Iniciar sessão ou registar-se
    • Pfsm
    • 5 outubro 2021

     # 1

    Olá, tenho um alojamento local licenciado a 3 anos e na vistoria feita ao elevador no local a mesma foi reprovada por falta de portas no elevador por se encontrar o AL no mesmo edifício. O condomínio quer que eu pague 15.000€ para a colocação das portas e demais arranjos. Tenho de suportar o valor total???
  1.  # 2

    O elevador não tem portas porquê? Nunca teve?

    Quem fez a vistoria?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pfsm
    • Pfsm
    • 5 outubro 2021

     # 3

    O elevador é antigo, não tem as portas interiores de segurança
  2.  # 4

    Colocado por: rjmsilvaQuem fez a vistoria?
    • Pfsm
    • 5 outubro 2021

     # 5

    A vitória foi feita pela GATECI. Vistoria periódica reprovada porque o edifício tem utilização mista e o elevador não tem porta de cabine.
  3.  # 6

    Se fosse meu vizinho teria.. não queria pagar só porque você tem alojamento local

    Legalmente será a dividir por todos mas a sua cota pode ser agravada 30%
  4.  # 7

    Colocado por: PfsmVistoria periódica reprovada porque o edifício tem utilização mista e o elevador não tem porta de cabine.


    AL é habitação. A licença de utilização do imóvel continua a ser habitacional.
    • size
    • 5 outubro 2021

     # 8

    Colocado por: Pfsm
    Olá, tenho um alojamento local licenciado a 3 anos e na vistoria feita ao elevador no local a mesma foi reprovada por falta de portas no elevador por se encontrar o AL no mesmo edifício. O condomínio quer que eu pague 15.000€ para a colocação das portas e demais arranjos. Tenho de suportar o valor total???


    Claro. A que propósito é que os outros condóminos tem que suportar os encargos com obras de adaptação, exigidas para a exploração de AL no prédio ?

    Aliás, nem sequer deveria ser aprovado o licenciamento inicial sem que tais obras de adaptação não fossem concretizadas pelo titular do estabelecimento,
  5.  # 9

    Colocado por: size

    Claro. A que propósito é que os outros condóminos tem que suportar os encargos com obras de adaptação, exigidas para a exploração de AL no prédio ?

    Aliás, nem sequer deveria ser aprovado o licenciamento inicial sem que tais obras de adaptação não fossem concretizadas pelo titular do estabelecimento,


    E quem diz que essas obras são necessárias para ter lá um AL. O AL está licenciado há 3 anos.
    • size
    • 6 outubro 2021

     # 10

    Colocado por: rjmsilva

    E quem diz que essas obras são necessárias para ter lá um AL. O AL está licenciado há 3 anos.


    Parece ter sido a entidade inspectora
  6.  # 11

    Colocado por: size

    Parece ter sido a entidade inspectora


    Que nunca erram...

    O que o condomínio tem a fazer é opor-se ao resultado da inspeção. Contratar um advogado fica bem mais barato que pagar 15.000 euros numas portas.
    • Pfsm
    • 6 outubro 2021

     # 12

    O representante da empresa que faz manutenção do elevador, enviou um orçamento para o condominio de 15.000€ Para a colocação das referidas portas e modernizar o elevador. O valor das portas é.de 3700€, mas o condomínio em assembleia quer que eu pague o valor total, ou fechar o alojamento.
  7.  # 13

    Colocado por: PfsmO representante da empresa que faz manutenção do elevador, enviou um orçamento para o condominio de 15.000€ Para a colocação das referidas portas e modernizar o elevador. O valor das portas é.de 3700€, mas o condomínio em assembleia quer que eu pague o valor total, ou fechar o alojamento.


    Então talvez seja melhor ser você a arranjar um advogado. Contacte a ALEP e peça ajuda.
    • size
    • 6 outubro 2021

     # 14

    Colocado por: PfsmO representante da empresa que faz manutenção do elevador, enviou um orçamento para o condominio de 15.000€ Para a colocação das referidas portas e modernizar o elevador. O valor das portas é.de 3700€, mas o condomínio em assembleia quer que eu pague o valor total, ou fechar o alojamento.


    Já é circunstância diferente da que inicialmente colocou.

    Há que apurar se tal modernização é ou não, legalmente, exigível, sem observar a especificidade de o elevador estar ao serviço da exploração AL.
  8.  # 15

    15 mil euros para por umas portas? Mais vale comprar um novo
  9.  # 16

    Colocado por: PfsmO representante da empresa que faz manutenção do elevador, enviou um orçamento para o condominio de 15.000€ Para a colocação das referidas portas e modernizar o elevador. O valor das portas é.de 3700€, mas o condomínio em assembleia quer que eu pague o valor total, ou fechar o alojamento.


    Neste momento o elevador está sujeito (de um modo geral) ao cumprimento das normas que vigoravam quando foi instalado. A substituição de certos componentes do elevador pode levar a que este fique enquadrado na legislação mais recente, o que por sua vez obriga à dita modernização.
    Não tenho a certeza de que as portas sejam um desses componentes, mas é possível.
  10.  # 17

    Colocado por: luisvv

    Neste momento o elevador está sujeito (de um modo geral) ao cumprimento das normas que vigoravam quando foi instalado. A substituição de certos componentes do elevador pode levar a que este fique enquadrado na legislação mais recente, o que por sua vez obriga à dita modernização.
    Não tenho a certeza de que as portas sejam um desses componentes, mas é possível.


    Seja como for, o encargo terá que ser assumido pelo condomínio, já que irá beneficiar todos os condóminos.
  11.  # 18

    Colocado por: rjmsilva

    Seja como for, o encargo terá que ser assumido pelo condomínio, já que irá beneficiar todos os condóminos


    É uma discussão interessante, mas tenderia a concordar consigo.
  12.  # 19

    Colocado por: luisvv

    É uma discussão interessante, mas tenderia a concordar consigo.

    Mas essas alterações seriam obrigatórias caso não exista AL?
    • imo
    • 6 outubro 2021 editado

     # 20

    Peçam mais um ou dois orçamentos, caso não o tenham feito.

    Seja como for, pondo-me no lugar dos outros condóminos e partindo do princípio de que o elevador cumpre a legislação sem AL no prédio, não me agradaria nada ser obrigado a investir para que o Psfm pudesse licenciar o seu negócio.

    Imagine que o AL era explorado pelo seu vizinho do lado, e o pedido de investimento no elevador (ou outro qualquer) era-lhe dirigido a si.
 
0.0214 seg. NEW