Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Como disse antes, eu fiz. A minha aposta é quando pud€r trocar os radiadores por convectores e assim reduzir a necessidade de trabalho da bomba, mas este inverno (o primeiro) estou preparado para umas facturas dolorosas :-) Na primavera logo fazemos contas.

Mas (acho eu) muito importante, investi em melhorar o isolamento. É que mesmo com os radiadores a ferver horas a fio (com o recuperador a lenha) o apartamento nunca ficava quente, quente. Sendo um apartamento investi no que pude (caixas de estore e caixilharia), gostava de melhorar as paredes exteriores (porque sei que é miserável) mas essa parte ainda está em estudo.

Colocado por: Nene2011aconselharam-me precisamente a colocar BC baixa temperatura e a ter mais tempo ligado para os radiadores colocarem a temperatura confortavel. Acrescentaram ainda que muitos antigos donos de caldeira a gasoleo estão a fazer isto.

Também é por aí a minha aposta, mas é fundamental reduzir as perdas térmicas da casa. Porque senão o menor calor vindo dos radiadores pode não ser suficiente para colmatar as perdas. Com radiadores a ferver é mais fácil disfarçar essas perdas.
    E o meu apartamento, só nas fitas de estore e caixilharia (nas janelas de correr dava para ver a rua desimpedido), tinha muito por onde perder.
    Para esta semana já se prevê temperaturas mínimas de 3 graus, já devo ter as primeiras conclusões.
  2.  # 22

No inverno passado tentei testar a teoria reduzindo a temperatura de saida da caldeira a gasoleo para 55ºC. Não cheguei a grandes conclusões...

Na verdade como 55 é normalmente o maximo destas BC para elas não estarem a derreter no máximo a BC deveria estar com 50ºC de saída.

Ainda tenho uns litros de gasóleo para gastar, mas tenho de pensar numa solução...
  3.  # 23

Colocado por: Nene2011No inverno passado tentei testar a teoria reduzindo a temperatura de saida da caldeira a gasoleo para 55ºC. Não cheguei a grandes conclusões...

Na verdade como 55 é normalmente o maximo destas BC para elas não estarem a derreter no máximo a BC deveria estar com 50ºC de saída.

Ainda tenho uns litros de gasóleo para gastar, mas tenho de pensar numa solução...

Viva
    Há quase um ano, andei com o mesmo dilema...o que colocar em substituição da Caldeira a gasóleo.
    Depois de muito ler não optei pela bomba de calor para aquecimento central, porque, como tenho radiadores, no caso de não os substitur por outro sistema de aquecimento central, teria que optar por uma BC de alta temperatura e os custos com a energia eléctrica consumida seriam elevados....conselhos do Fórum e testemunho de um vizinho....que até tem piso radiante.

Optei por caldeira a pellets.....muito mais económico....mesmo que implique uma maior demora em atingir a temperatura de conforto.
  4.  # 24

e comparativo de marcas de caldeiras de pellets? Não encontrei nada...
    Solzaima vs ecoforest. mas preços completamente diferentes.

Que marca colocou?
  5.  # 25

Colocado por: Nene2011e comparativo de marcas de caldeiras de pellets? Não encontrei nada...
    Solzaima vs ecoforest. mas preços completamente diferentes.

Que marca colocou?

Solzaima 24 ( o indicado em termos de potência para o número de radiadores que tenho).
    A dúvida foi entre Solzaima e Solius.
    Um Instalador, que orçamentou bomba de calor...sugeriu escolher a «mais pesada» uma vez que eram igualmente boas...optei pela Solzaima

# 26

Colocado por: Sansoni7

Solzaima 24 ( o indicado em termos de potência para o número de radiadores que tenho).
    A dúvida foi entre Solzaima e Solius.
    Um Instalador, que orçamentou bomba de calor...sugeriu escolher a «mais pesada» uma vez que eram igualmente boas...optei pela Solzaima

o meu pai está a colocar essa solzaima 24, mas disseram-me que a ecoforest 20 é muito melhor. Mas tb custa muito mais.... não sei se será verdade ou não.

qual o seu feedback dessa caldeira?
  7.  # 28

Colocado por: SrRquantos radiadores é que tem?

No total os radiadores têm 104 elementos...este é o número que interessa para o cálculo da potência da caldeira a instalar.
  8.  # 29

Colocado por: Nene2011o meu pai está a colocar essa solzaima 24, mas disseram-me que a ecoforest 20 é muito melhor. Mas tb custa muito mais.... não sei se será verdade ou não.

qual o seu feedback dessa caldeira?

Para já satisfeito
    O seu pai que esteja atento á pressão do vaso expansor da caldeira. Na minha veio com pressão baixa o que provocou uma intervenção técnica pois havia um ruido na instalação.
    Se puder escolha com depósito adicional.....evita de ter que andar sempre a encher o depósito da caldeira.
    • SrR
    • 3 novembro 2021

# 30

No total os radiadores têm 104 elementos...este é o número que interessa para o cálculo da potência da caldeira a instalar.
    assumindo 120w por elemento dá uma potência de 12,5kw
  9.  # 31

Colocado por: SrRassumindo 120w por elemento dá uma potência de 12,5kw

A ser assim terei «caldeira a mais»...
    Na altura deixei os técnicos fazerem o estudo/proposta e foi a escolha que fizeram.
  10.  # 32

Por técnicos refere-se aos vendedores?
    • SrR
    • 3 novembro 2021

# 33

A ser assim terei «caldeira a mais»...
    Na altura deixei os técnicos fazerem o estudo/proposta e foi a escolha que fizeram.
    ela faz modelação n se preocupe
  11.  # 34

Colocado por: Nene2011Na verdade como 55 é normalmente o maximo destas BC para elas não estarem a derreter no máximo a BC deveria estar com 50ºC de saída.
    BC de baixa temperatura tem desde 50ºC a 65ºC de impulsão, mas todas apresentam um deltaT max de 8ºC enquanto que uma HT faz 65ºC a 80ºC com um deltaT de aprox 12ºC.

de salientar que apesar de alguns modelos fazerem a mesmissima temperatura de saida 65ºC derivado ao deltaT umas são mais rápidas (e consomem muito mais) do que outras.

o resto já vai depender do imovél, dos radiadores e da instalação.

tenho variadissimas de baixa tempertaura a trabalhar com radiadores normailissimos mas muitas outras com os mesmos radiadores mas a funcionar em alta temperatura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nene2011
  12.  # 35

Obrigado JorgeAlves pelo feedback. Pelo menos serve para validar que realmente é uma solução que está a ser massificada.

Pode explicar melhor o que quer dizer com
    BC de baixa temperatura tem desde 50ºC a 65ºC de impulsão, mas todas apresentam um deltaT max de 8ºC enquanto que uma HT faz 65ºC a 80ºC com um deltaT de aprox 12ºC.

E aproveito para lançar duas questões adicionais:
    1- exemplos de BC (marca e modelo) a trabalhar neste cenário
    2- quanto calcula de tempo a mais que obriga o aquecimento a estar ligado para a mesma temperatura de conforto vs outra fonte qq que fizesse circular a agua a 80ºC ? E... que custos representará isso?
  13.  # 36

Colocado por: manelvcPor técnicos refere-se aos vendedores?

Não...Engenheiros das empresas a quem pedi os orçamentos e que apontavam para potências nesta ordem de grandeza, assumindo um «ligeiro» sobredimensionamento.
  14.  # 37

Colocado por: SrRela faz modelação n se preocupe

A que se refere com o termo modulação?
    Essa modulação é automática ou programável?
    Significa regulação da temperatura máxima que se pretende que a caldeira atinja?

# 38

Colocado por: Sansoni7nas 4 horas que esteve ligada, deve ter gasto menos de 1 Kg. Números rigorosos só mais lá para o Inverno....

Colocado por: Sansoni7Já agora e uma vez que os radiadores só ficam bem quentes ao fim de cerca de uma hora de funcionamento

E consumos?
  15.  # 39

Consumos?
    Para já, a «olho» cerca de 1 kg em 4 horas...mas lá mais para a frente com o frio e a caldeira a trabalhar mais darei feedback.
  16.  # 40

Tenho uma solius de 24kw e já devo de a ligar este fds se o frio que prometem que vai chegar na realidade chegar. Vai ser a partir daí que vou começar a fazer uma média rigorosa. Mas do muito pouco que liguei este ano no final do inverno 1kg em 4h parece me um pouco irrealista mas depende da temperatura que pedimos para dentro de casa claro.
    Concordam com este comentário: SACS

0.0236 seg. NEW