Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos,
    Ando a pensar se valerá a pena uns focos de led solar para colocar na vedação que delimita a zona envolvente.
    Pensei em apliques led solar, mas tenho receio de gastar cerca de 8/10e para cada um, e daqui a 2 ou 3 anos ando a trocar.

Por outro lado, há a possibilidade de passar "cabo" e colocar focos de chao led. No entanto, o custo mensal de luz vai disparar não?

A ideia é ter os focos ligados durante a noite.

O perímetro são cerca de 80 ml.
    • zeto
    • 25 outubro 2021

# 2

Colocado por: GomesFamilynto, o custo mensal de luz vai disparar não?

Esqueça isso de focos led solar, isso não vale nada, se quer solar instale assim um sistema como eu próprio instalei com uma placa de 100W e bateria de Gel 95ah
    Senão mesmo que instale uns 12 focos para 80 ml não é por ai que vai ficar mais pobre, 12 focos a 7w = 84W x 10h dia= 840W/dia x 30 = 25kw/mês x 0.17 cent. = 4.25€ por mês
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
      67572F83-C656-43CD-9375-CEBAEE9C8081.jpeg
  2.  # 3

Colocado por: zetosistema como eu próprio instalei com uma placa de 100W e bateria de Gel 95ah

Já pensei fazer o mesmo, mas falta me algum conhecimento técnico.. em quanto lhe ficou esse sistema? Alimenta quantas luzes exteriores?
    • zeto
    • 26 outubro 2021

# 4

Colocado por: mfa17falta me algum conhecimento técnico
    Quando quiser apite, ajudo-o
    Só tenho neste momento 6 em funcionamento, comprei tudo separado o mais caro é a bat. o resto é acessível mas conte sempre com 300€
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mfa17
  3.  # 5

Assim o farei zeto, obrigado 👍
  4.  # 6

Colocado por: zeto
    Esqueça isso de focos led solar, isso não vale nada, se quer solar instale assim um sistema como eu próprio instalei com uma placa de 100W e bateria de Gel 95ah
    Senão mesmo que instale uns 12 focos para 80 ml não é por ai que vai ficar mais pobre, 12 focos a 7w = 84W x 10h dia= 840W/dia x 30 = 25kw/mês x 0.17 cent. = 4.25€ por mês

Obrigado pelo feedback!
    Realmente o seu sistema tem muita pinta! Espectacular.

Consegue dizer-me a lista de material que tem ai?
    Vejo um sonoff (será?)
    Com esse sitema consegue alimentar quanto e o que?

Obrigado
  5.  # 7

Esqueça as baterias, esqueça o solar.. compre lâmpadas de baixo consumo e coloque um relé com temporizador a ligar/desligar o sistema.
    Eu tenho 24 Lampadas GU10 3w (3€x24) + 3 shelly 1 (9€x3), ligo e desligo quando quero, sem me preocupar se esteve sol para carregar as baterias ou não.

Com 1 shelly e uma dúzia de lâmpadas gasta 45€.
    Concordam com este comentário: GomesFamily
    Estas pessoas agradeceram este comentário: manelvc, Vítor Magalhães
  6.  # 8

Colocado por: rjmpiresEsqueça as baterias, esqueça o solar.. compre lâmpadas de baixo consumo e coloque um relé com temporizador a ligar/desligar o sistema.
    Eu tenho 24 Lampadas GU10 3w (3€x24) + 3 shelly 1 (9€x3), ligo e desligo quando quero, sem me preocupar se esteve sol para carregar as baterias ou não.

Com 1 shelly e uma dúzia de lâmpadas gasta 45€.
    Concordam com este comentário:GomesFamily

Obrigado RJMPIRES
    Exacto e sou super fã do shelly :)
    Que lampadas e respectivos apliques tem?
    Obrigado
  7.  # 9

Lâmpadas gu10 3w 2400k compradas no Lidl, luz amarelada e mais quente.
    Dentro destes apliques, tanto nos muros como na casa.
      IMG_20201005_212641_1.jpg
  8.  # 10

Colocado por: rjmpiresLâmpadas gu10 3w 2400k compradas no Lidl, luz amarelada e mais quente.
    Dentro destes apliques, tanto nos muros como na casa.
      IMG_20201005_212641_1.jpg

Ah sim!!
    ja tinha visto! os miseno! ando a namora-los para por nas paredes exteriores, a ver se o pai natal é amigo :) para os postes de vedação (madeira) queria ver se arranjava uns mais em conta.

Obrigado rjmpires!
    Ja agora tem uma foto recente deles todos acesos para ver o "ambiente"?

Obrigado!
  9.  # 11

Acho que já tinha partilhado a minha opinião/fotos algures, mas deixo aqui novamente.
    Tenho mais no outro lado, mas dá para perceber, é a foto que tenho aqui que apanha mais. Deste lado tenho 4 na parede da casa e 4 no muro, a foto só apanha 3 em cada lado.
      IMG_20201218_173820.1.jpg
  10.  # 12

Perfeito!
    Qual a distancia entre as luzes do muro? 4m entre elas?

Obrigado
  11.  # 13

Colocado por: GomesFamilyPerfeito!
    Qual a distancia entre as luzes do muro? 4m entre elas?

Obrigado

+/- 8m entre luzes do muro/casa, como estão desencontradas, tenho uma luz a cada 4m sensivelmente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: coelhinho78, Sansoni7
  12.  # 14

Colocado por: zeto
    Isto parece interessante para zona sem ponto de electricidade. Quer partilhar o DYI disto?
  13.  # 15

Colocado por: rjmpires
    +/- 8m entre luzes do muro/casa, como estão desencontradas, tenho uma luz a cada 4m sensivelmente.

Obrigado.
    Acho que vou aplicar isto nos postes (madeira) da vedação. Acho que aplicar de 2 em 2 postes ou de 3 em 3, sera suficiente.
  14.  # 16

ou aplicar aqueles focos de chao (com gu10) junto aos postes... sera que resultaria bem?
  15.  # 17

Pessoalmente não gosto de focos de chão.
  16.  # 18

Colocado por: rjmpiresPessoalmente não gosto de focos de chão.

Depois de pesquisar um pouco, acho que não me iria agradar a longo prazo. Vou optar pelos apliques de parede de 2 lâmpadas (para cima e para baixo) ou apenas de uma. Logo vejo o m€lhor :)
    • zeto
    • 27 outubro 2021

# 19

Colocado por: GomesFamily

Obrigado pelo feedback!
    Realmente o seu sistema tem muita pinta! Espectacular.

Consegue dizer-me a lista de material que tem ai?
    Vejo um sonoff (será?)
    Com esse sitema consegue alimentar quanto e o que?

Obrigado

Circuito á esquerda fonte de água ,composto por um regulador de tensão solar, mini sonoff, Led driver, temporizador de 12v, voltímetro digital DC, circuito a direita iluminação com o mesmo material,
    É só fazer contas , se tiver um exemplo uma bat. com 100ah se multiplicar por a tensão que neste caso são os 12v depois da bat. carregada tem 1.2kw/1200W disponíveis, se tiver 20 lâmpadas de 6W=120W em funcionamento vai ter uma autonomia de 10h,, etc.etc..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Belhinho
  17.  # 20

Colocado por: rjmpiresDeste lado tenho 4 na parede da casa e 4 no muro, a foto só apanha 3 em cada lado.
    Tem ideia quanto custou cada aplique desses?

0.0229 seg. NEW