Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 681

Colocado por: pguilhermedificilmente comparável em nível de conforto e consumo

Creio que os consumos não devem ser assim tão díspares; estou com o DR. O meu AC atual, daikin, tem cop >4.
    Adiante: eu tinha sugerido ao meu "eng chefe" para projetar c PRH c BC e pré de VC, e ele recomendou pré de AC em vez de VC...
    Eu tinha idéia que era mais lógico rentabilizar a BC com os VC do que instalar uma nova BC ar-ar para os AC, mas ele convenceu-me que não seria, na prática, a melhor abordagem... Já não me recordo da argumentação...
  2.  # 682

E tenho a idéia atual (tipo dogma) que mesmo mesmo importante é o instalador.
    Já se viu por aqui muitos relatos de instalações mal dimensionadas e com parametrização deficientemente.
    Poderá ser melhor pagar na instalação mais 2-4k e ter a coisa poupadinha e sem falhas, do que poupar e depois o sistema funcionar mal, consumir muito ou ter avarias evitáveis
  3.  # 683

Colocado por: Beto1980E tenho a idéia atual (tipo dogma) que mesmo mesmo importante é o instalador.
    Já se viu por aqui muitos relatos de instalações mal dimensionadas e com parametrização deficientemente.
    Poderá ser melhor pagar na instalação mais 2-4k e ter a coisa poupadinha e sem falhas, do que poupar e depois o sistema funcionar mal, consumir muito ou ter avarias evitáveis
    Eu ja defendo cada vez mais o simplificar. Ha soluções que quer queiramos quer nao nao estao ao alcance de todos nós, eu cada vez mais descarto a possibilidade de instalar PRH.
  4.  # 684

DR, Já fizeste as contas para saber a diferença de valores entre
    PRH+ BC com Aqs e
    AC + outro sistema de AQS?
  5.  # 685

16k vs 8k?
  6.  # 686

para mim a solução racional passaria por um PRH + uma bomba de calor mista fazendo AQS e climatização integrada com o recuperador de calor, adicional VMC duplo fluxo e eventualmente solar fotovoltaico.

simples, pratico, eficiente e poupadinho no inicio e nos consumos, mas constato não estar ao alcance da maioria do técnicos instaladores\prescritores.
    Concordam com este comentário: Beto1980, CG., Peper87
  7.  # 687

Colocado por: DR1982O AC é muito diferente de Ventiloconvetores em consumo? Tenho as minhas duvidas.
    Um AC facilmente tem COP de 4

O conceito de AC é o mesmo que BC. Na BC, para além de economia de escala (por exemplo algumas Daikin têm cop > 5), faz sentido comparar como um todo e não só face às valências de AC.

Isto é, se já vai haver BC para AQS (e PRH), que razão o levaria a montar outro sistema paralelo só para *uma parte* da climatização?

Por fim, para o resultado final (climatização de todo o espaço) é muito mais eficiente uma transferência térmica de baixo diferencial.

Colocado por: Beto1980Adiante: eu tinha sugerido ao meu "eng chefe" para projetar c PRH c BC e pré de VC, e ele recomendou pré de AC em vez de VC...
    Eu tinha idéia que era mais lógico rentabilizar a BC com os VC do que instalar uma nova BC ar-ar para os AC, mas ele convenceu-me que não seria, na prática, a melhor abordagem... Já não me recordo da argumentação...

As tubagens e difusores para VC (e VMC) de embutir são caras, mas tb há VC de murais e de tecto/chão.

Provavelmente um AC convencional completo (unidade interior, exterior e instalação) é mais caro do que o custo do VC e instalação, até porque os VC têm custos semelhantes às unidades interiores de AC e a instalação não vai levar cobre.

A duplicação de sistemas aumenta os pontos de falha e complica a gestão.
    Há sempre o argumento da redundância, mas que servirá para defender um custo superior.

Mas estão a comparar AC com uma situação de VC como solução única de climatização, ou quando VC é apenas um complemento ao PRH e se apoia num sistema (BC) já existente?
  8.  # 688

Colocado por: Beto1980DR, Já fizeste as contas para saber a diferença de valores entre
    PRH+ BC com Aqs e
    AC + outro sistema de AQS?
    Nessa comparação é preciso ter em conta que para instalar AC e uma BC para AQS qualquer um instala
  9.  # 689

Colocado por: pguilhermeO conceito de AC é o mesmo que BC. Na BC, para além de economia de escala (por exemplo algumas Daikin têm cop > 5), faz sentido comparar como um todo e não só face às valências de AC.
    uma das brutais mais valias dos vc´s é a simultaneidade pois na pratica não existem limites no numero de unidades terminais, o que faz muito sentido em edifícios de grandes cargas térmicas flutuantes, por exemplo um edifício de serviços com fachadas opostas nascente poente em que a carga termica vai variando ao longo do dia permitindo ter uma menor potencia instalada em relação á carga termica total, nos ac´s isto não é possível e num ambiente residencial é irrelevante.

vc´s têm maiores custos de manutenção pois aliam a circuitos hidraulicos com grandes caudais com circuitos aeraulicos de grande volume, por outro lado têm muito mais componentes suscetíveis de avaria.
    Concordam com este comentário: pvieira91
  10.  # 690

Os AC têm circuitos hidráulicos pressurizados e ventilador. Os vc de embutir sempre têm conduta mas não me parece propenso a falhas.
    Que componentes são mais propensos a falhas comparado com AC?
  11.  # 691

Colocado por: DR1982instalar AC e uma BC para AQS qualquer um instala

AC qualquer um instala??
    Acho que não é bem assim... Qualquer instalador certo? Ou seja, não é preciso ter tanta "sorte" com o instalador? Concordo.

Mas já fizeste a conta ou não?
  12.  # 692

Colocado por: Beto1980
    Afinal até não me parece caro (se já tem IVA).
    Até me parece abaixo de muitos q aqui foram apresentados.
    De onde és André?

Beira-Alta Viseu
  13.  # 693

Colocado por: Beto1980Pediste algum orçamento com FV (em vez do drainback)?
    Não pedi, o fv vou por depois de ver la consumos da casa para ajustar mais ou menos a quantidade
  14.  # 694

Colocado por: jorgealvespara mim a solução racional passaria por um PRH + uma bomba de calor mista fazendo AQS e climatização integrada com o recuperador de calor, adicional VMC duplo fluxo e eventualmente solar fotovoltaico.

simples, pratico, eficiente e poupadinho no inicio e nos consumos, mas constato não estar ao alcance da maioria do técnicos instaladores\prescritores.
    Concordam com este comentário:Beto1980,CG.

Está tudo dito aqui.
    Simplicidade acima de tudo e o menor possível de misturas.

Eu na minha VMC só vou adicionar uma bateria para ajuda no arrefecimento.
    Concordam com este comentário: Peper87, CG., RUIOLI
  15.  # 695

Nota:
    Deverei ter pré de AC, mas as coisas estão a ser "trabalhadas" para nunca precisar de o instalar.
    Climatização só com PRH deverá ser qb.
    .a pré do AC é "só" porque agora custa trocos e mais tarde pode valorizar significativamente a casa
  16.  # 696

AC qualquer um instala??
    Acho que não é bem assim... Qualquer instalador certo? Ou seja, não é preciso ter tanta "sorte" com o instalador? Concordo.

Mas já fizeste a conta ou não?
    Sim, isso. Qualquer instalador.
    Mesmo que sobredimensiona a instalação como é habito!
    Nao ainda nao fiz a conta, mas creio que fique a metade do preço
  17.  # 697

Colocado por: DR1982metade do preço

Pronto! É um dado importante. Isso dá quanto em €???
    É que reages sempre aos "20k" do PRH como se pudesses poupar 20k, como se não tivesses de ter outro sistema...
    • DR1982
    • 5 dezembro 2021 editado

# 698

Pronto! É um dado importante. Isso dá quanto em €???
    É que reages sempre aos "20k" do PRH como se pudesses poupar 20k, como se não tivesses de ter outro sistema...
    Multi 1x3 daikin stylish 2250€+ 450€ de instalação.
    Nem que para casa precise do dobro, sao menos de 6000€ para AC.
    Fica a faltar a BC AQS
    E claro soluções de conforto diferentes principalmente em aquecimento
  18.  # 699

E para AQS será com BC?
    Se assim for, há que considerar optimizar/capitalizar esse investimento.

De qq forma a conclusão não foge do já sabido: AC é muito mais barato, sem margem para dúvidas.
    PRH (com ou sem complemento) é mais caro, mas mais confortável e eficiente.

Colocado por: Beto1980Climatização só com PRH deverá ser qb.

Yah, PRH faz o grosso do trabalho.
    Pessoalmente optei por VCs embutidos meramente como complemento de verão, sobretudo a contar com algumas portas que se abrem, o viver lá fora etc, pois não estou a assumir casa estanque 100% do tempo. Mas é uma escolha muito pessoal.
  19.  # 700

Colocado por: pguilhermeeficiente
    Acha mesmo?

0.1405 seg. NEW