Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    sou técnico de energias renováveis e venho por este meio abrir uma discussão, para entender o porque da escolha entre fotovoltaico e solar térmico. (domestico)

    gostaria que olhassem a custos, tempo de retorno, rendimento, viabilidade, versatilidade, hábitos de consumo e como é claro à tecnologia desenvolvida.

    agradeço a vossa colaboração!
    • naar
    • 22 dezembro 2009

     # 2

    Na sua opinião de Técnico, qual dos sistemas para uso doméstico, é melhor e porquê?
    Concordam com este comentário: fpacardoso
  2.  # 3

    ... para já uma coisa convém esclarecer...
    Já que a finalidade de um e outro sistema, nada têm a ver...

    solar térmico, é um sistema utilizado para produção de agua quente.
    fotovoltáico, é um sistema utilizado para produção de energia electrica
    Concordam com este comentário: Maysun Solar Amy
  3.  # 4

    Eu usei o Solterm para uma simulação. Térmico deu cerca de 2000kWh ao ano. Fotovoltaico deu 350kWh. Para a mesma área de painel. Ou sou eu que não sei usar a parte dos fotovoltaicos do Solterm. E cheira-me que um fotovoltaico é capaz de sair mais carote por m² do que o térmico.
    • mafgod
    • 22 dezembro 2009 editado

     # 5

    Colocado por: Tomás.Manartepara entender o porque da escolha entre fotovoltaico e solar térmico.
    Estamos a falar de coisas diferentes: uma produz electricidade e a outra permite aquecer água.

    Edit:
    Já fui tarde :-)
  4.  # 6

    AugstHilll... então,as tecnologias e a finalidade .. não são para comparar.. está a comparar coisas imcomparáveis... ;)

    EDIT: Não percebo qual a finalidade deste tópico (com este título).. ainda para mais, aberto por um Tecnico em energias renováveis...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naar
  5.  # 7

    Colocado por: Pedro BarradasAugstHilll... então ,as tecnoclogias e a finalidade .. não são para comparar.. está a comparar coisas imcomparáveis... ;)