Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Será que alguém me poderia dar dicas de como arranjar estas paredes (ver fotografias)? Não precisa de ficar perfeito e sem dúvida que contratando um profissional faria um melhor trabalho. O problema também não é o dinheiro que se gastaria aqui - O detalhe aqui, é que a casa em questão é a casa da minha avó de 93 anos e nós somos 5 netos que queremos dar como prenda de natal passar lá uns dias e arranjar as paredes e pintar a casa.

    Já procurei algumas coisas online mas infelizmente há informação a mais e contraditória... Por passos, o que eu faria (e atenção, nunca fiz) seria:
    1 - picar/raspar as partes ocas por baixo das fissuras
    2 - por um produto qualquer contra humidades (não tenho ideia o que aplicar.
    3 - rebocar com cimento (algum tipo em especifico) até alisar com o resto da parede
    4 - pintar por cima.

    Algumas notas:
    - De certo que haverão maneiras de resolver o problema de humidade mais na raiz, mas a casa em si não vale a pena a meu ver. Daqui a uns anos terá que ser mandada a baixo...
    - Não poria massa de alisar por cima do reboco, não pretendo que fique perfeito... é uma casa antiga com muitos outros problemas.
    - Não sei se é necessário lixar as paredes todas antes de pintar. Caso seja preciso, o que é que aconselham para o trabalho ser mais eficiente?

    Agradeço qualquer ajuda e desde já peço desculpa a qualquer profissional da área que possa entender o meu post como um insulto à arte de pedreiro. Como expliquei, o problema não seria dinheiro para por alguém a fazer isto. O importante para mim é serem os netos a fazerem (tendo perfeito noção que o trabalho não será comparavável a um profissional!).

    Se possível, comentem nos passos que escrevi em cima, adicionando ou modificando informação necessária. Eu vivo na Alemanha e mal chegue no Natal quero ir para lá com tudo planeado e cheio de motivação. Pelo menos, uma comidinha caseira como só as avós sabem, de certo vou receber como pagamento :)

    Muito obrigado e cumprimentos,
    Francisco
    Concordam com este comentário: amcaf
      d348d22e-7dc0-47e7-9626-05c492dd56b1.JPG
      8d173eb6-ca76-488e-8f7b-c3e9140e72a0.JPG
      2d314616-4274-493e-93ed-1b03b31ff481.JPG
  2.  # 2

    Bom dia Francisco. A grande chatice dessas paredes é que, mesmo reparando bem, podem voltar ao mesmo estado num ano. É difícil ter a certeza mas parece haver muita humidade mesmo acima das rachas que apontou.

    Sabe qual é o ano de construção da casa, ou o material de que é feito por baixo dessas massas superficiais? Haverá pedra e areia mais atrás?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Meskit
  3.  # 3

    Olá zemvpferreira,

    A casa deve ter sido construida entre 1930 e 1945 e as paredes parecem ser de pedra e saibro (comentário do meu pai).

    Perçebo a preocupação sobre a humidade, mas como disse, não nos interessa nenhuma intervenção a fundo pois a casa terá que ser demolida quando a minha avó não tiver condições para lá viver. A nossa preocupação é fazer um arranjo temporário que retarde os próximos problemas de humidade (1-3 anos máx.) e que deixe aquilo visualmente apelativo e livre de qualquer mofo ou bolor que possa ser prejudicial à sáude. No final, vamos encostar armarios àquelas paredes, mas queríamos na mesma arranjar e deixar direito antes de "tapar".

    Cumprimentos,
    Francisco
  4.  # 4

    Compreendido. Nesse caso a maneira mais fácil seria:

    -Tirar todo o material que esteja "podre" e à volta
    -Barrar o chão de alvenaria com uma resina impermeável.
    -Depois de seca, dar reboco por cima e está a andar.

    Essencialmente o que sugeriu. O produto impermeável que daria provavelmente seria algo como um sikagard 570w, mas talvez alguém tenha uma ideia melhor. Estou mais habituado a ir um pouco mais a fundo.

    Outras boas hipóteses paliativas são revestir em pladur em vez (depois de tirar as massas podres e deixando umas grelhas de ventilação) ou picar os painéis até à pedra e cobrir com uma resina que fixe o saibro e a humidade. Fica bem giro, mas dá mais trabalho.
  5.  # 5

    Não sei como ajudar porque não percebo nada do assunto, mas gostava de dar os parabéns pela iniciativa. Bom trabalho!!
  6.  # 6

    Olhe, eu depois de pensar mais uma hora no caso faria em pladur com ventilação. É o que demora menos a fazer e dura mais tempo.

    -Pica a parede toda ao mesmo nível.
    -Aparafusa uns montantes de modo a deixar uma pequena caixa de ar.
    -Monta pladur hidrófogo e corta umas aberturas para a humidade poder sair.

    Pontos extras se antes de montar o pladur passar um verniz de betão como este no material da parede, ajuda muito a parar o problema:

    https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Tintas-e-drogaria/Impermeabilizacao-e-anti-humidade/Tinta-interior-anti-humidade/WPR_REF_13237413
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
  7.  # 7

    Siga a sugestão do pladur!
  8.  # 8

    Agradeço a todos a ideia do pladur. Não sei porque mas tenho a ideia que rebocar aquilo seria mais fácil e rápido que tar a pôr pladur na parede toda e passar fita e massa nas juntas, lixar, massa, lixar, etc. Pelo que percebi, teria que picar a parede toda para a por ao mesmo nivel, o que rebocando nao teria tambem que fazer.

    Irei por a hipótese em primeiro lugar!

    Peço desculpa só pelo detalhes mas:
    - Estes montantes são perfis de aluminio aparafusados à parede para depois por o pladur aparafusado a estes perfis?
    - Quao grande tera que ser a caixa de ar entre a parede e o pladur (ou a espessura deste montante/perfil)?
    - O que e que quer dizer fazer aberturas para a humidade sair? buracos mesmo? ou um quadrado no pladur com uma tampa com buracos a ventilar (tipo as da casa de banho?)
  9.  # 9

    Acertou em tudo. Feito sem grandes requintes é trabalho para 3 meios-dias, e só porque a tinta demora a secar :)
 
0.0147 seg. NEW