Colocado por: pguilhermedificilmente comparável em nível de conforto e consumo
Colocado por: Beto1980E tenho a idéia atual (tipo dogma) que mesmo mesmo importante é o instalador.Eu ja defendo cada vez mais o simplificar. Ha soluções que quer queiramos quer nao nao estao ao alcance de todos nós, eu cada vez mais descarto a possibilidade de instalar PRH.
Já se viu por aqui muitos relatos de instalações mal dimensionadas e com parametrização deficientemente.
Poderá ser melhor pagar na instalação mais 2-4k e ter a coisa poupadinha e sem falhas, do que poupar e depois o sistema funcionar mal, consumir muito ou ter avarias evitáveis
Colocado por: DR1982O AC é muito diferente de Ventiloconvetores em consumo? Tenho as minhas duvidas.
Um AC facilmente tem COP de 4
Colocado por: Beto1980Adiante: eu tinha sugerido ao meu "eng chefe" para projetar c PRH c BC e pré de VC, e ele recomendou pré de AC em vez de VC...
Eu tinha idéia que era mais lógico rentabilizar a BC com os VC do que instalar uma nova BC ar-ar para os AC, mas ele convenceu-me que não seria, na prática, a melhor abordagem... Já não me recordo da argumentação...
Colocado por: Beto1980DR, Já fizeste as contas para saber a diferença de valores entreNessa comparação é preciso ter em conta que para instalar AC e uma BC para AQS qualquer um instala
PRH+ BC com Aqs e
AC + outro sistema de AQS?
Colocado por: pguilhermeO conceito de AC é o mesmo que BC. Na BC, para além de economia de escala (por exemplo algumas Daikin têm cop > 5), faz sentido comparar como um todo e não só face às valências de AC.uma das brutais mais valias dos vc´s é a simultaneidade pois na pratica não existem limites no numero de unidades terminais, o que faz muito sentido em edifícios de grandes cargas térmicas flutuantes, por exemplo um edifício de serviços com fachadas opostas nascente poente em que a carga termica vai variando ao longo do dia permitindo ter uma menor potencia instalada em relação á carga termica total, nos ac´s isto não é possível e num ambiente residencial é irrelevante.
Colocado por: DR1982instalar AC e uma BC para AQS qualquer um instala
Colocado por: Beto1980
Afinal até não me parece caro (se já tem IVA).
Até me parece abaixo de muitos q aqui foram apresentados.
De onde és André?
Colocado por: Beto1980Pediste algum orçamento com FV (em vez do drainback)?Não pedi, o fv vou por depois de ver la consumos da casa para ajustar mais ou menos a quantidade
Colocado por: jorgealvespara mim a solução racional passaria por um PRH + uma bomba de calor mista fazendo AQS e climatização integrada com o recuperador de calor, adicional VMC duplo fluxo e eventualmente solar fotovoltaico.
simples, pratico, eficiente e poupadinho no inicio e nos consumos, mas constato não estar ao alcance da maioria do técnicos instaladores\prescritores.
Colocado por: Beto1980Sim, isso. Qualquer instalador.
AC qualquer um instala??
Acho que não é bem assim... Qualquer instalador certo? Ou seja, não é preciso ter tanta "sorte" com o instalador? Concordo.
Mas já fizeste a conta ou não?
Colocado por: DR1982metade do preço
Colocado por: Beto1980Multi 1x3 daikin stylish 2250€+ 450€ de instalação.
Pronto! É um dado importante. Isso dá quanto em €???
É que reages sempre aos "20k" do PRH como se pudesses poupar 20k, como se não tivesses de ter outro sistema...
Colocado por: Beto1980Climatização só com PRH deverá ser qb.
Colocado por: pguilhermeeficienteAcha mesmo?