Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Depois de muito pensar resolvi aproveitar o benefício que o Estado está a dar e instalar um sistema solar termosifónico. optei pelo de 300 litros, sem módulo solar, da marca Open Plus.
    Antes de decidir pesquisei bastante sobre o assunto e falei com alguns instaladores no sentido de perceber se não seria preferível instalar antes um painel termodinâmico em vez do termosifónico, não obstante o termodinâmico ser bastante mais caro e não ser comparticipado pelo Estado.
    A conclusão a que cheguei, não sei se será a cientificamente correcta, é a que os termodinâmicos não precisam de sol para aquecer a água, ou seja, faça sol, chuva, vento ou neve, têm sempre agua quente. Mas esta mais valia não é à custa dos recursos naturais mas sim de uma bomba de calor que funciona a electricidade. Ou seja, não é propriamente um sistema de energia renovável, ao contrário dos termosifónicos que utilizam apenas o sol (quando o há).
    Não sei esta minha conclusão é a correcta, mas foi a que tirei.
  2.  # 22

    Caro Arq. Pedro Barradas.

    Digo-lhe desde já que fico muito sensibilizado com a sua forma de trabalhar, e acho que será por homens como o Arq. que se poderá reduzir as emissões e aumentar a eficiencia energetica das habitações.

    Já fiz muitas pre instalações, e muitas instalações de termossifões, e o que eu reparo é que mesmo querendo que o sistema funcione bem, muitas vezes o construtor não me deixa trabalhar... corta o orçamento, impõem restrições muitas delas incoerentes....
    Acho que é necessário não so instalar estes sistemas mas instala-los bem!

    E espero que a mentalidade dos portugueses mude rapidamente ( pq se continuam apáticos , fico sem trabalho :P)
  3.  # 23

    Caro texugo!

    Venho que tambem esteve interessado nos termodinamicos, e é isso mesmo , os paineis termodinamicos até podiam estar no chao de baixo de uma arvore e a funcionar, com neve já não garanto (lol), as bombas de calor com temperaturas inferiores a 0 graus, diminuem drasticamente o rendimento.

    Mas é verda os termodinamicos, foram uma tentativa de enganar o estado e as pessoas, uma bomba de calor wanna be colector solar termico.
    O facto de ser parecido com o colector solar termico, e serem instalados no telhado só favorece a ideia, que estes são uma farsa.
    sao bombas de calor... e bombas de calor já ha muitas no mercado ( e até são considerados sistemas de energia renovavel de iva de 12% por terem baixo consumo e rendimento elevado), embora gastem electricidade e não vou mentir ainda é alguma, mas é um optimo sistema de apoio a um solar termico, e exelente para aquecimento de piscinas, ou climatização de habitações, e eu gosto de o instalar como forma de apoio ao solar termico, qnd este é utilizado para AQS, e climatização de piscina e habitações.

    Mas desenganem-se o solar térmico, é sem duvida a melhor opção e mais barata para poupar algum.
  4.  # 24

    • jma
    • 23 dezembro 2009

     # 25

    ninguém rebateu o argumento que para quem tem empréstimo à habitação (ou outro qualquer crédito), e uma conta relativamente pequena de gás, o investimento em paineis solares pode não ser mais rentável que uma simples amortização de igual valor no crédito... estou apenas a falar de poupanças económicas, pois, apesar de tudo, essa é sempre a principal motivação para aderir a novos sistemas, nomeadamente mais ecológicos.
    • DTM
    • 10 dezembro 2021

     # 26

    2 anos passados a dúvida reascende......

    Estou a fazer uma casa nova e estou a planear instalar solar termico + Bomba de calor para aquecimento de aguas e PHR.
    Meu arquiteto sugeriu paineis fotovoltaicos + bomba de calor, supostamente sendo esse um modo mais eficiente....

    No caso 1 (solar termico+bomba de calor) a bomba de calor será apenas de apoio. No caso 2 os paineis fotovoltaicos alimentaram a bomba de calor utilizada para aquecimento.

    Considerando a mesma bomba de calor para ambos os casos e o mesmo investimento em paineis solares (instalacao+equipamento) qual caso (fotovoltaicos ou solar termico) originaria maior retorno/poupanca?

    Muito obrigado
  5.  # 27

    Colocado por: DTM

    2 anos passados


    12 anos
  6.  # 28

    Os fotovoltaicos ficaram muito mais baratos.

    Mas agora subiram um pouco devido aos subsídios do fundo ambiental.
 
0.0108 seg. NEW