Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    sou técnico de energias renováveis e venho por este meio abrir uma discussão, para entender o porque da escolha entre fotovoltaico e solar térmico. (domestico)

    gostaria que olhassem a custos, tempo de retorno, rendimento, viabilidade, versatilidade, hábitos de consumo e como é claro à tecnologia desenvolvida.

    agradeço a vossa colaboração!
    • naar
    • 22 dezembro 2009

     # 2

    Na sua opinião de Técnico, qual dos sistemas para uso doméstico, é melhor e porquê?
    Concordam com este comentário: fpacardoso
  2.  # 3

    ... para já uma coisa convém esclarecer...
    Já que a finalidade de um e outro sistema, nada têm a ver...

    solar térmico, é um sistema utilizado para produção de agua quente.
    fotovoltáico, é um sistema utilizado para produção de energia electrica
    Concordam com este comentário: Maysun Solar Amy
  3.  # 4

    Eu usei o Solterm para uma simulação. Térmico deu cerca de 2000kWh ao ano. Fotovoltaico deu 350kWh. Para a mesma área de painel. Ou sou eu que não sei usar a parte dos fotovoltaicos do Solterm. E cheira-me que um fotovoltaico é capaz de sair mais carote por m² do que o térmico.
    • mafgod
    • 22 dezembro 2009 editado

     # 5

    Colocado por: Tomás.Manartepara entender o porque da escolha entre fotovoltaico e solar térmico.
    Estamos a falar de coisas diferentes: uma produz electricidade e a outra permite aquecer água.

    Edit:
    Já fui tarde :-)
  4.  # 6

    AugstHilll... então,as tecnologias e a finalidade .. não são para comparar.. está a comparar coisas imcomparáveis... ;)

    EDIT: Não percebo qual a finalidade deste tópico (com este título).. ainda para mais, aberto por um Tecnico em energias renováveis...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naar
  5.  # 7

    Colocado por: Pedro BarradasAugstHilll... então ,as tecnoclogias e a finalidade .. não são para comparar.. está a comparar coisas imcomparáveis... ;)

    Pois, o meu contributo resume-se a isso. Um cliente perguntou-me "então e se eu em vez de solar puser fotovoltaico, que isto é para vender a pessoas que só cá estão 4 meses por ano, se tanto". E eu vou ao regulamento que diz que os painéis solares podem ser substituídos por outra coisa renovável que produza a mesma energia. E vai dai, fui ao Solterm e deu isso.
    • naar
    • 22 dezembro 2009

     # 8

    Colocado por: Pedro Barradas... para já uma coisa convém esclarecer...
    Já que a finalidade de um e outro sistema, nada têm a ver...

    solar térmico, é um sistema utilizado paraprodução de agua quente.
    fotovoltáico, é um sistema utilizado para produção deenergia electrica


    Exactamente por isso é que eu estou á espera do comentário do Técnico que abriu o Tópico!
  6.  # 9

    ... e percebeu, também, através do SOLTERM, que o investimento em Paines solares para AQS, deve rondar os 2500 a 5000€.... e o Fotovoltaico, o investimento é dos 15000€ para cima!!!
  7.  # 10

    não tenho dados sobre solar térmico daí não fazer qualquer comentário.
    sobre o fotovoltaico tenho a dizer que os resultados são muito animadores, fruto de um estudo efectuado no inicio deste ano.

    custo instalação que inclui: 22 painéis multicristalinos, um inversor, suportes, MO, contador ->22.000€
    payback no melhor cenário: 7 anos


    pelo que tenho lido e acompanhado com alguns técnicos conhecidos, o valor do payback pode baixar até 6 anos, dependendo dos custos de instalação, do tipo de tecnologia e da irradiação solar.
  8.  # 11

    Bom já vi que o tópico está a dar muito que falar em apenas alguns segundos...

    O facto de um produzir energia eléctrica e outro calorifica , é um dos ponto a onde quero chegar, eu quero saber se tivessem que optar por um deles qual optariam e o porque, o objectivo é poupar ,(poupar no investimento, tempo de retorno, e despesas no final do mês). Sei prefeitamente que as funções de um e outro não tem comparação, eu quero saber é qual destes equipamentos instalariam em vossas casas.

    Para mim o solar térmico está muito mais desenvolvido, e é muito mais pratico para o instalador e consumidor, embora o consumidor não tenha a mesma noção.
    Geralmente acha que o colector que trabalha só para águas quentes não lhe vai ajudar em nada, nas suas poupanças... Mas pelos estudos que tenho visto e pelo progresso exponencial destes sistemas em países com muito menos horas de Sol que Portugal tem me convencido cada vez mais que o solar termico neste momento é a melhor opção para o consumidor...apesar deste não o achar.
  9.  # 12

    o Objectivo quer de um quer de outro é igual poupar!!!
  10.  # 13

    Escusam de insultar! eu fiz uma pergunta, a finalidade de eu abrir esta discussão não é dizem o que é um ou outro é mas sim qual achariam o mais vantajoso para vocês e porque , para que assim eu posso compreender melhor as necessidades do consumidor e a sua mentalidade.

    Espero que compreendam...
    • naar
    • 22 dezembro 2009

     # 14

    Ah!

    Está a fazer um estudo de mercado aqui no Fórum, é isso?
  11.  # 15

    ...mas em relação aos sistemas solares de aquecimento de aguas sanitários... penso que está desmistificado.. vale a pena o investimento.... e para quem vai construir de novo, se assim não pensa o Estado, praticamente obriga à sua instalação (salvo as excepções previstas na lei).

    Quanto ao Fotovoltaico... vai valendo a pena ao microprodutor ( se não tiverem mais nada para fazer com 20000€).. porque o Estado vai subsidiando essa energia (é pago por todos nós).... para quem vende à rede.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tomás.Manarte
    • jma
    • 22 dezembro 2009 editado

     # 16

    por acaso julgo que os paineis solares não se justificam em todos os casos, ou pelo menos no meu ;). A gás só tenho águas quentes sanitárias... tenho uma conta de gás de 6/7 euros mensais... com 2500 a 3000 euros, para poupar cerca de 3/4 euros, é muito mais fácil utilizar o mesmo valor para amortizar o crédito habitação e ter uma poupança igual ou superior... outras contas haverá em que se justificará plenamente a sua aquisição.

    Quanto ao fotovoltaico, informaram-me que existem empréstimos a 100%, que são pagos pelo valor da venda de energia à edp a qual ainda permite elinimar o custo mensal da electricidade... não sei se será assim tão simples e seguro que corra bem até ao final do empréstimo ( o valor da comparticipação do pagamento vai baixando ao longo dos anos, avarias, manutenções, etc)...
  12.  # 17

    Sr. Pedro Barradas pelo que tenho visto e ouvido dos meus clientes, mesmo depois de uma breve e esclarecedora explicação, continuam não muito receptivos à ideia das aguas quentes solares.

    Não sei se trabalha na área mas imagino que sim pelo seu conhecimento.

    Mas esta má fama dos solares térmicos ainda não está nem de longe desmitificada.
    Será uma questão cultural? Pq apoios já os temos?

    E concorndo consigo nos restantes pontos
    • naar
    • 22 dezembro 2009

     # 18

    Colocado por: Pedro Barradas...mas em relação aos sistemas solares de aquecimento de aguas sanitários... penso que está desmistificado..vale a pena o investimento.... e para quem vai construir de novo, se assim não pensa o Estado, praticamente obriga à sua instalação (salvo as excepções previstas na lei).

    Quanto ao Fotovoltaico... vai valendo a pena ao microprodutor ( se não tiverem mais nada para fazer com 20000€).. porque o Estado vai subsidiando essa energia (é pago por todos nós).... para quem vende à rede.


    Nem é preciso escrever mais nada!

    Mesmo assim ainda têm os geradores eólicos para quem não tem boa localização ou espaço para os fotovoltáicos, continuando a ser necessário um grande investimento para um retorno tão demorado!
  13.  # 19

    Contando que os fotovoltaicos teram uma menor maturação tecnologica que os painéis solares térmicos, e como qualquer tecnologia talvez daqui a 6 anos o preço esteja por metade, a melhor forma de poupar aos ziguzagues e tendo em conta as diferentes utilidades, será comprar solares térmicos por agora.
    atenção que eu não percebo nada disto, vou começar a pesquisar.
  14.  # 20

    Colocado por: Tomás.ManarteSr. Pedro Barradas pelo que tenho visto e ouvido dos meus clientes, mesmo depois de uma breve e esclarecedora explicação, continuam não muito receptivos à ideia das aguas quentes solares.

    Não sei se trabalha na área mas imagino que sim pelo seu conhecimento.


    Caro Tomás...
    Trabalhar na área..., de certa forma trabalho, sou Arquitecto.
    Desde 2006 que coordeno todos os meus Projectos para a utilização de AQS através de sistema solar.
    Nas obras que faço Direcção Técnica (Projectos não efectuados pela minha empresa), também fazia e faço questão (agora é obrigatório...), de prever a pré-instalação de alimentação de agua e electricidade (incluindo disjuntor e interruptor horário) para um sistema TS.

    O meu campo de actuação, é o Sul do país (Alentejo e algarve)... portanto é natural que exista maior receptividade a estes sistemas... até porque o rendimento é superior devido ao maior nº de horas de sol. Esta é a realidade com que eu me deparo...
 
0.0134 seg. NEW