Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Aqui no escritório não usamos máscara quando estamos sozinhos no gabinete. Ao sairmos do posto de trabalho colocamos a máscara e ninguém faz ondas com isso.
    Não sei se repararam, mas este inverno que passou praticamente não houve casos de gripe e isso deveu-se essencialmente ao uso generalizado da máscara. Como referiram lá atrás, foi uma medida mais eficaz que a vacina. Importa referir, antes que comecem as teorias negacionistas quanto à eficácia das vacinas no geral, que as vacinas da gripe são criadas com base na estirpe do ano anterior e vai daí que a sua eficácia seja bastante mais reduzida.
    Se tiverem dúvidas, leiam as fontes oficiais e não os PNGs e JPEGs printados dos "experts" do Facebook...
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves, Sansoni7, desofiapedro
  2.  # 22

    pois há quem diga que sem mascara não se criaram defesas contra a gripe embora a favor tenha havido menos casos, enfim isto é confuso
    Concordam com este comentário: Sansoni7, desofiapedro
  3.  # 23

    Colocado por: Sansoni7Um esclarecimento...
    As máscaras «azuis» ( mais vulgares) protegem o «outro», não o utilizadorr da máscara;
    As máscaras brancas ( bico de pato) protegem quer o utilizador, quer o «outro».
    Muito importante o arejamento dos locais.....abram as janelas!
    ____________________

    No exterior, respeitando as orientações da DGS, andem sem máscara...é importante para conseguirmos bons níveis de imunidade.

    Cuidado com a desinformação.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, ssct
  4.  # 24

    Não há "defesas contra a gripe"... Há estirpes novas todos os anos exactamente porque o vírus não pára de circular e de se mutar durante a circulação, que é também o grande receio com a covid.

    Não entendo esta coisa dos "direitos liberdades e garantias" por se pedir ou exigir às pessoas que usem máscara em determinadas situações. Até parece que estão a obrigar alguém a usar uma fatiota a tapar o corpo todo ou a não poder sair à rua sem a companhia de um marido, pai ou irmão. É quase a mesma coisa...
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, Casa da Horta
  5.  # 25

    Colocado por: rjmpires
    Cuidado com a desinformação.
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães


    Não percebo este comentário.
  6.  # 26

    Colocado por: Vítor MagalhãesNão sei se repararam, mas este inverno que passou praticamente não houve casos de gripe e isso deveu-se essencialmente ao uso generalizado da máscara.

    Isso é o que querem fazer crer, mas houve bastantes países (Centro e Norte da Europa) onde o uso da máscara nunca foi obrigatório no exterior e também mal tiveram casos de gripe.
    Acho que foi mais o distanciamento social e pelo facto de agora, as pessoas com sintomas de gripe, optarem por ficarem em casa ao invés de sairem e espalharem o vírus, como faziam até então. Outra razão que também me parece mais plausível, é que as pessoas agora habituaram-se a higienizarem-se mais, isto é, lavam as mãos com mais frequência, desinfectam-se com o alcóol-gel. A contribuição das máscaras terá tido muito menos impacto, ao meu ver.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  7.  # 27

    Colocado por: Sansoni7

    Não percebo este comentário.

    O seu comentário é demasiado generalista e enganador, é pura desinformação.

    Há diversos tipos de máscaras com diversos níveis de proteção e eficiência de filtração.
  8.  # 28

    Colocado por: vmontalvao
    Isso é o que querem fazer crer, mas houve bastantes países (Centro e Norte da Europa) onde o uso da máscara nunca foi obrigatório no exterior e também mal tiveram casos de gripe.
    Acho que foi mais o distanciamento social e pelo facto de agora, as pessoas com sintomas de gripe, optarem por ficarem em casa ao invés de sairem e espalharem o vírus, como faziam até então. Outra razão que também me parece mais plausível, é que as pessoas agora habituaram-se a higienizarem-se mais, isto é, lavam as mãos com mais frequência, desinfectam-se com o alcóol-gel. A contribuição das máscaras terá tido muito menos impacto, ao meu ver.
    Concordam com este comentário:desofiapedro

    A atividade gripal começa normalmente no hemisfério sul e o que se notou no ano passado é que houve logo uma diminuição tremenda nessas zonas. Naturalmente, a propagação à europa foi muito menor e por inerência o número de casos. Mesmo nos países sem uso de máscara obrigatório. Mas sim, sem dúvida que o distanciamento e higiene das mãos ajudaram e de que maneira.
  9.  # 29

    Colocado por: vmontalvaoIsso é o que querem fazer crer(...) A contribuição das máscaras terá tido muito menos impacto, ao meu ver.

    O que é que a generalidade de comunidade científica sabe? Nada, a meu ver eu é que sei :-)

    Claro que não foram só as máscaras, como não foi só o alcool gel. Foi tudo. O que é importante reter é que pequenos gestos, que muito pouco atentam contra "direitos liberdades e garantias" (a comichão que este argumento da treta me faz!), permitem que se reduza MUITO o impacto de doenças. Muito se falou das urgências a rebentar por causa das gripes em anos anteriores e que este inverno ano as urgências estavam vazias. Pequenos gestos que permitem reduzir este descalabro e as mortes associadas à doença. E depois vêm com "direitos liberdades e garantias" por pedirem que se use máscara...
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, Casa da Horta, Sansoni7
    Estas pessoas agradeceram este comentário: coelhinho78
  10.  # 30

    Colocado por: marco1pois há quem diga que sem mascara não se criaram defesas contra a gripe embora a favor tenha havido menos casos, enfim isto é confuso
    Concordam com este comentário:Sansoni7,desofiapedro

    O vírus da gripe está sempre a mudar como referido, aqui a questão é que a mascará por si só vai reduzir aquilo que respiramos e sendo certo que no exterior a dissipação é mais fácil de acontecer, quando estamos num ambiente fechado, partilhado com outras pessoas, tal não acontece, por muito que exista renovação do ar.



    Colocado por: vmontalvao
    Isso é o que querem fazer crer, mas houve bastantes países (Centro e Norte da Europa) onde o uso da máscara nunca foi obrigatório no exterior e também mal tiveram casos de gripe.
    Acho que foi mais o distanciamento social e pelo facto de agora, as pessoas com sintomas de gripe, optarem por ficarem em casa ao invés de sairem e espalharem o vírus, como faziam até então. Outra razão que também me parece mais plausível, é que as pessoas agora habituaram-se a higienizarem-se mais, isto é, lavam as mãos com mais frequência, desinfectam-se com o alcóol-gel. A contribuição das máscaras terá tido muito menos impacto, ao meu ver.
    Concordam com este comentário:desofiapedro


    Não concordo em parte. A máscara tem sido a única verdadeira barreira física que as pessoas tem mais ou menos tido em consideração, seja nos transportes públicos, seja nos centros comerciais, etc... os locais onde existem maiores aglomerações de pessoas e sem máscara seriam os pontos de contágio principais.
    Isso do distanciamento social era muito bonito no inicio, durante a primeira vaga, depois disso bastava ver as filas do supermercado e nos transportes públicos.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
  11.  # 31

    Colocado por: rjmpires
    O seu comentário é demasiado generalista e enganador, é pura desinformação.

    Há diversos tipos de máscaras com diversos níveis de proteção e eficiência de filtração.


    Sim, é verdade que há vários tipos de máscaras com diferentes níveis de proteção, mas reafirmo o que escrevi, as máscaras azuis ( vulgo cirurgicas) que vemos na rua destinam-se essencialmente a proteger «o outro» até porque não têm um ajuste facial perfeito; as «bico de pato»( vulgo respirador FFP2), protegem quer o utilizador quer a pessoa que temos próximo e nós.
    Mais informação esclarecedora aqui:

    https://www.infarmed.pt/documents/15786/3584301/Mascaras+Versus+EPIs/733267cf-46d3-c102-bc19-bb5e1b6048a0
    https://www.cuf.pt/mais-saude/covid-19-como-escolher-uma-mascara-protecao-segura
  12.  # 32

    Colocado por: Sansoni7

    Sim, é verdade que há vários tipos de máscaras com diferentes níveis de proteção, mas reafirmo o que escrevi, as máscaras azuis ( vulgo cirurgicas) que vemos na rua destinam-se essencialmente a proteger «o outro» até porque não têm um ajuste facial perfeito; as «bico de pato»( vulgo respirador FFP2), protegem quer o utilizador quer a pessoa que temos próximo e nós.
    Mais informação esclarecedora aqui:

    https://www.infarmed.pt/documents/15786/3584301/Mascaras+Versus+EPIs/733267cf-46d3-c102-bc19-bb5e1b6048a0
    https://www.cuf.pt/mais-saude/covid-19-como-escolher-uma-mascara-protecao-segura

    Acho que a nossa interpretação é que é diferente, você lê e cita o que acha mais importante, eu prefiro interpretar a norma e o desempenho das máscaras.
  13.  # 33

    Colocado por: rjmpires
    Acho que a nossa interpretação é que é diferente, você lê e cita o que acha mais importante, eu prefiro interpretar a norma e o desempenho das máscaras.


    Eu leio e cito documentação oficial, daí que não considere que esteja a desinformar, como referiu uns posts acima...
  14.  # 34

    Em relação às mascaras o user Sansoni tem razão sobre o nível de proteção.

    A minha companheira trabalha no bloco operatório, e a norma é usar-se as ditas mascaras azuis FFP2, para proteger o doente de possíveis patologias que a equipa possa transmitir, uma vez que o paciente esta literalmente aberto. "Proteger o outro"

    Mas quando aparece um paciente com uma doença contagiosa, o procedimento é usar as ditas mascaras bico de pato e oculos XPTO, ja que as FFP2 nao fazem xeta para proteger a equipa de virus ou bactérias manhosas. "Proteger a nos mesmos"

    Isto nao é desinformação, sao factos reais.

    Ou seja, as mascaras azuis foram úteis porque TODA a gente as usou. Eu protejo-te ao usar a minha, e tu proteges-me ao usares a tua.
    Concordam com este comentário: vmontalvao, desofiapedro
  15.  # 35

    Colocado por: Nostradamus....
    Ou seja, as mascaras azuis foram úteis porque TODA a gente as usou. Eu protejo-te ao usar a minha, e tu proteges-me ao usares a tua.


    No fundo...esta é a principal conclusão a tirar.
    _________________________
    Já agora uma palavra ao ex coordenador da Task Force....não me lembro de o ver, em público sem uma FFP2 colocada....excelente exemplo, ao contrário da grande maioria das personalidades públicas.
  16.  # 36

    Colocado por: Sansoni7

    Eu leio e cito documentação oficial, daí que não considere que esteja a desinformar, como referiu uns posts acima...

    Aqui está a desinformar.

    Colocado por: Sansoni7Um esclarecimento...
    As máscaras «azuis» ( mais vulgares) protegem o «outro», não o utilizadorr da máscara;

    No outro comentário já sita informação, é diferente.

    Colocado por: NostradamusEm relação às mascaras o user Sansoni tem razão sobre o nível de proteção.


    A proteção faz-se por níveis, uns melhores que outros, para determinadas situações protege, para outras não serve.
    • hangas
    • 6 outubro 2021 editado

     # 37

    Colocado por: NostradamusOu seja, as mascaras azuis foram úteis porque TODA a gente as usou. Eu protejo-te ao usar a minha, e tu proteges-me ao usares a tua.



    Andavam a circular umas analogias com urina e calças para melhor passar esse conceito.

    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bruno.Alves
      Screenshot 2021-10-06 at 11.25.57.png
  17.  # 38

    Caro rjmpires, sem querer repisar o assunto:


    «Máscaras cirúrgicas
    ...
    Este tipo de máscara serve primeiramente para evitar que a pessoa que a está a usar infete outras pessoas caso seja portadora de COVID-19.»

    https://www.cuf.pt/mais-saude/covid-19-como-escolher-uma-mascara-protecao-segura
  18.  # 39

    Colocado por: Sansoni7serve primeiramente

    Não precisa, por mim estamos conversados.

    Eu também sei ler.

    "Embora não sejam completamente justas ao rosto, as máscaras cirúrgicas são resistentes a fluidos e oferecem alguma proteção contra gotículas respiratórias de maiores dimensões, provenientes por exemplo de espirros e tosse."

    Dizer que não protegem é redutor e enganador.
  19.  # 40

    Costumava ter 2 gripes por ano e desde que uso a máscara não tive uma gripe ou constipação....
 
0.0218 seg. NEW