento de água do género de uma misturadora termostática?

    Colocação das válvulas de pressão:
    - As válvulas de pressão serão colocadas antes da bomba circuladora e terá um escoamento através de tubo de cobre a nu para um pátio exterior a céu aberto de 70m2 com escoamento para a via pública.

    Isolamento do tubo multicamada:
    - Os 22m [44m ida e volta] de tubo multicamada será enterrado numa floreira. Terá um isolamento na ida e na volta de 19mm e estará dentro de uma manga para proteger contra intempéries.

    Cumprimentos,
    Álvaro
  5.  # 5

    A questão da falta de electricidade é sempre perniciosa. Nós tivemos esse cenário algumas vezes e o que se fez foi apenas abrir a porta e o registo (e encher a casa de fumo). Só por uma vez tive mesmo de tirar as cavacas de dentro do recuperador e "afogá-las" (tinha a fornalha MESMO cheia e borrifar não valeu de nada - não foi um cenário bonito).
    Pode ser possível ter um sistema de auto-enchimento do circuito e, quando à válvula de escape actua (quando a água já está em vapor) o enchimento automático acaba por ajudar a baixar a temperatura. Eu fiz isso, mas o enchimento é manual :-)

    Assumindo que está sempre alguém em casa quando há lenha a arder, não há problemas de maior, resolve-se sempre.
    Concordam com este comentário: Sansoni7
    • SrR
    • 29 setembro 2021

     # 6

    Colocado por: Bruno.AlvesA questão da falta de electricidade é sempre perniciosa. Nós tivemos esse cenário algumas vezes e o que se fez foi apenas abrir a porta e o registo (e encher a casa de fumo). Só por uma vez tive mesmo de tirar as cavacas de dentro do recuperador e "afogá-las" (tinha a fornalha MESMO cheia e borrifar não valeu de nada - não foi um cenário bonito).
    Pode ser possível ter um sistema de auto-enchimento do circuito e, quando à válvula de escape actua (quando a água já está em vapor) o enchimento automático acaba por ajudar a baixar a temperatura. Eu fiz isso, mas o enchimento é manual :-)

    Assumindo que está sempre alguém em casa quando há lenha a arder, não há problemas de maior, resolve-se sempre.
    usa uma valvula de descarga termica dupla que é propria para o efeito
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bruno.Alves
  6.  # 7

    Caros Amigos,

    Agradeço novamente pelas vossas análises e opiniões.

    Em relação à Válvula de Segurança Térmica, inteligentemente sugerida pelo SrR, e após questionar a Solzaima, penso ter encontrado a solução perfeita para o projeto.
    O picheleiro encarregue do mesmo, acha que estou a exagerar nas medidas de segurança, nomeadamente na regulação do termostato, já que o mesmo pode ser regulado para 90ºC, uma vez que o tubo multicamada suporta até 115ºC.
    Relembro que o recuperador de calor será usado de forma consciente, moderada e sempre com pessoas em casa.
    Envio anexo para melhor entenderem e poderem fazer as vossas análises.

    Cumprimentos,
    Álvaro
      Screenshot 2021-09-30 105105.jpg
    • SrR
    • 30 setembro 2021

     # 8

    A valvula que falo é esta, que se usa em equipamentos que nao têm serpentina de arrefecimento por ex.
      Shop-0150080794-1.jpg
  7.  # 9

    Não interrompa a bomba circuladora, se o recuperador de calor estiver em excesso de temperatura pior ficará, pois não terá como dissipar o calor extra. A melhor maneira de lidar com variações de temperatura do recuperador e manter a temperatura estável nos radiadores é usar um depósito de inércia (que pode aproveitar para fazer a água quente de banhos e cozinha).

    Também não vejo nos seus diagramas nem textos o uso de vaso de expansão, que é absolutamente indispensável para o bom funcionamento e segurança do aquecimento.
    Concordam com este comentário: Sansoni7
  8.  # 10

    Colocado por: Bruno.AlvesAssumindo que está sempre alguém em casa quando há lenha a arder, não há problemas de maior, resolve-se sempre.


    Que tenha a atenção, a presença de espírito e o conhecimento.
    Uma coisa é estar vc em casa, outra coisa é estar um familiar que não percebe da poda. A sua esposa saberia lidar com essa situação? Saberia sequer que está em risco?
    Concordam com este comentário: Sansoni7
    Estas pessoas agradeceram este comentário: kintas
  9.  # 11

    Outra coisa: se é para substituir uma caldeira a gasóleo, suponho que vá ser instalada numa cada das máquinas.
    Se quer manter o uso de lenha, considere uma caldeira de chama invertida em vez de um Solzaima Ecofogo que é um recuperador "de sala" que precisa de estar sempre a ser alimentado manualmente.
    • SrR
    • 30 setembro 2021

     # 12

    Colocado por: ClioIIquer manter o uso de lenha, considere uma caldeira de chama invertida em vez de um Solzaima Ecofogo que é um recuperador "de sala" que precisa de estar sempre a ser alimentado manualmente.
    tirando uma máquina que conheço, a de chama invertida também tem de ser carregada manualmente
    Concordam com este comentário: ClioII
  10.  # 13

    Colocado por: SrRtirando uma máquina que conheço, a de chama invertida também tem de ser carregada manualmente


    Correto, sim. Mas uma carga dura 8 ou 10 horas. Já uma carga no recuperador pensado para uma sala... o utilizador vai estar sempre a ir à rua à casa das máquinas, no inverno, para atestar lenha!
  11.  # 14

    Caro Alvarosemedo
    Estive na sua situação no início do ano e substitui a caldeira a gasóleo por uma a pellets e o recuperador a lenha, que também tinha, desactivei-o e funciona como lareira....também a pellets.
    O conforto, a comodidade e a segurança agora são outros! Já vivi uma situação de falha de energia com o recuperador a lenha a funcionar e não quero repetir.....
    Uma questão, para que serve o primeiro termostato junto, no esquema, junto á caldeira?
  12.  # 15

    Caros Amigos,

    Quero, uma vez mais, deixar um enorme apreço e agradecimento a todas as vossas opiniões e análises.

    Algumas considerações imediatas:
    ✓ A Bomba Circulante nunca deve ser interrompida;
    ✓ O recuperador será sempre utilizado por pessoas capazes e responsáveis! Caso isso não se verifique, não será usado;
    ✓ O Vaso de Expansão não foi inserido no projeto por falha minha! Foi dos primeiros pontos orçamentados pelo picheleiro;
    ✓ A ideia era ter um recuperador clássico, na sala, com visualização da chama;
    ✓ Inicialmente o projeto seria apenas da montagem de um recuperador a ar e sem aquecimento central. No entanto, e após sugestão do picheleiro, resolvemos usar o circuito de radiadores já existentes provenientes do aquecimento central com caldeira a gasóleo. [Entretanto desativada]

    Algumas questões pertinentes:
    - A bomba circulante deve aumentar ou diminuir a velocidade consoante a temperatura da água? [Quanto mais quente, mais rápido circula a água]
    - Aquando da falha de energia, a Válvula de Descarga Térmica ao detetar um aumento de temperatura, irá escoar a água quente e injetará água fria. A força da pressão da água não será suficiente para manter o circuito em andamento, mesmo que a uma baixa velocidade, enquanto não extinguimos o fogo no recuperador?

    Anexo novo esquema do projeto, já com algumas sugestões vossas.

    Cumprimentos,
    Álvaro
      f4d3ab35-726b-47e1-8574-92c1681bb56d.jpg
    • ClioII
    • 1 outubro 2021 editado

     # 16

    * O vaso de expansão deverá ficar perto do recuperador de calor, mas junto da entrada de água fria (não da saída da quente);
    * Não vejo sentido em ter uma válvula de sentido único a seguir à bomba circuladora;
    * O purgador deverá ficar no ponto mais alto da canalização, seja ele qual for (pode não ser necessariamente ali);
    * Em caso de falha de eletricidade, o mecanismo mais seguro de manter a bomba a circular durante um bocado seria mesmo ter uma UPS;
    Concordam com este comentário: Sansoni7
    • SrR
    • 1 outubro 2021

     # 17

    • SrR
    • 1 outubro 2021

     # 18

    Colocado por: ClioIIvaso de expansão deverá ficar perto do recuperador de calor, mas junto da entrada de água fria (não da saída da quente);
    nao tem k ficar junto ao recuperador
    Concordam com este comentário: jorgealves
    • SrR
    • 1 outubro 2021

     # 19

    No esquema falta uma valvula de regulação de tiragem
  13.  # 20

    Caros Amigos,

    Podia correr meio mundo à procura de opiniões, que nunca deixaria de vos consultar aqui no fórum. Pelo tal, o meu repetido apreço e agradecimento.

    > O vaso de expansão deverá ficar perto do recuperador de calor, mas junto da entrada de água fria (não da saída da quente);
    Ora bem, o picheleiro indica-me que não é obrigatório ser nesse local. No entanto, pedia-lhe que me indicasse um motivo pelo qual acha que deve ser instalado no local aconselhado por si.

    > Não vejo sentido em ter uma válvula de sentido único a seguir à bomba circuladora;
    Segundo o mesmo picheleiro, esta válvula impedirá que, em caso de paragem do circuito, a água existente no tubo de retorno [e que aquecerá caso não se apague o fogo], nunca andará em sentido inverso, e por conseguinte nunca danificará a tubagem em ROMAPEX instalada para trás desta mesma válvula;

    > O purgador deverá ficar no ponto mais alto da canalização, seja ele qual for (pode não ser necessariamente ali);
    Garantidamente aquele não é o ponto mais alto da instalação. Esta é uma situação que ainda está em dúvida, uma vez que o ponto mais alto é no radiador de um dos quartos no andar de cima. De qualquer das formas, o picheleiro ainda não conseguiu descobrir se existe um purgador nesse ponto. Existe alguma forma de saber? [Contactar o empreiteiro da obra está fora de questão]

    > Em caso de falha de eletricidade, o mecanismo mais seguro de manter a bomba a circular durante um bocado seria mesmo ter uma UPS;
    É uma excelente ideia! Confesso que ainda ninguém se tinha lembrado disso. Pelo menos alargaria a janela temporal para extinguirmos o fogo no recuperador;

    > No esquema falta uma válvula de regulação de tiragem;
    Pela informação que tenho, essa válvula já faz parte do pack da Solzaima Ecofogo. Em todo o caso, estarei atento a este pormenor assim que o recuperador chegar cá a casa.

    Cumprimentos,
    Álvaro
 
0.0266 seg. NEW