Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,
    relativamente ao tópico em questão, e lendo tópicos anteriores, exponho a minha dúvida :
    Estou a remodelar a casa que adquiri recentemente que se situa em Lisboa e que já tem trinta e tal anos e como devem calcular, ao nível térmico e outras deixa um "pouco" a desejar.
    Entretanto para minorar os defeitos acústico e térmico coloquei umas janelas em PVC Rehau com vidro duplo e isolamento térmico e acústico e a diferença fez-se logo notar.
    Agora estou interessado em colocar aquecimento na casa.
    Ar condicionado está fora de questão pois teria de colocar o motor fora de casa e como não tenho varanda, seria difícil o consentimento do condomínio.
    Assim comecei a ler e encontrei o que são chamadas pedras radiantes.
    Assim, pergunto a quem conheça ou possua:
    1) se de facto vale a pena.
    2) Se compensa, i.e., se o consumo de energia é de facto menor tal como o anunciam
    3) Valores aprox. para as seguintes características :
    Sala 26 m2
    Quartos: 11m2,8 m2,8 m2
    Escritório: 8m2
    Hall: 8 m2
    4) Alternativas a este tipo de aquecimento apropriadas
    5) A quem já colocou, e esteja satisfeito com o trabalho efectuado, contactos na zona de Lisboa

    Este último ponto é mto. importante para mim, pois a ultima experiência (Remodelação do WC) deixou-me um bocado traumatizado com o profissionalismo das pessoas.

    Obrigado!
  2.  # 2

    Como não tem a possibilidade de colocar piso radiante :), e se está mesmo inclinado para as "pedras radiantes", por favor veja
    este inovador sistema chamado de econo-heat.
    http://www.econo-heat.pt/pages/homepag.html


    Já tive a oportunidade de verificar o seu funcionamento.
    Em relação às pedras radiantes, posso dizer que este sistema é bem mais
    económico. Mas se alguem aqui do forum o conhecer que lhe explique melhor........
  3.  # 3

    Ainda não me decidi totalmente.
    Estou aberto a sugestões do forúm, pois não gostaria de "desperdiçar dinheiro".
    Julgo que para mim, o grande inconveniente do piso radiante, é que seria (acho) um investimento avultado, pois teria de retirar o soalho já existente (chão flutuante), colocar o piso radiante, e colocar novo chão.
    •  
      MRui
    • 30 dezembro 2009

     # 4

    O sistema indicado pelo Ricardo.mrd parece-me apropriado para a sua situação/casa. Tem a vantagem de não precisar dos tais "profissionais" que o traumatizaram, pois parece ser muito fácil de instalar por qualquer pessoa. No Leroy Merlin há de várias marcas, modelos e preços. Se fosse a si fazia a experiência numa das assoalhadas e se ficasse satisfeito dava continuidade para as outras. Na sala vai precisar de 2.
  4.  # 5

    Não vejo vantagem dos econo-heat sobre um vulgar aquecedor, para além do aspecto estético.
    São umas resistências que aquecem, não tem nada que saber
  5.  # 6

    Colocado por: ParamonteNão vejo vantagem dos econo-heat sobre um vulgar aquecedor, para além do aspecto estético.
    São umas resistências que aquecem, não tem nada que saber


    já reparou nos consumos deste comparados com os vulgares aquecedores eléctricos?
    • eu
    • 31 dezembro 2009

     # 7

    Se vai optar por uma solução eléctrica, não vá em cantigas de eco-tretas, pois o COP de qualquer sistema eléctrico resistivo é sempre o mesmo: 1. Anda para aí muita empresa a vender resistências eléctricas travestidas, com nomes pomposos que começam quase sempre por eco... eco-tretas!

    Assim sendo, opte pelo mais barato: o vulgar aquecedor a óleo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Azevedo78
    • eu
    • 31 dezembro 2009

     # 8

    Colocado por: Ricardo.mrdjá reparou nos consumos deste comparados com os vulgares aquecedores eléctricos?


    Para a mesma produção de calor, os consumos são rigorosamente iguais. Ambos utilizam o efeito de joule, COP = 1.
  6.  # 9

    Colocado por: euSe vai optar por uma solução eléctrica, não vá em cantigas de eco-tretas, pois o COP de qualquer sistema eléctrico resistivo é sempre o mesmo: 1. Anda para aí muita empresa a vender resistências eléctricas travestidas, com nomes pomposos que começam quase sempre por eco... eco-tretas!

    Assim sendo, opte pelo mais barato: o vulgar aquecedor a óleo.



    possa, é mesmo à tradicional. Que é uma resistência electrica todos sabemos não ? a diferença está nos consumos.
    Mas enfim, como acima disse apenas tive a oportunidade de ver este sistema a funcionar numa exposição, se é efeciente ou não eu
    não sei, agora que o seu consumo eléctrico é inferior aos restantes lá isso não tenho duvidas.
    •  
      MRui
    • 31 dezembro 2009

     # 10

    Colocado por: me00266Sala 26 m2
    Quartos: 11m2,8 m2,8 m2
    Escritório: 8m2
    Hall: 8 m2

    Bom, cada um sabe de si. Mas por aquilo que é descrito, seriam necessários 7 aquecedores. Se forem a óleo, imagino o espaço que é preciso para os arrumar no Verão. Mas que ficam mais baratos, isso ficam. Quanto ao consumo, não tenho grandes conhecimentos na matéria.
    • kami
    • 31 dezembro 2009

     # 11

    Boas

    A meu ver isso das pedras radiantes é uma bela treta. Não passa de um simples aquecedor embelezado (resistencia encostada a uma pedra). Se a estética interessa-lhe compre essas pedras radiantes... se não vá à Worten ou Radio popular e compre um aquecedor a óleo que gasta praticamente o mesmo e fica MUITO mais barato!

    Ricardo... acredita mesmo que consome muito menos?

    Cumps

    Kami
  7.  # 12

    Bem pelo que sei, os radiadores a óleo consomem 60% da sua potência certo?

    Estes aqui deve consumir os 100%

    agora é só fazer contas, tendo em conta que para a mesma área com este equipamento precisa de resistência X e a óleo Y.
  8.  # 13

    Se a potencia desses eco-da-treta é inferior é porque aquecem menos, não tem nada que saber.

    O COP dos aquecedores de resistência é 1. Se a potência desses eco-não-sei-de quê é 475 Watts ou coisa que o valha aquecem uma casa de banho de 6 m2 ou um quarto EXTREMAMENTE bem isolado, sem nunca se abrir a porta ...LOL.

    No que acredito sim são nos aquecedores que armazenam energia à noite (tarifa bi-horáqria) para libertá-la de dia (qdo estão desligados). Esses apenas fazem uso do facto de a energia ser mais barata à noite.
    • kami
    • 31 dezembro 2009 editado

     # 14

    Boas

    Ricardo...

    A única poupança que poderá obter com essas pedras resistentes em relação ao um aquecedor vulgar de resistência (pensava que o COP dos aquecedores a óleo seria de 1 também) será caso tenha tarifa bi-horária no máximo cerca de 1 hora por dia... (tempo que a pedra ainda estará quente aquecida com a tarifa bihorária) se tiver sorte... é capaz de poupar p'á ai uns 6/7 CÊNTIMOS por dia!!! (mas apenas nos dias em que concidir a resistência eléctrica acabar de trabalhar precisamente à hora de términos da tarifa bi-horária. LOLOLOLOL

    Tenho uns tios que têm uns aquecedores eléctricos que apenas trabalham durante a noite onde aquecem e retem energia e libertam-na durante o dia sem gastar nada... esses são os únicos que valem a pena... com tarifa bi-horária... mas são uns monos...

    Cumps
  9.  # 15

    Boa tarde a todos,
    em primeiro lugar desejo a todos um excelente 2010
    Anonimo18072022A, qdo. fala em 40€ m2 está a falar só da colocação do Anonimo18072022A, certo. Está excluído a recolocação do Piso flutuante, certo ?
  10.  # 16

    Boa tarde Sr. Anonimo18072022A,
    para uma solução destas que outras considerações se devem ter, nomeadamente à instalação eléctrica, i.e., potência existente.
    Outra questão, o Sr. trabalha com que marca(s) ou este caso tem algum site de consulta dos produtos e/ou obras já efectuadas ?
    Para este tipo de solução existem potências diferentes ? Caso afirmativo, como devo saber qual a potência recomendada ?
    Obrigado !
  11.  # 17

    Boas,

    Factores que influenciam a transmissão de calor por convecção:

    - Área de contacto com o fluido (ar): Parece-me que a área de contacto destes ecoqualquercoisa é menor do que a de um vulgar aquecedor;

    - Velocidade de passagem do fluido: Visto ser de convecção simples, sem ar forçado, o rendimento é o menor possível (eles apresentam este factor como uma vantagem a favor da eficiência! Lolada!);

    - Diferença de temperatura: Visto ter menos potência (do que um aquecedor vulgar), a sua superfície de contacto com o ar vai estar a uma T mais baixa, logo menor deltaT, logo menor transmissão de calor.

    Não vejo qq vantagem neste sistema face a um vulgar aquecedor, excepto na questão estética.
  12.  # 18

    Boa noite,
    obrigado pela resposta. Vou estudar e analisar e caso decida por esta tecnologia digo qq. coisa.
  13.  # 19

    Colocado por: Anonimo18072022ABoa noite,
    As películas de aquecimento têm 70W/m2 logo, e no caso de se aproveitar toda a área, por exemplo para a sua sala com 26m2 teria 1.820W. De qualquer tomada que tenha poderá "puxar" a alimentação 230Vac.
    Deixo-lhe algumas imagens de aplicação e de exemplificação.

    Link

    Link


    Com 1820W para gastar eu ía para o ar condicionado de certezinha. Calor imediato.
    Um familiar meu tem piso radiante. Tem que ser ligado 3 dias (!!) antes de nós chegarmos e quando saímos fica 3 dias a dar calor para o boneco.

    Algum do calor vai para o vizinho de baixo que agradece. E as contas de electricidade upa, upa, além de que para se atingir uma temperatura de 19º é preciso que aquilo esteja sempre a bombar
  14.  # 20

    Boa tarde,
    apenas por curiosidade, para o meu apartamento que não tem pré-instalação de AC nem varandas (4º andar), que tipo de alterações(obras) e custos devo ter em conta ?
    Obrigado !
 
0.0232 seg. NEW