Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 521

As P100 já não são permitidas, PBTN ou PBT Tri.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
  2.  # 522

Colocado por: VarejoteAs P100 já não são permitidas, PBTN ou PBT Tri.

Confirma-se então.
  3.  # 523

Colocado por: VarejoteAs P100 já não são permitidas, PBTN

Poças, juntar mais uma caixa 325x500... não bastavam as outras para estragar o muro?
  4.  # 524

As pedras Ruivina já colocadas em cima do Kerdiboard.
    Foram inicialmente coladas só com espuma, mas como eu não sou propriamente fã da espuma "universal e eterna", ficou espuma apenas no meio e vai ser preenchida de ambos os lados com cimento cola. O pedreiro pediu para assentar inicialmente com espuma para ter a hipótese de as afinar. Aliás elas foram todas colocadas só com grampos e cunhas. Só depois levou espuma.
    Colocar o cimento cola depois é uma tarefa meio rudimentar. Estou a usar kerakoll H40 gel, mais para o espesso, e para coloca-lo no sítio usei uma pistola de silicone, mas cheia de cimento cola. Processo meio demorado mas funcional (tive que encher a bisnaga várias vezes).
    Concordam com este comentário: Atlas Eurobuild
      20230901_143828.jpg
      20230819_111744.jpg
  5.  # 525

Já agora, em relação às pedras, estava no início inclinado (por motivos estéticos) para a pedra azul cadoiço. Depois de muita opinião e contacto com pedreiras acabei por usar este que foi ligeiramente mais cara.
    No final, a opinião que mais captei foi que o azul cadoiço até é uma pedra boa mas pode apanhar bancos mais manhosos, onde esta pode desfarelar com o tempo.
    No mármore ruivina a opinião é mais unânime. Foi ums escolha mais sensata do que estética.
    Mas eu até gosto das pedras e dos veios que lhe dão um carácter interessante.
    Uma escolha na casa dos 95€/m². (material apenas e entregue na obra)
  6.  # 526

Colocado por: marco1intriga-me cá em portugal que o extrabloco não esteja a ter saida.

Qual o preço deste bloco? tem ideia?

Obrigado
  7.  # 527

não, mas deve estar em linha com um bloco mais isolamento
    mas não deve ser dificil saber.
  8.  # 528

O primeiro vão pronto para receber a janela.
    Corte térmico feito com o Kerdiboard da Schluter, peças de 9mm (debaixo da pedra) e 38mm (a fazer o remate interior alinhado com a pedra). Montadas como se fosse um "L".
    Tudo colado ao bloco com o Kerakoll H40 gel. As colagens e impermeabilizações entre peças kerdiboard foi com o silicone da marca, Kerdi fix.
    O raio do silicone é bom (não muito barato, mas o pessoal que trabalha com ele admite que o material é bom).
    Conclusão final, deu um pouco de trabalho mas dá gosto ver o remate bem feito. O kerdiboard parece ser o resistente suficiente para levar com a janela, apenas foi feito um reparo nos caixilhos para usar um parafuso maior na fixação à parede.
    E nestes dias de calor dá para perceber que a pedra aquece bem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zinna
      20231004_144552.jpg
      20231004_144539.jpg
      20231004_144528.jpg
  9.  # 529

9mm é suficiente para fazer o corte térmico debaixo da pedra?
  10.  # 530

O remate do vão da sala. Não sendo o detalhe melhor do mundo (certamente não via aparecer na "Detail") foi o que pareceu melhor. Queríamos o caixilho mais embutido na laje mas para isso já devia vir no projecto de estruturas o rebaixo (e não veio).
    É o que é. Ficou tudo alinhado, o caixilho come na pedra 1cm, o resto encima do kerdiboard. O cerâmico no interior morre no caixilho.
      20231004_144613.jpg
  11.  # 531

Colocado por: DR19829mm é suficiente para fazer o corte térmico debaixo da pedra?

É melhor do que nada. Não vinha mal ao mundo se fosse 20mm.
    Também o bloco é o megatérmico, portanto não há propriamente uma linha de isolamento, tudo é isolamento. Mas pelo menos na linha do caixilho ficou 38mm.
    A ideia para além de tentar criar ali uma ajuda a um corte térmico, era também impermeabilizar debaixo da pedra. Isto é um 2 em 1.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  12.  # 532

Detalhe das janelas da garagem, que não levam estores. Aqui teve de levar kerdiboard em cima também.
      20231004_144807.jpg
  13.  # 533

Aqui um detalhe que podia ter ficado mais simples se pensado mais cedo. As obras de linear não tem nada!!! Linear só os €€ a sair.
    A forra térmica estava colada mas precisava de uma fixação mecânica. Havia aquelas peças de metal que se dobram e seguram. Não levou na altura, mas também acho que não seria muito fácil faze-lo na altura.
    Ainda pensamos em bucha de capoto. Mas elas não são adequadas ao peso e provavelmente iriam partir.
    Após contactos com uma marca de parafusos que parece que tem um peixe no nome, optamos por um mega pró parafuso e bucha (vem em pacote).
    Em obra, em fase de testes, percebeu-se que a solução tinha um problema. A cabeça do parafuso era muito saliente e provavelmente, com a dilatação do parafuso e até provável corrosão por estar com pouco recobrimento, iria o reboco estalar e ficar com 600 pontos na fachada (são 300 peças com 2 parafuso cada).
    Solução do construtor: buraco grande, parafuso dentro da peça (mas já a fixar só o roofmate, ou seja quase nada) e bucha química com fartura para encher o buraco.
    Não fiquei muito fã da solução, tinha um mega parafuso a segurar uma bolacha de bucha quimica.
    Por ideia minha, pensei então numa espécie de bucha química armada. Fica na mesma no buraco mas com rede fibra de vidro forte e fica toda colada com bucha química à forra térmica.

Um outro amigo da construção apareceu lá e perguntou-me: porque não fez isto em cortiça? ..... Pois......

Pelo menos tento fazer o melhor.
      20231004_145237.jpg
  14.  # 534

Boas a todos.
    Pergunta que eu ando aqui com dúvidas sobre os rebocos. Isto cada um que pergunto, são três opiniões

É sempre melhor a parede levar um chapisco, certo?
    Chapisco é melhor ser só com cimento e água ou posso juntar alguma areia do rio lavada?
    Reboco, o homem estava a fazer com 3 de areia do rio lavada, 1 de areia rio fina, 1 cimento. Ele teve dificuldades a sarrafar o reboco por causa das pedras pequenas da areia lavada. Riscava aquilo. Será falta de jeito?

Pediu-me areia do rio normal (veio hoje e é mais escura que a outra). Agora dizem-me que vai ficar uma massa mijona se usar aquela areia. O que é que eu digo ao rebocador, deixo-o fazer a mistura mais pobre ou digo que tem de ser mais areia do rio lavada?
    • snob
    • 9 outubro 2023 editado

# 535

Se aplicasse uma argamassa própria para reboco, não precisava de chapisco. Na minha foi assim, e depois foi aplicado o capoto (EPS) já com as paredes todas regularizadas com a argamassa própria. (eu não sou técnico)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulovalente
  15.  # 536

Compre meia areia (areia0/4) fica um bom reboco!

Sem caulino!!
  16.  # 537

Colocado por: paulovalenteO primeiro vão pronto para receber a janela.
    Corte térmico feito com o Kerdiboard da Schluter, peças de 9mm (debaixo da pedra) e 38mm (a fazer o remate interior alinhado com a pedra). Montadas como se fosse um "L".
    Tudo colado ao bloco com o Kerakoll H40 gel. As colagens e impermeabilizações entre peças kerdiboard foi com o silicone da marca, Kerdi fix.
    O raio do silicone é bom (não muito barato, mas o pessoal que trabalha com ele admite que o material é bom).
    Conclusão final, deu um pouco de trabalho mas dá gosto ver o remate bem feito. O kerdiboard parece ser o resistente suficiente para levar com a janela, apenas foi feito um reparo nos caixilhos para usar um parafuso maior na fixação à parede.
    E nestes dias de calor dá para perceber que a pedra aquece bem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:zinna
      20231004_144552.jpg
      20231004_144539.jpg
      20231004_144528.jpg

Parece tudo muito bem. Só substituia o cimento cola.

Esse kerdi fix também já usei no exterior e ainda não o tive que substituir, mesmo à intempérie
  17.  # 538

A janelas vão ser de abrir?
    Só vão abrir a 90º?
  18.  # 539

Colocado por: PickaxeA janelas vão ser de abrir?

Oscilobatentes, portanto sim.

Colocado por: PickaxeSó vão abrir a 90º?

Pois. Talvez um pouco mais. Mas acho que também não preciso mais. A única que prevejo que vai ficar mais tempo aberta é a da sala mas essa é de correr. Uma smoovio da Gealan. As outras são s9000 da Gealan.
  19.  # 540

As ditas janelas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
      20231020_160649.jpg
      20231020_102509.jpg

0.1392 seg. NEW