Colocado por: Sansoni7Um esclarecimento...
As máscaras «azuis» ( mais vulgares) protegem o «outro», não o utilizadorr da máscara;
As máscaras brancas ( bico de pato) protegem quer o utilizador, quer o «outro».
Muito importante o arejamento dos locais.....abram as janelas!
____________________
No exterior, respeitando as orientações da DGS, andem sem máscara...é importante para conseguirmos bons níveis de imunidade.
Colocado por: rjmpires
Cuidado com a desinformação.
Colocado por: Vítor MagalhãesNão sei se repararam, mas este inverno que passou praticamente não houve casos de gripe e isso deveu-se essencialmente ao uso generalizado da máscara.
Colocado por: Sansoni7
Não percebo este comentário.
Colocado por: vmontalvao
Isso é o que querem fazer crer, mas houve bastantes países (Centro e Norte da Europa) onde o uso da máscara nunca foi obrigatório no exterior e também mal tiveram casos de gripe.
Acho que foi mais o distanciamento social e pelo facto de agora, as pessoas com sintomas de gripe, optarem por ficarem em casa ao invés de sairem e espalharem o vírus, como faziam até então. Outra razão que também me parece mais plausível, é que as pessoas agora habituaram-se a higienizarem-se mais, isto é, lavam as mãos com mais frequência, desinfectam-se com o alcóol-gel. A contribuição das máscaras terá tido muito menos impacto, ao meu ver.
Colocado por: vmontalvaoIsso é o que querem fazer crer(...) A contribuição das máscaras terá tido muito menos impacto, ao meu ver.
Colocado por: marco1pois há quem diga que sem mascara não se criaram defesas contra a gripe embora a favor tenha havido menos casos, enfim isto é confuso
Colocado por: vmontalvao
Isso é o que querem fazer crer, mas houve bastantes países (Centro e Norte da Europa) onde o uso da máscara nunca foi obrigatório no exterior e também mal tiveram casos de gripe.
Acho que foi mais o distanciamento social e pelo facto de agora, as pessoas com sintomas de gripe, optarem por ficarem em casa ao invés de sairem e espalharem o vírus, como faziam até então. Outra razão que também me parece mais plausível, é que as pessoas agora habituaram-se a higienizarem-se mais, isto é, lavam as mãos com mais frequência, desinfectam-se com o alcóol-gel. A contribuição das máscaras terá tido muito menos impacto, ao meu ver.
Colocado por: rjmpires
O seu comentário é demasiado generalista e enganador, é pura desinformação.
Há diversos tipos de máscaras com diversos níveis de proteção e eficiência de filtração.
Colocado por: Sansoni7
Sim, é verdade que há vários tipos de máscaras com diferentes níveis de proteção, mas reafirmo o que escrevi, as máscaras azuis ( vulgo cirurgicas) que vemos na rua destinam-se essencialmente a proteger «o outro» até porque não têm um ajuste facial perfeito; as «bico de pato»( vulgo respirador FFP2), protegem quer o utilizador quer a pessoa que temos próximo e nós.
Mais informação esclarecedora aqui:
https://www.infarmed.pt/documents/15786/3584301/Mascaras+Versus+EPIs/733267cf-46d3-c102-bc19-bb5e1b6048a0
https://www.cuf.pt/mais-saude/covid-19-como-escolher-uma-mascara-protecao-segura
Colocado por: rjmpires
Acho que a nossa interpretação é que é diferente, você lê e cita o que acha mais importante, eu prefiro interpretar a norma e o desempenho das máscaras.
Colocado por: Nostradamus....
Ou seja, as mascaras azuis foram úteis porque TODA a gente as usou. Eu protejo-te ao usar a minha, e tu proteges-me ao usares a tua.
Colocado por: Sansoni7
Eu leio e cito documentação oficial, daí que não considere que esteja a desinformar, como referiu uns posts acima...
Colocado por: Sansoni7Um esclarecimento...
As máscaras «azuis» ( mais vulgares) protegem o «outro», não o utilizadorr da máscara;
Colocado por: NostradamusEm relação às mascaras o user Sansoni tem razão sobre o nível de proteção.
Colocado por: NostradamusOu seja, as mascaras azuis foram úteis porque TODA a gente as usou. Eu protejo-te ao usar a minha, e tu proteges-me ao usares a tua.

Colocado por: Sansoni7serve primeiramente