Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia exmos, pretendo esclarecimento sobre a eventual necessidade de ligar na mesma tomada 3 equipamentos, máquina secar, frigorífico e congelador vertical, sendo que a tomada única no sítio vai levar uma tripla com terra. Desejava ter a vossa opinião sobre eventuais problemas ou contra indicações.
    Obg
  2.  # 2

É contra indicado. não use triplas nisso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PGuerra
  3.  # 3

Colocado por: PGuerraBom dia exmos, pretendo esclarecimento sobre a eventual necessidade de ligar na mesma tomada 3 equipamentos, máquina secar, frigorífico e congelador vertical, sendo que a tomada única no sítio vai levar uma tripla com terra. Desejava ter a vossa opinião sobre eventuais problemas ou contra indicações.
    Obg

na minha opinão triplas nunca é a melhor solução. Se está a construir e sabe que tem de ter esse equipamentos sempre ligados deixe tomadas nas paredes para esse equipamentos e esqueça as triplas.
    se não tiver escolha ai terá de ligar a tripla.
  4.  # 4

Agradeço os vossos conselhos, no entanto de referir que é casa já construída e onde já tenho o frigorífico e secador, mas agora vou ter frigorífico e congelador vertical, ou seja terei 3 equipamentos mas nessa zona apenas 1 tomada. Sem grande hipótese para outra localização.
    • FT87
    • 14 novembro 2021

# 5

Colocado por: PGuerraAgradeço os vossos conselhos, no entanto de referir que é casa já construída e onde já tenho o frigorífico e secador, mas agora vou ter frigorífico e congelador vertical, ou seja terei 3 equipamentos mas nessa zona apenas 1 tomada. Sem grande hipótese para outra localização.

Muito provavelmente não irá aguentar e vai disparar o disjuntor ou caso não tenha grande proteção pode até derreter
  5.  # 6

Colocado por: FT87

Muito provavelmente não irá aguentar e vai disparar o disjuntor ou caso não tenha grande proteção pode até derreter

calma!! ainda existe regras para isso. isso só acontece se a instalação dele não foi feita dentro das regras. não é mais uma tripla que vai queimar a instalação. o fio de 2,5mm2 já está sobre dimensionado para mais de 16 amperes que é o disjuntor a usar para este tipo de cablagem, e dificilmente dois frigorificos e uma maquina de secar consomem mais de 3000W logo é seguro.
    Concordam com este comentário: LMDuarte
  6.  # 7

Eu não ligaria esses equipamentos numa tripla.( ou se tiver de o fazer compre uma tripla boa! nada de chinesises...
    Fazia uma puxada da tomada original , caixa de ligadores e bloco de tomadas. Tudo bem apertadinho com material de boa qualidade
  7.  # 8

Totalmente desaconcelhado!

A cablagem irá estar constantemente em sobreaquecimento e os curto circuitos serão frequentes.
    Concordam com este comentário: Sansoni7
  8.  # 9

Colocado por: marteloescoproTotalmente desaconcelhado!

A cablagem irá estar constantemente em sobreaquecimento e os curto circuitos serão frequentes.
    Concordam com este comentário:Sansoni7

Ades me explicar como é que isso vai acontecer???
  9.  # 10

Colocado por: marteloescoprodesaconcelhado!
    Concordam com este comentário:Sansoni7

Colocado por: luixmod

Ades me

Cada tiro, cada melro.
  10.  # 11

Colocado por: caocomasas

Cada tiro, cada melro.

Desculpa Sr perfeito sem erros,
    Hás de-me
  11.  # 12

calma!! ainda existe regras para isso. isso só acontece se a instalação dele não foi feita dentro das regras. não é mais uma tripla que vai queimar a instalação. o fio de 2,5mm2 já está sobre dimensionado para mais de 16 amperes que é o disjuntor a usar para este tipo de cablagem, e dificilmente dois frigorificos e uma maquina de secar consomem mais de 3000W logo é seguro.
    Concordam com este comentário:LMDuarte
    Estas pessoas agradeceram este comentário:PGuerra
  12.  # 13

Grato a todos pelas dicas, sendo eu um leigo mas entendendo tb que a disposição e local não terei muita margem manobra, fui verificar os disjuntor na cx e indica 16A a tomada onde necessito de colocar os 3 aparelhos (secador/congelador/frigorifico) posso, para minimizar a situação optar por tripla c/terra e proteção de picos!!! ou não adianta muito, a tal puxada da mesma tomada não deverá ser solução visto ser a alimentação igual à situação de inicio ou é plausível?

Obg
  13.  # 14

Como é que um frigorífico, uma arca e uma máquina de secar consomem 16A? São assim tão ultrapassados/ineficientes?

Pela conversa parece que lá vai ligar uma torradeira, um aquecedor a óleo e uma máquina de lavar loiça.

Os meus 3 equipamentos equivalentes a funcionar em pleno/máximo e em simultâneo não consomem 1/3 dos 16A.
  14.  # 15

Como já descrevi, se fosse eu, transformava a tomada numa caixa de ligação, desta alimentava uma tripla em régua. À regua iria conectar as tomadas dos equipamentos.
  15.  # 16

Colocado por: rjmpiresComo é que um frigorífico, uma arca e uma máquina de secar consomem 16A? São assim tão ultrapassados/ineficientes?

Pela conversa parece que lá vai ligar uma torradeira, um aquecedor a óleo e uma máquina de lavar loiça.

Os meus 3 equipamentos equivalentes a funcionar em pleno/máximo e em simultâneo não consomem 1/3 dos 16A.

Os 3 não consomem mais de 16A é verdade, mas dai a 1/3 também é esticar a verdade, tenho uma máquina de secar nova com A+++ e não deixa de consumir 1,8KWh
  16.  # 17

Colocado por: PGuerraGrato a todos pelas dicas, sendo eu um leigo mas entendendo tb que a disposição e local não terei muita margem manobra, fui verificar os disjuntor na cx e indica 16A a tomada onde necessito de colocar os 3 aparelhos (secador/congelador/frigorifico) posso, para minimizar a situação optar por tripla c/terra e proteção de picos!!! ou não adianta muito, a tal puxada da mesma tomada não deverá ser solução visto ser a alimentação igual à situação de inicio ou é plausível?

Obg

Esquece a tripla dos picos, só precisas de uma tripla certificada e não dós chineses…
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  17.  # 18

Tenho exactamente a mesma situação que tu mas pior em casa da minha sogra, uma máquina de secar uma de lavar e um ferro de engomar, já lá está á muito e não derreteu nada, se ligar dois equipamentos ao mesmo tempo dispara o disjuntor 16A normal, se me perguntar se está bem assim, não está! Óbvio mas que solução tenho eu?? É uma casa com 20 anos! A instalação está dentro das regras 2,5mm2.
  18.  # 19

Os 3 não consomem mais de 16A é verdade, mas dai a 1/3 também é esticar a verdade, tenho uma máquina de secar nova com A+++ e não deixa de consumir 1,8KWh

A minha máquina de secar consome entre 600-800w, o frigorífico e arca juntos nem chega a 200w. É fazer as contas.
    E não foi o que me disseram, é a realidade, com medições.
  19.  # 20

Colocado por: rjmpiresComo é que um frigorífico, uma arca e uma máquina de secar consomem 16A? São assim tão ultrapassados/ineficientes?

Estou a referir o tipo de disjuntor, sendo um leigo na matéria, apenas procuro o conselho de quem sabe.
    conforme imagem anexa
      s-l400.jpg

0.0235 seg. NEW