Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou a terminar a construção de uma moradia e as paredes exteriores já estão todas pintadas.
    Acontece que após ter chovido, nas paredes fica marcado os contornos dos tijolos.
    O constructor diz que isto é devido ao tipo de massa utilizada no barramento da casa, à base de cal e tinta à base de cal.
    Alguém saberia dizer-me qual a solução e que devo fazer para solucionar este problema?

    Obrigado,

    Mendes
  2.  # 2

    Certifique-se se é mesmo verdade (argamassa à base de cal,e tinta à base de cal)!
    É que... bom!

    Quem é que recomendou esses materiais e porquê?
    O que é que estava previsto no projecto?

    Em situações "normais", a solução que me ocorre seria picar tudo e rebocar de novo, com argamassa de cimento (eventualmente, aditivada) mas desta vez com espessura suficiente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mendesa
  3.  # 3

    Luis, obrigado pelo comentário.
    O constructor diz que é uma solução muito boa, que é inovadora e que isso acontece porque a humidade assim saiem e não ficam dentro da parede etc, bla, bla, bla.
    Após uma chovada, estécticamente fica péssiomo, parece um tabuleiro de xadrez com todos os contornos dos tijolos perfeitamente delimitados.

    Não gosto do que vejo e gostaria de poder debater técnicamente este tema com o constructor, caso contrário parece uma conversa de surdos. Ele diz que está óptimo, que após a chuva volta ao normal e não se vê aquele espectáculo. Eu não gosto e aparentemente só terei uma solução - entregar o tema a Engs, LENEC, analises á massa, análise á aplicação etc....

    Sabe de alguém ou qual a instituição que poderia tomar e debater este tema com o constructor?

    Obgd,

    Mendes
  4.  # 4

    Colocado por: mendesaSabe de alguém ou qual a instituição que poderia tomar e debater este tema com o constructor?


    Instituto de Soldadura e Qualidade. Fazem peritagem e relatórios
  5.  # 5

    Eu só ando nisto há pouco mais de um quarto de século!
    Não tenho bagagem para discutir técnicas de construção ancestrais, nem demasiado inovadores! :-))

    Essa de a cal absorver as humidades, é verdade... enquanto não está saturada. Era uma técnica usada nas caves e nos pisos térreos - e vi várias moradias e prédios no centro de Lisboa com o que teria sido um «enrocamento» de pedras de cal. As casas ficavam sequinhas num instante durante os primeiros meses, mas depois...

    Calculo que a cal metida na fachada exterior faça tão bem à casa, como a humidade de Sintra faz «bem» ao reumatismo! :-)

    Como a cal absorve a humidade, quando chove ou faz nevoeiro a sua casa irá ficar com as paredes exteriores saturadinhas-da-silva. E depois, quando for para libertar essa humidade em excesso, tanto sairá para fora da casa como... para dentro.

    Deve ser por isso que esse revestimento é usado em zonas muito SECAS (Alentejo)... ou será por ser branco. para melhor reflectir o calor? De qualquer maneira, "se bem me lembro", aplicava-se uma gordura por cima da cal para a impermeabilizar.

    Para "peritagem e relatórios" - tal como disse o PauloCorreia - contacte o I.S.Q.

    Para "debater", é aqui no Fórum! :-))
  6.  # 6

    Ó faz favor, sempre a bater no ceguinho (tudo o que não tenha cimento).

    Já fizemos centenas de m2 de rebocos em cal área/hidratada e nunca observei esse comportamento nas paredes.

    Colocado por: mendesaO constructor diz que isto é devido ao tipo de massa utilizada no barramento da casa, à base de cal e tinta à base de cal.

    Que tipo de argamassa foi usado? e de tinta? Fotografias? Localização? Idades das argamassas?

    Sem sabermos isso, é estar a mandar palpites
  7.  # 7

    Colocado por: PauloCorreiaÓ faz favor, sempre a bater no ceguinho (tudo o que não tenha cimento).
    LOLOL!

    Já fizemos centenas de m2 de rebocos em cal área/hidratada e nunca observei esse comportamento nas paredes.
    Também, mas não em casas novas.

    Usei - isto é, a minha empresa usa - cal aérea (leitada) na caiação de muros. Até acho piada a fazer esse trabalho para os clientes que o desejam... todos os anos. :-)

    Quanto à cal hidraulica, tem a mesma cor que o cimento e presta-se a falsificações - porque tem menos resistência que o cimento. Uma coisa que me chateia é que aprendi na escola a desconfiar deste material, porque a existência de cal (CaO) neste tipo de argamassas pode constituir um problema... ao extinguir-se expande e origina fissuras.
    Além disso, como é costume aplicar essas argamassas como se fosse cimento, esquecem-se de regar préviamente o suporte e, depois de aplicada a argamassa, no próprio dia e nos dias seguintes.
  8.  # 8

    Ai, ai

    A cal é um dos melhores produtos que temos para argamassas, desde que se saiba usar e como a nossa construção só conhece argamassas de cimento, areia do rio e areia amarela, dá nestas aventuras.

    Só tem dois grandes defeitos: É cara e demora muito tempo a ganhar presa o que implica rendimentos baixos
    Esqueci-me doutro: Não são negócio das cimenteiras, as mesmas que proibiram a incorporação de cinzas nos betões porque baixava o consumo de cimento

    Colocado por: Luis K. W.Além disso, como é costume aplicar essas argamassas como se fosse cimento, esquecem-se de regar préviamente o suporte e, depois de aplicada a argamassa, no próprio dia e nos dias seguintes.

    Não são pedreiros, são pedreiras, sabem lá o que fazem ou porquê e os seus responsáveis não são melhores. Pensarem um pouco e leram as instruções dá cá uma trabalheira
  9.  # 9

    Colocado por: PauloCorreiaPensarem um pouco e leram as instruções dá cá uma trabalheira
    Pensar?
    Ler?
    Isto é uma "obra", não é um laboratório de análise científica nem uma biblioteca!
    LOLOL
  10.  # 10

    Colocado por: Luis K. W.Isto é uma "obra", não é um laboratório de análise científica nem uma biblioteca!

    Pois, esqueço-me que nas obras as canetas são consideradas materiais perigosos e o papel só pode ser higiénico.
  11.  # 11

    Colocado por: mendesaEstou a terminar a construção de uma moradia e as paredes exteriores já estão todas pintadas.
    Acontece que após ter chovido, nas paredes fica marcado os contornos dos tijolos.
    O constructor diz que isto é devido ao tipo de massa utilizada no barramento da casa, à base de cal e tinta à base de cal.
    Alguém saberia dizer-me qual a solução e que devo fazer para solucionar este problema?

    Obrigado,

    Mendes


    Normalmente acontece em todos as paredes em cuja execução de revestimento não cumpre a execução faseada das várias camadas que o constituem.
    O construtor deve ter aplicado uma única camada de revestimento. Se assim foi, não há volta a dar. Como indicou o Luis K. W., a solução é picar e refazer. Pois não é com tinta que lá vai. Quanto ao que o construtor afirmou................. sem comentários.
  12.  # 12

    Quando aparecem os contornos dos tijolos, isso deve-se a uma aplicação de rebocos com argamassa muito porosa e a tintas de má qualidade que permitiram a colonização por liquenes, mas isso é fenómeno permanente, não temporário.

    Dai estar um pouco perdido com este caso

    Foi feito um barramento por cima do reboco? porquê?
  13.  # 13

    Paulo,
    Também aparece esse contorno de forma temporária.

    Não por causa de musgos/líquenes, mas por falta de "espessura" (e/ou impermeabilização) dos materiais de revestimento, e por haver uma "absorção (e secagem) diferencial" da humidade.

    Depois, com o tempo, e se houver porosidade suficiente, é que começam a aparecer os líquenes nessas zonas que ficam húmidas mais tempo.

    (mas isto sou eu a tentar arranjar uma explicação...) ;-)

    Há aqui perto um prédio com uns 20 pisos todo revestido a granito cinzento escuro, que fica medonho quando chove... todo aos quadradinhos (porque as juntas, mais porosas, não secam à mesma velocidade que o resto dos mosaicos).
  14.  # 14

    Caros, Paulo e Luís,
    A vossa experiencia e comentários são-me muito úteis.
    Realmente o problema aparece exactamente como comentado; após uma chuvada aparecem esses contornos dos tijolos com muita nitidez (xadrez) mas, como dito, também desaparece facilmente após uns minutos com sol. Como se trata de uma construção ainda em processo de acabamneto, acredito que no futuro os liquens irão aparecer.
    Segundo entendo pelo que dizem a solução é fazer tudo de novo, picar, barrar etc.
    Não acham que isto se poderia eventualmente resolver, picando superficialmente e apenas aumentando a espessura da argamassa?

    Já sei que irá ser um longo processo com o construtor mas, não quero aquilo assim, por isso a sugestão do ISQ é-me muito útil e que usarei no caso de não entendimento com o construtor.

    Abç,
    mendes
    • Jonh
    • 25 dezembro 2009

     # 15

    Se pintar a parede com uma boa tinta/membrana elástica tem o problema resolvido.

    Cumprimentos
  15.  # 16

    Olá a todos.
    Quero desde já desejar bom Natal e um próspero Ano Novo.
    É a primeira vez que vou entrar no forum, vamos lá a ver se o faço bem.
    Eu também sou proprietario de uma pequena empresa de construção civil que se dedica preferencialmente á remodelação/requalificação de casas.
    Em relação ao tema em discussão quer-me parecer que o problema passou por ser feito um reboco directo sobre a alvenaria. Não tem nada a ver se é cal branca, hidratada, cimento, blá, bá, blá. Deveria, isso sim levar um salpico com argamassa de areia/cimento ao traço 1:4 (nas zonas de betão com um aditivo tipo fermaflex ou similar) e só depois rebocado e pintado. As argamassas de reboco, e ao contrário do que muita gente diz, não devem ser muito fortes pois quanto mais fortes mais fissuram.
    Portanto, em relação ao caso apresentado, acho mesmo que só picando e rebocando de novo nas devidas condições.
    Cumprimentos
    FS
  16.  # 17

    meus caros,

    o fenomeno que relata o mendesa é uma anomalia, infelizmente, bastante comum a que damos o nome de fantasmas

    é quando o revestimento dos elementos de betão é muito delgado e fica humido

    a questão da cal - é giro porque se perdeu a experiencia de trabalhar com ela - para mim o reboco deve ser feito com cimento e cal - na mesma proporção - reduz a fissuração é mais impermeabilizante - e dai origina um conforto higro-termico mais saudavel - já as pinturas também podemos fazer com cal mas a receita é complicada - o melhor é uma boa tinta de agua com pigmentos para o exterior e cores suaves
  17.  # 18

    Não ponho em dúvida que o problemas seja a delgadez do reboco, mas não é habitual em Portugal fazermos rebocos tão delgados, quase barramentos em cima de tijolo.

    Colocado por: bettencourtara mim o reboco deve ser feito com cimento e cal - na mesma proporção - reduz a fissuração é mais impermeabilizante - e dai origina um conforto higro-termico mais saudavel

    E nunca lhe chamaram aldrabão por estar a usar cal? Já me disseram que estava era a poupar no cimento quando a cal hidráulica sai ao mesmo preço do cimento e a cál aérea custa no mínimo o dobro e algumas custam 4 vezes mais?

    Colocado por: bettencourt
    é quando o revestimento dos elementos de betão é muito delgado e fica humido

    Neste caso foi sobre tijolo, dai a estranheza
  18.  # 19

    Colocado por: mendesaCaros, Paulo e Luís,
    (...) Não acham que isto se poderia eventualmente resolver, picando superficialmente e apenas aumentando a espessura da argamassa? (...)


    Sim. À partida resolveria.
    Ainda não nos confirmou, mas mantenho o que escrevi anteriormente: o revestimento das suas paredes deve ter sido realizado só com a aplicação de uma única camada.

    Coloco aqui duas situações de exemplo:
    A) aplicação de salpisco + 1 camada de reboco (embosso) com 1,5 cm + 1 camada de reboco areado 0,5 cm ------ não haverá problema
    A) aplicação de salpisco + 1 camada de reboco com acabamento areado com 2,0 cm ------ há aparecimento de fenómenos idênticos aos que indicou

    Concordo com o idicado :

    Colocado por: Luis K. W.
    (...)
    Não por causa de musgos/líquenes, mas por falta de "espessura" (e/ou impermeabilização) dos materiais de revestimento, e por haver uma "absorção (e secagem) diferencial" da humidade.

    Depois, com o tempo, e se houver porosidade suficiente, é que começam a aparecer os líquenes nessas zonas que ficam húmidas mais tempo. (...)
  19.  # 20

    Quall a marca da tinta que está a usar e muito importante qual o primário?
 
0.0231 seg. NEW