Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Realço que estes valores se referem ao arranque da caldeira e a temperatura de conforto foram 21 graus, sendo que a temperatura ambiente eram 19 graus
    • SrR
    • 3 novembro 2021

# 42

Colocado por: Sansoni7

A que se refere com o termo modulação?
    Essa modulação é automática ou programável?
    Significa regulação da temperatura máxima que se pretende que a caldeira atinja?
    • SrR
    • 3 novembro 2021

# 43

Colocado por: Sansoni7Realço que estes valores se referem ao arranque da caldeira e a temperatura de conforto foram 21 graus, sendo que a temperatura ambiente eram 19 graus
    se é a solzaima ela na potência minima deve gastar 1,1kg/h de pellets
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sansoni7
  2.  # 44

Obrigado pelos esclarecimentos.
    Quando começar o «frio» vou tentar fazer um cálculo mais rigoroso.
    • SrR
    • 3 novembro 2021

# 45

Colocado por: Sansoni7Obrigado pelos esclarecimentos.
    esta nas características técnicas da máquina
    • SACS
    • 3 novembro 2021

# 46

Colocado por: Sansoni7Obrigado pelos esclarecimentos.

Isso é que era de valor, um cálculo mais rigoroso. 🤣🤣
    1kg gastam as máquinas só para aquecer o circuito, quanto mais fazer aquecimento (100 elementos) de forma a subir 2º.
  3.  # 47

Cá vão os cálculos...cerca de 1 saco por dia para:
    Aquecer o termoacumulador de 100 litros e que arranca 2 a 3 vezes por dia;
    Aquecer a casa durante 5 horas por dia aumentando a temperatura ambiente de 17 para 19.5 graus.
    ____________________________________________________________________________
    Quando tiver a BC instalada vou ver a diferença de consumos......
    • SrR
    • 17 novembro 2021 editado

# 48

Colocado por: Sansoni7cálculos...cerca de 1 saco por dia
    um pouco diferente do que tinha calculado a olho
    Concordam com este comentário: Sansoni7
  4.  # 49

Colocado por: Sansoni7Cá vão os cálculos...cerca de 1 saco por dia para:
    Aquecer o termoacumulador de 100 litros e que arranca 2 a 3 vezes por dia;
    Aquecer a casa durante 5 horas por dia aumentando a temperatura ambiente de 17 para 19.5 graus.
    ____________________________________________________________________________
    Quando tiver a BC instalada vou ver a diferença de consumos......

Bastante mais plausível. Atenção que esta numa temperatura que para muitos não é a pedida, normalmente pede se 21 graus, em casa temos 22 graus. Ora bem, carreguei caldeira com 3 sacos de 15 kg de pellets (não cabe mais) e já liguei 4 vezes (litoral norte não tem estado frio, liguei um outra vez sem necessidade mas as mulheres...), duas vezes trabalhou 5h, um vez 6h e outra vez 4:15hcm e ainda tenho pellets na caldeira. Uso apenas para aquecimento da casa, águas sanitárias temos BC
  5.  # 50

Colocado por: Ruipsm

Bastante mais plausível. Atenção que esta numa temperatura que para muitos não é a pedida, normalmente pede se 21 graus, em casa temos 22 graus. Ora bem, carreguei caldeira com 3 sacos de 15 kg de pellets (não cabe mais) e já liguei 4 vezes (litoral norte não tem estado frio, liguei um outra vez sem necessidade mas as mulheres...), duas vezes trabalhou 5h, um vez 6h e outra vez 4:15hcm e ainda tenho pellets na caldeira. Uso apenas para aquecimento da casa, águas sanitárias temos BC
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Sansoni7

Obrigado pelo feedback
    Quantos elementos tem o total dos seu radiadores?
    Eu tenho 106....creio eu.
  6.  # 51

Já agora, retifico a temperatura pedida...é 20.5 e não 19.5, sendo que a caldeira desliga aos 21 graus.
    Assim é que é :-)
    • Ruipsm

# 52

Colocado por: Sansoni7

Obrigado pelo feedback
    Quantos elementos tem o total dos seu radiadores?
    Eu tenho 106....creio eu.

Se eu pedisse 19.5 apenas, primeiro eu como sou friorento não me satisfazia e depois também não aturava a mulher. Eu não tenho tantos elementos, tenho cerca de 55 elementos
    • SACS

# 53

Ainda é muito cedo para esse tipo de contas, ainda estamos no início do inverno.
    Para já, está ligado desde o dia 1, são cerca de 110 elementos e mais 4 toalheiros.
    Trabalha por termostato 24/24h com temperatura de arranque 20º e de paragem 21º.
    Até ao momento papou 8 sacos, mas ainda não está frio!
    Não tenho feito AQS porque tenho solar térmico, e mesmo assim fica mais econômico usar a resistência para compensar necessidades!
  7.  # 54

Já agora, em termos de comparação e só porque lá atrás se falou em BC, também sou um tipo muito friorento e portanto há 2 semanas que o aquecimento tem trabalhado todos os dias :-)

Temperatura setpoint 20,5 graus (propositadamente junto à parede exterior, nas zonas mais interiores fica mais quente), 60 elementos + 2 toalheiros, ligada das 13h às 21h. Para já a temperatura do apartamento à noite aguenta-se bem.
    Consumo diário médio 12kWh por aí, logo 12 x 0,15 x 1,23 = 2,2€ por dia, mais coisa ou menos. Inclui AQS.

edit: não está muito frio durante o dia porque está solinho bom. Mas ainda há 2 dias saí de casa às 7h30 e o termómetro do carro marcava 4 graus. Isso para mim é MUITO frio.
  8.  # 55

Colocado por: SACSAinda é muito cedo para esse tipo de contas, ainda estamos no início do inverno.
    Para já, está ligado desde o dia 1, são cerca de 110 elementos e mais 4 toalheiros.
    Trabalha por termostato 24/24h com temperatura de arranque 20º e de paragem 21º.
    Até ao momento papou 8 sacos, mas ainda não está frio!
    Não tenho feito AQS porque tenho solar térmico, e mesmo assim fica mais econômico usar a resistência para compensar necessidades!

Sim ainda é muito cedo. Até porque vou querer testar ter a caldeira ligada 24h dia todos os dias (quando o fio apertar) normalmente inicio de Dezembro s final de Janeiro, alturas mais frias por aqui no litoral. Ou ligar apenas cerca de 6h ao final do dia e cerca de 4h de manhã para ver se ao final de uma semana se consome mais ter as 24h ligada ou não é qual a diferença. Mas apenas vou saber isso quando o frio apertar.
    Potência do queimador tenho em automático, quando ligar 24h dia vou colocar depiis de a temperatura estabilizar, no 1
    A noite não tem estado grande frio mas as manhãs têm estado.
  9.  # 56

Creio que é aconselhado , baixar a temperatura de conforto no período em que estamos a dormir.....

Eu, no meu sistema de aquecimento tenho cronotermostato.....
    • SrR
    • 17 novembro 2021

# 57

Colocado por: Sansoni7no meu sistema de aquecimento tenho cronotermostato..
    é possivel com radiadores controlador a temperatura e horários de funcionamento nas diferentes divisões
  10.  # 58

Colocado por: Sansoni7Creio que é aconselhado , baixar a temperatura de conforto no período em que estamos a dormir.....

Eu, no meu sistema de aquecimento tenho cronotermostato.....

Cronotermostato é aquele aparelho que se coloca numa divisão com uma temperatura defenida que quando atinge a temperatura pedida indica a caldeira e está entre em standby ou então a queimar muito pouco apenas para manter a a temperatura correcto?
    Eu não comprei isso ainda, tenho controlado com as cabeças termostáticas mas ainda estes dias quando ligamos disse queem casa que íamos ter que comprar isso devido a ruído que começa a fazer quando atinge a temperatura para o qual está defenido. Quando começa a fechar a entrada de água faz um ruído algo incomodativo e não sei se vou aguentar isso o inverno todo.
    Com cronotermostato abrimos as cabeças termostáticas no máximo e depois quando atinge a temperatura pedida a caldeira apenas mantém a temperatura, consumindo menos correto?
  11.  # 59

Sim Ruipsm...em termos genéricos é essa a função do Cronotermostasto, para além de se poder seleccionar quando quer que ligue e desligue em termos de horário e temperatura.
    Provavelmente algumas caldeiras já terão estas funções programaveis...não sei se será o caso da sua.
  12.  # 60

Colocado por: Sansoni7SimRuipsm...em termos genéricos é essa a função do Cronotermostasto, para além de se poder seleccionar quando quer que ligue e desligue em termos de horário e temperatura.
    Provavelmente algumas caldeiras já terão estas funções programaveis...não sei se será o caso da sua.

Sim, já posso agendar na minha caldeira períodos de funcionamento horários e de temperatura penso que também

0.0245 seg. NEW