Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Pois é, chegou a minha vez.

Acompanho este fórum há algum tempo e é aqui que me vou apoiando para ter ideias mais realistas e fugir algo do vírus do Pinterest, mas enquanto esta app estiver instalada no telefone da mulher, tendemos a gastar mais € :)

Compramos um terreno e estamos na fase do projeto. Confesso que não sou uma pessoa conhecida pela criatividade e que sendo a primeira vez nestas andanças, um bom aconselhamento nos faz bem e ajuda a clarificar o que é ou não é melhor.
    É a primeira vez que construímos casa e nunca convivemos com ninguém que o tenha feito, pelo menos recentemente.

O terreno tem 1042m2, alguma inclinação, e o projeto é este.
    Não é o primeiro projeto, pois já nos foi apresentado um e pedimos algumas alterações.
    Este projeto está de acordo com o que pretendemos, ao nível das áreas das divisões e de disposição, com a exceção dos WC, que irão aumentar um pouco!

Principais dúvidas, a disposição da cozinha, e a janela inglesa que podem ver marcada com um X, que dará luz e ventilação à sala na cave!

O sol nasce atrás da casa e poem-se na estrada pirincipal, dando a volta pela frente do L da casa.

Venham de lá essas criticas/ideias!

Muito obrigado a todos que ajudam aqui, e que cá vêm simplesmente para isso, ajudar de forma construtiva e tornam este fórum bastante ativo e sustentável.

Um grande abraço!

1
    2
    3
  2.  # 2

Esse tipo de planta com cozinha fechada em vez do open space, para mim nao faz sentido.

Os quartos tem todos janelas diferentes. Essa fachada assim é capaz de ficar um bocado frankestein

Na suite, porta de correr ao lado do dressing nao faz sentido. Nem seria necessario porta no dressing, na verdade. Ja tem uma porta ali a 2 metros à entrada do quarto. Nestas 2 portas poupa logo + 1000€

A dita janela inglesa, para mim nao faz sentido nenhum. Seria para as aranhas terem um bocado de luz? Fonte de problemas de infiltraçoes, fica uma cagada com musgos ao longo do tempo, entre outras coisas. A eliminar definitivamente.

A segunda entrada na lavandaria para mim nao faz sentido quando a entrada principal esta ali a 3 metros ao lado.

Foram as coisas que mais me perturbam. De resto acho que "até se come"
    Concordam com este comentário: Ze_nabo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ze_nabo
  3.  # 3

A cozinha ali,enclausurada, com uma ilha.. é muito estranho. são paredes em vidro?
    O buraco de luz no meio do alpendre da zona social, acho igualmente disruptivo. ficaria muito melhor enquadrado entre o modulo social/ intimo, em continuidade com a zona do hall de entrada/ envidraçado.. e faria um patio de luz decente, com alguma dimensão
    Agora tem um zona coberta EXTERIOR QUE NÃO SERVE PARA NADA E AUMENTA A AREA BRUTA DA CASA.
    Não estará demasiado aberto para a zona da via pública. fará sentido? e vai ter os sofas assim!? virados para a rua?
    Pensem lá como irão mobilar e usar os espaços.

A cozinha, o aquário, ;) acho muito mau.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ze_nabo
      Captura de ecrã 2021-10-28 101028.jpg
  4.  # 4

deve dar uns 3D muito 2apelativos"
    no entanto funcionalmente o espaço de living ( sala refeições, cozinha, entrada ) para mim não servia
    ou bem que faz uma ilha para estar voltado para o espaço social ou então faz mesmo uma cozinha encerrada e até mais pequena, agora esse "caixote" da divisão cozinha ali plantado não me faz sentido.
    isso tambem de levar os carros lá cima á entrada veja bem pois terá que fazer sempre um percurso em marcha atras
    a claraboia para a cave não precisa de se refletir ao nivel da cobertura ( dois pisos acima) não é isso que lhe vai dar mais luz na cava, basta o buraco ao nivel do RC, aqui parece-me um indicio de alguma ingenuidade.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 5

Colocado por: marco1deve dar uns 3D muito 2apelativos"

Pois...
  6.  # 6

outro detalhe.. vai mesmo meter duas arvores, ao lado da piscina? e entre a dita e o alpendre!?
    que raio de ideia, é para dar sombra ao alpendre? e para andar a apanhar detritos dentro do tanque.
  7.  # 7

Colocado por: NostradamusEsse tipo de planta com cozinha fechada em vez do open space, para mim nao faz sentido.

Os quartos tem todos janelas diferentes. Essa fachada assim é capaz de ficar um bocado frankestein

Na suite, porta de correr ao lado do dressing nao faz sentido. Nem seria necessario porta no dressing, na verdade. Ja tem uma porta ali a 2 metros à entrada do quarto. Nestas 2 portas poupa logo + 1000€

A dita janela inglesa, para mim nao faz sentido nenhum. Seria para as aranhas terem um bocado de luz? Fonte de problemas de infiltraçoes, fica uma cagada com musgos ao longo do tempo, entre outras coisas. A eliminar definitivamente.

A segunda entrada na lavandaria para mim nao faz sentido quando a entrada principal esta ali a 3 metros ao lado.

Foram as coisas que mais me perturbam. De resto acho que "até se come"
    Concordam com este comentário:Ze_nabo
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Ze_nabo

Concordo com tudo isso. Aliás, a entrada da lavandaria já pedimos para retirar. A porta de correr ao lado do dressing serve para duas pessoas com horários diferentes, e pretende-se criar uma área de descanso e outra pessoa poder levantar-se e começar o dia.
    A janela inglesa, honestamente também não gosto. A minha preocupação seria com a falta de luz/ventilação na parte debaixo na sala de convivio.
  8.  # 8

Colocado por: Ze_naboA minha preocupação seria com a falta de luz/ventilação na parte debaixo na sala de convivio.

Nada que 1 ou 2 tubos de luz não resolvam por menos de metade do custo dessa solução e sem as patologias associadas
  9.  # 9

Colocado por: Pedro BarradasA cozinha ali,enclausurada, com uma ilha.. é muito estranho. são paredes em vidro?
    O buraco de luz no meio do alpendre da zona social, acho igualmente disruptivo. ficaria muito melhor enquadrado entre o modulo social/ intimo, em continuidade com a zona do hall de entrada/ envidraçado.. e faria um patio de luz decente, com alguma dimensão
    Agora tem um zona coberta EXTERIOR QUE NÃO SERVE PARA NADA E AUMENTA A AREA BRUTA DA CASA.
    Não estará demasiado aberto para a zona da via pública. fará sentido? e vai ter os sofas assim!? virados para a rua?
    Pensem lá como irão mobilar e usar os espaços.

A cozinha, o aquário, ;) acho muito mau.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Ze_nabo
      Captura de ecrã 2021-10-28 101028.jpg

O sofá pode facilmente rodar, embora não me choque ter o sofá virado para fora. As TV hoje em dia são bonitas da parte de trás também :)
    O buraco de luz, sim, não estou a gostar da ideia honestamente. Terei algum problema em não ter ventilação em baixo se não o colocar?
  10.  # 10

Colocado por: Ze_naboembora não me choque ter o sofá virado para fora. As TV hoje em dia são bonitas da parte de trás também :)

Certo, mas levar com a luz exterior de frente, durante o dia, encadeia/ cansa a vista de quem esteja a ver TV, ou vai andar a correr as cortinas?
  11.  # 11

Veja lai aquela zona que marquei a vermelho... es´ta coberta, dá para um envidraçado de chegada à casa, é exterior e é um buraco sem jeito. ao menos abriam uma buraco na laje e prever um patio com cactos ou suculentas, um pequeno jardim de transição
  12.  # 12

Esqueçam as árvores, são meramente ilustrativas nesta fase do projeto.

A ideia do buraco para luz e ventilação, que problemas podemos ter se não tivermos ventilação nem luz na sala de baixo?

Na cozinha, a ideia seria poder fechar, para evitar que quem estiver na sala leve com o cheiro do estrogido :) As ideias de open space são muito bonitas, mas tenho a ideia que não são tão funcionais no que toca a cheiros e gorduras.

A área exterior coberta serve para refeição e convivio no verão e pode ter muitas outras funcionalidades. E o facto de não chover nem salpicar nas janelas ...
  13.  # 13

Colocado por: marco1deve dar uns 3D muito 2apelativos"
    no entanto funcionalmente o espaço de living ( sala refeições, cozinha, entrada ) para mim não servia
    ou bem que faz uma ilha para estar voltado para o espaço social ou então faz mesmo uma cozinha encerrada e até mais pequena, agora esse "caixote" da divisão cozinha ali plantado não me faz sentido.
    isso tambem de levar os carros lá cima á entrada veja bem pois terá que fazer sempre um percurso em marcha atras
    a claraboia para a cave não precisa de se refletir ao nivel da cobertura ( dois pisos acima) não é isso que lhe vai dar mais luz na cava, basta o buraco ao nivel do RC, aqui parece-me um indicio de alguma ingenuidade.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

A ideia seria fechar a cozinha opcionalmente apenas.
    Os carros terão margem de manobra na parte de trás da casa para dar a volta.
    O buraco para luz está ao nivel do 1 piso, embora nao goste muito da ideia. quais os problemas se não o tivermos?
  14.  # 14

Colocado por: Pedro BarradasVeja lai aquela zona que marquei a vermelho... es´ta coberta, dá para um envidraçado de chegada à casa, é exterior e é um buraco sem jeito. ao menos abriam uma buraco na laje e prever um patio com cactos ou suculentas, um pequeno jardim de transição

Essa zona de envidraçado até me agradou mais como referiu.
    Mas não ter nada era mesmo o ideal. Sendo uma sala de uso esporádico, quais os senão de não ter ventilação?

Obrigado
  15.  # 15

A zona da cozinha seria para algo deste género.

https://www.pinterest.pt/pin/491596115552309481/visual-search/
  16.  # 16

Colocado por: Ze_naboproblemas podemos ter se não tivermos ventilação nem luz na sala de baixo

terá sempre de de ser previsto, nem que seja atraves de meios mecânicos/ artificiais.
  17.  # 17

Colocado por: Ze_naboA zona da cozinha seria para algo deste género.

Nesse espaço!? nesse contexto!? Deixe os "pinterests" e arranjem soluções adequadas ao projecto, nada de ideias lindas, mas avulsas.
  18.  # 18

Colocado por: Pedro Barradas
    Nesse espaço!? nesse contexto!? Deixe os "pinterests" e arranjem soluções adequadas ao projecto, nada de ideias lindas, mas avulsas.

Qual a sua opinião para ter a hipotese de fechar a cozinha num espaço destes? Qual configuração colocaria?
  19.  # 19

Colocado por: Pedro Barradas
    terá sempre de de ser previsto, nem que seja atraves de meios mecânicos/ artificiais.

O envidraçado na zona que referiu apenas traz a luminosidade, não resolve o problema da ventilação. Para além de que na zona que referiu, não coincide com a sala de convivio na cave.
  20.  # 20

Colocado por: Ze_naboPara além de que na zona que referiu, não coincide com a sala de convivio na cave.

Pois não, teriam de rever essa parte, eu sei disso. as coisas estudam-se e acertam-se em conjunto.
    Claro que resolve a ventilação, fica com um poço aberto, permite abrir um vão para o poço/ saguão. permite ter ventilação por convecção.

0.0243 seg. NEW