Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 221

    O gás mais forte é o propano
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulovalente
  2.  # 222

    Colocado por: RicardoPortoO gás mais forte é o propano

    Já corrigi. Eu sabia que tinha o gás mais fraco (galp bilha laranja) e deveria ser o outro (galp bilha azul).
    Mas o laranja serviu, tive foi de investir num redutor de 10kg/h.
  3.  # 223

    post 220

    Paulo, porque que teve de fazer a saida a este nivel? tem lá dentro poço de bombagem para a cave?
    será que não podia se for caso disso fazer a saida mais acima ao nivel da rede do pluvial?
  4.  # 224

    Colocado por: marco1Paulo, porque que teve de fazer a saida a este nivel? tem lá dentro poço de bombagem para a cave?
    será que não podia se for caso disso fazer a saida mais acima ao nivel da rede do pluvial?

    A foto engana... O terreno é que vai subir neste local. É um piso térreo enterrado atrás.
      corte C.jpg
  5.  # 225

    Colocado por: marco1poço de bombagem

    No entanto para os drenos já talvez tenha de fazer bombagem. Esses andam a passar debaixo das vigas de fundação.
    A minha ideia é fazer as duas caixas uma ao lado da outra. Dos pluviais e dos drenos. E a dos drenos com bomba para os pluviais, e um tudo ladrão de uma para a outra (quase no topo da caixa, para depois conseguir por gravidade) só por se acaso a bomba entregar a alma ao criador.
  6.  # 226

    acho que não percebeu, aquele tubo está a sair quase ao nivel do topo das fundações e vira diretamente para cima, ora essa saida porque está a sair ali nesse ponto e não mais em cima? ou isso está a recolher o pluvial e depois entra para dentro da casa?
    quanto á bomba pelos regulamentos o poço de bombagem leva sempre duas bombas precisamente para o caso de uma falhar.
  7.  # 227

    Foi você que aplicou a tela, nao tinha sido mais fácil barrapren à espátula?
  8.  # 228

    Colocado por: paulovalenteou isso está a recolher o pluvial e depois entra para dentro da casa?

    É mais isso. (dá para ver no 182)
    A casa ocupa a totalidade da largura do lote. É uma "geminada". As caixas estão todas dentro de casa (pluvial, esgoto e drenos).
    E a profundidade das fundações também teve em conta ter o espaço suficiente para as caixas e as inclinações. Isto para não andar a ratar as vigas.
  9.  # 229

    Colocado por: DR1982Foi você que aplicou a tela, nao tinha sido mais fácil barrapren à espátula?

    Agora já vem tarde. Talvez fosse mais fácil.
    Sim, fui eu que coloquei os 40m² de tela de 4kg (que se torna pesada para colocar nas paredes) e ainda falta mais 10m².
  10.  # 230

    Atenção ao aterrar isso... Senão for com muito jeitinho pode descolar tudo
  11.  # 231

    Não seria preferivel substituir a tela pitona por Xps de 3/4cm?
  12.  # 232

    Colocado por: BigmouseNão seria preferivel substituir a tela pitona por Xps de 3/4cm?

    A tela pitonada além de proteger a tela betuminosa, serve para a drenar a água para o dreno e evita que a água esteja em contacto com o muro sob pressão.
  13.  # 233

    Preferível é xps e tela

    E cama de brita p dreno
  14.  # 234

    O empreiteiro referiu me que pode haver problemas nas telas quando se instala as telas pitonadas com os pitona virados para a tela, como alguns fabricantes recomendam.

    Se é verdade ou não...

    Colocado por: Pickaxe
    A tela pitonada além de proteger a tela betuminosa, serve para a drenar a água para o dreno e evita que a água esteja em contacto com o muro sob pressão.
  15.  # 235

    Colocado por: BigmouseO empreiteiro referiu me que pode haver problemas nas telas quando se instala as telas pitonadas com os pitona virados para a tela, como alguns fabricantes recomendam.

    Eu tenho dúvidas em relação a isso. A tela aguenta bem à compressão. Admito que a própria tela pitonada fique esmagada com o peso da terra. Agora a tela!!?? Os pitons não são pontiagudos, acredito mais que fiquem achatados do que perfure a tela. De qualquer maneira estou a usar a de 4kg, e aquilo faz diferença para a normal. É bem mais grossa.
  16.  # 236

    Colocado por: RicardoPortoPreferível é xps e tela

    Na parte enterrada não vou por XPS. Só na parte que fica fora de terra. Acredito que para drenar a água seja melhor a pitonada que cria algum espaço do que o XPS. Agora o XPS protege muito melhor a tela de certeza.
    O ideal ainda seria imperkot, tela 4kg, XPS, tela pitonada, geotextil e terra.
    • zinna
    • 2 julho 2022 editado

     # 237

    Colocado por: BigmouseO empreiteiro referiu me que pode haver problemas nas telas quando se instala as telas pitonadas com os pitona virados para a tela, como alguns fabricantes recomendam.

    Se é verdade ou não...




    Eu fiz assim, a tela asfaltica está seca, sem marcas dos alvéolos/ pitons e funciona perfeitamente.

    Se a tela pitonada tiver geotêxtil, este deve ficar virado para o terreno.

    Existe alguns preços da tela pitonada, assim como a sua qualidade...
  17.  # 238

    Naonseria melhor colocar brita no lugar da terra contra a tela pitonada? Geotextil e um “muro” de brita até cima?
    Concordam com este comentário: paulovalente
  18.  # 239

    Colocado por: DR1982Naonseria melhor colocar brita no lugar da terra contra a tela pitonada? Geotextil e um “muro” de brita até cima?


    O buraco é grande para encher de brita, e não consigo fazer só uma parte de brita em altura. Já vi aqui no forum alguém que tinha deixado uma peça tipo cofragem a segurar a brita. Ficaria melhor, como é óbvio. A água nem tinha hipótese de se aproximar da tela.

    Esta é a panorâmica da parte de trás. Finalmente, tela toda colocada. A pitonada também já está (na foto ainda não). Já nivelei (e dei alguma inclinação) na terra para o dreno. E já comecei a colocar o geo-textil. Também já espetei ali umas braçadeiras no geodreno que estava a ficar nú.
      12.jpg
  19.  # 240

    Só vai levar geotextil em volta do geodreno? Nos normalmente aqui colocamos o geotextil em volta da brita, tipo rebuçado
 
0.0555 seg. NEW