Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Com o pai de quem? :)
  2.  # 42

    Colocado por: pguilhermeCom o pai de quem? :)

    Peclise, em português, Pai d`Alice.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pguilherme
    • Neon
    • 11 outubro 2021

     # 43

    Colocado por: zedasilvaPeclise, em português, Pai d`Alice.


    Já eu que não sou tão fino, só conheço como paquimetro
  3.  # 44

    Colocado por: Vítor Magalhães

    DR, esse zinco aparenta ter uns 700my (0,7mm), não me parece ser assim tão fino. Tem que medir isso com um micrómetro.
    Eu diria que é mesmo por volta dos 0.7mm, mas chiça, 12000 e tal +iva para 200m2 :s
  4.  # 45

    Medir microns com um peclise? Atenção que basta o rebordo estar mal cortado para interferir. E a escala do peclise.
  5.  # 46

    Desconhecia o termo, mas fui procurar: https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-origem-da-designacao-peclise/27352

    0.7mm = 700μm

    As craveiras normalmente têm incerteza de ±0.05mm e o seu formato é adequado para medir diâmetros (os pontos mais afastados).
    Um palmer normalmente tem incerteza de ±0.005mm i.e. 5μm e permite seleccionar a zona a medir.

    Nenhum deles serve para medir microns nem tal é necessário para este caso.

    Colocado por: DR1982Eu diria que é mesmo por volta dos 0.7mm, mas chiça, 12000 e tal +iva para 200m2 :s

    0.14m3 são quase 1000kg.
    12€/kg é mau preço?
    Ao dia de hoje o kilo da matéria prima está a 3.14€.
    • DR1982
    • 11 outubro 2021 editado

     # 47

    Colocado por: pguilherme0.14m3 são quase 1000kg.
    12€/kg é mau preço?
    Ao dia de hoje o kilo da matéria prima está a 3.14€.
    Eu nao estou a dizer que é mau ou bom preço para zinco, apenas quis dizer que é uma solução com um custo alto, o zinco.
    Entao quer dizer que a materia prima custou 3140€ é isso?
    •  
      RRoxx
    • 11 outubro 2021

     # 48

    eu aqui ha uns anos fiz umas coisas granditas em zinco pre patinado. na altura de 0,66mm e já custou uns 2,7€/kg. isto ha uns 9 anos. agora deve estar o dobro ou mais, imagino.


    Colocado por: pguilhermeAo dia de hoje o kilo da matéria prima está a 3.14€.


    o natural?
  6.  # 49

    Colocado por: DR1982Eu diria que é mesmo por volta dos 0.7mm, mas chiça, 12000 e tal +iva para 200m2 :s


    Barato! Não é zinco no 14 nem 16 camarinha ou agrafado
  7.  # 50

    Colocado por: RicardoPorto

    Barato! Não é zinco no 14 nem 16 camarinha ou agrafado
    O que é nao sei, eles trouxeram uma maquineta e sobraram a chapa em obra
  8.  # 51

    Colocado por: DR1982Entao quer dizer que a materia prima custou 3140€ é isso?

    Cotação da matéria prima ao dia de ontem. Dá para começar a ter uma ideia aproximada.
    Claro que tem de ser processado. Não sei se primeiro passam para lingotes e depois são moldados ou qualquer outro processo, mas tudo isto tem o seu custo, dos diversos processos/intervenientes, incluindo logistica.

    Assim à primeira vista, 4x a cotação da matéria prima, até ao produto final, acabado, entregue e montado, não me parece nada descabido, mas posso estar enganado.
  9.  # 52

    Colocado por: RRoxxo natural?

    Natural, como assim? É somente a cotação da matéria prima em bruto.
  10.  # 53

    Colocado por: pguilherme
    Cotação da matéria prima ao dia de ontem. Dá para começar a ter uma ideia aproximada.
    Claro que tem de ser processado. Não sei se primeiro passam para lingotes e depois são moldados ou qualquer outro processo, mas tudo isto tem o seu custo, dos diversos processos/intervenientes, incluindo logistica.

    Assim à primeira vista, 4x a cotação da matéria prima, até ao produto final, acabado, entregue e montado, não me parece nada descabido, mas posso estar enganado.
    Tenho motivos para acreditar que a materia prima pronta a aplicar custou cerca de 5mil+ iva
    • NPRP
    • 12 outubro 2021

     # 54

    Colocado por: zedasilva
    Peclise, em português, Pai d`Alice.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pguilherme

    😂😂😂😂Muito bom! Tipo Filipe Couto! 😅🙉
    • NPRP
    • 12 outubro 2021

     # 55

    Então assim por alto prá Malta fazer umas contas, para substituir o que temos em projecto (seja painéis sanduíche, telas cruzadas,..) e quisermos (é mais pudermos!) avançar para uma cobertura em zinco, os caríssimos conseguem dar-nos um intervalo de valores meramente indicativo de preço final?
    Género: área bruta da cobertura x preço m2 zinco = vou-me empenhar mais um bocado? 🤔
  11.  # 56

    Colocado por: DR1982Tenho motivos para acreditar que a materia prima pronta a aplicar custou cerca de 5mil+ iva

    O produto final pronto a aplicar custou ao empreiteiro 5k€?
    Não sei efectivamente quais os passos na transformação. Parece um preço fixe mas não me choca. O empreiteiro é parte integrante do custo (e muitas vezes com a fatia de leão).

    Assim sendo, o empreiteiro teve uma margem de 140%. É o que é. Alguma luz nas conversas "do aumento dos materiais" e da rejeição que os empreiteiros estejam a aproveitar o mercado :)
  12.  # 57

    Colocado por: NPRPEntão assim por alto prá Malta fazer umas contas, para substituir o que temos em projecto (seja painéis sanduíche, telas cruzadas,..) e quisermos (é mais pudermos!) avançar para uma cobertura em zinco, os caríssimos conseguem dar-nos um intervalo de valores meramente indicativo de preço final?
    Género: área bruta da cobertura x preço m2 zinco = vou-me empenhar mais um bocado? 🤔

    A cobertura seja de zinco, telas, poliureia, sandwich, whatever, se não for bem executada tem tudo para dar problemas mais cedo que tarde...
  13.  # 58

    Colocado por: pguilherme
    O produto final pronto a aplicar custou ao empreiteiro 5k€?
    Não sei efectivamente quais os passos na transformação. Parece um preço fixe mas não me choca. O empreiteiro é parte integrante do custo (e muitas vezes com a fatia de leão).

    Assim sendo, o empreiteiro teve uma margem de 140%. É o que é. Alguma luz nas conversas "do aumento dos materiais" e da rejeição que os empreiteiros estejam a aproveitar o mercado :)
    A chapa foi dobrada numa maquina em obra, e depois aplicada, sim, acredito que a chapa chegou a obra por cerca de 5000+iva
    •  
      RRoxx
    • 12 outubro 2021 editado

     # 59

    Colocado por: pguilherme
    Assim sendo, o empreiteiro teve uma margem de 140%. É o que é. Alguma luz nas conversas "do aumento dos materiais" e da rejeição que os empreiteiros estejam a aproveitar o mercado :)


    Colocado por: DR1982Eu nao estou a dizer que é mau ou bom preço para zinco, apenas quis dizer que é uma solução com um custo alto, o zinco.
    Entao quer dizer que a materia prima custou 3140€ é isso?


    Duvido que tenha 140% de lucro. nem perto. e não a matéria prima pronta a aplicar não deve ter custado isso. A chapa de zinco aplicada não é zinco puro. é uma liga tipicamente formada por zinco-titanio-cobre. Os 3,14€/kg se são o preço para matéria nao transformada de pouco vale.

    A vmzinc. que é uma marca da companhia asturiana das minas,( salvo erro)que por sua vez é um dos maiores grupos ligados ao minério de metais, e comercializa a chapa de zinco-titanio, não vende ao preço da matéria prima. Logo, o empreiteiro paga o preço do transformado.

    como disse, ha 9 anos atras, que foi a obra de maior volume que tive em zinco, cerca de 1500m2, compramos a chapa a 2,7€/kg, foram cerca de 22000€ em zinco (o desperdicio é custo - o que dá cerca de 14.5€/m2) a isto ha que juntar tudo o resto, mão de obra, maquinaria especifica, maçaricos, tesouras, solda (que é cara), acessórios (carissimos, nomeadamente as juntas de dilatação) etc etc.

    edit 1:Estes numeros podem estar ligeiramente distorcidos pela distancia temporal.

    edit 2: Salvo erro a nossa margem projectada nesse artigo em particular era de cerca de 20%. Não me recordo se conseguimos obter o que projectamos.
  14.  # 60

    No casa que falei nao houve margem nenhum para empreiteiro, a impermeabilização da cobertura foi contratada pelo DO
 
0.0244 seg. NEW