Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.

    A minha moradia tem cerca de 15 anos e está na altura de a pintar por fora.
    Termicamente, de inverno a casa é má, sendo razoável de verão.
    Além disso as pedras em volta das janelas estão em mau estado (estão a partir-se) e algumas já descolaram. Assim, ficou decidido revestir-se a habitação com ETICS (cappotto), retirando todas as pedras e fazer o contorno das janelas também em ETICS. Até aqui não há grande dúvida.

    No entanto haveria ainda outro melhoramento a executar: Substituir as portadas por estores (persianas). As portadas são demasiado frágeis, termicamente más e não vedam a luz solar convenientemente. A caixilharia seria para manter, visto ser em vidro duplo e estarem em condições.
    Já pesquisei aqui no forum e continuo com imensas dúvidas porque:

    1) O ideal seria embutir a caixa do estore na parede, mas isso significa partir completamente o topo das janelas e portas (são 11 no total, até chegar à caixilharia de alumínio. Além disso e pelo que me lembro, no topo de todas as janelas e portas está uma viga "pré fabricada" que foi usada para reforçar e facilitar a execução do assentamento dos tijolos. Ora partir isto é quase impensável e ao partir certamente iria também partir parte do interior da habitação quando gostaria de nada danificar o interior para restringir a obra ao exterior.

    2) Os estores com caixa totalmente por fora da habitação ficam feios, embora a manutenção deva ser mais fácil de executar.

    3) Não tenho grande ideia das dimensões para uma caixa de estore necessária para uma janela de 2.2 metros de altura que são as mais altas que tenho. Se fosse possível, e visto ir aplicar o ETICS, imaginemos que a espessura da caixa seria inferior à grossura do ETICS em cima das respectivas janelas. Alguém já viu ou executou desta forma?

    Obrigado
      portada_2.png
      portada_1.png
  2.  # 2

    Precisa de uma caixa de 28x28cm
  3.  # 3

    Obrigado pela resposta. Essa dimensão é válida para um estore térmico? Não sei se as lâminas serão mais grossas do que os convencionais.
    Já agora aproveito para perguntar sugestões de onde os adquirir.
    Obrigado
  4.  # 4

    Confirmo para 2m tem de ser caixa pré reboco 28x28cm, se for janela como é mais curto pode ser 25x25cm.

    O problema não é onde as arranja, uma empresa de estores ou caixilharia fornece as caixas e instala os estores, o problema é quem vai fazer a obra para colocar as caixas e terminar o trabalho, tem de arranjar alguém que faça a obra.

    Para não mexer nos vãos, só colocando caixilharia com estore integrado, tipo isto.



    Caixa pré reboco

  5.  # 5

    Sr Varejote: Suponho que a sua ideia implique perder altura nos alumínios (cerca dos 28cm)... Uma opção a considerar.
  6.  # 6

    Colocado por: JohnBrownSr Varejote: Suponho que a sua ideia implique perder altura nos alumínios (cerca dos 28cm)... Uma opção a considerar.


    Nessas caixas integradas o tamanho é um pouco menor.
  7.  # 7

    Mas a ideia não é trocar as janelas..

    Coloque umas caixas exteriores e resolve o problema
  8.  # 8

    Colocado por: RicardoPortoMas a ideia não é trocar as janelas..

    Coloque umas caixas exteriores e resolve o problema


    Mas assim a caixa vai ficar à frente da janela, mas poupa dinheiro.
  9.  # 9

    A ideia é realmente não trocar as janelas, pelo menos é a ideia inicial.

    Sobre o que escrevi, no ponto 3) e aplicando caixas exteriores, alguém já as escondeu atrás do ETICS, mesmo que o ETICS nessa zona fique mais grosso? Algo como na imagem em anexo. Na esquerda, o existente, à direita a sugestão.
      sugestao_1.png
  10.  # 10

    A proporção não está certa, o capoto deve ter uns 7cm o reboco uns 2 ou 3cm, total uns 10cm, ainda sobram uns 18cm para fora e ainda tem de cortar a verga de pedra(pedra de cima).
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
  11.  # 11

    Boa tarde.
    Em cima não tem pedra o que facilitava.

    Fiz um esquema à escala. A azul está representada uma moldura feita também em EPS ou XPS, com 4cm que ficaria à volta de toda a janela (a substituir a pedra das imagens anteriores). No topo haveria uma diferença de 160mm, o que é significativa.
    Isto poderia resultar, mas hoje recebi uma empresa especializada em estores e informaram-me que o acesso é pela frente da caixa, ou seja, não posso forrar a caixa do estore e assim terei uma boa ponte térmica.

    Será melhor manter as portadas?! Ou haverá forma das isolar termicamente? Se assim for, também não consigo visualizar onde as mesmas serão fixas porque os "novos cantos" serão de ETICS. Estou confuso.
      sugestao_2.png
  12.  # 12

    Entretanto foi executado e ficou razoável. O resultado pode ser visto na thread:
    https://forumdacasa.com/discussion/83666/janelas-com-ombreiras-e-peitoril-em-etics/#Item_15
 
0.0132 seg. NEW