Iniciar sessão ou registar-se
    • FFAD
    • 30 agosto 2023 editado

     # 1

    Colocado por: RCF
    Sim, mas até para o pior há limites... quando pensamos no pior ou no melhor, balizamos sempre esses pressupostos.

    Há uns anos comprei um apartamento, anunciado com 85m2, que apenas tinha 55m2.
    Também, quando fiz a proposta, sem visitar, admiti a possibilidade de erro e esta diferença de área até estava dentro dessa minha margem mas, aquando da adjudicação, confrontei as Finanças (quem estava a vender) e concluímos (até me foi sugerido pelo chefe das Finanças) que esse erro era motivo para eu pedir a anulação da adjudicação.
    Este caso é semelhante, tratando-se de um T 1, anunciado como T 2.


    agora que fala nisso, uma vez no e-leilões também retirei uma proposta (negociação particular) nesse pressuposto (se calhar foi o mesmo que o seu), estavam a considerar áreas comuns (escadas) como área do imóvel. Mas descobri através da administração de condominio porque pedi as plantas.

    neste caso, até estava mais a comentar o estado (janelas etc) do que propriamente a tipologia... mas no e-leiloes, a caderneta está disponivel a priori e teve acesso a essa informaçao.
  1.  # 2

    Colocado por: FFADa caderneta está disponivel a priori e teve acesso a essa informaçao.


    A caderneta diz Tipologia/divisão: 2. Percebo então agora que são 2 assoalhadas. A caderneta está correcta. A agente de Execução, não está, pois publicitou T2.
    No entanto, diz na descrição que tenho o dever de visitar o imóvel para verificar o estado do mesmo. Mas no meu entender, e para quem licita sem visitar, o estado do imóvel é dado diferente da tipologia do imóvel e não deveria ser obrigação visitar para atestar que se trata de um T1 ao contrário do publicitado como sendo T2.

    Estou na fase de perceber se vale a pena confrontar a agente com esse novo dado e pedir anulação. Ou, se face à desvalorização que agora na minha perspectiva sofreu ao passar de T2 para T1, continua a valer a pena o investimento. É um imóvel licitado por 120mil, 124mil com impostos, 134mil com +10k em renovação. Fica ao preço do mercado ou só ligeiramente abaixo disso e prevejo que imóveis na zona comecem a descer. Só vale pelo valor de arrendamento - um T1, 700Eur na zona, que não tem imóveis disponíveis.
    • AMVP
    • 30 agosto 2023

     # 3

    Colocado por: ridjumbamboEu quero primeiro ter capacidade de argumentação para anular o negócio com o agente. Só depois, gastar dinheiro com advogado.

    Faz mal, um bom advogado já tem essa capacidade de argumentação, mas o user é que sabe.
  2.  # 4

    Colocado por: AMVP
    1. Faz mal, um bom advogado já tem essa capacidade de argumentação, mas o user é que sabe.


    Infelizmente já gastei muito $$ com advogado onde logo de início não tinha crença em como o caso tinha pernas para andar. Mas advogado insistiu insistiu e foi consumindo recursos resultando no que desde início eu expectava.

    Todos os acórdãos que encontrei e li com decisões de tribunal sobre desistências de leilões, tiveram no final como resultado a condenação do proponente, a pagar licitação ou pior, a pagar valor da diferença de imóvel novamente lançado e vendido a valor mais baixo. Num caso, licitou por 350k, desistiu, foi vendido por 200k, foi condenada a pagar 150k + custas e juros e no final com nada ficou.
    Daí, ter vindo ao fórum procurar algum dado que me desse confiança para iniciar junto com advogado o processo, porque se considero que é caso perdido logo à partida, só vou aumentar despesa com advogado.

    Agora com este dado novo de o anúncio ser de um T2 mas ser na realidade um T1, já tenho a meu favor dado que pode ser argumento de peso para anular e aí sim, entrar com advogado se agente não aceitar anular.
  3.  # 5

    Só para deixar actualização desta situação.
    Entrei com advogado. Carta entregue a pedir anulação do leilão uma vez que vendiam um T2 na descrição e descobri em visita depois da proposta que a minha proposta foi para um T1. 2 meses depois chegou hoje a carta de tribunal: não anulam leilão. Avançar para artigo 805 (que me penaliza e diz que vai novamente a leilão e que se a venda for abaixo da minha proposta, tenho que pagar a diferença...! Ou seja, se for vendido por menos 50mil, tenho eu que os pagar. Que absurdo...!
  4.  # 6

    E se o valor for superior também lhe vão dar a diferença?
    Com a evolução dos preços Possivelmente vai ser vendida por um preço superior.
    • FFAD
    • 25 outubro 2023

     # 7

    onde é a casa?
  5.  # 8

    Colocado por: sognimE se o valor for superior também lhe vão dar a diferença?
    Com a evolução dos preços Possivelmente vai ser vendida por um preço superior.


    E ia ganhar dinheiro por algo que não chegou a pagar ?

    Se for por superior ganhou o "premio" de não pagar a licitação que fez.
    Concordam com este comentário: ridjumbambo, vmontalvao
  6.  # 9

    Eu comprei a minha casa por o e-leiloes, e tinha lá as notas, que era da responsabilidade do proponente visitar o imovel e que a nao visita nao serviria como "desculpa" para anular o leilao.

    Visitei a casa, mas em nada me garantia que antes dos actuais inclinos saissem, vandalizassem a casa.. tive sorte neste ponto.

    O que me informei, era se eu licita-se, e ganha-se e desistisse, teria de pagar à mesma.

    Agora é ver, o valor que pagou pela casa, estando no estado que está, a vender compensaria? Tendo em conta o actual mercado imobiliario? Já reparou que tem em mais uma dor de cabeça, que poderá dar prejuizo, ou "lucro" depende do caminho que tome.
  7.  # 10

    Colocado por: sognim
    Com a evolução dos preços Possivelmente vai ser vendida por um preço superior.


      Duvido. Se valesse a pena eu não teria desistido. Se fosse um T2, assumia. Sendo um T1 R/C por uns 120mil na zona que é e na condição que está, não vale a pena.
    •  # 11

      Colocado por: guiZmoBillabongEu comprei a minha casa por o e-leiloes, e tinha lá as notas, que era da responsabilidade do proponente visitar o imovel e que a nao visita nao serviria como "desculpa" para anular o leilao.

      Visitei a casa, mas em nada me garantia que antes dos actuais inclinos saissem, vandalizassem a casa.. tive sorte neste ponto.

      O que me informei, era se eu licita-se, e ganha-se e desistisse, teria de pagar à mesma.

      Agora é ver, o valor que pagou pela casa, estando no estado que está, a vender compensaria? Tendo em conta o actual mercado imobiliario? Já reparou que tem em mais uma dor de cabeça, que poderá dar prejuizo, ou "lucro" depende do caminho que tome.



      A comprar e a vender, será ela por ela. Não perco mas não ganho e ganho muitas dores de cabeça para colocar em estado minimamente aceitável.
      Aceitei comprar às cegas. Até podia estar toda partida. Mas no meu entendimento e de tudo o que li, aceitar na condição em que se encontra não é o mesmo que aceitar uma tipologia diferente. Pode estar vandalizada e não ser isso motivo para desistência. MAS, anunciar um T2 vai aliciar e influenciar valor das licitações, vai abonar a favor do agente execução e partes envolvidas, parece-me ser algo ilícito, ou deveria ser. Mesmo que fosse somente questão de descrição e estivesse anunciado "Estado: muito bom" e depois estivesse em muito mau estado, mesmo isso, seria motivo para cancelar pelo que li nos artigos, sem que seja necessária visita prévia.
      Mas juíz entendeu que não tenho motivos para anular e não deu seguimento ao meu requerimento. Agora é ir para tribunal, que considero um absurdo e desnecessário.
     
    0.0206 seg. NEW